O que significa quando um gato faz xixi na cama?

O que significa quando um gato faz xixi na cama?

O seu gato começou a urinar na sua cama? Não sabe como evitar esta desagradável situação? Para começar, deve saber que este é um problema habitual nos gatos e que para tratá-lo adequadamente deverá descobrir as causas que causaram uma mudança de comportamento no seu felino.

Saber porque faz xixi na cama e que situações o levam a cometer este ato no seu lugar de descanso será fundamental para o evitar.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos explicar-lhe o que significa quando um gato faz xixi na cama e vamos dar-lhe alguns conselhos que pode aplicar para tentar evitar este problema.

Por que um gato pode começar a urinar na cama?

Para começar será muito importante não confundir este hábito com a marcação de território, um comportante que costuma levar a cabo em diferentes zonas da casa e, não apenas na nossa cama. Uma vez que isto esteja esclarecido, será importante identificar a causa que levou o gato a urinar na nossa cama e que nos vai dar uma resposta para saber o que significar quando o seu gato faz xixi na cama. Algumas das causas mais comuns que fazem com que o gato urine na cama são:

  • Doença: É a primeira causa que deve descartar. Certifique-se que o seu gato não está sofrendo de uma infecção urinária ou de uma cistite. Por vezes, perante um quadro de mal-estar, o gato pode começar a mostrar sensibilidade ou desagrado a certas coisas que antes não mostrava. Rejeitar a caixa de areia e utilizar um lugar mais confortável como a cama, pode ser um indicador de algo não está bem. Por isso, consulte o veterinário para saber se está tudo bem com o seu gato.
  • Vulnerabilidade: Uma cirurgia recente, uma mudança na sua vida, a perda de uma amizade ou muitos outros fatores podem ser causadores de um sentimento de vulnerabilidade. Então refugiar-se em lugares confortáveis e quentes pode fazê-los sentir-se bem e confortáveis.
  • Experiência traumática recente: Este tipo de situações podem causar no nosso felino uma reação exagerada, uma mudança de hábitos temporal e inclusive depressão no gato. Se passou por uma experiência muito grave deve ter isso em conta como possível causa da urina na sua cama.
  • Portas fechadas: Antes de sair de casa certifique-se que todas as portas lhe permitem chegar à caixa de areia estão abertas. Isto é fundamental para que o gato possa aceder a ele as 24 horas do dia.
  • Tensão ou reação má com algum membro da família: Esta é outra das causas principais que podem levá-lo a urinar na cama. O seu gato pode começar a levar a cabo este comportamento se considerar que algo negativo afeta as suas relações sociais e estado geral de bem-estar.
  • Tem vários gatos? Os gatos são animais muito limpos, por isso o melhor é contar com uma caixa de areia por cada gato que tiver em casa.
  • Maus hábitos das crianças: As crianças podem não ter claro como deve ser a sua relação com o gato. Incomodá-lo, persegui-lo ou invadir a sua zona com gritinhos e brincadeiras pode deixar o felino muito nervoso. Deve explicar-lhes que devem deixar o gato repousar e acessar a todos os lugares sem tentar pegar nele.
  • Não gosta da caixa de areia: Uma caixa demasiado pequena ou sem a estrutura protetora poderá fazer sentir o seu gato um pouco inseguro. Se o adotou recentemente, considere se esta poderia ser a causa do problema.
  • A localização da caixa de areia: Talvez não tenha tido consciência disso até agora, mas pode ser que a caixa de areia do seu gato se encontre muito longe, que tenha um acesso complicado ou que tenha obstáculos que o seu gato não gosta de passar (calor, a presença de pessoas que não gosta, outros pets,...), avalie, conhecendo o seu caráter, se o lugar onde está situada a caixa de areia é apropriado para ele.
  • Não gosta da areia: Por vezes podemos estar oferendo ao nosso gato uma areia que não gosta. Pode ser o seu aroma, a textura ou qualquer outra caraterística que o faça sentir-se incômodo. Experimente mudá-la.
  • A limpeza da caixa de areia: Os gatos são animais muito limpos e ter a sua caixa de areia suja proporcionar-lhes um claro desagrado. A frequência ideal de lavar a caixa ronda os 3-7 dias.
  • A solidão: Embora os gatos sejam animais muito independentes, é muito importante ter em conta que são seres sociais que precisam de companhia e afeto. Se o seu gato passa muitas horas sozinho, pode ter adotado este hábito como forma de expressar o seu desagrado.

Como evitar que o gato urine na cama

Se já sabe o que significa quando um gato urina na cama e por que o seu felino o faz, é hora de começar a fazer alguma coisa para acabar com esta situação que pode chegar a ser desesperante. Para evitar que o gato faça xixi na cama vamos dar-lhe alguns conselhos:

A primeira coisa a fazer será agir perante a causa que provocou este comportamento. Se o seu gato não está tranquilo, por exemplo, por passar muitas horas sozinho, experimente adotar um companheiro que lhe permita socializar ou passar mais horas com ele.

Para tentar resolver esta situação, é recomendável que nos primeiros dias deixe o gato em uma zona delimitada quando sair de casa. Deve ser um lugar tranquilo, com a sua caixa de areia e longe de outros animais e pessoas. Evite deixar mantas ou a sua cama nesse lugar. Quando voltar para casa deve poder voltar a transitar pelas zonas habituais de casa, não deve se sentir excluído.

Compre uma segunda caixa de areia para o seu gato totalmente diferente da que usava até agora para ver se esse é o problema que afeta o seu gato. Às vezes podemos pensar que a que tem já é boa para ele, mas pode não ser assim.

Um truque muito eficaz é modificar a percepção da zona que ele agora considera como um banheiro por um lugar no qual se alimento. Como deve saber, os gatos não gostam de urinar onde comem, são animais muito limpos. Tenha à mão guloseimas e snacks deliciosos que lhe possa oferecer quando se aproximar desse lugar. Além disso, premie-o sempre antes de urinar, se o fizer depois de urinar, estaremos apenas reforçando este comportamento.

Se estes truques parecerem não funcionar e estiver realmente desesperado, consulte um etólogo para o ajudar a resolver este caso com conselhos adequados. Não se esqueça que, o gato não é um animal maldoso e que não está fazendo isto para o fazer chatear. Tenha paciência e ajude-o a superar esta fase.

Se deseja ler mais artigos parecidos a O que significa quando um gato faz xixi na cama?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.