Problemas de comportamento

Por que meu cachorro faz xixi em mim? - Causas e o que fazer

 
Marta Sarasúa
Por Marta Sarasúa, Etóloga e auxiliar veterinária. 25 outubro 2022
Por que meu cachorro faz xixi em mim? - Causas e o que fazer
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Por que o cachorro urina quando vê seu tutor ou outras pessoas? O fato de seu cachorro fazer xixi em cima de você, molhando seus sapatos ou calças, é uma experiência muito desagradável que, sem dúvidas, piora quando a pessoa afetada pelo comportamento do seu peludo seja um desconhecido que você deve pedir desculpas. Os cachorros não devem fazer xixi nas pessoas, mas quando o fazem devem ser valorizados alguns aspectos como o contexto em que isso ocorre, o estado de saúde do animal ou a presença de outros problemas de comportamento para poder chegar a uma explicação coerente e poder mudar este hábito que é tão desagradável.

Se alguma vez ocorreu isso com seu amigo de quatro patas, não deixe de conferir este artigo do PeritoAnimal, porque te explicaremos as causas mais comuns pelas quais um cachorro faz xixi nas pessoas e te contamos o que você poderá fazer para mudar esse comportamento. Se o seu cachorro faz xixi em você, ou em outra pessoa, continue lendo e descubra o que está acontecendo.

Também lhe pode interessar: Por que meu coelho urina em mim?

Índice

  1. Por que o cachorro urina nas pessoas?
  2. Por que o cachorro urina quando vê o dono?
  3. O que fazer se meu cachorro faz xixi em mim?

Por que o cachorro urina nas pessoas?

É possível que alguma vez, durante um passeio ou enquanto curte um parque canino com seu peludo, você tenha observado que um cachorro, talvez o seu, se aproxime de um desconhecido, cheire sua perna e, em seguida, faça xixi na pessoa. Inclusive se alguma vez aconteceu com você, saiba que esse comportamento tem uma explicação e não significa que o cachorro seja um mal-educado, trata-se de uma marcação. Agora, por que os cachorros marcam as pessoas?

A marcação com urina é uma conduta natural e completamente normal entre os cães. Através do xixi e das fezes os cachorros deixam no entorno um sinal de feromônios que transmite muitas informações relevantes aos demais animais, como por exemplo, o sexo, o estado de saúde ou o tamanho do corpo. Para os humanos, os feromônios caninos são completamente imperceptíveis, mas os cachorros podem detectar sem nenhum problema graças ao seu magnífico sentido do olfato.

Por isso, se um cachorro, após cheirar uma pessoa, descubrir algum odor que lhe chame a atenção, pode decidir marcá-la com sua urina para, assim, deixar sua própria informação no ambiente. Isto pode ocorrer, por exemplo, quando a pessoa em questão esteve previamente em contato com algum outro cachorro, se já haviam urinado em cima da mesma ou inclusive caso tenha pisado em algum xixi ou cocô de outro cachorro, por isso, tem o cheiro nos sapatos.

Definitivamente, a marcação deste tipo é um comportamento pouco frequente que pode ser prevenida, mas jamais deve ser castigada, pois faz parte do repertório de comportamento normal dos cachorros, mesmo que, insistimos, é pouco frequente que ocorra com as pessoas. Isso sim, quando um cachorro urina sobre as pernas ou pés de alguém, é importante saber se o que está fazendo é uma simples marcação ou se seu comportamento pode ser devido à algum problema físico ou emocional, como veremos na sessão seguinte.

Neste sentido, as marcações com urina se caracterizam pelo animal somente eliminar algumas gotas ou um jato curto de xixi, sempre após cheirar o local durante alguns instantes e, geralmente, se afastam da pessoa após fazer xixi nela. Além disso, o comportamento é mais frequente nos machos, especialmente naqueles que não foram castrados, nos quais tendem a levantar muito as patas para urinar.

Por que o cachorro urina quando vê o dono?

Além da marcação, existem outros motivos mais frequentes pelos quais um cachorro pode urinar em uma pessoa ao vê-la, seja seu próprio tutor ou um desconhecido. A seguir, te explicamos quais são as causas e como podemos diferenciar uma das outras:

  • Hiperexcitação e alegria: quando um cachorro experimenta emoções muito positivas e fica muito excitado, é frequente que chegue a fazer xixi. Isto pode ocorrer quando o cão se reencontra com seu tutor ou com alguma outra pessoa conhecida que pode ter ficado distante por um tempo. Você pode saber se o seu cachorro urina de alegria observando sua linguagem corporal, pois, geralmente, o animal se aproximará rapidamente da pessoa em questão, não mostrará tensão em seu corpo nem na sua expressão facial, mantendo a cauda em altura média e a movimentará energicamente, principalmente para a direita. No caso de alguns cães, também é comum que pulem ou latam enquanto fazem xixi na pessoa.
  • Medo: os cachorros também podem urinar em uma pessoa se estão assustados ou possuem medo dela. Isto pode ocorrer se o animal tenha sido educado através de castigos, não teve a oportunidade de socializar de forma adequada com seu entorno ou se viveu alguma experiência traumática. Se o seu peludo se aproxima de você com tensão corporal e facial, lateralizando a cabeça, lambendo, encolhendo o corpo, eriçando os pelos ou mantendo a cauda abaixada e movimentando-a rapidamente (especialmente para a esquerda), é provável que esteja assustado e que, ao chegar onde você se encontra, se encoste e faça xixi nos seus pés. Assim, se você se questiona quando o cachorro faz xixi no seu pé e a marcação foi descartada, aqui tem a resposta.
  • Outros problemas de comportamento: sempre se deve valorizar a presença de algum outro problema que possa explicar porque o cachorro urina nas pessoas. Por exemplo, um estado de ansiedade muito grande como o que ocorre durante as crises de ansiedade por separação pode fazer com que seu peludo faça xixi ao te ver chegar em casa.
  • Incontinência: existe a possibilidade de que seu cachorro faça xixi nas pessoas por estar sofrendo um problema de incontinência. A incontinência pode ocorrer por alguns tratamentos médicos ou cirúrgicos ou como consequência de alguma patologia urinária ou síndrome neurológica, principalmente em cachorros de idade avançada.

Agora que você já sabe por que o cachorro urina quando vê o tutor, a seguir explicaremos o que você pode fazer para mudar esse comportamento.

O que fazer se meu cachorro faz xixi em mim?

Se o seu cachorro começou a fazer xixi nas pessoas e antes não fazia isso, é importante que analise bem o contexto em que o animal se encontra quando realiza isso, bem como seu estado emocional e sua linguagem corporal, com o objetivo de encontrar a causa do comportamento. Isto nem sempre é simples, em algumas ocasiões, são vários os fatores envolvidos e não somente um, por isso que nós do PeritoAnimal sempre te recomendamos entrar em contato com um veterinário para que realize uma avaliação física do animal e com um etólogo para que avaliem seu caso e te assessorem durante todo o processo de modificação de conduta.

Se o comportamento do cachorro estiver relacionado principalmente com uma conduta de marcação, você deve saber que a castração no caso dos machos pode reduzir de forma significativa a frequência dessas ocorrências. No entanto, antes de submeter o animal a um procedimento de esterilização, devem ser valorizados os prós e os contras com o veterinário e o etólogo.

Por outro lado, uma correta socialização do cachorro especialmente durante o período sensível (das 3 semanas aos 3 meses) e uma educação baseada no reforço positivo e guiada por um profissional da saúde comportamental evitará, em grande parte, que desenvolva fobias e outros problemas de comportamento que possam fazer com que seu cachorro faça xixi em você ou em outras pessoas.

Se além de notar que seu cachorro marca as pessoas com urina, ou faça esse ato por outro motivo, você observa que faz ele xixi em determinados locais da casa ou sobre a cama, não deixe de conferir estes outros artigos:

E agora que você já sabe por que o cachorro urina quando vê o tutor e faz xixi em outras pessoas e viu como mudar tal comportamento, deixamos o vídeo a seguir no qual explicamos como ensinar o cachorro a fazer as necessidades no lugar certo!

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que meu cachorro faz xixi em mim? - Causas e o que fazer, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Por que meu cachorro faz xixi em mim? - Causas e o que fazer