Partilhar

O que fazer se o meu cachorro chora a noite

Vanessa Lopes
Redatora do PeritoAnimal
O que fazer se o meu cachorro chora a noite

Ver fichas de  Cachorros

Tem um filhote em casa há pouco tempo ou está pensando em adotar um? Então a primeira coisa que deve saber é que os filhotes são separados da sua mãe entre os 2 e os 3 primeiros meses de vida, quando são desmamados e quando começam a comer sozinhos. Embora às vezes se costume separá-los antes, de forma errada.

É algo natural que nos primeiros dias de separação, tanto da sua mãe como talvez dos seus irmãos e pai, o filhote esteja inquieto, inseguro, ansioso, etc. Isto reflete-se normalmente em noites longas de choros, gemidos e latidos que não o deixarão descansar, pois ninguém gosta de ver o seu filhote assim. Deverá passar um período de adaptação, normalmente mais ou menos de uma semana, até se habituar ao seu novo ambiente e estar mais tranquilo à noite. No entanto, também é verdade que um filhote por chorar à noite por mais motivos. É fundamental apurar a causa para resolver o problema que inquieta o nosso filhote. Além disso, é igualmente importante que desde o primeiro dia comece a educá-lo e a ajudá-lo na sua adaptação.

Para o ajudar, neste artigo do PeritoAnimal vamos lhe explicar o que fazer se o seu cachorro chora a noite. Continue lendo para saber os possíveis motivos que podem fazer o seu filhote chorar durante a noite e saber como o pode ajudar.

Passos a seguir:
1

Quando notar que o seu pequeno peludo não dorme, se queixa, chora e inclusive late, a primeira coisa que deverá fazer é certificar-se de que não é devido a dores ou problemas de saúde. Se acredita que pode ser por saúde, terá de levá-lo ao veterinário e explicar-lhe o que acontece, para que este o possa guiar nesse momento para aliviar o seu mau-estar.

Também pode acontecer que a sua cama ou casinha esteja localizada num sítio em que tenha muito frio ou calor, ou que ouça muito barulho. O que pode fazer é certificar-se de que a temperatura é adequada para o seu filhote, ou seja, é agradável para si e inclusive um pouco mais quente, e tentar que não hajam demasiados barulhos provenientes da rua ou dos vizinhos. Se houver muito barulho para o seu cachorro descansar, pode fechar as janelas, oferecer-lhe uma casinha ao invés de uma cama aberta, ou mudar o sítio de dormir.

Embora os motivos anteriores costumem ser os mais comuns, existem outros motivos que podem levar um filhote a chorar à noite. Estes podem ser o excesso de comida, pelo que deverá dar-lhe o jantar uma hora antes de ir dormir e não muita quantidade. Também se pode tratar de falta de exercício durante o dia, se não estiver realmente cansado e conservar muita energia, dificilmente dormirá, por isso tente cansá-lo o suficiente antes de se deitar. Deverá começar a habituar-se a uma rotina diária que lhe forneça tudo o precisa e deverá conhecer os cuidados com filhotes de cachorro.

O que fazer se o meu cachorro chora a noite - Passo 1
2

Uma vez cobertas as necessidades que referimos e tendo a certeza de que os choros e latidos do filhote não são devidos a problemas de saúde, temperatura, ruídos, demasiada comida ou falta de exercício e rotina, então pode pensar que se trata simplesmente do processo de adaptação à sua nova vida.

Como já referimos, ele não entende porque de repente já não está com a sua mãe. Assim deve ajudá-lo a compreender que conosco está a salvo, cuidar dele com carinho e sem faltar nada da nossa parte. Isto apenas se consegue com paciência, tempo e reforço positivo. Geralmente leva pelo menos uma semana a começar a ficar à vontade e calmo à noite. De seguida, vamos lhe mostrar algumas coisas que pode fazer para o seu filhote deixar de chorar à processo, tornando este processo mais fácil e silencioso.

O que fazer se o meu cachorro chora a noite - Passo 2
3

Será bom levar o pequeno pela primeira vez a casa pela manhã, assim terá mais horas para descobrir a sua nova casa e começar a se habituar, o que não conseguirá fazer se o levar para casa à noite.

Algo muito importante que deve cumprir é não o reconfortar cada vez que ele chorar. Se o fizer, relacionará que se chorar chama logo a sua atenção e a partir daí irá fazê-lo quando quiser algo de si. Sabemos que é difícil, mas é melhor deixar que ele chore um pouco para ver que realmente não lhe acontece nada de mal ou grave. Além disso, não o deverá deixar subir para o sofá ou para a cama para o consolar. Se o fizer, depois será mais difícil para ele entender que não pode subir para estes sítios quando quiser.

O que fazer se o meu cachorro chora a noite - Passo 3
4

Certifique-se de que a sua cama ou casinha é adequada para ele, está bem localizada na casa e que tem ao seu alcance brinquedos para morder e se entreter até adormecer.

Pode deixar-lhe alguma camiseta sua, pois assim se habituará ao seu cheiro e também o ajudará a relaxar. Além disso, se tiver oportunidade, seria bom usar alguma peça com o cheiro da sua mãe. Um exemplo disso poderia ser um pedaço da toalha ou manta que a sua mãe tinha na cama em que criou os seus filhotes.

O que fazer se o meu cachorro chora a noite - Passo 4
5

Outra das técnicas que pode fazer para evitar que o seu filhote chore à noite é aquecer a sua cama antes de ir dormir. Pode utilizar um secador de cabelo ou colocar uma bolsa de água quente debaixo da manta ou da cama, evitando que o cachorro tenha contato direto para não se queimar. Isto irá reconfortá-lo, pois até agora ele estava habituado a dormir acompanhando, com o calor da sua mãe e irmãos.

Não é muito aconselhável utilizar uma manta elétrico, visto que se deve ter muito cuidado para evitar que o cachorro se electrocute ou queime, o melhor é mesmo usar a bolsa de água quente coberta com a manta ou uma toalha.

O que fazer se o meu cachorro chora a noite - Passo 5
6

É aconselhável que coloque junto da sua cama ou casinha um relógio analógico. Se conseguir, o melhor será colocá-lo debaixo da cama ou da manta para o ouvir mais perto. Ao ouvir o tique tique do relógio, o cachorro irá associá-lo às batidas do coração da sua mãe. Esse ritmo constante irá ajudá-lo a tranquilizar e a sentir-se mais confortável.

O que fazer se o meu cachorro chora a noite - Passo 6
7

Se mesmo com tudo a situação continuar, nada funcionar e continuar sem saber o que fazer para o seu filhote de cachorro deixar de chorar à noite, pode falar com o seu veterinário para lhe receitar algum medicamento com feromonas. Existem em diferentes formatos como difusores, que deverá colocar o mais próximo possível da cama do cachorro, ou existem também coleiras. Costumam ter um efeito que dura várias semanas. Este cheiro que nós não percebemos, irá lembrá-lo da sua mãe e o acalmará.

O que fazer se o meu cachorro chora a noite - Passo 7

Se deseja ler mais artigos parecidos a O que fazer se o meu cachorro chora a noite, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Escrever comentário sobre O que fazer se o meu cachorro chora a noite

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

O que fazer se o meu cachorro chora a noite
1 de 8
O que fazer se o meu cachorro chora a noite

Voltar ao topo da página