Partilhar

Por que o meu cachorro chora quando está sozinho?

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 9 novembro 2017
Por que o meu cachorro chora quando está sozinho?

Ver fichas de  Cachorros

Por vezes quando saímos de casa para ir trabalhar ou para ir fazer um simples recado, os cachorros ficam muito tristes e começam a chorar, mas você sabe por que isso acontece? Os cachorros são animais sociais e não se sentem bem passando o dia sozinho.

Além de chorarem, alguns cachorros quando ficam sozinhos costumam morder e fazer pequenos destroços na casa. Neste artigo do PeritoAnimal vamos lhe dar alguns conselhos para evitar que isso aconteça e ensinar a gerir a sua solidão.

Continue lendo e descubra por que o meu cachorro chora quando está sozinho.

Também lhe pode interessar: Porque meu cachorro uiva quando fica sozinho?

Por que o seu cachorro chora quando você vai embora?

Tal como os seus parentes mais próximos, os lobos, o cachorro é um animal social que na natureza vive em matilha. Mesmo estando em uma casa, o cachorro sente que nós somos parte desse círculo social e ao sairmos e ficar completamente sozinho o cachorro costuma ficar sozinho e em casos muito extremos sofrer da conhecida ansiedade por separação.

Isso deve-se a um excesso de apego que o cachorro tem conosco perante o medo que sente de não voltarmos para ele. Pelo contrário, um cachorro mentalmente saudável é capaz de gerir a sua solidão e aprender a não chorar quando você vai embora. O que pode fazer? Continue lendo.

Por que o meu cachorro chora quando está sozinho? - Por que o seu cachorro chora quando você vai embora?

Ensiná-lo a gerir a solidão

É muito importante que o seu cachorro aprenda a ficar sozinho para não sofrer de estresse e possa se manter entretido sempre que você sair. A ansiedade por separação ou simplesmente chorar é uma atitude negativa que não é desejada em nenhum ser vivo.

O primeiro passo para ensinar o sue cachorro a gerir a solidão e a ficar sozinho é deixá-lo com diferentes brinquedos para que o animal comece a desfrutar de ficar sozinho, entretendo-se:

  • jogos de inteligência
  • ossos
  • brinquedos
  • mordedores

A ferramenta mais apropriada é, sem dúvida o kong, que trata a ansiedade por separação de forma eficaz. Não sabe como funciona? É um brinquedo totalmente seguro e fiável no qual introduz patê ou ração seca no interior. O animal não pode colocar a boca inteiro dentro do kong, pelo que colocará a língua pouco a pouco para ir tirando o alimento.

Não é uma atividade simples, o cachorro vai precisar de muito tempo para retirar toda a comida do brinquedo e isso leva-o a sentir-se entretido e ocupado durante mais tempo. Este é um truque muito utilizado em todo o mundo incluindo nos refúgios, onde os cachorros sofrem da falta de estabilidade emocional que precisam.

Por que o meu cachorro chora quando está sozinho? - Ensiná-lo a gerir a solidão

Outros conselhos para evitar que o cachorro chore

Além do uso do kong e dos vários brinquedos que deve repartir pela zona onde o cachorro vai ficar, existem outros truques que podem funcionar (ou pelo menos ajudar) neste momento tão complicado:

  • Um ambiente confortável, quente e com barulho de fundo vai fazê-lo sentir-se confortável e seguro. Deixe um rádio ou um relógio que faça barulho ligado para não se sentir completamento sozinho.
  • Passeie-o sempre antes de ir embora para se sentir cansado e para dormir quando você for embora, pode inclusive pensar em praticar exercício ativo com o seu pet.
  • Dê-lhe de comer antes de sair e sempre depois do passeio, nunca antes, para evitar uma possível torção gástrica.
  • Adotar outro cachorro de um refúgio para que ambos interajam e se relacionem pode ser o melhor remédio de todos. Além disso, dedique tempo às apresentações entre ambos para que a adoção seja um êxito e se convertam nos melhores amigos.
  • Uma cama confortável e inclusive uma em forma de caverna também vão ajudar a que ele fique mais confortável passando este momento só.
Por que o meu cachorro chora quando está sozinho? - Outros conselhos para evitar que o cachorro chore

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que o meu cachorro chora quando está sozinho?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Escrever comentário sobre Por que o meu cachorro chora quando está sozinho?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Elis Regina
Pergunta. Olá tenho dois Pitt Bull um cachorro de 6 anos e uma fêmea de 8 meses, ela está no seu primeiro cio, e ele mudou muito o comportamento, gostaria de saber oque fazer nessa situação, pois ele era calmo agora fica o tempo todo agitado, até emagreceu , tá destruindo todas as coisas , tipo porta inteira, sofá, cadeira, etc, estamos apavorados , oque podemos fazer pra ajudar ele e nós tbm.
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Elis Regina! Temos um artigo sobre o que fazer com um cachorro destruidor que pode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/o-que-fazer-com-um-cachorro-destruidor-21106.html
De qualquer forma, se ele permanecer com esse comportamento, o mais indicado é buscar ajuda de um médico veterinário de confiança, pois pode se tratar de um problema grave.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!

Por que o meu cachorro chora quando está sozinho?
1 de 4
Por que o meu cachorro chora quando está sozinho?

Voltar ao topo da página