Partilhar

Vinagre para pulgas em cães - remédio caseiro

Por Katja Polisseni. Atualizado: 29 novembro 2019
Vinagre para pulgas em cães - remédio caseiro

Ver fichas de  Cachorros

O vinagre é eficaz para eliminar as pulgas em cachorros com infestações leves a moderadas. Quando a infestação é muito grave, o mais rápido e eficaz é procurar um veterinário para aplicar o produto antiparasitário mais adequado. Se o problema for que você não tem acesso a um especialista por qualquer motivo, você pode aplicar o remédio para reduzir a quantidade de pulgas e repeti-lo até que todas sejam eliminadas. No entanto, é possível que este produto não tenha êxito garantido em casos de animais com um número elevado de pulgas e, por isso, aconselhamos a procura de um especialista. Continue lendo e descubra neste artigo de PeritoAnimal como preparar um remédio caseiro para pulgas com vinagre e outro para matar carrapatos com vinagre.

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para carrapato em gato

O vinagre espanta as pulgas dos cachorros?

Sim, o vinagre é um produto muito eficaz para eliminar as pulgas em cães, o que ocorre em razão do ácido acético, componente que responsável por proporcionar o sabor azedo do vinagre que as pulgas odeiam profundamente, bem como o seu cheiro. Desta forma, ao entrar em contato direto com o produto, o mais habitual é que fujam de seu hospedeiro. No entanto, que tipos de vinagre são mais eficazes para as pulgas nos cachorros? O vinagre de vinho (branco ou tinto) e o vinagre de maçã.

Vale destacar que o vinagre também é um bom repelente de carrapatos em cães, assim como é um excelente preventivo, uma vez eliminadas todas as pulgas. Para utilizar este produto como método de preventivo, deve-se apenas misturar com o champú habitual do cachorro (em partes iguais) e banhar o animal quando se fizer necessário.

Remédio de caseiro para pulgas com vinagre: ingredientes

Para matar pulgas com vinagre, o primeiro que você deve providenciar é vinagre de vinho ou vinagre de maçã. Uma vez obtido o produto, você necessita:

  • Água morna
  • Um recipiente para colocar o cachorro (ou banheira)
  • Uma toalha
  • Limão (opcional)
  • Uma escova anti-piolhos

O pente anti-piolhos é muito efetivo para retirar as pulgas que podem permanecer após a aplicação do remédio caseiro. Para remover carrapatos não é muito eficaz, mas para as pulgas sim. Aconselhamos optar por um desenhado especialmente para cães, mas, caso não disponha de um ou não encontrá-lo, pode utilizar um pente para humanos.

Remédio caseiro para pulgas com vinagre: passo a passo

Uma vez que você esteja com tudo pronto, chegou o momento de você começar a eliminar as pulgas de seu cachorro com vinagre. Se você não conta com uma banheira em casa, pode utilizar um recipiente suficientemente grande para caber o animal sem que ele se sinta incomodado. Você pode utilizar o vinagre puro, se a infestação é moderada ou grave, ou diluí-lo em água em partes iguais se a infestação é mais leve. Da mesma forma, para aumentar o seu efeito anti-parasitário, há a possibilidade de adicionar o suco de um limão, já que esta fruta cítrica também está entre os repelentes naturais mais efetivos contra as pulgas.

Como matar pulgas com vinagre

  1. Dilua o vinagre em água morna com antecedência, caso escolha esta opção.
  2. Despeje o vinagre sobre o corpo do cachorro, ou a mistura com água, evitando que o produto penetre nos olhos e no nariz do animal.
  3. Massageie todo o corpo do cachorro para distribuir o vinagre e eliminar as pulgas. Você verá como fogem ou caem, de maneira que lembre-se de desinfetar toda a casa quando terminar o processo.
  4. Repita a operação caso seja necessário.
  5. Passe o pente anti-piolho por todo o corpo do cachorro para garantir que não ficou nenhuma pulga ou para retirar as que eventualmente ficaram.
  6. Agora dê o banho em seu cachorro da forma habitual, ou retire os restos de produto com água morna. No caso de não desejar banhá-lo, recomendamos que utilize um champú antiparasitário para prevenir outra infestação, ou, caso prefira, use o truque mencionado na seção anterior.
  7. Seque bem o cachorro com a toalha.

Tenha em conta que, se a infestação de seu cachorro é muito grave, é provável que o vinagre não acabe com todas as pulgas. Por isso, recomendamos este remédio para infestações leves, moderadas ou como primeiros socorros, uma vez que pode acontecer que, ao resgatar um cachorro abandonado infestado de pulgas, em razão do horário, não haja qualquer veterinário disponível. Assim, o vinagre pode ser utilizado como um remédio caseiro de emergência que reduzirá a quantidade de pulgas, mas que não as eliminarão em sua totalidade, por isso será necessário buscar um veterinário no dia seguinte.

Além disso, se observar que algumas pulgas fugiram e correram para algum local da casa, desinfete cada canto minuciosamente.

Remédio caseiro para pulgas em filhotes de cachorro

Sim, o vinagre também é útil para eliminar pulgas em filhotes, desde que você aplique com muito cuidado. Em cães muito jovens, as preocupações devem ser ainda maiores, de maneira que se deve ter muito cuidado ao aplicar o produto sobre o rosto do animal, já que de forma alguma deve ter contato com os olhos ou o nariz. O cheiro forte do vinagre pode produzir espirros quando inalado, além disso, sua composição provoca irritação ocular, em caso de contato direto com os olhos.

Embora em cachorros adultos possamos aplicar o vinagre diretamente, em filhotes é recomendável diluir o produto em água. Desta forma, os pasos a seguir para preparar o remédio caseiro para pulgas em filhotes de cachorro com vinagre são:

  1. Dilua uma colher de vinagre en un copo de água (200 ml). Você pode acrescentar umas gotas de suco de limão.
  2. Pegue um pano limpo, umedeça com a solução e passe pelo corpo do filhote, evitando olhos e nariz.
  3. Repita a operação se necessário e utilize o pente anti-piolhos.
  4. Retire o produto com água morna e seque bem o animal.

Se você quiser, após aplicar o vinagre para pulgas em filhotes, pode banhar o pequeno com um champú específico. Se não funcionar, busque um veterinário já que, por ser tão jovem, toda precaução é pouca.

Remédios caseiros para pulgas: outras opções

Apesar de ser um dos melhores remédios caseiros para pulgas, o vinagre não é o único repelente caseiro. Outros remédios eficazes contra as pulgas são:

  • Frutas cítricas como o limão ou a laranja.
  • Chá de camomila natural.
  • Levadura de cerveja.
  • Óleos essenciais de lavanda, alecrim e tomilho.

Você pode encontrar mais informações no nosso artigo sobre remédios caseiros para matar pulgas no cão.

Veneno para carrapato em spray

O vinagre de maçã ou de vinho também pode acabar com os carrapatos, além das pulgas, já que a acidez do vinagre funciona como repelente, ou seja, os carrapatos são expulsos pelo contato com a substância.

Para o cachorro

Preparar um remédio caseiro para carrapato com vinagre é muito fácil e consegue reduzir quase todos esses parasitas, caso a infestação seja leve ou moderada.

Para preparar um spray com veneno para carrapatos em cachorros, você vai precisar de:

  • 3 colheres de água morna;
  • ½ colher de chá de sal;
  • 200 mL de vinagre de maçã;
  • ½ de chá de bicarbonato de sódio.
  • Um frasco vazio com pulverizador.

Preparação

  • Misture os ingredientes dentro do frasco de spray;
  • Adicione 3 colheres de sopa de água morna e agite com cuidado;
  • Pulverize no corpo do cachorrinho, principalmente nas orelhas, pescoço e pernas (áreas mais propensas a ter pulgas e carrapatos, sempre com cuidado de não entrar em contato com o nariz e olhos do cachorro.

Para o ambiente

Se o cachorro estiver se coçando muito, é recomendado realizar a aplicação desse spray no cachorro e nos ambientes de casa, pois as pulgas e carrapatos podem se alojar em locais da casa e voltar a infestar o cachorro.

O que você vai precisar:

  • 200 mL de vinagre de álcool;
  • 200 mL de cloro;
  • 1 colher de sopa de sal;
  • 1,5L de água.
  • 1 frasco com pulverizador.

Misture tudo e borrife por toda a casa, principalmente nos locais onde o cachorro passa mais tempo, como o tapete, carpete, rodapés, assoalhos, caminha do cachorro, sofá, cama. Não esqueça que, durante a aplicação e horas seguintes, o seu cão não pode entrar em contato direto com esse remédio para ambientes.

Vinagre para pulgas em cães - remédio caseiro - Veneno para carrapato em spray

Como tirar carrapato de cachorro com vinagre

Usar produtos químicos no seu cachorro pode causar sérias consequências, por isso, a alternativa de usar um repelente natural é muito bem aceita. Muito fácil de fazer, esse pode ser o remédio que vai acabar de vez com os carrapatos do seu cãozinho.

Para aplicar o spray com veneno para carrapato você precisa usar luvas e vestir roupas de mangas compridas para evitar o contato com os carrapatos. Também é importante que na hora da aplicação, a solução com vinagre seja espalhada por completo com os dedos de forma que alcance a pele, além do pelo. É recomendado dar esse banho de tratamento no animal na área externa da sua casa.

Durante o banho e antes do enxágue, é fundamental que você utilize um pente para carrapatos, (exclusivamente para pulgas ou carrapatos, pois o pente comum não consegue remover esses parasitas) para pentear todo o pelo do cachorro. Cada vez que passar o pente, é necessário lavá-lo num pote com água e sabão, para voltar a pentear. Depois de pentear o cachorro por completo, repita a aplicação com a solução de vinagre.

Repita esse processo continuamente até acabar todo o tratamento, ou seja, até não encontrar mais carrapatos. Caso seu cachorro apresente vermelhidão ou inchaço após os procedimentos, recomendamos que procure um veterinário.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Vinagre para pulgas em cães - remédio caseiro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Remédios caseiros.

Vídeos relacionados com Vinagre para pulgas em cães - remédio caseiro

1 de 2
Vídeos relacionados com Vinagre para pulgas em cães - remédio caseiro

Escrever comentário sobre Vinagre para pulgas em cães - remédio caseiro

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
Neusa Maria de Bem Dias
Por quanto tempo pode ser guardada a mistura de vinagre de maçã e água para utilizar em filhotes.
A sua avaliação:
Christhian
Posso usar em filhote de gatos?
A sua avaliação:
Emanuele
O pobre estava se coçando todo, agora mesmo, dei uma olhada rápida e tinha pulgas... comecei a ler o artigo rapidamente (não todo antes de fazer o que fiz), peguei um algodão umedeci com o vinagre de limão (porque só tinha ele aqui) e espalhei no corpo dele, menos na cabeça, tava aperreada, porque o pobre não parava de se coçar... e deu certo, ele agora tá dormindo, parou de se coçar. Graças a Deus e a vocês. Obrigada pela dica, não segui passo a passo como mandado no post, pois foi uma medida de emergência. Eu já tava chorando com dó do meu pequeno... não havia percebido antes que ele tava se coçando. Mas amanhã cedo banho ele (ele não gosta de banho em petshop, maltrataram ele uma vez) então levo ele no veterinário. 😥
Luísa Savala
Oi Emanuele! Que bom que pudemos te ajudar. Continue nos acompanhando 🐶

A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras ao seu cachorro!
Nathalia
Pode passar em filhotes? Ou não tem nenhum problema
Nídia do Carmo (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Nathália. Como o artigo explica, sim, o vinagre também é útil para eliminar pulgas em filhotes, desde que você aplique com muito cuidado. Em cães muito jovens, as preocupações devem ser ainda maiores, de maneira que se deve ter muito cuidado ao aplicar o produto sobre o rosto do animal, já que de forma alguma deve ter contato com os olhos ou o nariz. O cheiro forte do vinagre pode produzir espirros quando inalado, além disso, sua composição provoca irritação ocular, em caso de contato direto com os olhos.

Embora em cachorros adultos possamos aplicar o vinagre diretamente, em filhotes é recomendável diluir o produto em água. Desta forma, os pasos a seguir para preparar o remédio caseiro para pulgas em filhotes de cachorro com vinagre são:

Dilua uma colher de vinagre en un copo de água (200 ml). Você pode acrescentar umas gotas de suco de limão.
Pegue um pano limpo, umedeça com a solução e passe pelo corpo do filhote, evitando olhos e nariz.
Repita a operação se necessário e utilize o pente anti-piolhos.
Retire o produto com água morna e seque bem o animal.
Se você quiser, após aplicar o vinagre para pulgas em filhotes, pode banhar o pequeno com um champú específico. Se não funcionar, busque um veterinário já que, por ser tão jovem, toda precaução é pouca.
A sua avaliação:
Gratia Maria da Silva Casa Nova
Não tenho nada para relatar, vou usar a receita e posto minha opinião. Obrigada.

Vinagre para pulgas em cães - remédio caseiro
1 de 2
Vinagre para pulgas em cães - remédio caseiro

Voltar ao topo da página