Partilhar

Como acabar com pulgas dentro de casas

 
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. 22 outubro 2020
Como acabar com pulgas dentro de casas

As pulgas podem infestar os cachorros e gatos e, em seguida, instalar-se em tapetes, pisos, sofás e praticamente qualquer espaço. Você talvez possa encontrar pulgas em casa mesmo que não tenha animais domésticos, pois elas grudam em nossas roupas e sapatos.

De qualquer maneira, as pulgas tornam-se um problema devido às picadas e as doenças que podem transmitir. Por este motivo, neste artigo do PeritoAnimal, explicamos como acabar com pulgas dentro de casas com vários métodos eficazes. Boa leitura!

Também lhe pode interessar: Como acabar com carrapatos no quintal

Como saber se tenho pulgas em casa?

Detectar as pulgas é fácil, mas é necessário conhecer os sinais que você deve procurar. Em primeiro lugar, observe seu animal de estimação e verifique se ele apresenta os seguintes sinais:

  • Coceira constante
  • Áreas do corpo sem pelo
  • Resíduos brancos ou pretos na pelagem semelhantes a poeira ou sujeira. Os pontos brancos indicam presença de larvas no pelo, enquanto que os pontos pretos são os excrementos das pulgas.

Se você não tem animais, mas suspeita da presença de pulgas, preste atenção ao seguinte:

  • Amostras de picadas na pele: as picadas de mosquitos se apresentam de forma isolada, ou seja, aparece apenas uma picada, enquanto que as pulgas são vistas em grupos de três.
  • Pequenos insetos percorrendo seu sofá ou tapete. As pulgas sobrevivem uma semana sem se alimentar, por isso permanecem nesses lugares, à espera de um hospedeiro.

Agora que você já sabe identificar o problema, veja o passo a passo sobre como acabar com pulgas dentro de casas a seguir.

Como acabar com pulgas dentro de casas - Como saber se tenho pulgas em casa?

Como eliminar pulgas do ambiente: desparasitação e limpeza

Antes de aplicar produtos para acabar com pulgas em casa, você precisa realizar uma limpeza profunda dos espaços e objetos, além de desparasitar seus animais em caso de sofrer uma infestação.

Eliminar pulgas do seu cachorro e/ou gato

Dependendo da idade e tamanho do seu cachorro, gato, hamster, coelho ou qualquer outro animal doméstico afetado por pulgas, você precisa aplicar produtos repelentes formulados para ele.

Existem produtos comerciais, como pipetas, coleiras ou comprimidos, e também repelentes caseiros para pulgas. Verifique com seu veterinário ou com a loja de artigos para animais sobre a marca mais adequada. Além disso, siga as instruções de uso ao pé da letra.

Eliminar as pulgas do seu cachorro ou gato é o primeiro passo para acabar com as pulgas em casa. Faça isso longe dos seus pertences, de preferência em um quarto onde você possa proteger seu animal enquanto segue as recomendações de limpeza. Mesmo assim, não se esqueça de estabelecer um calendário de desparasitação para evitar futuras infestações.

Espaços e objetos do animal

Um produto antiparasitário não será eficaz sem limpar bem a cama, cobertores, brinquedos, recipientes de comida, pentes e espaços onde seu animal passa mais tempo. Essa limpeza profunda deve ser feita no mesmo dia da aplicação do produto antiparasitário para uma maior eficácia.

Para eliminar pulgas da cama e outros objetos de tecido, passe o aspirador algumas vezes com ênfase nas costuras. Em seguida, utilize um vaporizador e, finalmente, coloque todas as roupas na máquina de lavar e realize dois ciclos com água quente.

Objetos de plástico e metal devem ser bem limpos com água quente e um detergente seguro para seu animal.

Limpeza da casa

Aspirar móveis, tapetes e pisos é essencial para retirar ovos e larvas de pulgas. Dê ênfase especial embaixo ou atrás dos objetos, bem como também nos cantos. Uma vez aspirada toda a casa, feche o saco do aspirador e jogue-o fora. Depois, lave o piso com uma parte de água e uma de alvejante. Claro, mantenha seus animais afastados, pois existe risco de intoxicação. E se você preferir não usar esse produto, use produtos enzimáticos, pois o resultado será o mesmo e não são tão prejudiciais para os animais, em caso de algum contato - que mesmo assim deve ser evitado.

Tal como com os objetos do seu cachorro ou gato, utilize o vaporizador para eliminar pulgas da cama e dos tapetes. Toda a roupa de casa deve ser lavada em máquina de lavar duas vezes utilizando água quente.

Como eliminar pulgas da roupa?

Da mesma forma que é preciso limpar os móveis e os tapetes, é necessário realizar uma boa limpeza das roupas que possam ter estado em contato com as pulgas. O método é o mesmo, aspirar e realizar uma dupla lavagem. Obviamente, fique de olho na temperatura da água porque nem todas as roupas podem ser lavadas com água quente.

Finalizada a limpeza, é o momento de utilizar diferentes produtos para eliminar as pulgas do ambiente de forma definitiva. A seguir, apresentamos remédios naturais e métodos simples de aplicação.

Como acabar com pulgas dentro de casas - Como eliminar pulgas do ambiente: desparasitação e limpeza

Produtos para acabar com pulgas dentro de casas

No mercado existem produtos para matar pulgas no ambiente, no entanto, não são os mais aconselháveis quando animais e crianças vivem na casa, devido a sua agressividade e toxicidade. Agora, se não houver animais ou se tem a oportunidade de deixá-los por alguns dias em outro lugar, os produtos mais eficazes para acabar com as pulgas em casa são os seguintes:

  • Inseticida em spray especial para pulgas.
  • Inseticida líquido especial para pulgas.
  • Spray antiparasitário ambiental.

A amônia mata as pulgas?

Sim, assim como o alvejante, a amônia é um produto que acaba com as pulgas. No entanto, trata-se de um produto agressivo que pode ser substituído por remédios naturais menos prejudiciais. Além disso, é importante ressaltar que tanto a amônia como o alvejante são produtos que estimulam os cães a urinarem dentro de casa. Isso acontece porque a urina do cachorro contém amônia e, ao usá-la para limpeza, o animal pode achar que outro cachorro marcou seu território, levando-o a marcar novamente.

Existem armadilhas para pulgas?

Sim, também existem armadilhas para pulgas que permitem atraí-las e capturá-las, no entanto, preferimos aqueles remédios destinados a espantá-las e afastá-las da casa.

Para acabar com infestação de pulgas de grandes proporções, o mais recomendável é procurar os profissionais especializados para que possam se encarregar de eliminá-la. Mas se você prefere os remédios naturais, continue lendo!

Remédios caseiros para acabar com pulgas em casa

Utilizar repelentes para pulgas e produtos que eliminam ovos e larvas é essencial para acabar com pulgas dentro de casas. No entanto, como já dissemos, às vezes os produtos comerciais são muito tóxicos para os animais de estimação e até mesmo para a próprias pessoas. Por esse motivo aconselhamos optar por remédios caseiros e naturais menos nocivos para os membros da casa, mas fatais para os parasitas. Recomendamos os seguintes métodos:

1. Óleo de neem

O neem é uma árvore que cresce em áreas tropicais e possui propriedades inseticidas, pois impede que muitas espécies completem seu desenvolvimento. Por essa razão, é eficaz para eliminar larvas e ovos das pulgas.

Despeje uma colherada desse óleo em meio litro de água e coloque em um pulverizador. Pulverize tapetes, móveis e superfícies da cozinha. Repita o procedimento a cada cinco dias durante duas semanas, após uma limpeza profunda. É uma ótima opção para eliminar pulgas do ambiente.

Como acabar com pulgas dentro de casas - 1. Óleo de neem

2. Casca de cedro

O cedro é uma árvore popular pelo cheiro do seu tronco, propriedade que tem sido aproveitada desde a antiguidade para repelir insetos, por isso está entre os repelentes para pulgas mais eficazes.

Pegue alguns pedaços de casca e coloque-os embaixo e atrás dos seus móveis, dessa maneira, espantará esses parasitas externos irritantes. Você deve utilizar esse método em conjunto com outros para que seja eficaz.

3. Vinagre de maçã ou branco

O vinagre de maçã é um ingrediente popular em toda classe de remédios e produtos de limpeza caseiros. A forma de utilizar o vinagre para as pulgas é misturar uma parte com uma de água e esfregar o chão com a solução.

Além disso, o vinagre funciona para eliminar as pulgas do seu cachorro e pode ser utilizado como método antiparasitário preventivo misturando com seu xampu comum. Para mais detalhes, não perca o artigo Vinagre para pulgas em cães - remédio caseiro.

Como acabar com pulgas dentro de casas -  3. Vinagre de maçã ou branco

4. Plantas aromáticas

As plantas aromáticas servem como repelente para pulgas, pois os odores que emitem são insuportáveis para elas e outros insetos, como as moscas e os mosquitos. Recomendamos colocar em vários lugares, incluindo próximo das portas e janelas, plantas de manjericão, citronela, lavanda, menta, hortelã, camomila ou tomilho.

Sem dúvida, este é um dos truques caseiros para acabar com pulgas em casa mais utilizados pela sua eficácia e porque permite manter a casa com um cheiro agradável a todo momento. Agora, lembre-se que alguns desses cheiros são horrorosos para os cachorros, portanto, se você vive com um, tente optar por aqueles menos insuportáveis para seu amigo peludo.

Como acabar com pulgas dentro de casas - 4. Plantas aromáticas

5. Lavanda e azeite de oliva

Outra forma de eliminar pulgas do ambiente é por meio de um dos azeites mais utilizados em todo o mundo, o azeite de oliva. Assim, você pode fabricar outro repelente usando óleo de lavanda e azeite de oliva. Coloque em um pulverizador meio litro de água, 10 gotas de óleo de lavanda e 2 colheres de azeite de oliva. Agite para misturar e pulverize sua casa com a preparação.

Este e o restante de remédios caseiros para acabar com pulgas dentro de casas devem ser aplicados depois de realizar a desparasitação e limpeza profunda. Passadas 2 semanas, repita a limpeza e coloque novos remédios caseiros para eliminar as possíveis pulgas restantes. Se em 4 semanas o problema persistir, você deverá procurar um especialista para fumigar a casa.

Com esses métodos respondemos à pergunta de como eliminar pulgas em casa. Mas o que fazer para acabar com as pulgas do jardim? Vamos lá!

Como acabar com pulgas dentro de casas - 5. Lavanda e azeite de oliva

Como eliminar pulgas em um terreno

Eliminar pulgas do seu pátio, jardim ou terreno é um passo importante para removê-las por completo da sua casa. Você notará que há pulgas em seu jardim se você observar os insetos dessa maneira: coloque meias brancas e ande pelo seu quintal. Se houver pulgas, elas ficarão presas no tecido.

Então, como eliminar pulgas em um terreno? Siga esses passos:

  • Apare o gramado e elimine as ervas daninhas.
  • Rastele todos os espaços.
  • Descarte as folhas mortas, os galhos secos e o resultado da poda em sacos herméticos.
  • Se houver casinhas de cachorro no jardim, realize uma limpeza profunda.
  • Pulverize os pisos e áreas de concreto com óleo de neem ou vinagre de maçã, tomando cuidado para não encharcar as plantas.
  • Plante plantas aromáticas para manter as pulgas afastadas.

Com esses passos simples, as pulgas deixarão seu jardim e sua casa.

Abaixo deixamos um vídeo que pode te interessar: 4 remédios caseiros contra carrapatos em cachorros:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como acabar com pulgas dentro de casas, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.

Bibliografia
  • Millán. C. (2008). Las plantas, una opción saludable para el control de plagas. Uruguay, Red de Acción de Plaguicidas y sus alternativas para América Latina.
  • Nava-Pérez, E.; García, C.; Camacho, J.; Vázquez, E. Bioplaguicidas, una opción para el control biológico de plagas. Revista Ra Ximhai 8: 3b (2012), 17-29.
  • Bertone, M.; Misha L.; Keith M.; Bayless, T.; Malow, L.; Dunn, R.; Trautwein, M. Arthropods of the great indoors: characterizing diversity inside urban and suburban homes. Peer J. 4 (2016): 15-82.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Como acabar com pulgas dentro de casas
1 de 7
Como acabar com pulgas dentro de casas

Voltar ao topo da página