Curiosidades do mundo animal

Benefícios do vinagre de maçã para cães

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. 28 junho 2016
Benefícios do vinagre de maçã para cães
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

O vinagre de maçã é um dos produtos naturais mais utilizados para complementar tratamentos médicos de determinadas doenças em humanos, assim como para realizar cosméticos caseiros que ajudem a melhorar a qualidade da nossa pele ou cabelo. No entanto, as suas múltiplas propriedades não são apenas benéficas para nós, pois também ajudam a melhorar a qualidade de vida dos nossos companheiros peludos.

No PeritoAnimal somos conscientes da importância de oferecer aos nossos pets os melhores cuidados e atenções, por isso aconselhamos que consulte sempre o seu veterinário antes de utilizar qualquer produto. Informe-se neste artigo dos benefícios do vinagre de maçã para cães e certifique-se com um especialista que o seu cão não tem problemas de tolerância e pode começar a beneficiar-se de todas as suas propriedades.

Também lhe pode interessar: Como espantar moscas

Índice

  1. Vinagre de mação contra parasitas externos
  2. Melhora a saúde da pele e pelo dos cachorros
  3. Favorece a digestão do cachorro
  4. Tratar a infecção urinária nos cachorros
  5. Vinagre de mação como desintoxicante natural
  6. Vinagre de maçã para aliviar a artrite canina
  7. Recomendações

Vinagre de mação contra parasitas externos

Na composição do vinagre de maçã encontramos o ácido acético, substância que repele por completo tanto os carrapatos como as pulgas. Desta forma, encontramos neste produto um remédio caseiro e natural perfeito para nos livrar-nos destes parasitas que tanto incomodam o nosso pet.

Para o aplicar, terá que pegar num recipiente e misturar nele em partes iguais água e vinagre de maçã. É muito importante que o dilua bem e utilize a mesma quantidade de ambos os líquidos. Uma vez feita a misture, mergulhe nela um pano limpo, escorra-o bem e umedeça com cuidado a pele do seu cachorro. Realize movimentos suaves e evite que o produto entre nos olhos do cachorro. Verá como pouco a pouco os parasitas desaparecem.

Ao ser aplicado de forma tópica, podemos fazer uso deste remédio também em filhotes. Mas sempre sob autorização do veterinário.

Benefícios do vinagre de maçã para cães - Vinagre de mação contra parasitas externos

Melhora a saúde da pele e pelo dos cachorros

O vinagre de maçã conta com fortes propriedades anti-inflamatórias, antifúngicas e hidratantes que nos ajudam a equilibrar o pH de todo o seu corpo, dando ênfase ao equilíbrio da pele e ao couro cabeludo do nosso cão. Desta forma, ao proporcionar-lhe este produto natural não só conseguimos combater a secura da sua pele, como também conseguimos prevenir o aparecimento de irritações, infecções e melhorar a saúde capilar, fortalecendo o seu pelo, aumentando o seu brilho e evitando a criação de manchas de lágrimas. Para isso, deverá introduzir uma colher de sopa de vinagre de maçã em um recipiente de água e dilui-la. Pode realizar este processo diariamente, mas apenas uma vez por dia.

Aplicá-lo diretamente sobre a pelo ou o pelo também oferece excelentes resultados. Desta forma, se o seu cachorro apresenta zonas localizadas com a pele muito seca, pode diluir também o vinagre em água, umedecer um pano limpo e esfregar suavemente a parte seca para a hidratar. Além disso, pode introduzir em um pulverizados a mistura de vinagre e água, espalhá-la por o pelo do cachorro e escová-lo para lhe proporcionar uma dose extra de brilho.

Por outro lado, temos a opção de misturar o vinagre de maçã com o seu xampu habitual para controlar o odor corporal do cachorro, aumentar ainda mais o brilho do seu pelo e, além disso prevenir o aparecimento de pulgas e carrapatos. Para isso, deverá misturar vinagre e xampu em partes iguais e dar banho ao seu cachorro como faz normalmente. Não se preocupe com o seu aroma, o seu cachorro não ficará a cheirar a vinagre de maçã, ao invés disso ficará com um cheiro a limpo por mais tempo e retardará o mau cheiro corporal.

Benefícios do vinagre de maçã para cães - Melhora a saúde da pele e pelo dos cachorros

Favorece a digestão do cachorro

Um dos benefícios mais conhecidos do vinagre de maçã nos cachorros é o de fomentar o seu sistema digestivo. Ao ajudar a regular os ácidos estomacais, aumentar as enzimas do organismo e, por sua vez, exterminar as bactérias prejudiciais, este produto facilita a digestão dos alimentos, alivia os gases e, no geral, mantém em perfeito estado a saúde digestivo do nosso pet. Da mesma forma, ajuda a renovar mais rapidamente a flora do intestino, pelo que favorece o trânsito intestinal sendo um remédio caseiro perfeito para combater a prisão de ventre caso o cachorro sofra dela.

Benefícios do vinagre de maçã para cães - Favorece a digestão do cachorro

Tratar a infecção urinária nos cachorros

Este produto natural é altamente benéfico para desintoxicar o trato urinário dos cachorros e limpá-lo em profundidade. Desta forma, se o seu cachorro sofre de infecção urinária pode utilizar vinagre de maçã como complemento ao tratamento definido pelo veterinário e favorecer assim, a sua rápida recuperação. Neste sentido, também ajuda a prevenir e a combater problemas renais.

Dilua uma colher de chá de vinagre de maçã no recipiente de água do seu cachorros todos os dias até que a infecção urinária se cure por completo. É fundamental que não ultrapasse esta dose e não incorpore mais de uma colher de chá diária.

Benefícios do vinagre de maçã para cães - Tratar a infecção urinária nos cachorros

Vinagre de mação como desintoxicante natural

Graças às propriedades desintoxicantes já mencionadas, o vinagre de maçã favorece a metabolização das gorduras do organismo, ajudando assim a manter o fígado saudável. Além disso, beneficia a eliminação de toxinas e promove a purificação do corpo do cão, regula os níveis de ácido úrico e reforça a descomposição dos depósitos de cálcio acumulado nas articulações dos cachorros.

Por outro lado, o vinagre de maçã fomenta o pH sanguíneo do cão e influencia no seu equilíbrio, pelo que melhora consideravelmente a circulação do animal e, como referimos, beneficia a desintoxicação do sangue.

Benefícios do vinagre de maçã para cães - Vinagre de mação como desintoxicante natural

Vinagre de maçã para aliviar a artrite canina

Como já referimos antes, o vinagre de maçã conta com fortes propriedades anti-inflamatórias e favorece a decomposição dos depósitos de cálcio criados nas articulações, fatos que somados ao seu elevado conteúdo em vitamina C, convertem este produto em um dos melhores aliados para aliviar a dor causada pela artrite canina. Para o utilizar, a melhor forma é diluindo uma colher de ché de vinagre de maçã no recipiente de água do cão afetado. Lembre-se que não lhe pode dar mais desta dose por dia.

O vinagre de maçã também é rico em potássio, pelo que também é recomendado para aqueles cachorros com displasia de quadril. A dose e forma de uso é a mesma.

Benefícios do vinagre de maçã para cães - Vinagre de maçã para aliviar a artrite canina

Recomendações

Embora o vinagre de maçã seja altamente benéfico para o cachorro e nos ajude a melhorar a sua saúde digestiva, evite o aparecimento de irritações na pele, infecções, combata a prisão de ventre e elimine os parasitas externos, nunca deve ultrapassar a dose indicada referida nos pontos anteriores nem dar-lhe este produto sem antes o cachorro ter comida. Um excesso do seu consumo pode provocar graves consequências no cachorro, tais como danificar o esmalte dental, enquanto que consumi-lo com o estômago vazio pode levá-lo a não o tolerar adequadamente e a provocar vômitos para o expulsar.

Após comprovar todos os benefícios que o vinagre de maçã oferece ao cachorro, vemos que com apenas uma colher de chá deste produto diluída na água por dia já ajudamos a melhorar a sua saúde geral, assim como a prevenir o desenvolvimento de uma série de condições e doenças. No entanto, como já referimos, não se deve utilizar como medicamento, uma vez que não substitui o tratamento médico. Deve ser sempre utilizado como um complemento, sob a autorização do veterinário e seguindo estes conselhos:

  • Deve estar bem diluída na água, certifique-se de que não fica no fundo do recipiente.
  • Evite o contato com os olhos e feridas abertas.
  • Não se deve consumir com o estômago vazio. Pode misturar a colher de chá com a comida ao invés de diluir na água.
  • Não lhe dê mais de uma colher de chá por dia sem a autorização do veterinário.
Benefícios do vinagre de maçã para cães - Recomendações

Se deseja ler mais artigos parecidos a Benefícios do vinagre de maçã para cães, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
13 comentários
A sua avaliação:
Dirce Alves Pereira
Como cura arlegia de água sanitária do cachorro ja
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Dirce. Temos este artigo sobre alergia em cachorro, sintomas e tratamento: https://www.peritoanimal.com.br/alergia-em-cachorro-sintomas-e-tratamento-22661.html e este outro em que apresentamos opções de remédios para alergia de cachorros: https://www.peritoanimal.com.br/remedio-para-alergia-de-cachorro-22737.html
Esperamos ter ajudado!
A sua avaliação:
Jani costa
Vinagre de maça e bom pra alivio da coçeira canina
A sua avaliação:
Elizangela Alves
Minha cachorra está com sintomas de cinomove parvorose me ajudem a salva lá
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Dolores
Boa noite! Parabéns pelo site! Também temos um cãozinho maltez e sol que esclareçam qual a quantidade de água para uma colher de chá de vinagre de maça , para tratamento de lágrima ácida,pois existem inúmeros tamanhos de potes para água. Desde já agradecemos.
A sua avaliação:
Bruno
Gostaria de saber a proporção de agua e vinagre que devo por para o animal beber, visando melhoria da lagrima acida.
Obs. Cao maltes femea cerca de 2.5kg
Reila
Eliminei as lágrimas ácidas da minha menina de quatro patas quando parei de dar ração pra ela, preparo comidinha sem sal, ela está forte bonita e sem aquelas lágrimas.
A sua avaliação:
Marlene
Olá!
Em qto de água devo misturar a colher de chá de vinagre de maçã?
Isso também vale para gatos?
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Marlene! O vinagre, assim como outros condimentos, são alimentos que não são indicados para o consumo felino.
Isa Regina Valentim
Sempre utilizei o Vinagre de Maçã para problemas intestinais em meus pets. Sempre deu certo.
Adelmo Dantas
O meu pet estava com caspa , eu usei o vinagre de maçã durante o banho e teve um resultado positivo ! As capas foram embora !!!!!
A sua avaliação:
Luana
Matéria extremamente rica de informaçãoes e de fácil entendimento. Perfeito!
Andraina
Ola grata por todas informações contidas nos posts fiquei com uma dúvida.
Queria saber se posso enxaguar meus gatos com água e vinagre depois do banho pra dar brilho nos pêlos e afugentar as pulgas... Por exemplo um litro de água com 2 colheres de sopa de vinagre de maçã despejar em cima do corpinho e depois secar como de costume? Na matéria diz que dá pra colocar vinagre no shampoo do cachorro...é válido pra gatos também? Obrigada por tudo informações muito valiosas...
Renata
Andradina, na página diz que a dosagem de vinagre deverá ser IGUAL a de água quando for usado na pele do animal
Everaldo Xavier
Olá Sres fiquei surpreso com benefícios que tem no vinagre!
miguel
Querida(o)s< Exelente publicidade e noticia,passada por vcs.
Venho usando do beneficio do Vinagre de Maca para limpar. Misturado na H2O ok. Quantidade suficiente para not entoxicar .50%. 1/2 a 1/2.
Wladimir Vasconcelos Brandão
Olá, gostaria muito de saber como se mistura o vinagre de maçã para passar no pelo do cachorro, como por exemplo. Para cada copo americano com água, qual a porção de vinagre? Fico muito grato de me ajudarem. Obrigado.
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Wladimir, para um copo de água deve utilizar um copo de vinagre!
1 de 8
Benefícios do vinagre de maçã para cães