Outros problemas de saúde

Meu gato está com o ânus inflamado e vermelho

 
Maria Besteiros
Por Maria Besteiros, Auxiliar técnica veterinária. 9 novembro 2022
Meu gato está com o ânus inflamado e vermelho
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Se um dia o gato apresentar "algo" vermelho em seu traseiro, o susto será dos grandes pois, se ocorrer o chamado prolapso, pensaremos que a tal massa avermelhada significa que ele está "perdendo as tripas", literalmente. E não, não são as tripas, mas um ânus inflamado e vermelho em gatos é motivo de consulta veterinária, já que podemos estar diante de uma situação de risco.

Neste artigo do PeritoAnimal te trazemos as informações sobre as causas que podem explicar por que seu gato está com o ânus inflamado e vermelho, e qual é o manejo e tratamento mais adequado em cada situação.

Índice

  1. O que o meu gato tem no ânus?
  2. Causas de inflamação, vermelhidão e irritação anal em gatos
  3. O que fazer se meu gato está com o ânus inflamado e vermelho?

O que o meu gato tem no ânus?

Quando nosso amigo levantar o rabo veremos seu ânus, às vezes de forma normal que não chama a atenção, ou de uma cor vermelho intenso e de um tamanho aumentado. Em algumas ocasiões, inclusive, observaremos uma "massa" de aspecto mucoso, como do intestino, daí a confusão que muita gente pensa que é uma tripa. Essa massa sobressai do ânus inclusive por vários centímetros. Assim, estaremos diante de afecções distintas, na primeira teremos uma inflamação e vermelhidão do tecido externo, enquanto que, na segunda, estaremos diante do prolapso do ânus ou do reto. Este último caso é o mais grave.

Vejamos agora por que nosso gato pode ter o ânus inflamado e vermelho.

Meu gato está com o ânus inflamado e vermelho - O que o meu gato tem no ânus?

Causas de inflamação, vermelhidão e irritação anal em gatos

Geralmente a inflamação, mas também o prolapso, tem sua origem em uma diarreia profusa, isto é, a eliminação de numerosas fezes líquidas em um curto espaço de tempo. Esta diarreia pode ser provocada pela presença de parasitas, por isso é mais comum em gatinhos filhotes de poucos meses e daí a importância da desparasitação adequada, seguindo as recomendações do nosso veterinário, que serão ajustadas com a idade e o tipo de parasita. Lembre-se que desde os 15 dias de vida os gatinhos devem ser desparasitados e sempre teremos que desparasitar o gato que chega em nossa casa.

Além da diarreia, temos que considerar o contrário, a constipação ou prisão de ventre, que também pode ser a responsável de uma inflamação e prolapso anal em gatos, igualmente as patologias que provocam esforços para fazer xixi, como a cistite, tumores ou hérnias no local. Em geral, todos os transtornos que dificultam a defecação ou a micção e implicam em esforço pode ser a causa deste problema, o que também inclui o trabalho de parto, que pode chegar a provocar prolapso em algumas gatas. Por tudo isso, excluindo os partos, é mais comum ver gatinhos com o ânus "para fora" inflamado e vermelho, ou gatos idosos, embora também temos que considerar que parece haver certa predisposição individual e/ou uma debilidade muscular no local. Isto também aponta a possibilidade que o episódio se repita.

Como vimos, é também importante identificar e tratar a causa primária, daí a necessidade de procurar o veterinário para resolver a inflamação e vermelhidão do ânus.

O que fazer se meu gato está com o ânus inflamado e vermelho?

As causas principais para o ânus do gato vermelho e inflamado são motivo de urgência veterinária, e o tratamento deverá ser estabelecido pelo especialista de acordo com o problema. Uma vez determinada e tratada a causa primária, nosso gato deve melhorar de sua inflamação, vermelhidão e irritação anal rapidamente. Podemos ajudar seu tratamento aplicando uma gotinha de algum produto hidratante ou calmante, como o aloe vera ou a vaselina, se o veterinário não nos prescreveu outro tipo de creme (às vezes podem ser necessários anti-inflamatórios). Podemos repetir a aplicação algumas vezes ao dia até que melhore. É importante que, na medida do possível, evitemos que ele se lamba já que a língua áspera dos gatos pode contribuir com a irritação e inclusive ocasionar pequenas feridas que compliquem o caso.

Se, além de vermelhidão, estivermos diante de um prolapso, como dizíamos, devemos procurar imediatamente nosso veterinário. Podemos fazer o transporte cobrindo a parte protusa com uma gaze molhada em soro fisiológico, para evitar roçar ou lambidas e manter o local úmido durante a viagem. É o veterinário quem, mediante avaliação, vai determinar se nos encontramos diante de um prolapso anal ou retal para atuar conforme o caso. Em ambos os casos tem que reduzi-los, ou seja, introduzir a zona afetada em seu lugar no interior do corpo. Dependendo da gravidade, terá que proceder à uma redução manual ou cirúrgica.

Agora que você já viu o que o ânus inflamado e avermelhado do gato pode ser, para evitar que o gato se lamba ou se coce, leia este artigo sobre como evitar que o gato coce uma ferida.

Meu gato está com o ânus inflamado e vermelho - O que fazer se meu gato está com o ânus inflamado e vermelho?

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Meu gato está com o ânus inflamado e vermelho, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Meu gato está com o ânus inflamado e vermelho