Partilhar

Pedigree de cachorro: o que é e como fazer

Por Liliana Ramos, Jornalista especializada em mundo animal. Atualizado: 18 junho 2019
Pedigree de cachorro: o que é e como fazer

Ver fichas de  Cachorros

Muitas pessoas afirmam que os seus cachorros têm pedigree e mostram-se orgulhosas disso. Mas será que sabem realmente o que é cachorro com pedigree? Qual a finalidade do pedigree? E como fazer o pedigree do cachorro? Neste artigo do Perito Animal esclarecemos as suas dúvidas para que saiba o que é pedigree de cachorro e como fazer. Continue lendo!

Também lhe pode interessar: Como fazer coleira para cachorro

O que é pedigree de cachorro

O que significa cachorro com pedigree? O pedigree certifica que um cão tem antepassados unicamente da sua raça, certifica a sua "pureza sanguínea" e por isso rejeita aqueles cães que tenham progenitores de raças diferentes, por muito bonitos que sejam. São consideradas, no mínimo, 3 gerações de raça pura.

O pedigree de cachorro encontra-se registrado nos livros genealógicos e, para ter acesso a eles, o tutor deverá dirigir-se à associações ou sociedades onde existam os seus dados. Se você não tem essa informação, pode recorrer igualmente com uma amostra de DNA do seu cachorro para que as entidades correspondentes a analisem. Assim que for verificado, o tutor obterá um certificado emitido pela associação que certificará que o seu cachorro tem pedigree. O custo deste trâmite pode variar de acordo com a associação.

Segundo a CBKC (Confederação Brasileira de Cinofilia) a definição oficial de pedigree é "O pedigree é o registro genealógico de um cão de raça pura. Ele é atribuído aos filhotes de dois cães, que já possuem pedigree, pelo canil filiado à CBKC onde nasceram. No documento, consta o nome do cão, sua raça, nome do criador, do canil, dos pais, data de nascimento e os dados de sua árvore genealógica até a terceira geração." [1]

Pedigree de cachorro: o que é e como fazer - O que é pedigree de cachorro
Imagem: reprodução/CBKC

Pedigree de cachorro: vantagem ou desvantagem?

Algumas das vantagens e desvantagens do pedigree de cachorro são:

Pedigree de cachorro: vantagens

O pedigree é importante se você pretende apresentar o seu cachorro em algum concurso de beleza ou de morfologia canina, uma vez que é indispensável para conseguir inscrever o seu pet. Assegurar que o seu cachorro pertence a determinada raça pode facilitar o que diz respeito aos cuidados com o cachorro, possíveis problemas de saúde, entre outras questões.

Pedigree de cachorro: desvantagens

Dependendo do tipo da raça de cachorro, é comum que os criadores cruzem cachorros que pertencem à mesma família, geralmente avós com netos, para preservar a morfologia "ideal" da raça. É importante lembrar que a consanguinidade pressupõe um aumento na possibilidade do aparecimento das mutações genéticas, redução da longevidade, aparecimento de doenças degenerativas, além de ser uma prática extremamente rejeitada entre os seres humanos mas que, ainda continua sendo permitida entre os cachorros.

Como é sabido, nem todos os criadores levam a cabo boas práticas pois, para conseguir as características físicas desejadas, nem sempre têm em conta o bem-estar do cachorro. Alguns exemplos disso são o que acontece com os Basset Hound que sofrem problemas na coluna ou com os Pug, que têm dificuldades respiratórias.

Apesar de existirem criadores responsáveis e que respeitam os cuidados de cada animal, o PeritoAnimal é totalmente a favor da adoção e contra a venda de cachorros e gatos. Lembramos que existem milhares de animais para adoção em todo o mundo e inclusive cachorros de raça. Seja qual for a sua decisão, lembre-se de dar todo o carinho e amor que o seu cachorro merece.

Pedigree de cachorro: o que é e como fazer - Pedigree de cachorro: vantagem ou desvantagem?

Como fazer o pedigree do cachorro

Os filhotes de cachorro descendentes de cachorros com pedigree têm direito ao registro de raça pura. Sabendo isso, o tutor deve buscar um Kennel Club próximo da sua região começar o processo do registro do cachorro.

O pedigree é um documento de identificação que também é utilizado pela CBKC e pelas outras confederações cinófilas de todo o mundo para orientar o melhoramento das raças, tendo como premissas evitar problemas de saúde hereditários e consanguinidade.

Assim que você der entrada no processo de certificação de raça do seu cachorro através de um Kennel Club, eles devem enviar a documentação a CBKC para análise. Todo este processo dura, em média, 70 dias. [1]

Pedigree de cachorro: grupos reconhecidos pela CBKC

Os grupos de raças de cachorro reconhecidas pelas Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC) são:

  • Pastores e Boiadeiros, exceto os suíços;
  • Pinscher, Schnauzer, Molossos e Boiadeiros Suíços;
  • Terriers;
  • Dachshunds;
  • Spitz e Tipo Primitivo;
  • Sabujos e Rastreadores;
  • Cães de Aponte;
  • Retrievers Levantadores e de Água;
  • Cães de Companhia;
  • Galgo e Lebreiros;
  • Não reconhecidos pela FCI.

Se você quiser mais sobre raças, conheça essas incríveis 8 raças de cachorros brasileiras no nosso vídeo no YouTube:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Pedigree de cachorro: o que é e como fazer, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Concursos.

Bibliografia
  • Confederação Brasileira de Cinofilia. Perguntas frequentes (FAQS). Disponível em: <https://cbkc.org/faqs>. Acesso em 18. Jun. 2019

Escrever comentário sobre Pedigree de cachorro: o que é e como fazer

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Pedigree de cachorro: o que é e como fazer
Imagem: reprodução/CBKC
1 de 3
Pedigree de cachorro: o que é e como fazer

Voltar ao topo da página