Meu Shit Tzu come fezes: porquê e o que fazer
Ficha do animal: Shih Tzu
A coprofagia é o ato de ingerir fezes, que podem ser de outros animais (alocoprofagia) ou as suas próprias (autocoprofagia). Apesar de ser um comportamento considerado inapropriado pela maioria dos tutores, a coprofagia é uma atitude normal em algumas espécies, como roedores, coelhos, equinos e inclusive o cachorro.
Ao considerarmos que os cães domésticos são animais predadores, muito do seu comportamento atual relembra seus costumes durante as caçadas, onde comer as vísceras de suas presas incluía alimentar-se das fezes também. Além disso, outras causas podem ser indicadas: dieta desbalanceada, com deficiência de algum nutriente, causas comportamentais e hereditariedade.
Cães da raça shih tzu não possuem qualquer fator predisponente à coprofagia, sendo este comportamento muito relatado nesta raça devido à grande popularidade desses cãezinhos. Como atualmente temos uma grande população de cães dessa raça, principalmente em apartamentos, é normal que parte dos relatos de coprofagia ocorram nesses animais. Mas o que fazer para o cachorro parar de comer suas fezes? Isso pode indicar alguma doença? Neste artigo do PeritoAnimal vamos falar sobre o assunto e dar várias dicas, auxiliando os tutores a lidarem melhor com esse tipo de comportamento. Boa leitura!
O que é coprofagia?
Os cães da raça shih tzu, assim como cães de qualquer outra raça, ou mesmo sem raça definida, podem apresentar o hábito da coprofagia, que é a ingestão de fezes. Com a grande proximidade entre as pessoas e os cães, estes começam a ser submetidos a fatores estressantes, resultando em alterações de comportamento. A constante humanização exigida aos animais, para que demonstrem comportamentos típicos da espécie humana, tendem a mudar as características naturais dos cães.
A coprofagia pode ser decorrente de doenças metabólicas, carências nutricionais ou mesmo um comportamento fisiológico. Na maioria das vezes, o ato de comer as próprias fezes pode ser uma forma de chamar a atenção do tutor. No entanto, não existe uma causa definida para a coprofagia realizada pelos cães, podendo a causa ser multifatorial ou mista.
Meu Shih Tzu pode ficar doente se comer fezes?
Sim, a coprofagia pode ser um hábito que resultará em transmissão de parasitas intestinais, doenças virais e bacterianas. Além disso, a coprofagia, apesar de ser considerada fisiológica para o cão, pode ser o sinal de que algo não está indo bem no corpo do seu amigo. Listaremos abaixo as causas mais conhecidas:
- Grande quantidade de alimentos em apenas uma refeição diárias: quando o cachorro recebe alimentos somente uma vez por dia e em grandes quantidades, principalmente se for ração, pode ocorrer uma má digestão. Dessa forma, vários alimentos não serão digeridos da forma correta, deixando de ser absorvidos, resultando em deficiência nutricional.
- Dieta desbalanceada: baixos níveis de proteína, pouco alimento e falta de nutrientes pode deixar o cachorro com fome, acarretando a ingestão de suas fezes.
- Dieta com grande quantidade de carboidratos: como o intestino delgado não é capaz de absorver o excedente de carboidrato ingerido, parte será fermentada no intestino grosso, tornando as fezes atrativas para o cachorro.
- Distúrbio de comportamento: o cão pode estar sofrendo com fatores estressantes, passando a comer suas fezes para chamar a atenção do seu tutor. Além da coprofagia, outros distúrbios alimentares podem surgir, como o apetite exagerado ou a falta de apetite e a ingestão de vômitos.
Como fazer para que meu Shih Tzu pare de comer coco?
A primeira providência a ser tomada é verificar a alimentação do cachorro. Caso seja ração, checar na embalagem a quantidade das proteínas e os ingredientes utilizados. Muitas vezes a ração possui a quantidade correta dos macronutrientes, mas estes são de baixa qualidade, o que deixará o animal com deficiência nutricional e fome. Utilize uma ração de boa qualidade e ofereça, pelo menos, três refeições ao dia, para que ele não fique com fome durante o dia.
Se a dieta for caseira, deverá ser avaliada quanto à quantidade de cada componente: proteína, carboidrato, gordura, vitaminas. Algumas dietas podem ficar deficientes em vitaminas, sendo necessário acrescentá-las ou fornecer fora da alimentação, como o uso de vitaminas do complexo B. Neste artigo explicamos quais As melhores vitaminas para cachorros.
Não deixe o seu amigo peludo muito tempo sozinho em casa. A ociosidade pode fazê-lo desenvolver comportamentos indesejados, além de se sentir estressado e entediado. Além disso, descarte as fezes o mais rápido possível, para que ele não tenha tempo para comê-las. Não estimule comportamentos que não são da natureza do cachorro, para que ele fique parecido com uma pessoa. Isso pode gerar problemas emocionais e o desencadeamento de atitudes indesejadas, como a agressividade e a eliminação de fezes e urina em locais inapropriados, além da coprofagia.
Parasitoses intestinais podem originar carências alimentares nos cães. Os ascarídeos, os ancilostomas, os Trichuris sp. e as giárdias são os parasitas intestinais mais frequentemente encontrados nos exames de fezes. Verifique a data da última vermifugação do seu pet e procure orientação do seu veterinário de confiança para manter o calendário em dia.
Algumas doenças endócrinas podem levar o animal à polifagia, que é a ingestão exagerada de alimentos ou fome excessiva. O hiperadrenocorticismo, o uso de corticoides, diabetes melito e hipertiroidismo são exemplos de situações que podem levar o cachorro a ingerir suas próprias fezes. Uma avaliação completa do seu amigo pode facilitar o diagnóstico correto, corrigindo o problema primário e a consequente coprofagia.
Soluções caseiras
Infelizmente não existe um remédio caseiro para conter a coprofagia. O uso de chás e ervas não é indicado, pois pode causar intoxicação no cachorro. No entanto, algumas atitudes simples podem ajudar a melhorar a situação, como não deixar o pet sozinho por muito tempo, retirar as fezes assim que forem excretadas, não dando oportunidade para que ele as coma, passear algumas vezes ao dia, para que ele seja estimulado a fazer suas necessidades fora de casa, não tendo acesso a elas.
Se deseja ler mais artigos parecidos a Meu Shit Tzu come fezes: porquê e o que fazer, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.
- Silva, A.P., Prezoto, H.H.S. Coprofagia canina: uma questão fisiológica ou comportamental? Associação Propagadora Esdeva, Centro Universitário Academia – UniAcademia. Disponível em: file:///C:/Users/carlamoreira/Downloads/3019-6629-1-SM.pdf. Acesso em 16/10/2023.
- Meyer, L.R., Albuquerque, V.B., Oliveira, G.K. Coprofagia como distúrbio comportamental em cães: revisão de literatura. Campo Digital: Ver. Ciências Exatas e da Terra e Ciências Agrárias, v.9, n.1, p.49-55, 2014. Disponível em https://revista.grupointegrado.br/revista/index.php/campodigital/article/view/1677/588. Acesso em 16/10/2023.