Cuidados básicos

Meu Shit Tzu come fezes: porquê e o que fazer

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. 24 outubro 2023
Meu Shit Tzu come fezes: porquê e o que fazer
Shih Tzu

Ficha do animal: Shih Tzu

A coprofagia é o ato de ingerir fezes, que podem ser de outros animais (alocoprofagia) ou as suas próprias (autocoprofagia). Apesar de ser um comportamento considerado inapropriado pela maioria dos tutores, a coprofagia é uma atitude normal em algumas espécies, como roedores, coelhos, equinos e inclusive o cachorro.

Ao considerarmos que os cães domésticos são animais predadores, muito do seu comportamento atual relembra seus costumes durante as caçadas, onde comer as vísceras de suas presas incluía alimentar-se das fezes também. Além disso, outras causas podem ser indicadas: dieta desbalanceada, com deficiência de algum nutriente, causas comportamentais e hereditariedade.

Cães da raça shih tzu não possuem qualquer fator predisponente à coprofagia, sendo este comportamento muito relatado nesta raça devido à grande popularidade desses cãezinhos. Como atualmente temos uma grande população de cães dessa raça, principalmente em apartamentos, é normal que parte dos relatos de coprofagia ocorram nesses animais. Mas o que fazer para o cachorro parar de comer suas fezes? Isso pode indicar alguma doença? Neste artigo do PeritoAnimal vamos falar sobre o assunto e dar várias dicas, auxiliando os tutores a lidarem melhor com esse tipo de comportamento. Boa leitura!

Índice

  1. O que é coprofagia?
  2. Meu Shih Tzu pode ficar doente se comer fezes?
  3. Como fazer para que meu Shih Tzu pare de comer coco?
  4. Soluções caseiras

O que é coprofagia?

Os cães da raça shih tzu, assim como cães de qualquer outra raça, ou mesmo sem raça definida, podem apresentar o hábito da coprofagia, que é a ingestão de fezes. Com a grande proximidade entre as pessoas e os cães, estes começam a ser submetidos a fatores estressantes, resultando em alterações de comportamento. A constante humanização exigida aos animais, para que demonstrem comportamentos típicos da espécie humana, tendem a mudar as características naturais dos cães.

A coprofagia pode ser decorrente de doenças metabólicas, carências nutricionais ou mesmo um comportamento fisiológico. Na maioria das vezes, o ato de comer as próprias fezes pode ser uma forma de chamar a atenção do tutor. No entanto, não existe uma causa definida para a coprofagia realizada pelos cães, podendo a causa ser multifatorial ou mista.

Meu Shih Tzu pode ficar doente se comer fezes?

Sim, a coprofagia pode ser um hábito que resultará em transmissão de parasitas intestinais, doenças virais e bacterianas. Além disso, a coprofagia, apesar de ser considerada fisiológica para o cão, pode ser o sinal de que algo não está indo bem no corpo do seu amigo. Listaremos abaixo as causas mais conhecidas:

  1. Grande quantidade de alimentos em apenas uma refeição diárias: quando o cachorro recebe alimentos somente uma vez por dia e em grandes quantidades, principalmente se for ração, pode ocorrer uma má digestão. Dessa forma, vários alimentos não serão digeridos da forma correta, deixando de ser absorvidos, resultando em deficiência nutricional.
  2. Dieta desbalanceada: baixos níveis de proteína, pouco alimento e falta de nutrientes pode deixar o cachorro com fome, acarretando a ingestão de suas fezes.
  3. Dieta com grande quantidade de carboidratos: como o intestino delgado não é capaz de absorver o excedente de carboidrato ingerido, parte será fermentada no intestino grosso, tornando as fezes atrativas para o cachorro.
  4. Distúrbio de comportamento: o cão pode estar sofrendo com fatores estressantes, passando a comer suas fezes para chamar a atenção do seu tutor. Além da coprofagia, outros distúrbios alimentares podem surgir, como o apetite exagerado ou a falta de apetite e a ingestão de vômitos.
Meu Shit Tzu come fezes: porquê e o que fazer - Meu Shih Tzu pode ficar doente se comer fezes?

Como fazer para que meu Shih Tzu pare de comer coco?

A primeira providência a ser tomada é verificar a alimentação do cachorro. Caso seja ração, checar na embalagem a quantidade das proteínas e os ingredientes utilizados. Muitas vezes a ração possui a quantidade correta dos macronutrientes, mas estes são de baixa qualidade, o que deixará o animal com deficiência nutricional e fome. Utilize uma ração de boa qualidade e ofereça, pelo menos, três refeições ao dia, para que ele não fique com fome durante o dia.

Se a dieta for caseira, deverá ser avaliada quanto à quantidade de cada componente: proteína, carboidrato, gordura, vitaminas. Algumas dietas podem ficar deficientes em vitaminas, sendo necessário acrescentá-las ou fornecer fora da alimentação, como o uso de vitaminas do complexo B. Neste artigo explicamos quais As melhores vitaminas para cachorros.

Não deixe o seu amigo peludo muito tempo sozinho em casa. A ociosidade pode fazê-lo desenvolver comportamentos indesejados, além de se sentir estressado e entediado. Além disso, descarte as fezes o mais rápido possível, para que ele não tenha tempo para comê-las. Não estimule comportamentos que não são da natureza do cachorro, para que ele fique parecido com uma pessoa. Isso pode gerar problemas emocionais e o desencadeamento de atitudes indesejadas, como a agressividade e a eliminação de fezes e urina em locais inapropriados, além da coprofagia.

Parasitoses intestinais podem originar carências alimentares nos cães. Os ascarídeos, os ancilostomas, os Trichuris sp. e as giárdias são os parasitas intestinais mais frequentemente encontrados nos exames de fezes. Verifique a data da última vermifugação do seu pet e procure orientação do seu veterinário de confiança para manter o calendário em dia.

Algumas doenças endócrinas podem levar o animal à polifagia, que é a ingestão exagerada de alimentos ou fome excessiva. O hiperadrenocorticismo, o uso de corticoides, diabetes melito e hipertiroidismo são exemplos de situações que podem levar o cachorro a ingerir suas próprias fezes. Uma avaliação completa do seu amigo pode facilitar o diagnóstico correto, corrigindo o problema primário e a consequente coprofagia.

Soluções caseiras

Infelizmente não existe um remédio caseiro para conter a coprofagia. O uso de chás e ervas não é indicado, pois pode causar intoxicação no cachorro. No entanto, algumas atitudes simples podem ajudar a melhorar a situação, como não deixar o pet sozinho por muito tempo, retirar as fezes assim que forem excretadas, não dando oportunidade para que ele as coma, passear algumas vezes ao dia, para que ele seja estimulado a fazer suas necessidades fora de casa, não tendo acesso a elas.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Meu Shit Tzu come fezes: porquê e o que fazer, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.

Bibliografia
  • Silva, A.P., Prezoto, H.H.S. Coprofagia canina: uma questão fisiológica ou comportamental? Associação Propagadora Esdeva, Centro Universitário Academia – UniAcademia. Disponível em: file:///C:/Users/carlamoreira/Downloads/3019-6629-1-SM.pdf. Acesso em 16/10/2023.
  • Meyer, L.R., Albuquerque, V.B., Oliveira, G.K. Coprofagia como distúrbio comportamental em cães: revisão de literatura. Campo Digital: Ver. Ciências Exatas e da Terra e Ciências Agrárias, v.9, n.1, p.49-55, 2014. Disponível em https://revista.grupointegrado.br/revista/index.php/campodigital/article/view/1677/588. Acesso em 16/10/2023.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Meu Shit Tzu come fezes: porquê e o que fazer