PARTILHAR

Quando dar banho a um filhote pela primeira vez

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 4 fevereiro 2019
Quando dar banho a um filhote pela primeira vez
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Dar banho a um filhote de cachorro pela primeira vez é uma das experiências mais doces que qualquer amante dos animais pode ter. No entanto, existem alguns fatores que se devem ter em conta antes de realizar o primeiro banho relacionados diretamente com a sua saúde. Especialmente se o seu filhote tiver entre 1 e 2 meses de vida, será fundamental tê-los todos em conta.

Se o seu cachorro está sujo, tem pulgas ou outros parasitas ou deseja simplesmente que comece a conhecer a água como parte do seu processo de socialização, será fundamental que tome nota dos conselhos que lhe vamos oferecer de seguida e que os siga.

Continue lendo este artigo do PeritoAnimal e saiba quando dar banho a um filhote de cachorro pela primeira vez.

O momento indicado para o primeiro banho

Os filhotes de cachorros são seres vivos muito frágeis, suscetíveis a sofrer de qualquer doença que resida no ambiente, pois o seu sistema imunológico ainda não está completamente desenvolvido. Por esse motivo, o colostro (ou leite materno) que lhes dá a sua progenitora, está cheio de nutrientes e anti-corpos que o vão ajudar a superar qualquer doença.

Até mês e meio de vida e inclusive até aos dois meses de vida, um filhote não se deve separar da sua mãe sob qualquer circunstância. Ela assegura-lhe a sua sobrevivência e durante este tempo devemos proporcionar-lhe tranquilidade e conforto em um "ninho" isolado. É muito importante não dar banho ao filhote antes do desmame, caso contrário poderia ocorrer uma rejeição na mãe que não identificaria o cheiro do filhote como familiar.

Por outro lado, também se deve ter em conta o calendário de vacinas do cachorro antes do primeiro banho. Por vezes, o cachorro sofre de uma situação de estresse ao realizar o primeiro banho, o que pode gerar uma má resposta imunológica à vacina.

Por esse motivo, os veterinários recomendam esperar 1 ou 2 semanas depois de cada vacina. O calendário de vacinas de um filhote de cachorro é o seguinte:

  • 6 semanas - Primeira vacinação
  • 8 semanas - Polivalente
  • 12 semanas - Polivalente
  • 16 semanas - Raiva
  • Anualmente - Reforços

Como dar banho a um filhote pela primeira vez

Uma vez que tenha claro quando deve dar banho a um filhote de cachorro pela primeira vez, deve reunir o seguinte material e condições para o banho:

  • Temperatura ambiente quente
  • Ambiente positivo e relaxado
  • Xampu específico para filhotes de cachorros
  • Esponja
  • Pente para cachorros de borracha (suave)
  • Um balde com água morna
  • Toalhas e secador

É recomendável preparar tudo o que for precisa antes de começar o banho do cachorro. Devemos fomentar um ambiente quente, que não cause um choque térmico no cachorro. Se for inverno, é conveniente ligar um aquecedor antes de começar com o banho.

É importante ressaltar que, é provável que o banho seja um dos momentos mais importantes do cachorro visto que está diretamente relacionado com a socialização, o processo no qual apresentamos ao cachorro todo o tipo de estímulos e experiências. Por isso e para que na sua etapa adulta seja um cachorro que aceite tomar banho sem problemas, temos de tentar que seja uma experiência agradável e positiva para ele.

Comece por encher o balde ou a banheira com água morna. É importante que a altura da água não chegue a cobri-lo demasiado para não sentir estresse ou uma sensação de afogamento. Depois molhe o filhote por completo, evitando a cabeça. Nunca molhe os seus olhos e orelhas. Durante este tempo é recomendável brincar com a água e adicionar inclusive um brinquedo para que a experiência seja melhor e mais divertida.

Uma vez que o cachorro esteja molhado já pode aplicar o xampu para filhotes de cachorros. É muito importante que o xampu seja específico para filhotes, pois eles são mais delicados com a sua pele, hidratando-a e protegendo-a corretamente. Os xampus para cães adultos não são recomendados para filhotes.

Durante o banho deve utilizar a esponja e o pente de borracha para chegar a todos os cantos, para o xampu ser aplicado de forma correta. Quando terminar, enxague muito bem e elimine todos os restos do xampu.

Para terminar, utilize uma ou duas toalhas para envolver totalmente o filhote. Este ponto é muito importante, pois o filhote não deve sentir frio. Uma vez que as toalhas absorvam bem a água, seque o seu pelo com o secador em potência baixa e com um calor baixo, para o filhote não se assustar ou se sentir incômodo. Tudo deve continuar sendo muito agradável para ele.

Quando dar banho a um filhote pela primeira vez - Como dar banho a um filhote pela primeira vez

Banhos antiparasitários ou de emergência

No primeiro ponto explicamos quando dar banho a um filhote de cachorro pela primeira vez tendo em conta uma situação ideal para o seu desenvolvimento. No entanto, alguns filhotes perdem as suas mães, são acolhidos em refúgios ou sofrem um acidente que os deixa sujos. Se este é o seu caso, não se preocupe, pois vamos ajudá-lo com alguns conselhos sobre isso.

A principal insistência em respeitar os tempos é para evitar um possível resfriado, a rejeição da mãe ou a eficácia das vacinas. No entanto, se promovermos um banho livre de estresse não tem que sofrer de uma reação ruim. Estes problemas costumam ocorrer em filhotes que sofrem de uma má nutrição, situações higiênicas deploráveis, temperaturas extremas, etc.

O que fazer se o filhote tem pulgas ou outros parasitas?

Se o seu filhote sofreu de uma infestação de pulgas, carrapatos ou acredita que possa estar sofrendo de parasitas internos, será muito importante consultar o veterinário o quanto antes.

Os filhotes de cachorros são suscetíveis a ficarem doentes muito rapidamente e os parasitas podem ser portadores de diversas doenças, por esse motivo é muito recomendável uma avaliação de um profissional.

É importante entender que não existem tratamentos antiparasitários para filhotes de cachorros. Os compostos químicos podem fazer uma reação muito adversa neles como vômitos, alergia, diarreia e problemas de respiração graves. Nunca utilize um antiparasitário com o seu filhote de cachorro.

Se não pode consultar o seu veterinário de imediato, será fundamental agir e proporcionar um banho ao seu filhote, da mesma forma que lhe explicamos no ponto anterior. No entanto, neste caso deve utilizar um pente anti-piolhos para crianças e vá passando até que os seu filhote esteja livre de parasitas. Revise bem as zonas das axilas, virilhas, orelhas e todos aqueles locais quentes e poucos expostos do filhote. Não se que esqueça que vai ter de matar todos os parasitas para não voltarem a infetar o filhote de cachorro. Dedique todo o tempo que precisar a este processo.

Por outro lado, os parasitas internos são tratáveis. Consulte o veterinário para que este lhe ofereça um comprimido para desparasitar filhotes de cachorro, específica para estes animais tão delicados.

O que fazer se o filhote se tiver sujado?

Neste caso recomendamos que avalie se realmente é necessário dar-lhe banho por completo. Por exemplo, se o cachorro se sujou em uma zona em concreto, pode usar toalhitas úmidas e esfregar na zona suja. Também existem xampus secos específicos para filhotes de cachorro.

No entanto, se o seu filhote está realmente sujo e cheira mal será imprescindível dar-lhe banho. Tente que o processo seja o melhor possível e observe o seu comportamento depois do banho para se certificar que está tudo bem e se encontra saudável.

Quando dar banho a um filhote pela primeira vez - Banhos antiparasitários ou de emergência

Frequência do banho do filhote

Depois de dar banho ao filhote de cachorro pela primeira vez, já pode começar a dar-lhe banho de forma regular sempre que se encontrar sujo ou cheirar mal. No entanto, o tempo ideal para o banho ronda entre os 20 e os 60 dias. Isto porque os cachorros têm uma camada de gordura que protege a sua pele. Se abusar do banho estará destruindo a sua camada protetora.

Para evitar que isso aconteça, será recomendável usar um xampu para filhotes hidratante, que proteja bem a sua pele do contato regular com a água, evitando assim que resseque.

Não se esqueça que a escovação regular ajuda a eliminar o pelo morte e a sujeira e deve ser uma das principais rotinas higiênicas do cão.

Quando dar banho a um filhote pela primeira vez - Frequência do banho do filhote

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quando dar banho a um filhote pela primeira vez, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Conselhos de beleza.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
43 comentários
A sua avaliação:
Feruze
Eu dei banho, bem rapidinho em uma bacia com shampoo no Ihasa com 47 dias. Ele veio todo sujo um cheiro estranho e chorava muito, depois do banho dormiu e comeu. No banho ele ficou relaxado , dei leve massagem ,exaguei com a mangueirinha embrulhei e saquei ele com paninhos secos depois usei o secador a distância enquanto ele desfrutava nas cobertas da minha cama. Minha pergunta : Ele vai ficar doente ? Os viralata mal nascem já tomam chuva frio as vezes vira a água fria de bebê e dormem todos molhados dedinhos e n são doente . Mais essas...
A sua avaliação:
Fernanda
Meu cachorro só tem 1 mês pode tomar banho já ou não???
A sua avaliação:
luzia florencio de oliveira silva
como eliminarcarapatos do meu dog dicas caseira
Luísa Savala
Oi Luzia! Temos um artigo sobre os remédios caseiros para carrapato em cachorro que pode te ajudar, confira: https://www.peritoanimal.com.br/remedios-caseiros-para-carrapatos-em-cachorros-20554.html
De qualquer forma, é muito importante que o seu pet seja visto por um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Maria José
Eu lie aqui que só depois que eles desmama da mãe que pode da banho os meus tá cheio de pugar eu já choguei remédio anti-pugar
Dulcineia
Estou com um cachorrinho acredito ke não tem um mês ainda,mais já se alimenta sozinho,está com MTS pulgas como fazer a limpeza se não posso dar banho
Rosangela Maria Vasconcellos Pereira
Meu filhote tem 1 mês e ñ tem mas mãe pra amamentar,como faço para alimenta-lo
Luísa Savala
Oi Rosangela! Temos dois artigos que podem te ajudar, um sobre cuidados para cachorros recém nascidos e outro sobre como alimentar cachorros recém nascidos, veja:
https://www.peritoanimal.com.br/cuidados-para-cachorros-recem-nascidos-21490.html
https://www.peritoanimal.com.br/alimentar-cachorros-recem-nascidos-20022.html
De qualquer forma, recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança para certificar o estado de saúde do filhote e fazer o acompanhamento necessário.
A equipe do PeritoAnimal deseja boa sorte!
Cacilia Maruzzo
Tenho um pug de 2 meses e gostaria de esperar as vacinas pra dar o primeiro banho mas sinto um cheiro meio forte nele posso usar lenços umedecidos nele, se som qual seria?
julia
minha shitzu tem 70 dias e ja tomou a primeira dose da vacina. estava muito fedida então resolvi dar um banho seco nela.. lavei as patas e bundinha com agua morninha e shampoo pra filhotes e o corpo com shampoo seco e um pano seco. deu super certo, foi bem rápido e ela adorou o banho, sequei com secador escovando os pelos com a escovinha própria. funcionou super bem ela esta cheirosa e muito feliz !!! nao pretendo dar banho de verdade tão cedo nela por conta de baixar a imunidade
jessica
olá tenho um york ele tem 66 dias ja tomo sua primeira vacina há uma semana! ja está desmamado ! longe de sua mãe. Posso dar seu primeiro banho? sua proxima vacina será daqui 15 dias ?
Luísa Savala
Oi Jéssica! Tal como referido no artigo: por vezes, o cachorro sofre de uma situação de estresse ao realizar o primeiro banho, o que pode gerar uma má resposta imunológica à vacina, por esse motivo, os veterinários recomendam esperar 1 ou 2 semanas depois de cada vacina e seguir corretamente o calendário de vacinação.
Se você quiser saber mais sobre o calendário de vacinas para cachorro, confira nosso artigo: https://www.peritoanimal.com.br/calendario-de-vacinas-para-cachorros-20221.html
Manuel Carvalho
Oi meu boerboel tem 2 meses, e a sua segunda vacina será daqui a uma semana será que posso lhe dar banho antes da vacina.
Luísa Savala
Oi Manuel! Tal como referido no artigo: até mês e meio de vida e inclusive até aos dois meses de vida, um filhote não se deve separar da sua mãe sob qualquer circunstância. Ela assegura-lhe a sua sobrevivência e durante este tempo devemos proporcionar-lhe tranquilidade e conforto em um "ninho" isolado. É muito importante não dar banho ao filhote antes do desmame, caso contrário poderia ocorrer uma rejeição na mãe que não identificaria o cheiro do filhote como familiar.
Por outro lado, também se deve ter em conta o calendário de vacinas do cachorro antes do primeiro banho. Por vezes, o cachorro sofre de uma situação de estresse ao realizar o primeiro banho, o que pode gerar uma má resposta imunológica à vacina.
Se você quiser saber mais sobre calendário de vacinas para cachorros, confira nosso artigo: https://www.peritoanimal.com.br/calendario-de-vacinas-para-cachorros-20221.html
adriana
Olá tenho uma filhote de border collie, ela tem 50 dias, e se suja bastante, quantos banhos devo dar mensalmente?!🥰
Luísa Savala
Oi Adriana! Tal como referido no artigo: é muito importante não dar banho ao filhote antes do desmame, caso contrário poderia ocorrer uma rejeição na mãe que não identificaria o cheiro do filhote como familiar.
Por outro lado, também se deve ter em conta o calendário de vacinas do cachorro antes do primeiro banho. Por vezes, o cachorro sofre de uma situação de estresse ao realizar o primeiro banho, o que pode gerar uma má resposta imunológica à vacina.
Se você quiser saber mais informações sobre o calendário de vacinas para cachorros, confira nosso artigo: https://www.peritoanimal.com.br/calendario-de-vacinas-para-cachorros-20221.html
Frederico viana da costa
Meu cachorro tem 1 mês de idade eu já posso dar banho nele?
Administrador PeritoAnimal
Oi Frederico! Não, é muito cedo, pois o banho pode comprometer o sistema imunológico do filhote. Também é muito importante não dar banho ao filhote antes do desmame, caso contrário poderia ocorrer uma rejeição na mãe que não identificaria o cheiro do filhote como familiar. Por favor, leia as informações do artigo.
A sua avaliação:
Victor
Oi, tenho um filhote de buldogue francês, ele está com 75 dias, já tomou a segunda dose da V10, mas queria dar banho nele, e me disseram que só após a 3ª vacina. Encontrei 1 pulga nele, preciso urgente dar banho nele, como faço?
Luísa Savala
Oi Victor! O melhor é seguir diretamente as indicações do veterinário. Ele já aplicou a pipeta? O problema do banho é que pode afetar o sistema imunitário do cachorro e por isso é tão importante que seja apenas depois da última vacina.
Thaís
Minha veterinária liberou após a 1° vacina, porém só em casa. No pet só depois de todo o ciclo vê vacinas.
fabiana
Ola minha shitzu tem 70 dias posso dar banho pois nao estou mas aguentando o cheirinho mal que fica acho q nem ela.
Daiane
Li todo o texto já entendi q só pode banhá-los com 45 dias após vacinados, mas gente pelo amor... não estou mais aguentando o cheiro dos cachorrinhos tá quase insuportável eles estão com 16 dias e são 8 pit bull"zinhos", a mãe ainda está sangrando de vez em quando, talvez por isso o cheiro desagradável, tá complicado não sei o que fazer...
Me ajudem aí.
Adriana Ferreira
Meu filhote de labrador tem só um mês e não tomou as vacinas ainda,posso dar banho nele??
Vivi
Meu pudlle ta com 45 dias e com mto carrapato e como ele ainda ñ sabe limpar o bumbum ta mtoooo sujo. Posso banha- lo? E quero depila_lo todo tbm até qnd ele for adulto.
A sua avaliação:
Raquel
Oi meu cachorro tem um mês pode aplicar um pó que vai as purgas e da banho depois ? que horas do dia posso banhar o meu cachorro?
Jéssica
Olá, minha cachorrinha tem 52 dias, ela ainda não tomou a primeira vacina, mas os pelinhos delas molhou ao urinar e está um odor forte, posso dar banho nela?
Priscila
Não sou veterinária, só crio 4 pets. Eu dou banho nos filhotes com 30 dias, depois repito a cada 20/30 dias, dependendo da necessidade. E a primeira vacina deve ser aplicada aos 45 dias. Recomendo as importadas, porque tem melhor cobertura contra as viroses.
Aline
Tenho um Shihtzu de 2 meses ele já tomou 2 vacinas, mas ele tá muito fedido não estamos aguentando cheiro!
Posso levar ele pra dar banho
Lara
Oi estou pensando em adotar um filhote com quantos dias eu posso parrar um paninho úmidecido
Maria Conceição Napoleao
Compre um pincher ela vai fazer um mes falta quatro dias já posso dar banho nela porque tá com pulgas como devo fazer
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Maria. Tudo bem? Temos este artigo com 12 remédios caseiros para matar pulgas no cão: https://www.peritoanimal.com.br/remedio-caseiro-para-matar-pulgas-no-cao-21308.html.
Esperamos que seja útil!
Eliane
Oi tenho uma yorkshire de dois meses e dou banho nela com lencinhos umedecidos de bebê,quero saber se antes de fazer as três primeiras vacinas não posso dar banho normal nela,e se os lencinhos umedecidos posso passar diariamente pois quando faz xixi fica molhado os pelinhos e cheira mal está correto essa h igiene não vai prejudicar minha cadelinha?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Eliane! Sim, depois você pode dar banho nela. De qualquer forma, o importante é sempre garantir que a seca de imediato, para que ela não fique resfriada. Quando a limpar diariamente as patinhas, não tem problema nenhum, você pode optar por molhar uma toalha e fazer desse jeito. Assim, também evita tanto desperdício de lencinhos.
Quando dar banho a um filhote pela primeira vez
1 de 4
Quando dar banho a um filhote pela primeira vez

Voltar ao topo da página ↑