Partilhar

Cuidados com o pelo do Golden Retriever

Cuidados com o pelo do Golden Retriever

Ficha do animal: Golden Retriever

Amável, carinhoso e brincalhão. O seu nome toda a razão, pois afinal estamos perante um dos nossos cachorros de ouro. O Golden Retriever é uma das raças mais conhecidas de cachorros, além do seu caráter tranquilo e amável, o seu extraordinário pelo dourado chama a atenção de todo o mundo.

Dá muito trabalho manter o pelo dos Golden perfeito? Não se preocupe, encontrará toda a informação sobre os cuidados com o pelo do Golden Retriever neste artigo do PeritoAnimal.

Continue lendo para descobrir todas os cuidados que deve ter com o seu pelo e, se quiser compartilhar com a nossa comunidade os seus conselhos, não hesite em deixar-nos um comentário ou enviar uma fotografia do seu cachorro.

Também lhe pode interessar: Cuidados do Golden Retriever

Tipo de pelo do Golden Retriever

O Golden Retriever tem duas camadas de pelo: uma interna e outra externa. A primeira é uma camada mais curta e agarrada ao corpo. O seu objetivo é manter o cachorro quente no inverno e fresco no verão. Em contrapartida, a segunda camada é um pouco ondulada e um pouco mais comprida.

Quantos banhos precisa o Golden

Uma boa referência é dar banho ao seu Golden a cada mês ou mês e meio. Mas claro que isto pode mudar consoante as necessidades higiênicas do seu cachorro em específico. Para além disso, também depende da idade, pois é normal que tenha de dar banho aos filhotes mais vezes.

Para dar banho ao seu Golden siga os seguintes passos:

  1. Lembre-se que nunca deve usar um xampu para pessoas. Os cachorros devem usar xampus específicos para eles e com pH neutro. A escolha de um bom produto para lavar o pelo do seu pet é importante, pois esta raça tem tendência a desenvolver doenças na pele.
  2. O banho deve ser dado com água morna. Um bom conselho é que depois de ensaboar e enxaguar o pelo, aplique uma máscara especial. Assim evitará nós e conseguirá que o seu pelo brilhe mais.
  3. Não tenha medo de dar um bom banho ao seu Golden, pois isso é saudável. Com a água conseguirá tirar o pelo morto que tiver acumulado.
  4. Na hora de secar o pelo use um secador. É recomendável habituar o seu pet desde filhote ao uso do secador. Sempre com uma temperatura suave e focando-se na direção de crescimento do pelo.

Se em determinado momento não puder dar banho ao seu cachorro com água e xampu, deve saber que tem outras opções como xampus secos ou passar-lhe um pano úmido.

O uso de um xampu seco é muito simples:

  1. Escove bem o pelo do seu cachorro. Pulverize o xampu sobre o pelo, mas tenha cuidado para não colocar nos olhos, nariz, boca e orelhas.
  2. Deixe atuar durante o tempo indicado na embalagem do produto. É muito importante que respeite os minutos indicados. Um excesso de tempo pode causar erupções ou alergias.
  3. Volte a escovar novamente o seu Golden e pronto!

Escovar o pelo do Golden Retriever

Esta raça não precisa que o seu pelo seja cortada (eles próprios mudam o seu pelo), mas é importante que seja consciente dos cuidados do pelo que um Golden Retriever precisa.

Em primeiro lugar, deve saber que embora mude o pelo duas vezes por ano, no resto do tempo também lhe cai bastante. É necessário saber isto para o caso de ver que cai muito pelo ao seu Golden. Uma queda excessiva pode significar um problema de saúde ou de estresse, se for o seu caso leve-o ao veterinário. Também pode significar que o seu pet tem uma alergia ou tem falta de um complemento alimentar.

É necessário escovar o pelo do seu Golden todos os dias, pois são cães que perdem muito pelo. Além disso, isto será uma vantagem na limpeza da sua casa. Todos os pelos que retirar com a escova não vão cair no solo.

Como escovar o pelo de um Golden Retriever?

Como referimos no ponto anterior, é muito importante escovar o seu Golden todos os dias. Tenha em conta que quando estiver na altura da troca de pelo, deverá escová-lo mais vezes ao dia. O processo costuma durar entre 2 e 3 semanas. Para pentear o seu pet apenas precisa de uma escova de cerdas metálicas, confira zonas como as patas ou as axilas, nessas áreas é onde o pleo é mais propenso a desenvolver nós.

Aproveite também o momento da escovação para revisar orelhas, olhos e almofadas das patas:

  • O excesso de pelo entre as almofadas deve ser cortado.
  • Os Golden costumam ter parasitas nas orelhas, por isso lembre-se de as limpar também.
  • Deve tirar as remelas dos olhos com cuidado, para isso umedeça um pano e amoleça a remela para ela se desfazer por si própria.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cuidados com o pelo do Golden Retriever, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Conselhos de beleza.

Comentários (1)

Escrever comentário sobre Cuidados com o pelo do Golden Retriever

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
marcelo
Meu Goldem esta caindo bastante pelo, ele tem 7 meses, seria a troca de pelo, tem uma época especifica pra gente saber se e mesmo a troca ou deficiência de alguma coisa? obrigado;
giovanna vieira
marcelo meu golden ja tem 4 anos, e sim tem epocas para a troca de pelo, porem se vc nunca viu cair tanto pelo quanto esta caindo ou alguma diferença que te trouxe a duvida, tbm pode ser produtos raçoes ou algum disturbio no seu caozinho, entao eh sempre bom esta levando no veterinario.

Cuidados com o pelo do Golden Retriever
1 de 4
Cuidados com o pelo do Golden Retriever