Conselhos de beleza

Cuidados com o pelo do Golden Retriever

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. 16 agosto 2016
Cuidados com o pelo do Golden Retriever
Golden Retriever

Ficha do animal: Golden Retriever

Amável, carinhoso e brincalhão. O seu nome toda a razão, pois afinal estamos perante um dos nossos cachorros de ouro. O Golden Retriever é uma das raças mais conhecidas de cachorros, além do seu caráter tranquilo e amável, o seu extraordinário pelo dourado chama a atenção de todo o mundo.

Dá muito trabalho manter o pelo dos Golden perfeito? Não se preocupe, encontrará toda a informação sobre os cuidados com o pelo do Golden Retriever neste artigo do PeritoAnimal.

Continue lendo para descobrir todas os cuidados que deve ter com o seu pelo e, se quiser compartilhar com a nossa comunidade os seus conselhos, não hesite em deixar-nos um comentário ou enviar uma fotografia do seu cachorro.

Também lhe pode interessar: Cuidados com o pelo do Husky Siberiano

Índice

  1. Tipo de pelo do Golden Retriever
  2. Quantos banhos precisa o Golden
  3. Escovar o pelo do Golden Retriever

Tipo de pelo do Golden Retriever

O Golden Retriever tem duas camadas de pelo: uma interna e outra externa. A primeira é uma camada mais curta e agarrada ao corpo. O seu objetivo é manter o cachorro quente no inverno e fresco no verão. Em contrapartida, a segunda camada é um pouco ondulada e um pouco mais comprida.

Cuidados com o pelo do Golden Retriever - Tipo de pelo do Golden Retriever

Quantos banhos precisa o Golden

Uma boa referência é dar banho ao seu Golden a cada mês ou mês e meio. Mas claro que isto pode mudar consoante as necessidades higiênicas do seu cachorro em específico. Para além disso, também depende da idade, pois é normal que tenha de dar banho aos filhotes mais vezes.

Para dar banho ao seu Golden siga os seguintes passos:

  1. Lembre-se que nunca deve usar um xampu para pessoas. Os cachorros devem usar xampus específicos para eles e com pH neutro. A escolha de um bom produto para lavar o pelo do seu pet é importante, pois esta raça tem tendência a desenvolver doenças na pele.
  2. O banho deve ser dado com água morna. Um bom conselho é que depois de ensaboar e enxaguar o pelo, aplique uma máscara especial. Assim evitará nós e conseguirá que o seu pelo brilhe mais.
  3. Não tenha medo de dar um bom banho ao seu Golden, pois isso é saudável. Com a água conseguirá tirar o pelo morto que tiver acumulado.
  4. Na hora de secar o pelo use um secador. É recomendável habituar o seu pet desde filhote ao uso do secador. Sempre com uma temperatura suave e focando-se na direção de crescimento do pelo.

Se em determinado momento não puder dar banho ao seu cachorro com água e xampu, deve saber que tem outras opções como xampus secos ou passar-lhe um pano úmido.

O uso de um xampu seco é muito simples:

  1. Escove bem o pelo do seu cachorro. Pulverize o xampu sobre o pelo, mas tenha cuidado para não colocar nos olhos, nariz, boca e orelhas.
  2. Deixe atuar durante o tempo indicado na embalagem do produto. É muito importante que respeite os minutos indicados. Um excesso de tempo pode causar erupções ou alergias.
  3. Volte a escovar novamente o seu Golden e pronto!
Cuidados com o pelo do Golden Retriever - Quantos banhos precisa o Golden

Escovar o pelo do Golden Retriever

Esta raça não precisa que o seu pelo seja cortada (eles próprios mudam o seu pelo), mas é importante que seja consciente dos cuidados do pelo que um Golden Retriever precisa.

Em primeiro lugar, deve saber que embora mude o pelo duas vezes por ano, no resto do tempo também lhe cai bastante. É necessário saber isto para o caso de ver que cai muito pelo ao seu Golden. Uma queda excessiva pode significar um problema de saúde ou de estresse, se for o seu caso leve-o ao veterinário. Também pode significar que o seu pet tem uma alergia ou tem falta de um complemento alimentar.

É necessário escovar o pelo do seu Golden todos os dias, pois são cães que perdem muito pelo. Além disso, isto será uma vantagem na limpeza da sua casa. Todos os pelos que retirar com a escova não vão cair no solo.

Como escovar o pelo de um Golden Retriever?

Como referimos no ponto anterior, é muito importante escovar o seu Golden todos os dias. Tenha em conta que quando estiver na altura da troca de pelo, deverá escová-lo mais vezes ao dia. O processo costuma durar entre 2 e 3 semanas. Para pentear o seu pet apenas precisa de uma escova de cerdas metálicas, confira zonas como as patas ou as axilas, nessas áreas é onde o pleo é mais propenso a desenvolver nós.

Aproveite também o momento da escovação para revisar orelhas, olhos e almofadas das patas:

  • O excesso de pelo entre as almofadas deve ser cortado.
  • Os Golden costumam ter parasitas nas orelhas, por isso lembre-se de as limpar também.
  • Deve tirar as remelas dos olhos com cuidado, para isso umedeça um pano e amoleça a remela para ela se desfazer por si própria.
Cuidados com o pelo do Golden Retriever - Escovar o pelo do Golden Retriever

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cuidados com o pelo do Golden Retriever, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Conselhos de beleza.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
13 comentários
A sua avaliação:
Cintia
Meu cachorro e realmente um golden Retriever
A sua avaliação:
andreia
Tenho um gondem de 1 ano, e ela tem uma alergia no focinho, já levei em vários veterinários e eles dizem que é normal, é normal mesmo? Existe algum remedio que poderia usar?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Andreia. Tudo bem? Apenas veterinários podem diagnosticá-lo. Ficamos contentes que você tenha consultado diferentes profissionais. Se também for últil, aqui está uma lista de veterinários gratuitos e de baixo custo que podem te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
Um abraço da equipe do PeritoAnimal!
A sua avaliação:
Claudia aguiar
tenho um golden de 11 meses come a ração premier e queria saber porque o rabo dele caiu os pelos e nasceu mais não é como era antes bem peludo o que fazer
Marcello
Boa tarde
Durante o banho neste sábado, o pelo da minha Golden ficou cinza em uma das patas e em algumas partes do corpo.
O Pet é de confiança e levo há 5 anos minhas cachorras.
A cor cinza não saiu por nada durante o banho... A única hipótese que vejo nisso , foi que no sábado passado, ela ( Golden ) acabou ingerindo alguns pedaços de papel alumínio, pois percebemos também durantes suas fezes na semana.
Será que pode ser isso ?
Obrigado
Luísa Savala
Oi Marcello! Sem ver a sua cachorra não conseguimos passar nenhum diagnóstico, no entanto, recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança o quanto antes, para que ele possa eliminar qualquer possibilidade de doença.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
waleska
sempre foi meu sonho ter um cachorro. meus avós não gostam mt da ideia, mas eu sempre quis um. nesses últimos tempos, eu venho sabendo melhor sobre essa raça, e pelo incrível q pareça me dei de cara com um em um restaurante no fim de semana passado. só estou mais apaixonada e com mais vontade ainda de adotar um. eu deixei até de comer lá e fiquei agarrada com ela, se chama nina. infelizmente ela teve q ir embora né, e nessa hr partiu meu coração. tão linda, grande, peluda, fofa, dócil, amigável e carinhosa. sempre sonhei em ter um amiguinho desses em casa, q eu pudesse abraçar, dormir agarradinha, brincar, fazer carinho... de verdade, eu queria muito adotar um, talvez eu deixasse de me sentir tão sozinha, n moro mais cm minha família, irmãos e país se foram, estou com meus avós, me sinto mt solitária em casa, eu realmente gostariam mt de ter um.
Patricia
ola Waleska, como vai?
Me chamo Patricia, tenho um golden de 04 anos que adotei, ele é maravilhoso, incrível, super amigo, de fato é um excelente companheiro, eu o adotei e é a alegria da casa, mas sou alérgica a ele, fico com a garganta toda fechada... se realmente tem interesse poderíamos conversar.
Angelica almeida neves
Gostaria de saber se essa cachorra é good acho pouco pelo nela tem 4 meses
Darinka
A cada um mês ou mês e meio? Tu tem q dar banho de hora em hora.. kkkkkkkkkkkkkkkkk
Eles são crianças
Brincadeiras a parte, baseado na minha, acho q é bom dar banho semanal e escovar.
maria clara moreira de oliveira
vdd kkkk
Angelica Almeida
Tenho um goolden com 3 meses ela é fêmea mais acho ela magra cai muito o pelo é as vezes ela vomita é normal
Luísa Savala
Oi Angelica! Sem ver o seu cachorro não conseguimos dar nenhum diagnóstico. No entanto, o mais indicado é buscar ajuda de um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Renata
Tosar eventualmente é bom para controlar a queda dos pelos?
Valeria
Ola! Meu golden come ração royal canin golden retriever, adiciono capsula de omega 3, xampu e condicionador, escovo todo dia, e mesmo assim ele tem frizz e pelo ressecado. Ja tentei de tudo.. tem alguma dica para acabar com esses frizz no pelo? Obrigada!
Gabriel Araújo
Indico que procure os produtos do laboratório mundo animal, os melhores produtos em gerais que tenho certeza que irá ajudar os pelo do seu dog , voltar ao normal
Reis
Tenho uma golden com 12 anos,percebo q ela sente muita dor e muita fadigada e caindo muito pêlo o q deve ser?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Reis! Você deve consultar um médico veterinário o quanto antes. Os sinais clínicos que descreve podem ser característicos de diversas doenças, como uma doença endócrina, ou mesmo uma alergia, sarna, fungos etc. A sua cachorra deve ser examinada por um médico veterinário que diagnostique o problema e inicie o tratamento mais adequado.
laura medeiros
tenho dois golden,uma macho e uma femea caramelo. mas o pelo não cresce muito...precisa de alguma vitamina? a femea tem intolerância a ração de carne só aceita de vegetais,é normal?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Laura! É importante que sua cadela seja vista por um médico veterinário porque essa intolerância não é normal e deve ser corretamente diagnosticada.
marcelo
Meu Goldem esta caindo bastante pelo, ele tem 7 meses, seria a troca de pelo, tem uma época especifica pra gente saber se e mesmo a troca ou deficiência de alguma coisa? obrigado;
giovanna vieira
marcelo meu golden ja tem 4 anos, e sim tem epocas para a troca de pelo, porem se vc nunca viu cair tanto pelo quanto esta caindo ou alguma diferença que te trouxe a duvida, tbm pode ser produtos raçoes ou algum disturbio no seu caozinho, entao eh sempre bom esta levando no veterinario.
1 de 4
Cuidados com o pelo do Golden Retriever