Partilhar

Como tratar a diarreia canina

Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. Atualizado: 29 janeiro 2019
Como tratar a diarreia canina

Ver fichas de  Cachorros

Um dos problemas caninos mais comuns é a diarreia. Fique sabendo que, tarde ou cedo, o seu cachorro acabará por ter diarreia. Certamente que você mesmo se lembra da última vez que teve: ai jogado no sofá, com uma mantinha e não muito longe do banheiro.

Devemos ter bem claro que a diarreia é um sintoma de uma doença gastrointestinal, não uma doença em si mesma. Esta disfunção é importante, uma vez que a diarreia não desaparece em um dia, devemos levar o nosso pet ao veterinário com urgência. Alguma coisa está prejudicando o cachorro.

Tanto se já partilha a sua vida com um patudo, como se está pensando em adotar um, este artigo é para si. Em seguida, no Perito Animal, vamos explicar-lhe como tratar a diarreia canina.

Também lhe pode interessar: Remédio caseiro para a diarreia de cachorro

Como posso saber se o meu cachorro tem diarreia

Umas fezes muito mais líquidas são a maior evidência da diarreia. Também é normal que as evacuações sejam mais frequentes, assim sendo, não se chateie se vir que o seu cachorro não conseguiu evitar fazer as suas necessidades em casa.

Também não deve estranhar que a diarreia venha acompanhada de vômitos, flatulências e inclusivamente que o cachorro tenha febre. Se a diarreia do seu cachorro é leve, ele conseguirá manter o mesmo ânimo de sempre, por outro lado, se é um pouco mais forte, poderá notar que ele está um pouco mais abatido.

Como tratar a diarreia canina - Como posso saber se o meu cachorro tem diarreia

Causas da diarreia

Como já foi dito antes, a diarreia é consequência de um problema gastrointestinal. Existe a falsa lenda de que os cachorros têm estômagos de aço e que podem comer quase qualquer coisa sem problema. A verdade é que os cachorros não devem comer tudo aquilo que nos apetece, devemos utilizar um alimento específico para ele.

Vejamos agora todas as causas que podem levar o nosso cachorro a ter diarreia:

  • mudanças na sua dieta habitual
  • intolerância alimentar
  • comer chocolate
  • comer embutidos
  • comer lixo
  • comer alimentos em mau estado
  • comer açúcar
  • beber leite de vaca
  • substâncias tóxicas
  • plantas tóxicas
  • engolir um objeto
  • alergia e reações
  • infecção
  • sintomatologia secundária
  • infecção
  • parasitas internos
  • doenças renais
  • doenças do fígado
  • câncer
  • tumores internos
  • medicação
  • ansiedade
  • nervos
  • estresse
Como tratar a diarreia canina - Causas da diarreia

A primeira coisa a fazer para tratar a diarreia canina

A primeira precaução que devemos ter para tratar a diarreia canina é observar a cor das fezes. Se vir que o seu cachorro tem diarreia preta, vermelho escuro, ou se diretamente vem acompanhada de sangue, vá ao veterinário. Com sorte o sangue pode ser devido ao esforço da diarreia, mas é melhor que seja o veterinário a determinar a causa. Por isso não hesite em recorrer aos seus

Independentemente do anterior, pense se viu o seu cachorro comer alguma coisa estranha. Apanhou-o remexendo no lixo? Tente se lembrar se esteve perto de algum produto tóxico. Se o engoliu acidentalmente, é muito valioso para o veterinário saber qual o produto que ingeriu. Descubra como é o tratamento de um cachorro envenenado.

Se vir que a cor das fezes é normal, o próximo passo é colocar o seu cachorro em jejum. Se é um cão adulto 24 horas, se é um filhote, nunca mais de 12 horas.

No entanto, em jejum não significa sem água. De fato, o mais importante é ter sempre a preocupação de que o cachorro beba água e se hidrate. Se o seu cachorro tem diarreia e não bebe pode se desidratar com muita facilidade. Ou seja, o cachorro deve ter sempre a sua tacinha com água fresca e limpa. O ideal é que beba pouco mas com frequência.

  • Cuidado: Nunca devemos dar ao nosso cachorro medicação sem consultar o veterinário, a única coisa que fará com isso é agravar o problema ou esconder a possível doença que causa a diarreia canina.
Como tratar a diarreia canina - A primeira coisa a fazer para tratar a diarreia canina

Precauções especiais nos cachorros

A diarreia canina é uma condição muito comum e o mais certo é que acabe em breve sem ter que recorrer ao veterinário. No entanto, devemos ter cuidado em determinadas situações.

Se o cachorro ainda não foi vacinado e tem diarreia, pode estar infectado por um vírus como a parvovirose canina ou a cinomose. Estas duas doenças provocam diarreia muito fortes, o que pode fazer com que o nosso cachorro se desidrate muito rapidamente.

Embora tenha vacinado o seu cachorro, se vir que a diarreia é grave, é conveniente que recorra ao veterinário. Se você tem o cachorro há pouco tempo ele pode sofrer alguma intolerância alimentar sem que você saiba.

Seja por que motivo for, se o seu cachorro tem diarreia, lembre-se que é muito importante que beba água frequentemente para evitar a desidratação. Lembre-se que os cães são muito sensíveis.

Como tratar a diarreia canina - Precauções especiais nos cachorros

Cura passo a passo da diarreia canina

Depois que o nosso submeter o cachorro ao jejum, lembrando sempre que ele têm que beber muita água durante esse período, poderá recuperar-se totalmente com passos muito simples:

  1. Dieta mole para começar: muitas pessoas se perguntam, se o meu cachorro tem diarreia, o que lhe dou para comer? Então, esta dieta consiste em alimentos macios, suaves e fáceis de digerir. Existem pessoas que optam por comprar carne para cachorros enlatada, enquanto outras preferem cozinhá-la elas mesmas. Uma dieta mole pode consistir em arroz branco e frango cozido (sempre desossado e sem sal). O seu veterinário pode ajudar com esta dieta.
  2. Racione a comida: é melhor que comece com quantidades pequenas, assim está fazendo com que a digestão seja mais fácil. O que deve fazer é dar a mesma quantidade de comida diária, mas racionada em porções mais pequenas.
  3. Pouco a pouco volte a integrar a sua dieta normal, adicionando a cada dia um pouco de ração (sempre depois de observar melhoras evidentes). Adicione todos os dias um pouco mais de ração até voltar a recuperar a normalidade nas refeições.
  4. Evacuações de cor clara e em menor quantidade: não se assuste se no começo vir que as fezes são como antes. O motivo é a dieta mole.
  5. Usar probióticos para tratar a diarreia canina: são bactérias que ajudam a ter uma boa digestão e ajudam a recuperar da diarreia. Atenção, devem ser probióticos especiais para cães.
Como tratar a diarreia canina - Cura passo a passo da diarreia canina

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como tratar a diarreia canina, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas intestinais.

Conselhos
  • Embora faça um pouco impressão, devemos nos acostumar a observar as fezes no nosso cachorro.
  • Enquanto a diarreia persistir não lhe dê produtos láteos. Muitos cães são intolerantes à lactose.
  • Se vai mudar a sua dieta habitual, faça-o de forma gradual.
  • Se vai levar o seu cachorro ao veterinário, pegue uma amostra das fezes do cachorro. Isso ajudará a um diagnóstico mais rápido.

Escrever comentário sobre Como tratar a diarreia canina

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
23 comentários
Anderson
Olá minha cachorrinha está com 1 mês r está com diarréia a 3 dias o que fazer para parar com a diarréia sendo que ela bebe água toda hora e sempre defeca liquido e meio pastoso amarelado
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Anderson! Recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança o quanto antes. Por se tratar de um filhote, é muito importante que ela continue bebendo bastante água pois tem chances de desidratar mais rápido e ter consequências piores.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
talita riechi
Comoreiuma cachorra, a mulher disse que ela te 2 meses, mais a veterinaria disse que tem 1 mes e pouco, ela veio doente do canil que eu comprei, estava defecando muco com sangue, fizemos varios exames e dei antibiotico e injeção para vomito,ela até melhorou tomando o leite da nutrafile intensive que a veterinaria indicou, começei a dar sache de carne da golden e ela voltou a ficar ruim, com diarreia verde e vomito, não sei mais oq fazer ja gastamos 1500,00 com ela, e a mulher do canil se omitiu a prestar socorro a ela...
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Talina! Você tentou as dicas do artigo?
De qualquer maneira, o mais indicado é voltar ao veterinário e explicar o que está acontecendo.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
mirian.nr90@gmail.com
Meu cachorro comeu bexiga levei no veterinário mi passou um remédio mais ele não que come o ta bebendo poca água ofereci d
De tudo mais não adianta será qui ele vomito a bexiga ou será que tem mais a ?


cleiton
minha cachorra tem 3 meses e 23 dias tem todas as vacinas feitas e fez fezes meio esverdiada depois fez amarela oq sera que houve oq devo fazer?
Poliana
Boa tarde estou achando que meu cachorro comeu comida do lixo pois está um pouco desanimado e hoje percebi que fez um pouquinho de diarréia mas foi bem pouco na cor amarela até agora só vi essa diarréia não vi outras o que devo fazer?
Débora
Olá cadela esta amamentando e a 3 dias ela esta com diarreia mais e no período da manhã o que devo fazer e uma fiareia meia amarela
Nídia do Carmo (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Débora! Você necessita consultar um médico veterinário com urgência para que ele examine sua cachorrinha e faça um diagnóstico correto.
Fabiana
A diarreia do acontece a noite as uns três dias no pets so a noite durante o dia fica amuado nos cantos
Sabrina
Ola,meu pincher tem 4 meses a 21 dias atras ele esta com diarreia, com algumas manchas de sanguem... levei pro veterinario e ele examinou e passou 3 medicaçoes. Remedio pra verme um pra parar a diarreia e vitamina com ferro...
Mais a diarreia nao parou tiveram que aplicar uma injeçao pra a diarreia parar,mais nao parou !! To preocuoada , e graça a Deus ele edta bebendo agua e comendo.
O problema e so diarreia mesmo sem vomito
A sua avaliação:
Keli Freitas da. Silva
Tenho uma cooler treviever que deu cria e 7 dias e agora a dois dias está com diarreia líquida mas não cortei a alimentação o que posso fazer ela está amamentando
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Keli! Experimente dar para ela um pouco de arroz cozido sem sal nem cebola, misturado com um pouco de frango. Se ela não melhorar, é melhor chamar o seu medico veterinário de confiança.
Daniele
Temos uma cadelinha está vomitando e com diarreia não temos como levar ela no veterinário o q faco tô dando água de coco e soro.
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Daniele! A situação da sua cachorra é muito grave e ela precisa mesmo de atendimento médico. Converse com o seu médico veterinário de confiança e pergunte por diferentes opções de pagamento tendo em conta a sua situação econômica. Tente cozer um pouco de arroz sem sal (nem cebola e alho) para tentar que ela coma também.

Como tratar a diarreia canina
1 de 6
Como tratar a diarreia canina

Voltar ao topo da página