Dietas equilibradas

Pode dar água de coco para cachorro?

 
Julia Latorre
Por Julia Latorre, Editora do PeritoAnimal. 13 novembro 2019
Pode dar água de coco para cachorro?
Imagem: Pedro Hoehl/Flickr/Creative Commons
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Muitos humanos já sabem que o coco é um superalimento, rico em sais minerais, fibras e vitaminas. Não bastasse ele ser delicioso, ainda é fonte uma água tão rica e saborosa quanto a sua polpa.

Por ser tão popular e amado pelos humanos em tantas partes do Brasil, é normal que você queira saber se o seu pet também pode desfrutar do sabor e todos os benefícios dessa fruta. Afinal, pode dar água de coco para cachorro? Neste artigo do PeritoAnimal explicaremos que é preciso ter alguns cuidados ao oferecer esse alimento aos patudos e como eles podem se beneficiar de todas as suas propriedades sem riscos.

Também lhe pode interessar: Pode dar leite para filhote de cachorro?

Índice

  1. Água de coco para cachorro
  2. Como dar água de coco para cachorro
  3. O que dar para hidratar cachorro

Água de coco para cachorro

Há controvérsias quanto ao uso água de coco para cachorros. Apesar de não ser um alimento ou líquido considerado tóxico, a água de coco é rica em potássio, que pode causar desequilíbrios no organismo canino quando consumida em excesso, de acordo com a ASPCA (American Society for the Prevention of Cruelty to Animals).[1]

Cachorro pode tomar água de coco em pequenas quantidades. Ela pode ser oferecida em doses moderadas aos cachorros, preferencialmente sempre com indicação de um veterinário, já que cada cachorro pode ter as suas intolerâncias de organismo particulares. A água de coco para cachorros, entretanto, jamais pode ser oferecida como substituta à água mineral fresca, trata-se de um líquido saudável e rico em potássio cujo consumo excessivo pode causar desequilíbrios minerais no organismo e diarreia. Por isso, você não pode dar água de coco para cachorro com diarreia sem supervisão veterinária. Você pode conferir mais informações no artigo sobre remédios caseiros para diarreia em cachorros.

O coco, como fruta (a sua 'carne), faz parte da lista de alimentos que podem ser complementares à dieta canina e não é tóxico para os cães, de acordo com o American Kennel Club [2]. O seu índice de gordura e triglicérides, no entanto, pode mexer no equilíbrio da flora intestinal e causar inchaços.

Benefícios do coco para cachorros

Ou seja, você também pode dar coco para cachorro, com moderação. Em condições normais (quando o cachorro não está doente) tanto as propriedades da fruta, quanto da água de coco também são benéficas para os cachorros e podem prevenir problemas. O coco para cachorros fortalece o sistema imunológico contra doenças, parasitas, fungos e vírus como gripe, giardia, entre outros e tem propriedades anti-inflamatórias que reduzem as dores e previnem problemas de artrite, por exemplo. Como ele deve ser oferecido em pequenas quantidades, utilize-o como 'prêmio, para reforço positivo.

Como dar água de coco para cachorro

Tanto na hora de oferecer água de coco para cachorro, quanto a carne da fruta, é fundamental separá-las da casca. Alguns cachorros maiores podem até se divertirem brincando com o coco verde, mas um pedaço na boca deles é muito fibroso e pode causar engasgos fatais e obstruções do sistema digestivo. Além disso, a casca do coco natural, quando não foi higienizada, pode conter vírus e bactérias perigosos para a saúde do cachorro.

Para evitar problemas, ofereça a água de coco diretamente no potinho de água dele, como se estivesse oferecendo água. Apesar da indicação de moderação, não existe uma quantidade recomendada oficial de água de coco para cachorro. Como a orientação é não exagerar, não ofereça mais do que meio copo.

Gelo de água de coco para cachorro

Uma opção simples e criativa para os dias quentes é preparar cubinhos de gelo feitos com água de coco e colocá-los no potinho de água deles para refrescar e dar um toque especial,

Cachorro pode tomar água de coco de caixinha?

A princípio, se a composição da água de coco de caixinha consta apenas 'água de coco natural' não há problema em dar água de coco de caixinha para cachorro. Mesmo assim, o ideal é sempre consultar o veterinário para uma dieta canina mais equilibrada e saudável possível.

O que dar para hidratar cachorro

Água potável e fresca é um elemento vital e obrigatório na dieta de qualquer cachorro e ele sempre deve tê-la à sua disposição para tomá-la quando quiser.

A quantidade de água que um cachorro deve beber por dia varia de acordo com a sua alimentação. Se ele tem uma dieta caseira coma alimentos úmidos, por exemplo, acaba tomando menos água porque já se hidrata um pouco mais com a comida. Já no caso da comida seca, que é uma das opções mais comuns, a quantidade de água que o cachorro deve tomar será o resultado da multiplicação de 2,5 vezes o peso de comida ingerida. A quantidade de comida, por sua vez, tem outras variantes. Explicamos esse tema detalhadamente no artigo sobre a quantidade ideal de ração para cachorros.

Alimentos úmidos, iogurte natural sem açúcar, frutas permitidas para cachorros e água de coco em pequenas doses são opções para enriquecer essa dieta e deixá-lo mais hidratado. A receita de sorvete para cachorro, no vídeo abaixo, é uma opção criativa e saudável para refrescá-lo e hidratá-lo em dias mais quentes, oferecido sempre com moderação.

Se você suspeita estar diante de um quadro de cachorro desidratado, no entanto, procure um veterinário urgente. O soro caseiro para cachorro desidratado pode ser uma opção momentânea mas não substitui o atendimento profissional.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Pode dar água de coco para cachorro?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.

Referências
  1. ASPCA. People Foods to Avoid Feeding Your Pets. Disponível em: <https://www.aspca.org/pet-care/animal-poison-control/people-foods-avoid-feeding-your-pets/>. Acesso em 13 de novembro de 2019.
  2. FINLAY. Katie. aKC. Can Dogs Eat Coconut?. Disponível em: <www.akc.org/expert-advice/nutrition/can-dogs-eat-coconut/>. Acesso em 13 de novembro de 2019.

Vídeos relacionados com Pode dar água de coco para cachorro?

1 de 3
Vídeos relacionados com Pode dar água de coco para cachorro?

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: Pedro Hoehl/Flickr/Creative Commons
Pode dar água de coco para cachorro?