Partilhar

Remédios naturais para a gastroenterite em gatos

Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. Atualizado: 9 novembro 2017
Remédios naturais para a gastroenterite em gatos

Ver fichas de  Gatos

Quem disse que os gatos são ariscos e apenas precisam de atenção? Este é um mito muito espalhado mas completamente falso. Os gatos também podem ser muito apegados aos seus donos e igualmente o seu organismo é susceptível diante de várias doenças.

Os gatos têm um sistema digestivo muito delicado e sensível que pode reagir perante ingestões excessivas de comida, comida em mau estado ou as famosas bolas de pelo. Isto pode fazer com que o nosso querido animal de estimação sofra um quadro de gastroenterite, que na maioria dos casos é leve e inclusivamente pode tratar-se em casa, quando não existam sinais de alerta.

Quer saber mais sobre isso? Neste artigo do Perito Animal mostramos-lhe os remédios naturais para a gastroenterite em gatos.

A gastroenterite em gatos

A gastroenterite em gatos é uma situação caracterizada por um estado inflamatório da mucosa gástrica intestinal, o que compromete a saúde de todo o sistema digestivo, e portanto, afeta de forma geral o nosso animal.

As causas da gastroenterite felina podem ser várias, mas em numerosas ocasiões deve-se à ingestão de um alimento em mau estado ou também pela presença de um corpo estranho no sistema digestivo, como por exemplo, uma bola de pelo.

Nestas situações deve entender-se a gastroenterite como um mecanismo de defesa do organismo, uma reação que permite que o sistema digestivo se limpe para poder recuperar posteriormente.

Remédios naturais para a gastroenterite em gatos - A gastroenterite em gatos

Jejum e hidratação

Como proprietários devemos tentar que o nosso gato, através dos seus hábitos higiênico-dietéticos, apoie esta reação do seu organismo para que assim a gastroenterite cure espontaneamente em um menor período de tempo.

Isto implica que inicialmente serão necessárias 24 horas sem alimento, deste modo, toda a energia requerida para fazer a digestão é usada para que o sistema digestivo possa recuperar-se. O que não devemos descuidar de forma nenhuma é a hidratação, uma vez que com a presença de vômitos e diarreia o nosso animal perderá uma importante percentagem de fluídos orgânicos.

A melhor opção para manter uma boa hidratação é adquirir um soro de reidratação oral apto para o uso veterinário.

Remédios naturais para a gastroenterite em gatos - Jejum e hidratação

Remédios naturais para gatos com gastroenterite

Tentar uma adequada hidratação e restringir os alimentos durante 24 horas é imprescindível no tratamento natural da gastroenterite felina, não obstante, também dispõe de outros remédios caseiros que podem ser de grande utilidade:

  • Sementes de Pantago Ovata: estas sementes são de consumo humano mas também são aptas para os nossos animais. A sua função é regular o trânsito intestinal, neste caso, devemos dar meia colher de café a uma colher de café por dia. Na presença de diarreia, as sementes de plantago ovata atuam absorvendo a água dos intestinos e aumentando o volume de fezes, reduzindo assim os sintomas e a frequência das defecações.

  • Probióticos: os probióticos ajudarão a regular a flora intestinal do seu gato, isto repercute-se positivamente sobre a frequência de defecações, mas além disso, fortalece as estruturas imunitárias localizadas no sistema digestivo. Obviamente, o probiótico deve conferir estirpes de bactérias naturalmente presentes no intestino do gato, portanto, deverá adquirir este produto em uma loja especializada.
  • Nux Vomica ou Noz-vómica: trata-se de um remédio homeopático que usado em uma diluição 7 CH é de grande utilidade para diminuir os sintomas digestivos, tanto em animais de estimação como em humanos. Dilua 3 grãos em 5 mililitros de água e divida por três tomas ao dia.

  • Aloe Vera: o aloe vera não é tóxico para os gatos e aplicado vira oral exercerá as suas propriedades anti-inflamatórias sobre o sistema digestivo. É importante adquirir o suco de aloe vera puro apto para uso veterinário. A dose diária é de 1 mililitro por cada kg de peso corporal.
Remédios naturais para a gastroenterite em gatos - Remédios naturais para gatos com gastroenterite

Outros conselhos para o tratamento natural da gastroenterite felina

O seu gato apresenta febre, presença de sangue nas fezes, coloração anormal das mucosas ou debilidade generalizada?Estes sinais devem ser interpretados como sinais de alerta e na sua presença deve acudir urgentemente ao veterinário.

Nos casos leves é tão importante levar a cabo adequadamente o tratamento natural como introduzir a alimentação habitual paulatinamente (devagar). O leite deve ser evitado a todo o custo, visto que os gatos não digerem bem a lactose, o ideal é que de forma progressiva dê ao gato comidas muito digeríveis e baixas em gorduras, de forma frequente mas em quantidade pequenas.

Remédios naturais para a gastroenterite em gatos - Outros conselhos para o tratamento natural da gastroenterite felina

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Remédios naturais para a gastroenterite em gatos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas intestinais.

Escrever comentário sobre Remédios naturais para a gastroenterite em gatos

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
8 comentários
A sua avaliação:
Nara Oliveira Costa
tenho 6 gatos e todos estão com diarreia há uns dias e já levei ao veterinário. Fizeram exames e o resultado foi giardia. Comprei os remédios que o veterinário passou mas continuam do mesmo jeito. Estou dando soro caseiro com frequência e nada. Agradeço se puderem me ajudar. Obrigada
A sua avaliação:
Giovana
Bom dia, o meu gato de uns dias para cá, começou a vomitar, não é direto mas de vez em quando ele vomita uma água bem amarela, ele não tinha isso, mas observamos q depois que levamos ele para castrar, o veterinário deu uns remédios para ele tomar devido a castração, será q foi esses remédios que deu esses vômitos, pode-me ajudar por favor?
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Giovana. Você pode encontrar informação sobre o vômito amarelo em gatos nesse artigo: https://www.peritoanimal.com.br/gato-vomitando-amarelo-causas-e-tratamento-22983.html
A sua avaliação:
Polyana Firmo Silva França
Estou tratando um gatinho de aprox 2 meses que apareceu no motor do meu carro. Adotamos... mas ele parou de comer e teve episódios de vômito de espuma amarela. Levei ao veterinario e fez hemograma. Deu infecção. Está sendo tratado com antibiótico e antihemético injetáveis mas não voltou a comer. Comprei o gathum hydracat e estou dando na seringa. O que mais posso fazer. É meu primeiro gato
A sua avaliação:
Ana Maria
Estou dando vitamina ApevitinBc para uma gatinha de 1 mês, só que ela fica muito triste e molinha quando toma a vitamina, só que dormir, estou dando ração de sachê misturada com ração de filhote comum, mais ela não está querendo comer, o que eu devo fazer? O veterinário falou que ela está desnutrida e com anemia.
Luísa Savala
Oi Ana Maria! O veterinário não passou nenhum tratamento?
Temos um artigo com algumas informações sobre anemia em gatos que pode te ajudar, confira: https://www.peritoanimal.com.br/anemia-em-gatos-sintomas-e-tratamento-21931.html
De qualquer forma, a sua gata deve ser acompanhada por um profissional de confiança que faça um correto diagnóstico e passe um tratamento adequado.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
jois
o meu gato esta muito molinho eu acho que foi um presunto que eu dei pra ele! ele esta todo tempo deitado e com o olho bem miudinho bem tristinho o que será que ele tem?
Monica Velosa
Ola boa tarde eu gostaria que me ajudasse me o meu gatinho chama-se Léo ele está avimitar água espuma e deita a ração para boca fora e está com diarreia em água o que posso dar o meu Léo por favor ajuda-me
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
a.Oliver1971@Gmail.com
Meu gato faz 4dias que não anda ficou no osso tá tão magro que dá do .até ontem eu fazia racao passada na peneirinha pra ficar como sopa agora nem isso. É não tenho como levar no vet.ta fazendoxixi sem saber e o cCoco ta normal. Já dei barril e soro dei probiotico e Nádia . É agora que eu faço.alguém pode me ajudar
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Oliver! O seu gato precisa mesmo de atendimento veterinário. A situação dele é muito grave e potencialmente fatal. Sem examinar o animal é impossível chegarmos a um diagnóstico e prescrever um tratamento adequado. De qualquer forma, o mais importante neste momento é que ele seja estabilizado e precisa de ser hospitalizado muito provavelmente.
Oliver
Obrigada Liliana Ramos!
Infelizmente meu gato veio a óbito esta manhã, não consegui leva-lo ao Vet a tempo.
ROSELI ANDRINO
Meu gato tem 05 anos, desde sempre teve as fezes muito moles, porem, ha 01 mes a diarreia tem sido mais severa e ele emagreceu muito. Está bem magro mesmo, porem faz a higiene normal, se lambe muito, toma água, se alimenta bem, porem por causa da diarréia tem procurado alimento por mais vezes durante o dia. Levei ao veterinário e foi diagnosticado gastrite intestinal, e para certificar o diagnóstico, precisa ser feito uma biopsia, mas realmente não quero que ele passe por essa intervenção pois está muito magro, e acho que ficaria mais debilitado ainda.
Pelo comportamento dele, que é praticamente normal, tenhjo certeza que com uma alimentação adequada e balanceada ele irá recuperar o peso e melhorar bem as condições intestinais dele.Minha pergunta é: voces poderiam me passar um regime alimentar para que eu salve meu gato??? O nome dele é NICKY ...é amoroso, amigo, e nos entendemos muito bem ...ele com os miados e eu com muito carinho para entende-lo no que ele quer. Por favor....podem me ajudar?????
Roberta
Amiga ja ouviu falar em kefir de leite , é otimo e um probiotico natural , nao faz mal algum so bem regula as fezes e tem muitos benefecios , é aquele bichinho q poe no leite e vira um iogurte e se multiplica muito rapido tb to com o mesmo problema e vou partir pro kefir q o veterinario indicou ja perguntei a muitos e todos falam a mesma coisa q tiveram o mesmo problema e melhorou muito e vao dar a vida toda e logico com raçao super premium de boa qualidade .
iolanda Batista
Minha gata esta com diarreia líquida há vários meses, e tem vômitos esta sempre com ansiedade demais para comer mas não quer ração, estou dando carne moída sem sal e sem ólio só refogada com água, gostaria de encontrar um remédio natural para ela, pois os receitados nenhum surtil efeito
Roberta
Natural so o kefir de leite probioticos naturais

Remédios naturais para a gastroenterite em gatos
1 de 5
Remédios naturais para a gastroenterite em gatos

Voltar ao topo da página