Partilhar

Gato vomitando sangue: causas e tratamento

Gato vomitando sangue: causas e tratamento

Ver fichas de  Gatos

Toda vez que o sangue aparece, a preocupação entre cuidadores de animais é inevitável. Neste artigo do PeritoAnimal, vamos explicar quais são as causas mais prováveis pelas quais um gato pode vomitar sangue e, principalmente, como você deve agir diante dessa situação que exigirá uma rápida atenção veterinária. Então, se o seu pequeno companheiro está apresentando esse sintoma, continue lendo para descobrir quais as causas e tratamento de gato vomitando sangue.

Também lhe pode interessar: Gato vomitando amarelo: causas e tratamento

Gato vomitando sangue: aspectos a se considerar

Antes de falar das possíveis causas que podem explicar o gato vomitando sangue, você deve considerar alguns aspectos importantes e que terá que relatar ao veterinário para um diagnóstico correto. Eles serão os seguintes:

  • Idade do gato;
  • Estado vacinal;
  • Concorrência com outros sintomas, como podem ser a diarreia, convulsões, febre ou letargia;
  • Frequência;
  • Possibilidade ou não de acesso ao exterior.

Todos esses dados poderão orientar o veterinário para realizar o diagnóstico. Você vai ver nas seções seguintes as causas mais prováveis de gato vomitando sangue. Além disso, você deve ter em mente que, ao contrário do que acontece com os cachorros, os gatos não vomitam tão facilmente, por isso às vezes engolem esse conteúdo e acabam eliminando-o nas fezes, o que podemos observar a partir de um tom enegrecido, causado pelo sangue digerido. É possível que o vômito venha do esôfago ou da faringe, mas isso é o veterinário que vai determinar após o exame.

Gato vomitando sangue: intoxicação

Se o seu gato tem acesso ao exterior e está apresentando outros sintomas, como diarreia, sangramento ou convulsões, é provável que ele tenha ingerido alguma substância venenosa que produziu uma hemorragia interna. Essa é uma emergência veterinária que pode ter consequências fatais em um tempo muito curto, por isso a atenção veterinária deve ocorrer sem demora e, mesmo agindo rapidamente, o prognóstico é reservado.

São vários os produtos que podem desencadear uma intoxicação em gatos. Se você encontrar os restos de algum deles, isso explicará porque o seu gato vomitando sangue, e você terá que coletar esses restos para levá-los ao veterinário, a fim de facilitar o diagnóstico e o tratamento. É necessário ter um cuidado especial com os produtos potencialmente tóxicos que você deixa perto do seu gato. Embora geralmente não sejam tão gulosos quanto os cachorros, eles também podem ingerir substâncias tóxicas, como folhas e flores. Não faz mal consultar a toxicidade das plantas às quais o gato tem acesso, para evitar surpresas desagradáveis. Para facilitar essa tarefa, não perca nosso artigo sobre as "Plantas tóxicas para gatos".

Gato vomitando sangue: causas e tratamento - Gato vomitando sangue: intoxicação

Gato vomitando sangue: úlceras gastrointestinais

Às vezes, o vômito de gato com sangue pode ser devido a alguma ferida que ocorreu em qualquer ponto do sistema digestivo. Essas feridas são denominadas úlceras, e uma de suas causas pode ser o uso de medicamentos, além de algumas doenças, principalmente crônicas, bem como a presença de corpos estranhos e até mesmo parasitas. Por isso, recomenda-se combinar os medicamentos com protetores gástricos, especialmente quando o gato precisa seguir um tratamento prolongado. Assim, é necessário ir ao veterinário sem perder tempo e lembrá-lo da medicação que o gato está tomando, pois ela pode ser a razão pela qual você tem um gato vomitando sangue.

Gato vomitando sangue: acidente

Se o animal sofreu um acidente, como uma queda de uma certa altura ou um atropelamento, esta pode ser a causa pela qual você tem um gato vomitando sangue. As quedas de janelas são tão frequentes em felinos que, inclusive, são chamadas de síndrome do gato paraquedista. É uma emergência veterinária, pois esse vômito é causado por uma hemorragia interna. O veterinário precisará estabilizar o gato e realizar os testes necessários para descobrir a origem do sangramento. O prognóstico dependerá da gravidade do dano e do órgão ou órgãos afetados.

Gato vomitando sangue: tratamento

Como vimos, as causas que podem explicar o porquê de gato vomitando sangue são variadas, portanto, é de vital importância ir rapidamente à clínica veterinária, uma vez que, em alguns casos, o cuidado precoce pode fazer a diferença entre a vida e a morte. O tratamento, portanto, dependerá da origem do sangramento. Para evitar, você deve levar em consideração as seguintes medidas:

  • Mantenha o seu gato desparasitado regularmente, e leve-o sempre nas revisões veterinárias marcadas;
  • Controle o ambiente de forma que o gato não possa encontrar nenhum tipo de produto tóxico ao alcance (é preciso levar em consideração que o gato pode chegar a grandes alturas, assim como entrar em lugares aparentemente "impossíveis");
  • Da mesma forma, as janelas e os balcões devem permanecer fechados ou cobertos por mosquiteiros;
  • Evite o acesso ao exterior se morar em lugares com tráfego de veículos ou risco de envenenamento.

Se você quiser saber mais sobre gato vomitando, confira nosso vídeo no YouTube sobre as 8 causas comuns e como lidar com vômito de gato:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Gato vomitando sangue: causas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Vídeos de Gato vomitando sangue: causas e tratamento

1 de 3
Vídeos de Gato vomitando sangue: causas e tratamento

Escrever comentário sobre Gato vomitando sangue: causas e tratamento

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Izabele Karla Carvalho de souza
Alimento um gatinho de rua, ele às vezes vomita sangue, não tenho muito o que fazer pois ele não deixa ninguém chegar perto dele, já até tentei levar ao veterinário mas ele foge e passa dias sem aparecer, sinto que ele fica engasgado. O que fazer?

Gato vomitando sangue: causas e tratamento
1 de 2
Gato vomitando sangue: causas e tratamento

Voltar ao topo da página