Partilhar

O Aloe Vera é tóxico para os gatos?

Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. Atualizado: 7 março 2017
O Aloe Vera é tóxico para os gatos?

Ver fichas de  Gatos

Uma das principais características do gato é o seu caráter independente e explorador, em parte devido ao fato de que o gato é o caçador domesticado por excelência, daí que as pessoas que escolhem partilhar o seu lar com um felino devem extremar as precauções para manter a saúde do seu animal de estimação.

Um dos principais perigos que os nossos felinos enfrentam são as plantas toxicas para gatos, uma vez que este animal, tal como os cães, tende a comer plantas para depurar o seu organismo ou para se entreter, como é o caso da erva de gato.

Neste artigo do Perito Animal respondemos a uma questão que costuma confundir muitos donos, O Aloe Vera é tóxico para os gatos?

Também lhe pode interessar: Os cachorros conseguem ver TV?

O suco que está presente no interior dos talos do Aloe Vera é muito rico em saponinas, entres outras substâncias. As saponinas são compostos vegetais que possuem principalmente propriedades antissépticas e antibacterianas, além disso, favorecem a hidratação da pele, limpando-a profundamente e chegando inclusivamente até às camadas mais profundas.

Podemos encontrar numerosas fontes informativas onde se relaciona a toxicidade do Aloe Vera para os gatos com o seu elevado conteúdo em saponinas, mas isto não é verdade uma vez que um dos remédios mais usados pelos veterinários holísticos é precisamente esta planta, tanto em cães como em gatos.

Assim sendo, para abordar esta questão profundamente o primeiro passo é descartar toda aquela informação que de forma rotunda indique que o Aloe Vera é tóxico para os felinos.

Alguma parte do Aloe Vera é tóxica para os gatos?

A polpa do Aloe Vera é a parte da planta que se utiliza para fins medicinais, tanto na saúde humana como na saúde veterinária e que não apresenta nenhum risco de toxicidade se administrada corretamente.

Não é tóxica para os gatos mas pode causar-lhes diarreia se tomarem a polpa mais próxima da casca ou se comerem a própria casca e pele do Aloe Vera. Mas neste caso são estamos falando de um toxicidade mortal nem que comprometa o estado de saúde do nosso animal de estimação, e sim de um efeito laxante excessivo que pode causar diarreia.

Além disso, no caso de diarreia em gatos causada pela ingestão da casca do Aloe Vera, devemos saber que o trânsito intestinal se regulariza passado pouco tempo depois de comer a planta, portanto, não existe nenhum perigo.

Entre outros casos, se o gato é filhote, pode ser que ao ingerir a casca do Aloe Vera se tenha provocado alguma pequena ferida devido às partes ásperas e espinhosas da planta, mas em qualquer caso, não se observam reações tóxicas.

Podemos concluir que o Aloe Vera não é tóxico para os gatos mas deve evitar-se o consumo da sua casca e o suco próximo desta, uma vez que poderá ter um efeito laxante.

O Aloe Vera é tóxico para os gatos? - Alguma parte do Aloe Vera é tóxica para os gatos?

Via tópica ou via oral?

O Aloe Vera é um remédio natural excelente para os gatos uma vez que possui numerosas propriedades benéficas e pode ser usado para tratar de forma natural diversos transtornos, mas também se usa em gatos saudáveis precisamente para manter o nosso pet saudável e torná-lo mais resistente diante das múltiplas doenças.

Quando queremos tratar afecções tópicas podemos aplicar o Aloe Vera de forma local sobre a pele, mas quando estamos diante de um transtorno que afeta todo o organismo do nosso animal, então devemos aplicar o suco do Aloe Vera por via oral.

Reiteramos que o Aloe Vera não é tóxico para os gatos, tanto se o aplicarmos de forma externa como de forma interna. Não obstante, se a administração for feita por via oral devemos conhecer a dose, neste caso, é 1 mililitro diário de suco de Aloe Vera por cada quilo de peso corporal do gato.

O Aloe Vera é tóxico para os gatos? - Via tópica ou via oral?

Posso dar ao meu gato suco de Aloe Vera de cultivo próprio?

Se dispomos de espaço para cultivar as nossas próprias plantas de Aloe Vera podemos usar o suco das mesmas para administrar aos nossos pets, no entanto, não é a opção mais recomendável.

O motivo é que existem aproximadamente 300 espécies de Aloe Vera e a única que pode usar-se com total segurança nos nossos animais e em nós mesmos é a espécie Aloe Vera Barbadensis.

Se não tem a certeza da origem do seu Aloe Vera, a melhor opção é comprar suco de Aloe Vera puro de qualidade.

O Aloe Vera é tóxico para os gatos? - Posso dar ao meu gato suco de Aloe Vera de cultivo próprio?

Se deseja ler mais artigos parecidos a O Aloe Vera é tóxico para os gatos?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário sobre O Aloe Vera é tóxico para os gatos?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
Zilda martins
Boa noite ,descobri que meu gato esta com leucemia ,já comecei o tratamento ,posso dar aloe veta para ajudar no tratamento? Ele esta tomando antobiótico pois esta com uma infecção respiratória
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Zilda! Temos um artigo sobre Aloe vera para gatos com leucemia, confira: https://www.peritoanimal.com.br/aloe-vera-para-gatos-com-leucemia-21429.html
A sua avaliação:
Pedro de Sousa Andrade
O meu gato comeu Aloe Vera agora esta com diarreia o que eu Fasso você conhece remédio caseiro
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Pedro! Confira nosso artigo sobre diarreia em gatos e o que fazer: https://www.peritoanimal.com.br/a-diarreia-em-gatos-20142.html
No entanto, antes de começar qualquer tratamento é importante buscar ajuda de um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Paula Vieira
Tenho Aloe Vera e minha gatinha está dodói mas estou com medo de dar via oral.
Eunice (Nice Costa-facebook)
Agradeço o artigo, muito útil!
Meu gato teve um pequeno arranhão numa briga que lhe causou febre. Um mês tratando e só evoluindo a ferida pois, tudo causava alergia! Ao ter a idéia de tratar com a poupa de Aloe Vera (minha Babosa), em 15 dias ficou curado.
De lá pra cá, arranhou... Babosa, no dia seguinte, tá curado.
Aleluia, Deus é bom!

O Aloe Vera é tóxico para os gatos?
1 de 5
O Aloe Vera é tóxico para os gatos?

Voltar ao topo da página