Partilhar

Meu gato está vomitando, o que fazer?

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 1 fevereiro 2019
Meu gato está vomitando, o que fazer?

Ver fichas de  Gatos

Os vômitos ocasionais são um problema bastante comum no gato e não têm que ser necessariamente um problema grave. Mas se os vômitos forem mais frequentes podem ser um sintoma de uma condição mais grave e, neste caso deve levar o seu gato a um veterinário o quanto antes.

O vômito é um ato reflexo que provoca a eliminação ativa do conteúdo digestivo através da boca, especialmente da comida que se encontra no estômago. É importante não confundir o vômito com a regurgitação que é uma rejeição passiva, sem contrações ativas do abdômen, de comida não digerida ou de saliva.

Se quiser saber como agir descubra no PeritoAnimal o que fazer se seu está vomitando.

O que deve fazer de imediato

Se o seu gato está vomitando e o seu nível de consciência está alterado, vigie-o e tenha cuidado para que não passe conteúdo digestivo para as vias respiratórias. Afaste-o do material digestivo expulso, limpe-lhe a boca e as vias respiratórias para não ficarem obstruídas, tendo cuidado para não o morder ou arranhar.

Se o gato que está vomitando é adulto e está em bom estado de saúde, sem nenhum outro sintoma e não está desidratado, então é recomendável fazer uma dieta de 12 a 24 horas, dê-lhe água em pequenas quantidades pouco a pouco. Mas tenha cuidado, pois por vezes um jejum prolongado é mau, especialmente em gatos que sofrem de obesidade.

Em qualquer caso, convém vigiar o seu gato entre as 24 e 48 horas seguintes ao episódio de vômito. Se voltar a vomitar ou se o estado geral do seu gato piorar, leve-o de emergência ao seu veterinário.

Meu gato está vomitando, o que fazer? - O que deve fazer de imediato

Agir dependendo da causa

Observar o conteúdo expulso pelo seu gato é importante para determinar a gravidade, para além disso permite orientar o seu veterinário sobre a causa. O conteúdo expulso pode ser: alimentos não digeridos, líquido gástrico, líquido biliar (amarelo ou esverdeado), sangue (vermelho vivo ou marrom se for sangue digerido), corpos estranhos, plantas ou bolas de pelo.

Bolas de pelo

Uma das causas mais comuns é a formação de bolas de pelo: ao limpar-se o seu gato engole uma grande quantidade de pelo que depois forma uma bola no seu sistema digestivo, geralmente é logo expulsa em forma de vômito. Para resolver este tipo de vômito pode escovar o seu gato, lembre-se que é especialmente importante realizar uma boa escovação nas raças de pelo comprido, além disso pode dar valeriana ao seu gato, a valeriana é uma planta que o seu gato pode comer e que ajuda a desintoxicar-se.

Comeu muito rápido

O seu gato pode vomitar simplesmente pelo fato de ter comido muita quantidade muito depressa e, o seu estômago não teve tempo de digerir a comida e precisa de a expulsar. Se a comida ainda não tiver chegado ao estômago e apenas ao esófago, antes de a expulsar trata-se de regurgitação. Em qualquer caso, se o seu gato come demasiado rápido deve racionar-lhe a comida e dar-lhe porções pequenas mas mais frequentes, vigiando sempre que come com calma mastigando os alimentos corretamente.

Leia o nosso artigo completo sobre: Gato vomita depois de comer, o que pode ser?

O estresse

Outra causa de vômitos nos gatos é o estresse: os felinos são animais muito sensíveis à mudança, quer seja uma mudança de ambiente ou uma mudança alimentar, isto pode colocá-los em um estado de estresse leve ou grave. Se se mudou, fez obras recentemente em casa, mudou a sua comida ou adotou outro pet há pouco tempo, pode ser que o seu gato esteja estressado e que essa seja a causa dos seus vômitos. Para ajudar o seu gato pode certificar-se que tem um espaço seguro e tranquilo no qual se possa refugiar quando quiser estar calmo. Quanto à comida, os gatos preferem comer de 15 a 20 pequenas refeições por dia: deixe a sua quantidade diária à livre disposição dele. Se não conseguir ajudar o seu gato estressado pode consultar um veterinário para lhe aconselhar sobre o uso de feromônios ou outros medicamentos para o seu gato.

Intolerância a algum alimento

Se se tratar de vômitos frequentes com ou sem diarreia, sem perda de apetite nem outros sintomas, a causa pode ser uma intolerância alimentar ou uma gastrite aguda ou crônica. Se acredita que essa é a causa, pode colocar o seu gato em jejum 24 horas e se continuar vomitando deve levá-lo ao seu veterinário para lhe fazer um diagnóstico e recomendar um tratamento adequado. Se vai colocar o seu gato em jejum 24 horas, é importante que o vá vigiando porque a ausência de comida durante demasiado tempo pode provocar mudanças na flora intestinal incômodas, assim é muito importante ter cuidado, o melhor é ir ao veterinário primeiro antes de fazer qualquer mudança.

Uma intoxicação

Outra das causas pode ser uma intoxicação, tente se lembrar se o seu gato ingeriu algum alimento fora do normal, se suspeita de uma intoxicação vá ao seu veterinário de imediato e explique-lhe o que aconteceu. Dependendo do tipo de intoxicação, ele irá aconselhar-lhe um ou outro tratamento.

Outra condição mais grave

Se os episódios de vômitos forem acompanhados de outros sintomas como perda de apetite, febre, diarreia com sangue, prisão de ventre, então é porque muito provavelmente a causa é uma condição mais grave. Pode ser por causa de parasitas, diabetes, leucemia ou câncer. Anote todos os sintomas para ajudar o seu veterinário no diagnóstico.

É sempre útil medir a temperatura do seu gato, o ideal é que não supere os 39 graus, observe bem o seu gato para detetar possíveis alterações neurológicas como vertigens, convulsões, alterações da consciência. Um aumento de sede, ciúmes recentes em uma gata ou transtornos urinários são elementos importantes para diagnosticar a causa do vômito.

Meu gato está vomitando, o que fazer? - Agir dependendo da causa

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Meu gato está vomitando, o que fazer?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas intestinais.

Escrever comentário sobre Meu gato está vomitando, o que fazer?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
26 comentários
ROBERTO DA SILVA ROCHA
Meu vomitou a ração que comeu,e não está mais querendo comer nada é está indisposta, é está com a barriga inchada
O que eu faço ?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Roberto! Você tentou as dicas do artigo?
De qualquer maneira, se o seu gato continuar com esse sintoma, é importante que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança para que ele possa fazer um correto diagnóstico e passar o tratamento mais indicado de acordo com as necessidades do seu pet.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Katiucia
Oi, meu gatinho tem tem 4 meses e ja ta comendo raçao..so q de uns dois dias anda vomitando muito, uam hora é espuma branca, mas geralmente é um liquido marraom as vezes pastoso. Antes ele começa a miar e depois q ele vomita ele fica bem quietinho.. Ele sempre foi comilao e agora n tem comido e quando come vomita logo fepois... e to notando q ele ta perdendo peso. O que poderia ser?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Katiucia! Você deve levar o seu gatinho a um médico veterinário de confiança o mais rápido possível. É importante que você mantenha ele hidratado, principalmente por se tratar de um gato filhote.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Rosy
Meu gato tá vomitando branco o q é?
Valquiria Alves
Meu gatinho está vomitando muito e mia o tempo todo ele estå se alimentando e ainda assim continua miando
Solon de Oliveira Moura
Minha gata vomita tudo o que come,está muito magra e com um olhar muito triste.
Ela já tomou Nauserat e Mercepton Oral e nada resolveu.
Será que é uma doença grave? Tem cura?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Solon! Recomendamos que você leva sua gata para o veterinário o mais rápido possível.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Ana katia
Meu gato tem 5 dias que nao come nada. Tudo que coloca na boca dele ele vomita imediatamente, esta com uma baba como se fosse gripe. Ja consultei no veterinario ele passou uma injeçao de duotril 2,5 % durante 5 dias, ja apliquei 3 vezes e ele continua do mesmo jeito. O que devo fazer?
tainara
Pq meu gato ta vomitando espuma?
Neuza Maria
Boa tarde.Meu gato tem 8 anos,srd. Ele está vomitando várias vezes,mas,numa hora só.Agua e a ração. Só que a ração sai um pouco inteira tbm. E vomita longe,parece que sai com força,distante. Mas volta a comer e beber agua novamente. Não está com diarréia. Fazendo o cocô normal. E o vômito não contém muito pelo,bem pouco. Ele tem síndrome de pica gosta de morder plástico e a vezes mastiga a parte de borracha do rodo,mas,quando faz isso,e engole algum pedaço,geralmente sai no cocô. Será que pode ser algum problema no estômago?obrigada.
Marlene
Olá, minha gata está vomitando a alguns dias, de início os vômitos era com espuma branca, agora ela solta uma baba quando vomita, e fica babando o dia todo, não está se alimentando. O que devo fazer?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Marlene! A situação que você descreve é grave e você deve consultar um médico veterinário assim que possível antes que a sua gatinha piore. Rápidas melhoras para ela!
A sua avaliação:
Ritta de CASSIA
Boa noite
Meu gato esta vomitando depois de. Algumas hora de comer a racao costumeira dele estou preoculpada.Ele tenhe 9 anos era um gato quer encontrei na rua sem raca defenida.o quer ja fiz remove a comida lavei todo os recepientes de uso dele frequente eu escovo ele nao come comida ou outras comiga so ração.é anti social não aceita outros animal ele foi criado junto com mais dois cachorros,so quer os mesmos morram um de velhise e o outro de cáncer ja tenhe mais de 5 anos.
Ele ficou sozinho também tenhe medo de gente se chegar alguem em casa ele se esconde so aparecer depois quer a pessoa vai embora agora com mingo brinca corre mim faz massagem enfim..ando desconfiada das rações o lote.. vou comprar outra. racao quer ele gosta para observar ele e muito carinhoso com mingo.A tenhe outra mania quando coloco a comida ele cheira meu braço ,na varanda tenhe vasilha com mato as vezes eles escolhe e come.Ele estar ficando abatido com isso.
Obrigado pela atencao.

Meu gato está vomitando, o que fazer?
1 de 3
Meu gato está vomitando, o que fazer?

Voltar ao topo da página