Remédios naturais para a gastroenterite em gatos

Remédios naturais para a gastroenterite em gatos

Quem disse que os gatos são ariscos e apenas precisam de atenção? Este é um mito muito espalhado mas completamente falso. Os gatos também podem ser muito apegados aos seus donos e igualmente o seu organismo é susceptível diante de várias doenças.

Os gatos têm um sistema digestivo muito delicado e sensível que pode reagir perante ingestões excessivas de comida, comida em mau estado ou as famosas bolas de pelo. Isto pode fazer com que o nosso querido animal de estimação sofra um quadro de gastroenterite, que na maioria dos casos é leve e inclusivamente pode tratar-se em casa, quando não existam sinais de alerta.

Quer saber mais sobre isso? Neste artigo do Perito Animal mostramos-lhe os remédios naturais para a gastroenterite em gatos.

A gastroenterite em gatos

A gastroenterite em gatos é uma situação caracterizada por um estado inflamatório da mucosa gástrica intestinal, o que compromete a saúde de todo o sistema digestivo, e portanto, afeta de forma geral o nosso animal.

As causas da gastroenterite felina podem ser várias, mas em numerosas ocasiões deve-se à ingestão de um alimento em mau estado ou também pela presença de um corpo estranho no sistema digestivo, como por exemplo, uma bola de pelo.

Nestas situações deve entender-se a gastroenterite como um mecanismo de defesa do organismo, uma reação que permite que o sistema digestivo se limpe para poder recuperar posteriormente.

Jejum e hidratação

Como proprietários devemos tentar que o nosso gato, através dos seus hábitos higiênico-dietéticos, apoie esta reação do seu organismo para que assim a gastroenterite cure espontaneamente em um menor período de tempo.

Isto implica que inicialmente serão necessárias 24 horas sem alimento, deste modo, toda a energia requerida para fazer a digestão é usada para que o sistema digestivo possa recuperar-se. O que não devemos descuidar de forma nenhuma é a hidratação, uma vez que com a presença de vômitos e diarreia o nosso animal perderá uma importante percentagem de fluídos orgânicos.

A melhor opção para manter uma boa hidratação é adquirir um soro de reidratação oral apto para o uso veterinário.

Remédios naturais para gatos com gastroenterite

Tentar uma adequada hidratação e restringir os alimentos durante 24 horas é imprescindível no tratamento natural da gastroenterite felina, não obstante, também dispõe de outros remédios caseiros que podem ser de grande utilidade:

  • Sementes de Pantago Ovata: estas sementes são de consumo humano mas também são aptas para os nossos animais. A sua função é regular o trânsito intestinal, neste caso, devemos dar meia colher de café a uma colher de café por dia. Na presença de diarreia, as sementes de plantago ovata atuam absorvendo a água dos intestinos e aumentando o volume de fezes, reduzindo assim os sintomas e a frequência das defecações.

  • Probióticos: os probióticos ajudarão a regular a flora intestinal do seu gato, isto repercute-se positivamente sobre a frequência de defecações, mas além disso, fortalece as estruturas imunitárias localizadas no sistema digestivo. Obviamente, o probiótico deve conferir estirpes de bactérias naturalmente presentes no intestino do gato, portanto, deverá adquirir este produto em uma loja especializada.
  • Nux Vomica ou Noz-vómica: trata-se de um remédio homeopático que usado em uma diluição 7 CH é de grande utilidade para diminuir os sintomas digestivos, tanto em animais de estimação como em humanos. Dilua 3 grãos em 5 mililitros de água e divida por três tomas ao dia.

  • Aloe Vera: o aloe vera não é tóxico para os gatos e aplicado vira oral exercerá as suas propriedades anti-inflamatórias sobre o sistema digestivo. É importante adquirir o suco de aloe vera puro apto para uso veterinário. A dose diária é de 1 mililitro por cada kg de peso corporal.

Outros conselhos para o tratamento natural da gastroenterite felina

O seu gato apresenta febre, presença de sangue nas fezes, coloração anormal das mucosas ou debilidade generalizada?Estes sinais devem ser interpretados como sinais de alerta e na sua presença deve acudir urgentemente ao veterinário.

Nos casos leves é tão importante levar a cabo adequadamente o tratamento natural como introduzir a alimentação habitual paulatinamente (devagar). O leite deve ser evitado a todo o custo, visto que os gatos não digerem bem a lactose, o ideal é que de forma progressiva dê ao gato comidas muito digeríveis e baixas em gorduras, de forma frequente mas em quantidade pequenas.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Remédios naturais para a gastroenterite em gatos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas intestinais.