Partilhar

Anemia em gatos - Sintomas e tratamento

Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. Atualizado: 16 novembro 2017
Anemia em gatos - Sintomas e tratamento

Ver fichas de  Gatos

Apesar de gatos e cachorros serem animais muito diferentes, a verdade é que um gato necessita da mesma atenção veterinária que um cachorro, tal como uma alimentação adequada, companhia, tempo e toda a dedicação que lhe possamos dar.

O motivo é que a nossa responsabilidade como proprietários é que o nosso gato desfrute de um pleno estado de saúde e bem-estar, tanto físico, como psíquico e social, e isto passa por nos informarmos sobre as várias doenças que podem afetar o nosso felino.

Descubra neste artigo do PeritoAnimal alguns dos sintomas e tratamentos da anemia em gatos, para que saiba o que é esta doença, como se manifesta e como devemos agir diante dela.

Também lhe pode interessar: Doenças cardíacas em cães e gatos 🐶🐱

O que é a anemia?

O termo anemia medicamente significa falta de algum elemento no sangue e trata-se de um doença que os seres humanos também podemos sofrer. Existem dois tipos de anemia que podem afetar o nosso gato.

Quando falamos da anemia em gato, esta condição define-se por um número diminuto de glóbulos vermelhos no sangue, sendo este glóbulos as células encarregadas de transportar o oxigênio para nutri os tecidos e o dióxido de carbono até que este se elimine através da respiração.

Como veremos em seguida, a anemia pode ser causada por muito fatores, mas todos eles têm como resultado uma diminuição nos glóbulos vermelhos e a hemoglobina, que é o pigmento responsável pela captação e transporte do oxigênio.

Anemia em gatos - Sintomas e tratamento - O que é a anemia?

Causas da anemia em gatos

Entre as principais causas da anemia em gatos devemos destacar as seguintes:

  • Perda de sangue por hemorragia externa ou interna
  • Doença auto-imune
  • Infecção viral
  • Doença renal
  • Câncer
  • Reação adversa a fármacos

 

Sintomas de anemia em gatos

Como mencionámos anteriormente, os glóbulos vermelhos são responsáveis por transportar o oxigênio, assim sendo, caso se sofre anemia, os tecidos que formam o organismo do nosso gato não receberão oxigênio suficiente, manifestando-se esta condição principalmente através de letargia, cansaço e baixa tolerância ao exercício físico.

No entanto, outros sintomas que podem indicar anemia são os seguintes:

  • Diminuição do apetite
  • Perda de peso
  • Palidez das mucosas
Anemia em gatos - Sintomas e tratamento - Sintomas de anemia em gatos

Como se diagnostica a anemia em gatos?

Para diagnosticar a anemia em gatos dispomos principalmente de duas provas analíticas que se realizam através de uma extração de sangue e posterior estudo da nossa amostra:

  • Hematócrito: Indicará o volume de glóbulos vermelhos presentes no sangue do gato, determinando se este intervalo é normal ou se pelo contrário corresponde a um estado de anemia.
  • Hemograma: Também conhecido como contagem sanguínea completa, esta análise dá-nos informação sobre todos os elementos do sangue, glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas.

Obviamente não basta diagnosticar a anemia, é prioritário estabelecer a causa, para isso o veterinário terá em conta o historial clínico do gato, todos os sintomas que apresenta, fará uma exploração física completa e também deverá descartar a presença de doenças virais como a leucemia.

Anemia em gatos - Sintomas e tratamento - Como se diagnostica a anemia em gatos?

Tratamento da anemia em gatos

O tratamento da anemia dependerá principalmente da causa e no caso de estar diante de uma anemia severa pode ser necessária uma transfusão sanguínea para restaurar os níveis de glóbulos vermelhos.

Esta ferramenta terapêutica será tida em conta não só quando a anemia seja grave assim como também quando esta é causada por algum tipo de hemorragia, e por vezes podem ser necessárias várias transfusões sanguíneas até que o próprio organismo do animal seja capaz de sintetizas novos glóbulos vermelhos saudáveis.

As outras ferramentas terapêuticas que se podem usar dependerão da causa subjacente e o tratamento deverá estar orientado em eliminar ou tratar o fator desencadeante da anemia.

Anemia em gatos - Sintomas e tratamento - Tratamento da anemia em gatos

É possível prevenir a anemia em gatos?

Algumas das causas da anemia em gatos são imprevisíveis e a sua prevenção pode ser muito difícil, no entanto, podemos empregar várias medidas que nos ajudem a manter o bem-estar do nosso gato e a prevenir em maior medida esta doença:

  • Tente manter o seu gato no interior de casa para assim evitar a transmissão de doenças infecciosas, se o seu gato tem contacto com o exterior, consulte o seu veterinário sobre que vacinas são mais adequadas para a prevenção destas doenças.
  • Desparasite o seu gato de forma frequente.
  • Procure que o seu gato siga uma alimentação saudável e equilibrada e permaneça atento a qualquer mudança de hábitos.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Anemia em gatos - Sintomas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças cardiovasculares.

Escrever comentário sobre Anemia em gatos - Sintomas e tratamento

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
8 comentários
A sua avaliação:
Liliane silva
Bom dia!
Estou desesperada meu gato caramelo necessita de uma transfusão de sangue e eu não acho nenhum lugar q eu possa compra a bolsa de sangue .valguem aqui pode me indicar um lugar para comprar pelo amor de Deus ?!
Maria Isabel Figueiredo de de Melo
Meu gato está haemobartonella sp. Não alimenta so bebel água.e estarão e desnutrida.ja levei ele duas vezes para retirar líquido do abdômen.sinto que ele tá sofrendo muito ok devo fazer?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Maria! Recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Beatriz Pereira
Boa tarde,

Deixo as indicações de fitoterapia, litoterapia e homeopatia para o tratamento e, sim, cura desse mal.
Fitoterapia - suco de noni ou morinda citrofilia
Litoterapia - uma coleirinha de hematitas e ametistas
Homeopatia - consulte um bom médico veterinário homeopata.

Deus não deixa nenhuma porta sem chave, portanto, tudo tem cura. É só saber procurar a saída.

Paz e Bem a todos.
A sua avaliação:
Leila Jovino
Tenho uma gata de 2 anos, com aparência saudável. Desde março está fazendo tratamento de anemia,pois seu irmão veio a morrer por isso.
Ao contrário do irmão não demonstra nenhum sintoma, se alimenta bem, corre, brinca... apenas deu plaquetas baixas no exame de sangue. Está tomando ranitidina, doxifin, hemolitan, cobavital e beneroc...imagina a tortura que é para ela. As plaquetas de 60 -64 -84- e depois que parou as vitaminas caiu para 23.... estou preocupada. O pode estar acontecendo? Seria bom uma segunda opinião? Levo num hospital veterinário e já passou por umas 4 veterinárias diferentes e apenas fazem o exame de sangue e dizem pra continuar com os remédios... Estou preocupada se não estão vendo o que ela realmente tem. Aguardo uma notícia.Grata!
A sua avaliação:
Leila
No exame de sangue meu gato apresentou apenas as plaquetas baixas, 60 no primeiro e depois de 10 dias apenas 64 no segundo exame.. Por que apenas as plaquetas e como tratar além dos remédios e vitaminas? Há alguma dieta? Grata
Terezinha Ester de Freitas da Silva
Bom dia, meu Gato o Fofinho, está com a doença diagnosticada e comprovada através do teste rápido, a FELV. Já recebeu duas transfusões de sangue, a ultima foi no dia 27/10/2017, porém até o dia 31/10/2017 o hematócrito dele que estava 8%, passou apenas para 9%. O Hospital aonde o meu filho está internado e os veterinários que estão cuidando dele é muito bom mesmo. Mas estou desesperado por conta do hematócrito. Por favor nos ajudem no que pode ser feito? Os médicos Veterinários que estão cuidando dele estão fazendo o possível e impossível, mas de repente alguém tem uma experiência e pode compartilhar para que o hematócrito dele venha a melhorar, por favor nos ajudem com alguma informação e ou experiência conhecimento no assunto.
Carol
Leva no gatos e gatos no humaita RJ
juliene de almeida
olá,eu levei meu gato no vet mas nao me deu nenhum diagnostico,eu disse p ele coletar o sangue dele pq como a gengiva estava esbranquiçada me parece anemia mas ele de vez em qnd da tipo um espasmos ,repuxada no rabo e alguns musculos ,só quer ficar deitado com o corpo pesado,levanta p comer e fazer as necessidades no mais só quer dormir,já nao sei mais o que faço me ajudem to desesperada.
Renata alves oliveira
Oi meus gatos não se encaixam em nenhuma dessas moléstia, como posso saber o que tem? Já fizemos exame e deu tudo normal, mas ficam magros parecendo esqueleto, e não tem força pra nada, também vomitam tudo que come, e tem diarréia frequentemente, não seu mais o que fazer já foram ao veterinário três vezes. Se puderem me ajudar. obrigada
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Renata Oliveira! Diarreia e vômito são sinais clínicos que podem ter como origem diferentes problemas ou doenças, e só mesmo na clínica veterinária é possível descobrir a causa pois só aí existem os meios de diagnóstico e exames complementares para tal. De qualquer forma, acredito que temos algumas dicas que possam ajudar os seus gatinhos.

Leia as nossas dicas para uma dieta adequada para quando seus gatos tiverem diarreia: https://www.peritoanimal.com.br/dieta-para-gatos-com-diarreia-21838.html

Dê também uma olhada nesse artigo aí para ajudar quando algum de seus gatos estiver vomitando: https://www.peritoanimal.com.br/meu-gato-esta-vomitando-o-que-fazer-21112.html

Rápidas melhoras!

Anemia em gatos - Sintomas e tratamento
1 de 5
Anemia em gatos - Sintomas e tratamento

Voltar ao topo da página