Doenças cardiovasculares

Anemia em gatos - Sintomas e tratamento

Maria Besteiros
Por Maria Besteiros, Auxiliar técnica veterinária. Atualizado: 5 abril 2023
Anemia em gatos - Sintomas e tratamento
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Neste artigo do PeritoAnimal vamos falar sobre um distúrbio sanguíneo do qual nossos gatos podem sofrer. Trata-se da anemia, um problema que ocorre quando o número de glóbulos vermelhos diminui em relação ao que é normal para a espécie. Isto resulta no aparecimento de vários sinais clínicos que podemos detectar, tais como palidez das membranas mucosas ou perda de apetite.

A anemia em gatos pode ser leve ou grave, mas sempre terá que ser tratada pelo veterinário, que também terá que identificar a causa que a está ocasionando, pois pode ser uma doença infecciosa, um problema parasitário ou uma hemorragia, entre outros. Continue lendo para descobrir o que é anemia em gatos, seus sintomas e tratamento. Também detalharemos se há remédios caseiros para esta condição.

Índice

  1. O que é a anemia em gatos?
  2. Causas da anemia em gatos
  3. Sintomas de anemia em gatos
  4. Sintomas de anemia em gatos
  5. Como se diagnostica a anemia em gatos?
  6. Tratamento da anemia em gatos
  7. É possível prevenir a anemia em gatos?

O que é a anemia em gatos?

O termo anemia medicamente significa falta de algum elemento no sangue e trata-se de um doença que os seres humanos também podemos sofrer. Existem dois tipos de anemia que podem afetar o nosso gato.

Quando falamos da anemia em gato, esta condição define-se por um número diminuto de glóbulos vermelhos no sangue, sendo este glóbulos as células encarregadas de transportar o oxigênio para nutri os tecidos e o dióxido de carbono até que este se elimine através da respiração.

Como veremos em seguida, a anemia pode ser causada por muito fatores, mas todos eles têm como resultado uma diminuição nos glóbulos vermelhos e a hemoglobina, que é o pigmento responsável pela captação e transporte do oxigênio.

Anemia em gatos - Sintomas e tratamento - O que é a anemia em gatos?

Causas da anemia em gatos

Embora tenhamos a tendência de associar a anemia a uma nutrição deficiente, as principais causas da anemia em gatos são as seguintes:

  • Hemorragias internas e externas, tais como as devidas a envenenamento, trauma ou problemas de coagulação.
  • Doenças auto-imunes.
  • Doenças virais. A anemia em gatos com leucemia ou imunodeficiência é uma complicação relativamente comum.
  • Parasitas internos e externos, tais como as pulgas.
  • Insuficiência renal crônica ou hepática.
  • Neoplasias
  • Deficiência de ferro

Sintomas de anemia em gatos

As anemias podem ser divididas em dois grupos principais, de acordo com a capacidade da medula óssea de regenerar os glóbulos vermelhos. Assim, existem dois tipos de anemia:

  • Anemia regenerativa: quando o corpo tem a capacidade de regenerar os glóbulos vermelhos. Esta é geralmente a anemia que ocorre em casos de hemorragia ou hemólise, que é quando os eritrócitos são destruídos. Isto é chamado de anemia hemolítica.
  • Anemia não regenerativa: este é o tipo mais grave de anemia e tem o pior prognóstico porque o organismo perdeu a capacidade de gerar novos glóbulos vermelhos, ou o faz em quantidades muito pequenas.
Anemia em gatos - Sintomas e tratamento - Sintomas de anemia em gatos

Sintomas de anemia em gatos

Em geral, estes são os sinais clínicos mais comuns que podem ser detectados em um gato com anemia. Eles serão mais ou menos graves e podem ser acompanhados por sinais correspondentes à causa da anemia:

  • Cansaço.
  • Apatia.
  • Sonolência.
  • Fraqueza.
  • Palidez das membranas mucosas.
  • Perda de apetite.
  • Perda de peso.
  • Problemas respiratórios
  • Desidratação
  • Hipotermia

Como se diagnostica a anemia em gatos?

Para diagnosticar a anemia em gatos dispomos principalmente de duas provas analíticas que se realizam através de uma extração de sangue e posterior estudo da nossa amostra:

  • Hematócrito: Indicará o volume de glóbulos vermelhos presentes no sangue do gato, determinando se este intervalo é normal ou se pelo contrário corresponde a um estado de anemia.
  • Hemograma: Também conhecido como contagem sanguínea completa, esta análise dá-nos informação sobre todos os elementos do sangue, glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas.

Obviamente não basta diagnosticar a anemia, é prioritário estabelecer a causa, para isso o veterinário terá em conta o historial clínico do gato, todos os sintomas que apresenta, fará uma exploração física completa e também deverá descartar a presença de doenças virais como a leucemia.

Anemia em gatos - Sintomas e tratamento - Como se diagnostica a anemia em gatos?

Tratamento da anemia em gatos

O tratamento da anemia dependerá da causa. Por exemplo, se a anemia em gatos é causada por pulgas, um desparasitante apropriado deve ser aplicado e todos os parasitas no ambiente devem ser eliminados. Quando a anemia é devida a uma doença auto-imune, geralmente são prescritos corticosteróides devido ao seu efeito imunossupressor. Além disso, em anemias mais graves, pode ser necessária uma transfusão de sangue para tentar fornecer ao gato um rápido suprimento de glóbulos vermelhos enquanto o corpo do gato pode gerar mais.

Mesmo assim, o tratamento da anemia em gatos pode levar várias semanas, dependendo da causa, e levará um pouco mais de tempo para retornar ao que é considerado a contagem normal de glóbulos vermelhos. Portanto, se você estiver se perguntando quanto tempo dura a anemia em gatos, não há uma resposta fixa. Seu veterinário vai continuar verificando seu gato para monitorar seu progresso até que ele possa ter alta.

Alimentos para anemia em gatos

Um gato com anemia geralmente perde o apetite e, se não comer, vai se sentir ainda mais fraco, sua condição vai piorar e vai se sentir cada vez menos faminto, agravando a condição. É por isso que é importante que ele coma. O melhor a fazer é utilizar alimentos especialmente formulados para gatos convalescentes, que podem ser encontrados em clínicas veterinárias ou estabelecimentos especializados.

Eles têm a vantagem de serem altamente palatáveis e nutritivos, portanto é suficiente para que o gato coma uma pequena quantidade. Além disso, sua textura é muito macia e pode ser adicionada água para dar em seringa aos gatos que têm mais dificuldade para comer.

Oferecer o alimento morno para realçar o cheiro que ele emite ou usar os alimentos preferidos do gato são outras opções para aguçar o apetite do gato. O fígado e a carne vermelha são especialmente recomendados nestas situações. Saiba mais em nosso artigo Alimentos ricos em ferro para gatos. Em qualquer caso, uma dieta de qualidade e uma boa hidratação são sempre recomendadas.

Anemia em gatos - Sintomas e tratamento - Tratamento da anemia em gatos

É possível prevenir a anemia em gatos?

Algumas das causas da anemia em gatos são imprevisíveis e a sua prevenção pode ser muito difícil, no entanto, podemos empregar várias medidas que nos ajudem a manter o bem-estar do nosso gato e a prevenir em maior medida esta doença:

  • Tente manter o seu gato no interior de casa para assim evitar a transmissão de doenças infecciosas, se o seu gato tem contacto com o exterior, consulte o seu veterinário sobre que vacinas são mais adequadas para a prevenção destas doenças.
  • Desparasite o seu gato de forma frequente.
  • Procure que o seu gato siga uma alimentação saudável e equilibrada e permaneça atento a qualquer mudança de hábitos.

Uma vez que vimos em que consiste a anemia em gatos, é um erro pensar que podemos diagnosticá-la sem ir ao veterinário ou que podemos tratá-la em casa, simplesmente dando vitaminas ao nosso gato. Não existem remédios caseiros para curar a anemia felina.

Não só é essencial que o veterinário confirme a anemia e identifique o que a causou, mas somente o veterinário pode prescrever o tratamento adequado. Você nunca deve dar nenhum tipo de remédio ao seu gato a menos que ele tenha sido prescrito por um veterinário, mesmo que sejam apenas algumas vitaminas que lhe pareçam inofensivas. Se você suspeitar que seu gato está anêmico, não espere mais para visitar uma clínica veterinária. Atrasar a visita só agravará a condição.

Uma vez que o veterinário tenha prescrito um tratamento, em casa você poderá oferecer ao seu gato alimentos como os mencionados na seção anterior, bem como todos os cuidados necessários, minimizando quaisquer elementos estressantes para promover sua recuperação.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Anemia em gatos - Sintomas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças cardiovasculares.

Bibliografia
  • Pérez-Écija, Estepa y Mendoza. 2018. «Interpretación de los parámetros sanguíneos». Ateuves nº 34. pp. 22-28.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
17 comentários
A sua avaliação:
Céia
Resgatei vários gatinhos com Felv. É triste essa doença porque eles tem um prognóstico ruim. Vivem pouco tempo. É muito triste. Existe a vacina mas quando o gato já é Felv positivo, não resolve. Tratamento só paliativo e isso quando conseguimos pagar. Estou castrando os mais fortinhos. Só quis deixar meu depoimento.
A sua avaliação:
Rose
Meu gato está com os lábios e a língua branca, mais ele come e bebe água.mais não é um gato ativo.oque será que ele tem? Agradeço
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Rose. Apenas um veterinário ou veterinária pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Camila
Meu gato foi diagnosticado com anemia profunda, não sei se é Felv. Mais ele se recusa a comer é beber água. Estou dando na seringa mais ele não engole. Está muito debilitado. Já levei no vet. Mais ela disse que às chances dele são poucas. Oque devo fazer??
A sua avaliação:
Gleidy
Minha gata tá sem comer nem bebe e tá tendo perda de peso tá triste qual remedio eu posso dá a ela?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Gleidy. Recomendamos a leitura deste artigo em que falamos por que o meu gato não quer comer: https://www.peritoanimal.com.br/por-que-o-meu-gato-nao-quer-comer-21447.html
Esperamos que seja útil!
A sua avaliação:
Vanderlei
Gato quando lambe o chão é felv , tratamento em casa : _ interferon/Ivomec/antibiótico/antiinflamatório/Viscum/fígado cozido e muito carinho e atenção ,nunca interne seu bichinho ou faça transfusão somente dê esses remédios e qualidade de vida com bastante carinho.
Marcia
Meu gato foi diagnosticado com felv e está com anemia profunda
Estava dando interferon
Onde vc consegue o viscun?
Maria
Seu gato teve melhora com interferon , o meu deu anemia , plaquetas baixas . Mas voltou a come . Estou dando promun
Cat e apevitin
A sua avaliação:
Luana Menezes
Faz 2 semanas que um gato apareceu na minha casa, mas não tinha tido tempo para olhar ele direito, mas à uns 3 dias eu fui colocar ração pra ele é vi o quanto ele estava fraco, somente pele e ossos, ele está bem desnutrido (gostaria de levá-lo ao veterinário, mas não tenho condições financeiras no momento, então estou fazendo o que posso diante da minha situação é da dele. Por isso estou pedindo um orientação de que tipo de vitaminas eu poderia dar para ele.
Estou bastante perdida, pois não sei como cuidar de um bichinho doente, mas eu queria ajudá-lo de alguma forma.
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
regiane de deus honorato
Minha gata foi diagnosticada com anemia , comprei pasta que veterinário passou e não chegou nem um mês de tratamento e veio a falecer... anemia não tem cura? qual a possibilidade de salvar um gato com anemia?
A sua avaliação:
Laura regiana
Meu gato está desnutrido demais ele não come direito e ele só fica deitdo na gaveta de roupa por favor me ajuda Não quero perde-lo😭😞
Luísa Savala
Oi Laura! Sem ver o sue cachorro não conseguimos passar nenhum diagnóstico. No entanto, recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
regiane de deus honorato
Olha se ele estiver com anemia, tenho três pastas para tratamento, que tinha comprado p meu amor, mais infelizmente não usou inteira , se quiser posso te doar.
Luiz galli
Minha gata está com anemia
Está bem ruim
Aqui posso faser
Moro em Colíder mt
A sua avaliação:
Liliane silva
Bom dia!
Estou desesperada meu gato caramelo necessita de uma transfusão de sangue e eu não acho nenhum lugar q eu possa compra a bolsa de sangue .valguem aqui pode me indicar um lugar para comprar pelo amor de Deus ?!
janaina
Boa tarde,
eu levei um gato de 5kg pra coleta. Já a 3ª tranfusao da minha gata. Boa sorte.
Maria Isabel Figueiredo de de Melo
Meu gato está haemobartonella sp. Não alimenta so bebel água.e estarão e desnutrida.ja levei ele duas vezes para retirar líquido do abdômen.sinto que ele tá sofrendo muito ok devo fazer?
Luísa Savala
Oi Maria! Recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Beatriz Pereira
Boa tarde,

Deixo as indicações de fitoterapia, litoterapia e homeopatia para o tratamento e, sim, cura desse mal.
Fitoterapia - suco de noni ou morinda citrofilia
Litoterapia - uma coleirinha de hematitas e ametistas
Homeopatia - consulte um bom médico veterinário homeopata.

Deus não deixa nenhuma porta sem chave, portanto, tudo tem cura. É só saber procurar a saída.

Paz e Bem a todos.
A sua avaliação:
Leila Jovino
Tenho uma gata de 2 anos, com aparência saudável. Desde março está fazendo tratamento de anemia,pois seu irmão veio a morrer por isso.
Ao contrário do irmão não demonstra nenhum sintoma, se alimenta bem, corre, brinca... apenas deu plaquetas baixas no exame de sangue. Está tomando ranitidina, doxifin, hemolitan, cobavital e beneroc...imagina a tortura que é para ela. As plaquetas de 60 -64 -84- e depois que parou as vitaminas caiu para 23.... estou preocupada. O pode estar acontecendo? Seria bom uma segunda opinião? Levo num hospital veterinário e já passou por umas 4 veterinárias diferentes e apenas fazem o exame de sangue e dizem pra continuar com os remédios... Estou preocupada se não estão vendo o que ela realmente tem. Aguardo uma notícia.Grata!
Dartaniane
Pede pro veterinário fazer o exame da fiv e felv na tua gata o meu gato adoeceu e quando levei no veterinário mim recomendaram fazer esse exame e deu q meu gato tem felv q é conhecido como HIV felino ai q nem é em gente é nos bichanos agora meu gato tá com anemia profunda e não tenho dinheiro pra fazer uma transfusão pq ia sair a quase mil reais e to cuidando dele em casa dando remedio de gente pra vê se salvo ele (compra remédio de anemia pra criança e dá a ela?)
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Dartaniane. Tudo bem? Pois é, a aids felina é uma doença que muita gente nem sabe que existe. Neste post explicamos o que é a aids felina, contágio, sintomas e tratamento: https://www.peritoanimal.com.br/aids-felina-contagio-sintomas-e-tratamento-20385.html.
Esperamos que seja útil.
A sua avaliação:
Leila
No exame de sangue meu gato apresentou apenas as plaquetas baixas, 60 no primeiro e depois de 10 dias apenas 64 no segundo exame.. Por que apenas as plaquetas e como tratar além dos remédios e vitaminas? Há alguma dieta? Grata
Terezinha Ester de Freitas da Silva
Bom dia, meu Gato o Fofinho, está com a doença diagnosticada e comprovada através do teste rápido, a FELV. Já recebeu duas transfusões de sangue, a ultima foi no dia 27/10/2017, porém até o dia 31/10/2017 o hematócrito dele que estava 8%, passou apenas para 9%. O Hospital aonde o meu filho está internado e os veterinários que estão cuidando dele é muito bom mesmo. Mas estou desesperado por conta do hematócrito. Por favor nos ajudem no que pode ser feito? Os médicos Veterinários que estão cuidando dele estão fazendo o possível e impossível, mas de repente alguém tem uma experiência e pode compartilhar para que o hematócrito dele venha a melhorar, por favor nos ajudem com alguma informação e ou experiência conhecimento no assunto.
Carol
Leva no gatos e gatos no humaita RJ
juliene de almeida
olá,eu levei meu gato no vet mas nao me deu nenhum diagnostico,eu disse p ele coletar o sangue dele pq como a gengiva estava esbranquiçada me parece anemia mas ele de vez em qnd da tipo um espasmos ,repuxada no rabo e alguns musculos ,só quer ficar deitado com o corpo pesado,levanta p comer e fazer as necessidades no mais só quer dormir,já nao sei mais o que faço me ajudem to desesperada.
Renata alves oliveira
Oi meus gatos não se encaixam em nenhuma dessas moléstia, como posso saber o que tem? Já fizemos exame e deu tudo normal, mas ficam magros parecendo esqueleto, e não tem força pra nada, também vomitam tudo que come, e tem diarréia frequentemente, não seu mais o que fazer já foram ao veterinário três vezes. Se puderem me ajudar. obrigada
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Renata Oliveira! Diarreia e vômito são sinais clínicos que podem ter como origem diferentes problemas ou doenças, e só mesmo na clínica veterinária é possível descobrir a causa pois só aí existem os meios de diagnóstico e exames complementares para tal. De qualquer forma, acredito que temos algumas dicas que possam ajudar os seus gatinhos.

Leia as nossas dicas para uma dieta adequada para quando seus gatos tiverem diarreia: https://www.peritoanimal.com.br/dieta-para-gatos-com-diarreia-21838.html

Dê também uma olhada nesse artigo aí para ajudar quando algum de seus gatos estiver vomitando: https://www.peritoanimal.com.br/meu-gato-esta-vomitando-o-que-fazer-21112.html

Rápidas melhoras!
1 de 5
Anemia em gatos - Sintomas e tratamento