Partilhar

Remédios naturais para a gastroenterite em cães

Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. Atualizado: 14 novembro 2017
Remédios naturais para a gastroenterite em cães

Ver fichas de  Cachorros

Como já mencionamos em outras ocasiões, os cães são susceptíveis de sofrer várias doenças que podem observar também em nós. Em algumas ocasiões, essas doenças não são graves e são apenas uma resposta do organismo que procura fazer frente a uma determinada situação através dos seus próprios recursos curativos.

Para que um proprietário se aperceba destas reações no organismo do seu animal de estimação é imprescindível que passe tempo com ele, que o observe e o conheça bem para assim poder determinar aqueles sinais que manifestam que algo não está bem.

Se nestes casos gosta de tratar o seu cão de forma natural, neste artigo do Perito Animal, mostramos-lhe os remédios naturais para a gastroenterite em cães.

O que é a gastroenterite?

A gastroenterite canina é uma doença leve a não ser que se complique. Caracteriza-se por um estado inflamatório que afeta tanto o estômago como os intestinos.

Na maioria das ocasiões, a gastroenterite obedece a uma reação do organismo que tenta limpar o sistema digestivo, quer seja devido a uma comida em mau estado ou devido a um agente patogênico.

Precisamente porque a gastroenterite é na realidade um mecanismo de defesa, é importante apoiá-lo através de meios naturais em vez de a anular através de tratamentos farmacológicos, embora reiteremos que este último procedimento possa ser necessário em casos graves.

Remédios naturais para a gastroenterite em cães - O que é a gastroenterite?

O jejum

Os animais são muito instintivos e precisamente a conservação dos seus intestinos tem uma grande "sabedoria". Por este motivo, diante de uma doença, o animal costuma deixar de comer para que assim toda a energia do organismo possa dirigir-se para o processo digestivo.

Por outro lado, alguns animais de companhia habituados às facilidades da vida doméstica são verdadeiros comilões e não deixam de comer nada mesmo que se encontrem mal.

Neste caso, o dono deve aplicar um período de jejum de 24 horas, que obviamente, faz referência à privação de comida mas não de hidratação.

Durante este período o cachorro deve ter água ou, melhor ainda, um soro caseiro de reidratação oral.

O jejum controlado durante 24 horas permite que o sistema digestivo se limpe com maior facilidade e procura uma recuperação da gastroenterite mais rápida.

Remédios naturais para a gastroenterite em cães - O jejum

Remédios naturais para a gastroenterite em cães

Além da importância do jejum e da recuperação paulatina da alimentação normal depois do período de privação de alimento, você tem outros remédios naturais que são muito úteis para aliviar os sintomas associados à gastroenterite canina:

  • Alho: a toxicidade do alho nos cães tem sido muito discutida e o certo é que na quantidade está o segredo. Quando o cão começar a recuperar a sua alimentação normal, pique um dente de alho diariamente para a sua comida. O alho é altamente antibacteriano e ajudará a que o sistema digestivo possa combater eficazmente uma possível infecção.

  • Probióticos: os probióticos são produtos que contêm estirpes de bactérias presentes na flora intestinal benéfica para o organismo. Por este motivo, é muito importante que adquira um probiótico específico para cães. Este produto ajudará a aliviar os sintomas e permitirá melhorar as defesas intestinais.

  • Nux Vomica ou Noz-vómica: A Nux Vomica é um remédio homeopático amplamente utilizado para as doenças gastrointestinais. Neste caso utilizaremos uma diluição 7CH, ou seja, deve diluir 3 grãos em 5 ml de água. Administre via oral com uma seringa de plástico.
Remédios naturais para a gastroenterite em cães - Remédios naturais para a gastroenterite em cães

Outros conselhos para o tratamento natural da gastroenterite canina

Se o seu animal apresenta gastroenterite e quer tratar esta doença de forma natural é importante que seja responsável, os seguintes conselhos ajudarão a melhorar a saúde do seu cão:

  • Se em 36 horas a gastroenterite não melhorar, deve acudir ao veterinário
  • Se o cão apresenta febre, letargia ou debilidade nos seus movimentos, a assistência veterinária será imprescindível
  • Passado o período de jejum o cão deve regressar à sua alimentação habitual de forma progressiva, começando primeiro por uma dieta mole
  • Em nenhum ocasião deve medicar o seu cão com fármacos aprovados para o uso humano, mesmo que funcionem consigo no caso de gastroenterite, uma vez que a sua fisiologia é completamente diferente.
Remédios naturais para a gastroenterite em cães - Outros conselhos para o tratamento natural da gastroenterite canina

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Remédios naturais para a gastroenterite em cães, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas intestinais.

Escrever comentário sobre Remédios naturais para a gastroenterite em cães

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
10 comentários
A sua avaliação:
joshua
Não tenho dinheiro p levar num veterinário :(
Adrianna
Tenho um filhote de tres meses a dias ele não come está sonolento com umas firidinhas na cabeça e nas orelhas.e um odor muito forte.a dois dias ele espiliu uma lobriga .,dai pra cá ele nãoalimentou mais.o veterinário receitou remédios injetável para infecção .comprimido para vermes .tem como me dar alguma dica o que fazer .por favor já fiz tudo que podia mas não esta funcionando pode me ajudar .obg
Administrador PeritoAnimal
Oi Adrianna! Sem ver o seu pet, não podemos recomendar nenhum tratamento. Recomendamos que você leve o seu pet a um veterinário de confiança para que ele possa recomendar o melhor tratamento, especialmente se o cachorrinho não está comendo.
Marcia Corrêa
Bom dia, por favor estou precisando de orientação, meu poodle não está se alimentando, a única coisa que ela aceita é salsicha, água está tomando, mas não quer comida nenhuma até sucrilhos que estava comendo não quer saber mais, ração nem pensar, passa longe, estou deseperada.
Aguardo uma orientação, muito obrigada....
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Márcia! Não recomendamos que alimente o seu cachorro com comida humana uma vez que pode prejudicar a saúde do animal.
O mais indicado é você buscar ajuda de um médico veterinário de confiança.
A Equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Isabel Cristina
Gostaria de saber o que Fasso com minha cachorra, a pouco tempo meu cachorro morreu, tava vomitando tudo que comia, espirrava, deu diarreia com sangue e não resistiu, agora minha cachorra tá vomitando. Não quero perder ela.
Administrador PeritoAnimal
Oi Isabel! Apenas o veterinário pode fazer uma exame físico na sua cachorrinha e indicar o tratamento adequado. Não espere até ser tarde demais e rápidas melhoras.
vicente
Ola ,
Gostaria saber o medicamento que minha cachorinha tome para melhorar a crise de gastrite pois ela tem de tempos em tempos e lambe o chão o tempo todo numa crise severa chega durar 8 horas e toma cloroidrato de metocroplamida e cloroidrato de ranitidina e outros ela tem 10 kg
Cibele
Olá bom dia,eu tenho um cachorrinho ele tem 3 meses de idade,um certo dia ele saiu de casa e foi para trás de outras casas e acabou comendo coisas estragadas,eu estou desconfiando que foi bucho de peixe, ele não tá comendo, perdeu o ânimo para brincar,está vomitando mais passou um pouco mais o vômito.
Ele tá fazendo coco muito vedido,vem tipo uns pedaços de comida, sei lá não consigo explicar direito, mais ele tá muito triste não come,só quer beber água. Acredito eu que seja por causa do intestino.
jose
boa tarde to com uma cachorrinha pequena no caso ela ea 0 foi o cruzamento de 1 pit e um poodle ela tem 5 meses queria que vcs me ajudasse os sintomas dela ela ta molinha so que dormir nao quer comer de jeito nenhum ja levei ao veterinario e ela continua ta magrinha eu nao sei mais oq fazer
Administrador PeritoAnimal
Oi Jose! Apenas um veterinário pode recomendar o melhor tratamento para o caso do seu pet. Não hesite em buscar um bom profissional para que ele faça um exame físico do animal e recomende o melhor procedimento. Rápidas melhoras!
jose
obrigado mais consegui o fato dela ta toda molinha era a glicemia dela que tava baixa tanto que ela nem tava me reconhecendo mais consegui curala dei mel a ela por 2 dias hoje ela ta bem melhor ta comendo bem ate demais ta uma bolinha gorda toda hora vai pra rua mais agradeco
A sua avaliação:
Lucia
Por favor o que é árvore de chá? Alguém poderia explicar melhor ou simplesmente citar o nome comercial deste óleo?
Grata
Liliana Ramos (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Lucia! Outro nome pelo qual esse óleo é conhecido é óleo de melaleuca.
Lucia
Puxa, muito obrigada pela resposta. Agora consigo encontrar.
Aliás a vet indica muito melaleuca pra tratar muitas coisas, até otite.
Valeu mesmo
Ada Maria Rodrigues Ferreira
Diz que pode colocar alho alimentação do cão. Alguns veterinários dizem que não porque o alho faz mal para os rins do mesmo. Ai fiquei em dúvida. E queijo qual pode ser dado, se é que tem algum. Aguardo resposta e agradeço.
Ana Salete Cardoso Cardoso
Que legal essa matéria! Faltou alguns tipos de exemplos de probióticos que eu poderia dar para meus cães, pois, tenho uma maltês que vive com gastrite, é crônica, segundo meu veterinário. Adorei a matéria de produtos naturais para acrescentar na alimentação dela. Desculpe a ignorância, mas não sei qual o tipo de probiótico poderia dar à ela, vou tentar pesquisar. Agradeço também, as dicas para otites, que coisa boa essas matérias! Obrigada por vocês existirem! Ana Salete Cardoso
Nelson Ferreira (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá Ana Salete, muito obrigado pelo seu comentário. É muito bom ler comentários como o seu e saber que estamos a ajudar várias pessoas com os nossos artigos. Quanto aos probióticos, o ideal é falar com o veterinário para que a aconselhe sobre qual o produto que deve comprar, sendo que existem probióticos feitos exclusivamente para o uso animal.

Esperamos que continue acompanhando os nossos artigos! :)

Remédios naturais para a gastroenterite em cães
1 de 5
Remédios naturais para a gastroenterite em cães

Voltar ao topo da página