Partilhar

Remédios caseiros para gastrite em cães

 
Por Liliana Ramos, Jornalista especializada em mundo animal. 15 fevereiro 2019
Remédios caseiros para gastrite em cães

Ver fichas de  Cachorros

Como acontece com os humanos, quando falamos sobre o organismo dos amigos peludos, os cães, nota-se que o aparecimento de inúmeras doenças está diretamente relacionado à alimentação, encontrando na nutrição tanto a causa quanto a solução mais natural para inúmeros transtornos. A gastrite é uma doença digestiva que pode afetar os cachorros e também ser causada por vários fatores, no entanto, uma dieta adequada, bem como outras medidas a adotar, serão a parte fundamental do tratamento. Se você quiser tratar seu animal de uma maneira mais natural, neste artigo do PeritoAnimal, falamos sobre remédios caseiros para gastrite em cães.

Também lhe pode interessar: Frutas e verduras que hamster pode comer

Gastrite em cães: o que é?

A gastrite em cães é uma inflamação da mucosa gástrica que causa distúrbios e disfunções no sistema digestivo, já que essa importante mucosa tem a função de proteger o estômago da ação dos sucos digestivos, incluindo o ácido clorídrico.

Sintomas de gastrite em cães

Quando a mucosa está inflamada, o funcionamento da mesma é alterado e isso dá origem a múltiplos sintomas, entre os quais devemos destacar os seguintes como os mais importantes:

  • Dor abdominal;
  • Vômito;
  • Diarreia;
  • Desidratação;
  • Fraqueza;
  • Perda de apetite;
  • Perda de peso.

A gastrite em cães pode ter várias causas, quando aguda, é geralmente devido à ingestão de substâncias nocivas, desde alimentos estragados a objetos tóxicos ou não digeríveis.

No entanto, a gastrite crônica pode ter causas sistêmicas, ou seja, afeta todo o organismo e manifesta-se por gastrite, como as infecções bacterianas e virais, câncer, doenças hepáticas ou renais, ou exposição prolongada a toxinas ambientais

Gastrite em cães: o que fazer?

Se observar sintomas em seu cachorro que podem corresponder à gastrite, é muito importante ir ao veterinário o mais rápido possível, pois, como vimos, a gastrite pode mascarar doenças tão graves quanto o câncer.

O veterinário irá diagnosticar gastrite e deve estabelecer a causa oculta, algo que será feito através de um exame físico completo, tendo em conta todos os sintomas presentes, bem como o histórico médico do paciente.

As medidas terapêuticas a serem adotadas irão variar dependendo da causa da gastrite, no entanto, as medidas dietéticas são partes específicas do tratamento de gastrite em cães. O veterinário pode recomendar que o animal de estimação realize um jejum entre 12 e 48 horas, além disso, pode dar indicações específicas sobre a quantidade de água necessária e a frequência com que deve ser ingerida, da mesma forma, a alimentação do cachorro deverá ser frequente e, em quantidades moderadas.

Com o jejum e essas mudanças na dieta, você conseguirá uma melhor regeneração e funcionalidade da mucosa gástrica.

Remédios caseiros para gastrite em cães

Abaixo mostraremos vários remédios caseiros que podem ser usados para melhorar a gastrite em cães. Como pode ver, muitos deles são alimentos, mas, tratam-se de alimentos com uma poderosa ação terapêutica, que permite ajudar o animal de forma não apenas eficaz, como também profunda.

Antes de usar qualquer um desses remédios, recomendamos que consulte o veterinário antecipadamente para poder adaptar esses recursos às necessidades individuais do seu cachorro:

  • Abóbora: a abóbora é um vegetal que possui muitas propriedades procinéticas (melhora todos os processos do aparelho digestivo), obviamente, deve ser fervida, devidamente preservada e ser completamente natural. Você deve adicioná-la à comida do seu animal de estimação, administrando uma colher de sopa para cada 5 kg de peso corporal, uma vez por dia.
  • Alho: embora seja verdade que o alho pode ser tóxico para os cachorros, isso só acontece quando administrado grandes quantidades. Por outro lado, se você der ao seu cachorro um dente de alho picado junto com a comida habitual, o alho ajudará a combater qualquer agente infeccioso que esteja causando gastrite, já que este é um dos melhores e mais potentes antibióticos naturais.
  • Cranberry: o cranberry americano ajudará em caso de gastrite infecciosa ou quando ela aparece como resultado de uma patologia renal. Isso porque esse tipo de arando é rico em proantocianidinas, substâncias com comprovada atividade antibiótica. Você deve adicionar dois arandos descascados e cortados para cada 5 kg de peso corporal na comida do seu cachorro.
  • Beterraba assada: a beterraba é um vegetal com uma composição nutricional interessante e muito rica em fitoquímicos com propriedades importantes. A beterraba ajudará a reduzir a inflamação da mucosa gástrica e, também permitirá mais facilmente a evacuação de qualquer substância tóxica. Você deve administrar uma colher de chá por 5 kg de peso corporal.
  • Aloe vera: o suco puro de aloe vera é um remédio excepcional para os animais de estimação, esta planta contém mais de 75 nutrientes com propriedades medicinais e será ideal para regenerar e curar a mucosa gástrica. A dose é de 1 mililitro por kg de peso corporal, e deve ser dividida em 3 doses diárias que serão dadas pela manhã, ao meio-dia e à noite. Comece com uma dose baixa e aumente progressivamente até atingir a dose necessária.
Remédios caseiros para gastrite em cães - Remédios caseiros para gastrite em cães

Gastrite em cães: como prevenir?

Tão importante como tratar a gastrite da maneira mais natural possível, será preveni-la, por isso, recomendamos que siga estas dicas:

  • Faça qualquer alteração na alimentação progressivamente;
  • Impeça o seu cachorro de comer grama contaminada ou alimentos em más condições;
  • Não dê ao seu animal uma quantidade excessiva de comida, é melhor que seja pouco e mais frequente;
  • Mantenha o programa de vacinação atualizado;
  • Verifique o seu jardim e elimine plantas tóxicas para cães.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para gastrite em cães, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas intestinais.

Escrever comentário sobre Remédios caseiros para gastrite em cães

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Remédios caseiros para gastrite em cães
1 de 2
Remédios caseiros para gastrite em cães

Voltar ao topo da página