Partilhar

Como dar um comprimido a um gato

 
Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. Atualizado: 7 novembro 2018
Como dar um comprimido a um gato

Ver fichas de  Gatos

Todos sabemos do caráter genuíno e independente dos gatos, mas a verdade é que estes felinos domésticos precisam dos nossos cuidados, uma vez que são susceptíveis de sofrer várias doenças, tal como nós e outros animais. Por esse motivo, por vezes, pode ser necessário que o seu gato tome medicamentos por via oral e é possível que alguns deles não se encontrem em forma líquida e sim em forma de comprimidos ou cápsulas.

Sabemos que o seu pet não vai achar graça nenhuma a estes comprimidos, assim sendo, neste artigo do PeritoAnimal mostramos-lhe como dar um comprimido a um gato.

Também lhe pode interessar: Posso dar banho a um gato doente?

É importante que o seu gato tolere bem o contato

Os gatos são animais muito susceptíveis ao estresse e apesar de poderem ser muito afetuosos também é possível que não tolerem bem o contato, especialmente quando não são eles que procuram os carinhos da sua família humana.

Mais vale prevenir que remediar por isso é importante que desde filhote acostume o seu gato ao contato, especificamente aquele que se faz de forma próxima ao rosto ou focinho. Caso contrário, será praticamente impossível dar medicação ao seu gato.

Como dar um comprimido a um gato - É importante que o seu gato tolere bem o contato

Esconder o comprimido na sua comida favorita

Os gatos têm um gosto muito refinado pela comida que lhe podemos chegar a oferecer, quer seja caseira ou uma determinada ração, que pode ser seca ou úmida, embora aquelas que têm uma textura úmida sejam mais nutritivas e saborosas.

Uma das formas mais simples é dar-lhes o comprimido escondido em um bocadinho de alimento e oferecer-lhes diretamente da nossa mão. Desse modo estamos nos certificando de que efetivamente engolem o fármaco.

Como dar um comprimido a um gato - Esconder o comprimido na sua comida favorita

Diluir o comprimido em água

Diluir o comprimido em água é uma forma muito prática de dar o comprimido ao gato, embora obviamente seja preciso dar-lhe o líquido através de uma seringa de plástico sem agulha para nos certificarmos de que recebe a medicação que precisa.

Antes de optar por este método é muito importante falar com o veterinário uma vez que alguns comprimidos são revestidos precisamente para reduzir o dano que podem produzir sobre o estômago (isto acontece muito com anti-inflamatórios), além disso, ao diluir o fármaco é possível que afete a absorção do mesmo.

Se a medicação é em forma de cápsulas também será possível diluir o pó em água (sempre consultando previamente o veterinário), o único caso em que não será possível este método é aquele em que se usam cápsulas de libertação prolongada.

Como dar um comprimido a um gato - Diluir o comprimido em água

Tranquilize o seu gato antes de lhe dar a medicação

Tanto o seu gato como você terão uma experiência muito negativa se lhe tentar dar a medicação quando ele estiver nervoso, uma vez os gatos são muito intuitivos e podem se aperceber de que o seu comportamento está um pouco estranho.

Antes de dar o comprimido ao seu gato permaneça com ele tempo suficiente até que eles esteja completamente tranquilo. Lembre-se que você é o responsável de que o seu gato siga adequadamente o tratamento farmacológico, assim sendo, trate este assunto com a máxima prioridade.

Como dar um comprimido a um gato - Tranquilize o seu gato antes de lhe dar a medicação

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como dar um comprimido a um gato, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário sobre Como dar um comprimido a um gato

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Como dar um comprimido a um gato
1 de 5
Como dar um comprimido a um gato

Voltar ao topo da página