Partilhar

Gastroenterite em gatos - Sintomas e tratamento

Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. Atualizado: 1 fevereiro 2019
Gastroenterite em gatos - Sintomas e tratamento

Ver fichas de  Gatos

Apesar de o gato se caracterizar pelo seu genuíno caráter independente, também precisa da nossa atenção, cuidado e carinho, uma vez que como proprietários temos a responsabilidade de garantir um completo estado de saúde e bem-estar. Por este motivo é importante que conheçamos como se manifestam aquelas doenças mais comuns em gatos, para poder assim identificá-las e atuar de modo adequado com a finalidade de preservar a saúde do nosso pet.

Neste artigo do PeritoAnimal contamos-lhe tudo o que precisa de saber sobre a gastroenterite em gatos, continue lendo!

O que é a gastroenterite?

A gastroenterite é uma inflamação que afeta a mucosa gástrica e a mucosa intestinal, causando uma alteração no funcionamento do sistema digestivo.

A sua gravidade depende da sua etiologia, visto que como observaremos mais à frente, pode ter múltiplas causas. No entanto, aquelas que são levas e se relacionam com a ingestão de um alimento em mau estado ou com uma dificuldade digestiva, costumam remitir de forma esporádica em um prazo aproximado de 48 horas.

Causas da gastroenterite em gatos

As causas da gastroenterite podem ser muito diversas e determinarão em grande parte o curso e a gravidade da sintomatologia. Vejamos em seguida quais são:

  • Intoxicação alimentar
  • Presença de parasitas intestinais
  • Infecção bacteriana
  • Infecção viral
  • Corpos estranhos no aparelho digestivo
  • Tumores
  • Tratamento com antibióticos

Sintomas da gastroenterite em gatos

Se o nosso gato sofre de gastroenterite podemos observar nele os seguintes sintomas:

Como já foi mencionado anteriormente, se observarmos estes sinais devemos suspeitar de gastroenterite e acudir de forma urgente ao veterinário, isto porque apesar de ser uma doença comum, por vezes pode envolver uma grande gravidade.

Gastroenterite em gatos - Sintomas e tratamento - Sintomas da gastroenterite em gatos

Tratamento da gastroenterite em gatos

O tratamento da gastroenterite em gatos dependerá da causa subjacente, mas devemos mencionar as seguintes estratégias terapêuticas:

  • Se os aspeto dos vômitos e a diarreia não apresenta sinais de alerta e o gato não tem febre, o tratamento será feito principalmente através de soros de reidratação oral e alterações alimentares, esperando uma completa recuperação no prazo máximo de 48 horas.
  • Se o gato apresenta febre devemos suspeitar de uma infecção bacteriana ou viral. Neste caso será normal que o veterinário prescreva antibióticos ou, se suspeita de um determinado vírus, utilize um teste para verificar a presença do mesmo e estudar a possibilidade de prescrever um antiviral. Devemos ter em conta que nem todos os vírus respondem ao tratamento farmacológico e neste caso será realizado igualmente um tratamento de reidratação.
  • Se nos casos anteriores a doença não melhora em um prazo aproximado de 2 dias, o veterinário passará a realizar análises de sangue, fezes e urina, podendo incluir também radiografias para descartar a presença de corpos estranhos ou tumorações na cavidade torácica.

O prognóstico da gastroenterite em gatos também irá variar muitíssimo dependendo da causa subjacente, sendo excelente no caso de indigestões e grave quando se trata de tumorações ou obstruções intestinais.

Gastroenterite em gatos - Sintomas e tratamento - Tratamento da gastroenterite em gatos

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Gastroenterite em gatos - Sintomas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas intestinais.

Escrever comentário sobre Gastroenterite em gatos - Sintomas e tratamento

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
Glayce maia
Boa noite meu marido resgatou uma gatinha atropelada a tres dias , ela estava mancando da patinha traseira , dei anti inflamatório para ela , mas depois de 2 dias ela esta vomitando e não quer comer , sera que o remedio atacou o figado dela ?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Glayce! A equipe do PeritoAnimal não recomenda a medicação dos pets sem indicação veterinária. Por essa razão, é muito importante que você leve a gatinha a um profissional de confiança para que ele possa fazer um correto diagnóstico e passar o tratamento mais adequado.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Jaqueline Macedo
Meu gatinho tem 11 meses e alguns dias percebo que ele não está defecando, quando pego na barriguinha dele sinto uns bolinhos. Já tentei trocar a ração e dar rações molhadas, mas nada resolveu, ele não apresenta outro sintoma, só uma sonolência um pouco fora do comum. O que faço? Desde já agradeço!
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Jaqueline! Sem ver o seu gatinho não conseguimos dar nenhum diagnóstico. No entanto, nosso artigo sobre meu gato não consegue defecar, pode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/meu-gato-nao-consegue-defecar-o-que-fazer-22686.html
Se essa condição permanecer, o mais indicado é buscar ajuda de um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Arlete Aparecida da Rocha
Minha gatinha faz muita anciã tá com muito enjoo mas não vomita nada acho que não tem o que vomitar pois não come desde ontem. O que faço? Tô preocupada porque ela é um bebê ainda
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Arlete! Esse artigo pode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/por-que-o-meu-gato-nao-quer-comer-21447.html
No entanto, recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança!
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
regina
Meu gatoa está com diarreia ha mais de dois meses perdeu peso levei a varios veterianarios fez exame de sangue,fezes que deu giardia tomou varios vermifugos para tal,floratil e outros nenhum medico consegue cura-lo.Aqui onde moro os veterinarios só querem mesmo o dinheiro já gastei muito e nao vejo melhora poderiam me ajudar?Preciso cortar a diarreia dele enfim .Obrigada Ah! nao consegui pegar a receita caseira
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Regina! Temos um artigo com um remédio caseiro: https://www.peritoanimal.com.br/remedio-caseiro-para-diarreia-em-gatos-22250.html. De qualquer forma, pelo que você descreve, o caso do seu gato é grave, uma vez que dura há dois meses e o acompanhamento por um veterinário é essencial.

Gastroenterite em gatos - Sintomas e tratamento
1 de 3
Gastroenterite em gatos - Sintomas e tratamento

Voltar ao topo da página