Partilhar

Remédios caseiros para o resfriado de cachorro

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 21 junho 2017
Remédios caseiros para o resfriado de cachorro

Ver fichas de  Cachorros

O resfriado em cachorros é uma condição que se pode tratar facilmente com truques ou remédios caseiros. Neste artigo do PeritoAnimal vamos explicar-lhe o que é o resfriado comum no cão, quais são os seus sintomas e os remédios caseiros aos quais pode recorrer para melhorar os sintomas que está sofrendo.

É uma condição infecciosa muito frequente e relativamente benigna no cachorro, podendo passar muitas vezes despercebida. Descubra alguns remédios caseiros para o resfriado do cachorro e acabe de vez com ele.

Também lhe pode interessar: O ouriço como animal de estimação

O que é o resfriado comum?

É uma condição de origem viral (mais concretamente são vírus que pertencem à família da Parainfluenza, embora também possa ser devido a Adenovírus canino), que afeta principalmente as vias respiratórias altas, provocando inflamação, irritação e lesões na mucosa que cobre estas vias.

Dá lugar a sintomas como espirros frequentes, tosse irritativa e mucosidade nasal abundante. Este quadro pode ser acompanhando de décimas de febre, o que dá lugar a que o animal demonstre certa apatia e mal-estar geral. Se estes sintomas se complicarem ou ficarem piores, deve consultar de imediato o veterinário.

Remédios caseiros para o resfriado de cachorro - O que é o resfriado comum?

Como pode ajudar um cachorro com resfriado comum?

Em primeiro lugar deve deixá-lo descansar, pois precisa de dormir muito mais do que habitualmente. Observa-se normalmente uma perda de apetite, pelo que o animal deixa de comer ou come pouco. É muito importante que beba muita água, por isso deve garantir que o recipiente de água tem sempre água fresca e limpa à sua disposição. A água ajudará a diluir a mucosidade e a reduzir ligeiramente a sua temperatura corporal.

Remédios caseiros para o resfriado de cachorro - Como pode ajudar um cachorro com resfriado comum?

Que remédios caseiros podem ajudar o cachorro?

Como o cachorro costuma deixar de comer, pode dar-lhe ração ligeiramente umedecida em água morna (37ºC) ou um caldo leve de carne (sem sal), também à temperatura corporal. Este remédio costuma funcionar bem. Deve ter em conta que o metabolismo do cachorro acelera com a febre, pelo que o seu consumo calórico aumenta. Não se recomenda mudar a dieta do animal, devido às mudanças bruscas de alimentação podem ocorrer diarreias.

Para favorecer a respiração, é bom umedecer o ambiente. Você pode fazer isso com vaporizadores ou cozendo água, à qual pode adicionar alguma essência, como eucalipto ou idêntico.

Como pode reduzir a tosse do seu cachorro?

Para além dos conselhos que já referimos, deve tentar limitar o exercício físico do cachorro, pois isso aumentaria a tosse. No caso de cachorros que saem com muito ansiedade à rua e puxam muito a coleira (que pressiona muito a gargante), é necessário evitá-lo, colocando coleiras mais largas ou utilizando um arnês anti-puxões. Poderá também recorrer a alguns remédios caseiros.

Estes conselhos podem ajudar a melhorar o estado geral do cachorro, mas é necessário lembrar que todo o processo infeccioso viral tem uma evolução e a curação vem pela resposta do sistema imunológico do cachorro. Quanto melhores forem os nossos cuidados, mais rápido o cachorro se recuperará.

Remédios caseiros para o resfriado de cachorro - Como pode reduzir a tosse do seu cachorro?

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para o resfriado de cachorro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças virais.

Escrever comentário sobre Remédios caseiros para o resfriado de cachorro

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
45 comentários
Zuleide
Meu cachorro tem 3 anos e da raça pisou ela está gripada então quer faco
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Zuleide! Temos um artigo sobre gripe canina que pode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/gripe-canina-causas-sintomas-e-tratamento-22460.html
De qualquer maneira, o mais indicado é buscar ajuda de um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Cavyn
Tomar chuva pode deixar o cão resfriado e indisposto também?
Meu cãozinho de 3 meses tomou bastante chuva há alguns dias, e desde ontem apresenta tosses e espirros. Também não está nada enérgico como antes.
Daniele
Ola!! Meu cachorro tem 2 anose e raça pinsher e esta com tosse.vomito e sai agua dos olhos!! Que remedio caseiro devo dar a ele?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Daniele! Temos dois artigos que podem te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/remedio-caseiro-para-cachorro-vomitando-22489.html
https://www.peritoanimal.com.br/remedio-caseiro-para-a-tosse-canina-21747.html
No entanto, recomendamos que antes de começar qualquer tratamento busque ajuda de um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Luciana Dias
Minha cachorra já está com 4 anos e pela primeira vez está acho que com gripe pois seu nariz está sempre sujo como se fosse escorrendo o que faço agradeço desde já obrigado
Arilyne
Meu cachorro esta resfriado queria saber qual remédio caseiro posso dar
fabiana
meu cao e filhote tem uns 4 dias q ta com catarro o q eu posso dar a ele
Sandra
Meu pet não quer comer nada.
Sirlei lino. Torres
Meu cachorro esta com sintomas de gripe! Ele fica tremendo e muito desinquieto e sem apetite. O q devo fazer?
Dawana
Minha cachorra está gripada qual remédio que posso dar a ela?
Patricia Rodrigues do prado
Meu cachorto tar lacromejando e renelando os olhos e nao quer comer oq eu faço?

Remédios caseiros para o resfriado de cachorro
1 de 4
Remédios caseiros para o resfriado de cachorro

Voltar ao topo da página