Partilhar

Pode dar ibuprofeno para cachorro?

Por Maria Besteiros. 4 setembro 2019
Pode dar ibuprofeno para cachorro?

Ver fichas de  Cachorros

Em quase todas as casas, é possível encontrar o ibuprofeno, um medicamento muito comum, que pode ser comprado sem receita médica e é frequentemente utilizado na medicina humana. Isso pode fazer com que os cuidadores pensem que é um medicamento adequado para oferecer aos cachorros, sem nenhum controle veterinário, mas a verdade é que o ibuprofeno é capaz de causar envenenamento e até a morte em cachorros. Para que você saiba, de uma vez por todas, a resposta da pergunta "pode dar ibuprofeno para cachorro?" entenda neste artigo do PeritoAnimal.

Ibuprofeno para cachorro é tóxico?

O ibuprofeno é um anti-inflamatório com propriedades analgésicas e antipiréticas comumente utilizado em humanos. Pode ser comprado sem receita médica, e isso transmite a ideia de que é inofensivo e, como é eficaz, não é incomum que os tutores administrem esse medicamento a seus cachorros, acreditando que ele tem os mesmos efeitos que na medicina humana. Infelizmente, o ibuprofeno pode ter consequências terríveis em cachorros, já que esses tipos de medicamentos, administrados sem nenhum controle de dose, podem causar envenenamento fatal.

O problema específico que o ibuprofeno representa é que os cachorros não possuem as enzimas necessárias para metabolizá-lo e eliminá-lo, o que pode fazer com que ele e os produtos resultantes de sua decomposição se acumulem no organismo. Além disso, os cachorros são muito sensíveis ao efeito ulcerante desses medicamentos, que também podem causar danos nos rins.

Tendo em conta esses efeitos, se você acha que seu cachorro pode precisar tomar ibuprofeno, o que precisa fazer é entrar em contato com o veterinário para que ele possa passar um diagnóstico e, em seguida, prescrever algum dos medicamentos para cachorros que existem no mercado, se necessário.

Ibuprofeno para cachorros: quais os usos?

O ibuprofeno é um medicamento usado para aliviar o desconforto e a dor que podem resultar de várias causas. Por isso, antes de administrar qualquer medicamento, é essencial que você tenha um diagnóstico e apenas o veterinário pode chegar a um.

Portanto, este medicamento atua como analgésico e anti-inflamatório, mas não se recomenda a administração do ibuprofeno para cachorro por causa de dores por períodos prolongados, uma vez que isso geralmente causa efeitos colaterais a nível digestivo. Esse fato, juntamente com as dificuldades que o organismo dos cachorros apresentam para metabolizar este medicamento, torna o ibuprofeno não recomendado para esses animais.

Existem outros remédios humanos proibidos parta cães, você pode ver quais são nesse artigo do PeritoAnimal.

Pode dar ibuprofeno para cachorro? - Ibuprofeno para cachorros: quais os usos?

Quantas gotas de ibuprofeno devo dar ao meu cachorro

Por tudo o que já explicamos, é raro que, atualmente, um veterinário prescreva um tratamento à base de ibuprofeno para cachorros. Nesse caso, a dose e o esquema de administração devem ser rigorosamente controlados por esse profissional para evitar riscos, uma vez que a margem de segurança em cachorros é muito baixa, o que significa que uma única dose um pouco maior do que a recomendada poderia ter como resultado um envenenamento.

Lembre-se de que uma dose tóxica de ibuprofeno para cachorros produzirá sintomas como dor abdominal, hipersalivação, vômito e fraqueza. As úlceras podem se manifestar com vômito e fezes negras, correspondentes ao sangue digerido. Se a quantidade de ibuprofeno ingerida for muito alta, você pode estar diante de uma dose letal de ibuprofeno para cachorro. Devido a esse risco, insistimos que ninguém, exceto um veterinário, pode decidir qual dosagem um cachorro pode tolerar e lembramos existem vários medicamentos à disposição muito mais seguros, mais eficazes e, principalmente, adequados para cachorros.

Se você suspeitar que a sintomatologia do seu cachorro se deve a uma dose excessiva de ibuprofeno, deve procurar o veterinário. Para evitar sustos, a melhor recomendação é nunca dar medicamentos para cachorros sem a autorização do veterinário e sempre seguir a dosagem prescrita. Todos os medicamentos devem ser mantidos fora do alcance do cachorro. Nunca presuma que um medicamento para consumo humano pode ser administrado a animais.

Para aprender a identificar os sintomas de uma possível intoxicação, confira nosso artigo sobre envenenamento em cachorros - sintomas e primeiros socorros.

Medicamentos para cachorros

É muito comum que as pessoas tenham em casa uma caixa de primeiros socorros com produtos farmacêuticos vendidos com ou sem receita. Por isso, antibióticos, analgésicos e anti-inflamatórios podem ser encontrados em qualquer casa e representam uma grande tentação para os cuidadores que, relacionando os sintomas do cachorro aos sintomas humanos, podem administrar medicamentos inadequados sem procurar um conselho profissional.

Já vimos que o ibuprofeno para cachorro, se administrado sem controle, pode causar uma intoxicação, mas você corre o mesmo risco se administrar, por conta própria, qualquer outro fármaco. Por isso, é imprescindível que todo tratamento passe pelo veterinário. Da mesma forma que os animais sofrem com doenças próprias, diferentes das humanas, também são fabricados antibióticos, analgésicos e anti-inflamatórios para cachorros, de uso veterinário. Todos eles são estudados para que sejam eficazes e seguros para esta espécie, e por isso, são eles que os tutores devem utilizar, e sempre com prescrição veterinária.

Anti-inflamatórios para cachorros

É preciso administrar anti-inflamatórios para cachorros, projetados exclusivamente para ser assimilados pelo sistema digestivo destes animais. No entanto, temos um artigo, que pode ajudar como tratamento completar ao prescrito pelo veterinário, sobre anti-inflamatórios naturais para cães.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Pode dar ibuprofeno para cachorro?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Medicamentos.

Vídeos de Pode dar ibuprofeno para cachorro?

1 de 3
Vídeos de Pode dar ibuprofeno para cachorro?

Escrever comentário sobre Pode dar ibuprofeno para cachorro?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
TERESINHA P. RODRIGUES
JÁ ENTENDI, EU N/ DOU IBUPROFENO P/ MEUS CÃES... GOSTARIA DE SABER O QUE SERIA, SE PODE SER SARNA NO OUVIDO! MEU CACHORRO ESTÁ SE COÇANDO TANTO QUE HJ SE FERIU..... FEZ DOIS CORTES NO RABO DE TANTO COÇAR! E N/ TEM NADA, A PELE BRANCA, MAS DETECTEI UMAS ESCAMAS BRANCAS, QUE N/ É DE PULGA! COÇA TODO O CORPO.... PODERIA ME INDICAR UM REMÉDIO OU PRECISO PROCURAR O VETERINÁRIO?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Teresinha! Sem ver o seu cachorro não conseguimos passar nenhum diagnóstico. No entanto, recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!

Pode dar ibuprofeno para cachorro?
1 de 2
Pode dar ibuprofeno para cachorro?

Voltar ao topo da página