Partilhar

Remédios caseiros para gato urinando sangue

Por Paula Pastur Bustos. 1 abril 2019
Remédios caseiros para gato urinando sangue

Ver fichas de  Gatos

A saúde do seu gato é uma das prioridades em termos de cuidados. Consultar o médico veterinário não só para revisões anuais, mas também quando se observa algum comportamento anormal ou mal-estar, como sangue na urina, é uma das responsabilidades de todos os tutores.

Encontrar manchas de urina com sangue é sinal de que alguma coisa não está bem. A consulta do médico veterinário é o mais importante. Depois de fazer o diagnóstico, como complemento do tratamento, você pode aplicar os remédios caseiros para gato urinando sangue que compartilhamos neste artigo de PeritoAnimal.

Gato urinando sangue: o que pode ser

A presença de sangue na urina se denomina hematúria e é motivo de preocupação para qualquer tutor de gato. Pode ser que você note urina vermelha ou laranja quando se aproxima para limpar a caixinha, ou que encontre pequenos poças avermelhadas em diferentes espaços de casa. De qualquer forma, existem várias causas diferentes. Para saber porque é que o seu gato urina sangue, veja os seguintes motivos:

Infecção bacteriana

O trato urinário está propenso ao desenvolvimento de bactérias, o que pode provocar uma infecção urinária. São comuns em gatos de ambos os sexos e se manifestam através de dor, desconforto ao urinar, sangramento e nervosismo geral.

Cistite

Esta doença é comum em gatos machos e fêmeas. Se manifesta como uma inflamação da bexiga que provoca muita dor no felino. Os sintomas são a dificuldade em urinar, o que faz ir ao gato à caixinha muitas vezes, queixas no momento da micção a causa da dor e a urina sanguinolenta.

Cálculos renais

Consiste na acumulação de minerais no trato urinário do felino. Para além do sangue, o gato apresenta perda de apetite, dificuldades em urinar, dor, lambidas na zona genital, entre outros. Se não for tratada a tempo, esta doença pode provocar a morte.

Obesidade

Mesmo quando não é a causa direta do sangramento, é de referir que a obesidade provoca muitos problemas no seu gato. Um deles pode ser a presença de sangue na urina, dado que o excesso de peso propicia o aparecimento de doenças e diferentes condições que põem em risco a saúde do animal. Desta forma, a obesidade pode favorecer o desenvolvimento de uma infecção urinária, por exemplo, que será a causante real da hematúria.

Traumatismos

Pancadas fortes, quedas e outros traumatismos podem fazer com que o seu gato urine sangue, o que significa que algum órgão interno ou músculo está ferido ou rasgado.

Tumores

Tumores no sistema reprodutivo ou urinário se manifestam através de sangue na urina. Em cada caso são diferentes, mas podem ser acompanhados de dor, dificuldade em urinar e a perda do apetite, entre outros sinais.

Piometra

A piometra é uma doença perigosa que afeta as fêmeas não esterilizadas, pois durante o cio são propensas a contrair bactérias. A piometra manifesta-se através de secreções com pus que são expulsas através da vagina e que, por vezes, podem ser acompanhadas de sangue.

Remédios caseiros para gato urinando sangue - Gato urinando sangue: o que pode ser

Gato urinando sangue: o que fazer

Ao observar o seu gato urinando sangue, é normal que o tutor entre em pânico e se pergunte o que fazer para ajudá-lo. O primeiro é conservar a calma, vigiar o comportamento do gato e recorrer ao veterinário imediatamente. É necessário estabelecer a causa que provoca o sangue na urina do gato, portanto o especialista vai te fazer perguntas sobre os hábitos do felino, além de realizar um check-up geral, análise de sangue, mostras de urina e, se for necessário, outros exames

Uma vez estabelecida a causa, o veterinário prescreverá um tratamento em função do diagnóstico. É imprescindível que você siga suas indicações à letra, já que muitas das doenças que se manifestam através da hematúria podem ser mortais se não são tratadas corretamente.

Os tratamentos para gato urinando sangue costumam consistir em:

  • Infecção bacteriana: analgésicos e antibióticos.
  • Cistite: analgésicos para a dor, antibióticos, anti-inflamatórios e uma mudança de dieta.
  • Cálculos renais: mudança para uma dieta caseira ou alimentação especial, antibióticos e anti-inflamatórios, cirurgia nos casos graves.
  • Obesidade: mudança de dieta, exercício e atenção a outros problemas de saúde que estejam provocando o sangramento.
  • Traumatismos: anti-inflamatórios, analgésicos, antibióticos em caso de infecção e outros cuidados segundo a gravidade do traumatismo.
  • Tumores: terapia segundo o estado do tumor e utilização de medicamentos que exija o caso.
  • Piometra: cirurgia ou tratamento com fármacos segundo a gravidade da doença.

Remédios caseiros para gato urinando sangue

Existem alguns remédios caseiros recomendados para gato urinando sangue. No entanto, tenha em conta que nenhum destes métodos substitui a atenção veterinária, pois as condições que provocam urina no sangue podem ser mortais para o seu gato. Estos tratamentos são só um reforço complementar dos tratamentos recomendados pelo veterinário e sempre devem ser aplicados sob a sua supervisão.

Os tratamentos naturais que mostramos a seguir são remédios caseiros para infecção urinária em gatos, para cálculos renais, cistite e/ou obesidade, que são os principais motivos da presença de sangue na urina em gatos. Quando o problema reside no desenvolvimento de tumores, por exemplo, também podemos acudir a remédios que ajudem a atenuar os sintomas mas, deverá ser o especialista quem indique os mais adequados. Em todos os casos, repetimos, os remédios no curam, aliviam.

1. Reduza o estresse para favorecer a hidratação

O estresse pode provocar o aparecimento de problemas como a cistite e a obesidade, portanto oferecer um ambiente tranquilo ao gato é imprescindível para a sua recuperação. Evite gerar barulhos incômodos, estabeleça uma rotina em casa e permita que o felino tenha um espaço onde possa se retirar e descansar.

2. Melhore a hidratação

Muitos gatos se recusam a beber água ou tomam pouca. Porém, problemas como a cistite e os cálculos renais podem ser provocados, em parte, por uma má hidratação ou piorar devido a isto.

Geralmente, os felinos preferem beber em recipientes de metal e não de plástico, pois o cheiro dos de plástico muda com o tempo, ainda que você não perceba. Recorde que o água deve ser trocada todos os dias, depois de limpar o recipiente. Se o seu gato não bebe mesmo assim, considere a possibilidade de adquirir uma fonte para gatos, pois eles acham a água em movimento atraente. Para mais recomendações, não perca o artigo "Meu gato não bebe água: causas e soluções".

3. Vinagre de maçã, um remédio para infecção urinária

O vinagre de maçã pode ser utilizado como remédio caseiro para gatos que urinam sangue, especificamente em casos de cálculos renais e infecções urinárias, pois limpa o organismo. Desta forma, para quem busca remédios caseiros para tratar a infecção na urina do seu gato, este pode ser um excelente aliado.

A forma de administrá-lo consiste em diluir uma colher de chá de vinagre no recipiente de água do gato e permitir que beba. Se ele não bebe, você pode dar o vinagre com ajuda duma seringa sem agulha, sempre sem forçar o animal.

4. Mudança de dieta

A qualidade da alimentação é importante para a saúde do seu gato. Muitas vezes, se adquire uma alimentação mais econômica por pensar que alimenta o felino de qualquer forma, mas a verdade é que as gamas baixas contêm muita gordura e carboidratos, e são pobres nos grupos alimentícios que os gatos necessitam.

Uma mudança de dieta melhorará e pode até mesmo prevenir a cistite, os cálculos renais e a obesidade. Consulte com o seu veterinário sobre os alimentos especiais que o seu gato necessita ou a possibilidade de iniciar uma dieta caseira ou de alimentos úmidos.

5. Vitamina C, o melhor remédio caseiro para a infecção de urinária em gatos

A vitamina C eleva os níveis de acidez na urina, o que contribui à eliminação de bactérias, pelo que pode ser um tratamento complementar em caso de infecções urinárias.

Os frutos ricos em vitamina C por excelência são os cítricos, como a laranja e a tangerina. No entanto, sabemos que é quase impossível que o seu gato aceite consumi-las, pois não gostam dos cheiros fortes. Não se preocupe! Você pode optar por oferecer morangos e mirtilos, ricos também nesta vitamina.

Remédios caseiros para gato urinando sangue - Remédios caseiros para gato urinando sangue

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para gato urinando sangue, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Remédios caseiros.

Escrever comentário sobre Remédios caseiros para gato urinando sangue

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
sonia coelho barreto
tenho uma gata com um tumor ha algum remedio caseiro que ajude o tumor a nao se espalhar
Catia
Meu cachorro está urinando sangue puro a 3 dias! Não sei o que fazer!
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Catia! Você deve levar o seu cachorro para o veterinário o mais rápido possível.
De qualquer forma, temos um artigo sobre cachorro urinando sangue que pode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/cachorro-urinando-sangue-o-que-pode-ser-22480.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Catia
Obrigado doutora! As dicas sao bem parecidas com o sangramento do meu cachorro! Porém não sei o que fazer! Sem condições nenhuma! Obrigado pela atenção! Deus abençoe seu dia! Cátia

Remédios caseiros para gato urinando sangue
1 de 3
Remédios caseiros para gato urinando sangue

Voltar ao topo da página