Cálculos renais em gatos - Sintomas e tratamento
Ver fichas de Gatos
Muitos animais, como os gatos, podem chegar a sofrer das mesmas doenças que os seres humanos, embora muitas vezes ignoremos este fato. É por isso que no PeritoAnimal recomendamos que esteja atento a possível sintomas, comportamentos estranhos e fora do normal, pois os gatos são animais de hábitos, por isso qualquer mudança nos seus hábitos indica que existe algum problema. Neste artigo vamos falar-lhe dos cálculos renais em gatos, os seus sintomas e tratamento, pois trata-se de uma condição que ataca os felinos com mais frequência do que imagina.
O que são cálculos renais?
Também chamados de urólitos e popularmente conhecidos como "pedras nos rins", trata-se da acumulação excessiva de certos minerais no trato urinário dos gatos, afetando a sua capacidade para urinar.
Nos gatos, existem dois tipos de minerais que são os que afetam o felino com maior frequência:
- Os cálculos do tipo estruvita, originados pelo magnésio.
- Os cálculos do tipo cálcicos, provocados pelos altos níveis de ácidos na urina.
Quando o seu gato tenta urinar, os cálculos acumulam-se nos seus condutos, impedindo expulsar a urina por mais que o animal se esforce para o fazer, causando-lhe uma forte dor. A presença de cálculos renais não só gera este tipo de incômodos e infecções urinárias, como também um diagnóstico tardio ou a falta de atenção médica pode provocar a morte do animal em muito pouco tempo, ao ocorrer uma falha renal. A condição pode piorar em apenas duas semanas.
Causas dos cálculos renais
Alguns elementos podem fazer com que o seu gato seja propenso a desenvolver cálculos renais:
- Predisposição genética: os Himalaios, Persas e Birmanês costumam sofrer desta doença com mais frequência que outras raças.
- Gênero: é mais comum nos machos que nas fêmeas.
- Idade: a partir dos cinco anos é mais provável o seu aparecimento.
- Medicamentos: o uso prolongado de alguns medicamentos, como cortisona ou tetraciclina, entre outros, pode derivar em falhas renais e urinárias.
- Desidratação: a falta de água provoca uma falha nos rins e acumulação de minerais.
- Dieta: quando o alimento do seu gato é alto em carboidratos, magnésio, fósforo ou cálcio.
- Infecções: algumas infecções urinárias podem ter como consequência a formação de cálculos renais no gato.
Confira alguns remédios caseiros para gato urinando sangue nesse artigo do PeritoAnimal.
Quais são os sintomas dos cálculos renais nos gatos?
Quando se trata de cálculos renais, o mais importante é detetar a condição a tempo, por isso deve estar atento a qualquer mudança nos hábitos do seu gato, como:
- Problemas para urinar, refletidos em um esforço durante a micção, que por vezes não dão resultado.
- Dor ao urinar.
- Inquietude e nervosismo.
- Presença de sangue na urina.
- Urina em pequenas quantidades e de forma frequente, ao não poder expulsar tudo em apenas uma micção.
- Gemidos de dor ao usar a caixa de areia.
- O gato lambe com mais frequência a sua zona genital.
- Vômitos.
- Depressão.
- Falta de apetite.
Como se realiza o diagnóstico?
O veterinário vai precisar que você descreva todos os sinais incomuns que observou no seu felino, e se valerá disto e de algumas análises para determinar se se trata ou não de cálculos renais:
- Apalpar o abdômen do animal para detetar dor e altos ou inchaço na zona.
- Realizar uma radiografia que permita analisar os rins, bexiga e todo o sistema urinário em busca de depósitos de minerais.
- Análise de urina que permita detetar possíveis infecções.
- Análises de laboratório para realizar um estudo com um cálculo da amostra recolhida.
Todos estes estudos servirão para detetar a obstrução urinário e ao mesmo tempo determinar de que tipo de cálculo se trata.
Tratamento para os cálculos renais em gatos
O tratamento indicado pelo veterinário dependerá do tipo de acumulação mineral que esteja afetando o felino e do nível de gravidade da doença. As opções são várias:
- Mudança de dieta: existem alimentos secos para gatos feitos especialmente para tratar condições renais, mas o mais recomendável é optar por alimentos úmidos, uma vez que uma maior quantidade de água ajuda a diluir os minerais acumulados na urina.
- Cistotomia: trata-se de uma operação cirúrgica aplicada para extrair os cálculos.
- Eliminação dos depósitos de minerais: utiliza-se um cateter para limpar os cálculos da zona da bexiga. Trata-se de um procedimento um pouco incômodo para o animal, mas que é de rotina nestes casos.
- Uretrotomia: utilizam-se microscópios minúsculos para avaliar o estado do sistema urinário e extrair os cálculos, ampliando a uretra.
Qualquer um destes procedimentos costuma ser acompanhado por tratamentos com medicamentos aplicáveis em casa:
- Uso de anti-inflamatórios, para diminuir o inchaço e aliviar a dor, melhorando o estado de ânimo do felino.
- Uso de antibióticos, necessários no caso de ocorrer uma infecção urinária.
- Aumento do consumo de água fresca, tanto para neutralizar a desidratação como para ajudar na dissolução dos cálculos. Deve fazer tudo o que for possível para que o seu gato aumente o seu consumo de água, uns 50 a 100 mililitros por cada quilo de peso é a média recomendada.
É possível prevenir?
Depois de ter claros os sintomas dos cálculos renais em gatos e o seu tratamento, deve saber que pode ajudar o seu felino a prevenir o seu aparecimento com alguns hábitos muito fáceis de seguir:
- Ofereça-lhe água fresca e limpa em abundância.
- Dê-lhe uma dieta baseada em alimento seco e úmido, além de baixa em sal.
- Evite situações de estresse.
- Realize check-ups semestrais para detetar a tempo qualquer doença.
Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se deseja ler mais artigos parecidos a Cálculos renais em gatos - Sintomas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.