Partilhar

Cálculos renais em gatos - Sintomas e tratamento

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 3 abril 2019
Cálculos renais em gatos - Sintomas e tratamento

Ver fichas de  Gatos

Muitos animais, como os gatos, podem chegar a sofrer das mesmas doenças que os seres humanos, embora muitas vezes ignoremos este fato. É por isso que no PeritoAnimal recomendamos que esteja atento a possível sintomas, comportamentos estranhos e fora do normal, pois os gatos são animais de hábitos, por isso qualquer mudança nos seus hábitos indica que existe algum problema. Neste artigo vamos falar-lhe dos cálculos renais em gatos, os seus sintomas e tratamento, pois trata-se de uma condição que ataca os felinos com mais frequência do que imagina.

O que são cálculos renais?

Também chamados de urólitos e popularmente conhecidos como "pedras nos rins", trata-se da acumulação excessiva de certos minerais no trato urinário dos gatos, afetando a sua capacidade para urinar.

Nos gatos, existem dois tipos de minerais que são os que afetam o felino com maior frequência:

  • Os cálculos do tipo estruvita, originados pelo magnésio.
  • Os cálculos do tipo cálcicos, provocados pelos altos níveis de ácidos na urina.

Quando o seu gato tenta urinar, os cálculos acumulam-se nos seus condutos, impedindo expulsar a urina por mais que o animal se esforce para o fazer, causando-lhe uma forte dor. A presença de cálculos renais não só gera este tipo de incômodos e infecções urinárias, como também um diagnóstico tardio ou a falta de atenção médica pode provocar a morte do animal em muito pouco tempo, ao ocorrer uma falha renal. A condição pode piorar em apenas duas semanas.

Cálculos renais em gatos - Sintomas e tratamento - O que são cálculos renais?

Causas dos cálculos renais

Alguns elementos podem fazer com que o seu gato seja propenso a desenvolver cálculos renais:

  • Predisposição genética: os Himalaios, Persas e Birmanês costumam sofrer desta doença com mais frequência que outras raças.
  • Gênero: é mais comum nos machos que nas fêmeas.
  • Idade: a partir dos cinco anos é mais provável o seu aparecimento.
  • Medicamentos: o uso prolongado de alguns medicamentos, como cortisona ou tetraciclina, entre outros, pode derivar em falhas renais e urinárias.
  • Desidratação: a falta de água provoca uma falha nos rins e acumulação de minerais.
  • Dieta: quando o alimento do seu gato é alto em carboidratos, magnésio, fósforo ou cálcio.
  • Infecções: algumas infecções urinárias podem ter como consequência a formação de cálculos renais no gato.

Confira alguns remédios caseiros para gato urinando sangue nesse artigo do PeritoAnimal.

Quais são os sintomas dos cálculos renais nos gatos?

Quando se trata de cálculos renais, o mais importante é detetar a condição a tempo, por isso deve estar atento a qualquer mudança nos hábitos do seu gato, como:

  • Problemas para urinar, refletidos em um esforço durante a micção, que por vezes não dão resultado.
  • Dor ao urinar.
  • Inquietude e nervosismo.
  • Presença de sangue na urina.
  • Urina em pequenas quantidades e de forma frequente, ao não poder expulsar tudo em apenas uma micção.
  • Gemidos de dor ao usar a caixa de areia.
  • O gato lambe com mais frequência a sua zona genital.
  • Vômitos.
  • Depressão.
  • Falta de apetite.
Cálculos renais em gatos - Sintomas e tratamento - Quais são os sintomas dos cálculos renais nos gatos?

Como se realiza o diagnóstico?

O veterinário vai precisar que você descreva todos os sinais incomuns que observou no seu felino, e se valerá disto e de algumas análises para determinar se se trata ou não de cálculos renais:

  • Apalpar o abdômen do animal para detetar dor e altos ou inchaço na zona.
  • Realizar uma radiografia que permita analisar os rins, bexiga e todo o sistema urinário em busca de depósitos de minerais.
  • Análise de urina que permita detetar possíveis infecções.
  • Análises de laboratório para realizar um estudo com um cálculo da amostra recolhida.

Todos estes estudos servirão para detetar a obstrução urinário e ao mesmo tempo determinar de que tipo de cálculo se trata.

Cálculos renais em gatos - Sintomas e tratamento - Como se realiza o diagnóstico?

Tratamento para os cálculos renais em gatos

O tratamento indicado pelo veterinário dependerá do tipo de acumulação mineral que esteja afetando o felino e do nível de gravidade da doença. As opções são várias:

  • Mudança de dieta: existem alimentos secos para gatos feitos especialmente para tratar condições renais, mas o mais recomendável é optar por alimentos úmidos, uma vez que uma maior quantidade de água ajuda a diluir os minerais acumulados na urina.
  • Cistotomia: trata-se de uma operação cirúrgica aplicada para extrair os cálculos.
  • Eliminação dos depósitos de minerais: utiliza-se um cateter para limpar os cálculos da zona da bexiga. Trata-se de um procedimento um pouco incômodo para o animal, mas que é de rotina nestes casos.
  • Uretrotomia: utilizam-se microscópios minúsculos para avaliar o estado do sistema urinário e extrair os cálculos, ampliando a uretra.

Qualquer um destes procedimentos costuma ser acompanhado por tratamentos com medicamentos aplicáveis em casa:

  • Uso de anti-inflamatórios, para diminuir o inchaço e aliviar a dor, melhorando o estado de ânimo do felino.
  • Uso de antibióticos, necessários no caso de ocorrer uma infecção urinária.
  • Aumento do consumo de água fresca, tanto para neutralizar a desidratação como para ajudar na dissolução dos cálculos. Deve fazer tudo o que for possível para que o seu gato aumente o seu consumo de água, uns 50 a 100 mililitros por cada quilo de peso é a média recomendada.
Cálculos renais em gatos - Sintomas e tratamento - Tratamento para os cálculos renais em gatos

É possível prevenir?

Depois de ter claros os sintomas dos cálculos renais em gatos e o seu tratamento, deve saber que pode ajudar o seu felino a prevenir o seu aparecimento com alguns hábitos muito fáceis de seguir:

  • Ofereça-lhe água fresca e limpa em abundância.
  • Dê-lhe uma dieta baseada em alimento seco e úmido, além de baixa em sal.
  • Evite situações de estresse.
  • Realize check-ups semestrais para detetar a tempo qualquer doença.
Cálculos renais em gatos - Sintomas e tratamento - É possível prevenir?

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cálculos renais em gatos - Sintomas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário sobre Cálculos renais em gatos - Sintomas e tratamento

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
42 comentários
A sua avaliação:
´°̥̥̥̥̥̥̥̥ω°̥̥̥̥̥̥̥̥`
Meu gatinho não quer tomar água ou nem se quer comer
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Temos um artigo sobre as causas de um gato não querer comer, confira: https://www.peritoanimal.com.br/meu-gato-nao-quer-comer-e-esta-triste-causas-e-solucoes-22960.html
De qualquer forma, é de vital importância que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Danielle
primeiramente, sinto muitíssimo, Marcia! sério que eles não tem disseram?! Muito provável que estivesse mt obstruído e a sonda não conseguiu entrar precisando tirar pela bexiga... aconteceu isso com o meu gato
Márcia
Boa noite!! Meu gato sábado dia 17 notei que ele estava dificuldade fazer xixi, domingo de manhã ele já estava com dor na barriga e com uma bola dura dentro.. Fui com ele no veterinário e tentaram colocar uma sonda nele, mas não foi possível o xixi não saia .. Levaram ele Centro cirúrgico e infelizmente faleceu, estou arrasada e me culpado por não ter percebido a tempo. Gostaria de saber pq sonda não funcionou com ele? Tenho duas gatas o q posso fazer para previnir essa doença horrorosa. Me ajudem por favor. Obrigada
Anny
Meu gato teve uma obstrução do trato urinário ele colocou uma sonda tirou no dia 26 ele fez xixi com uma cor escura tô dando os remédios bem direitinho cepram que é anestésico um anti-inflamatório e dipirona pra dor no dia 31 ele começou a ter dificuldade para fazer xixi e ficou se espremendo de novo vi na Net que é normal depois que tira a sonda eu gostaria de saber se é normal ou nao. Será que ele tá tentando espelir alguma coisa ahh tô dando cist Control tmbm
Anny
Boa noite meu gato fez uma desobstrução no trato urinário retirou no dia 26/05 qndo chegou em casa percebi que ele urinava uma cor bem escura e hoje dia 31 ele está com dificuldade de urinar e começou a se expremer de novo o veterinário passou cist control synulox passou um anestésico acepram em gotas tmbm tô dando dipirona qro saber se isso é normal ou se ele quer espelir alguma coisa
Viviane
Meu gato está com cristais..Plugs..levei ao veterinário..aonde o bichinho foi sedado e esvaziado a bexiga... este procedimento já se repetiu por três vezes consecutivas... nessa última vez tinha sangue na urina ... ele não está se adaptando a ração trato urinário...por favor me ajudem.... existe outra alternativa... ele toma bastante água..da torneira
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Viviane! O mais indicado é voltar ao veterinário e explicar que o seu gatinho não está se adaptando a ração, assim ele passará uma dieta variada e equilibrada de acordo com as necessidades do seu pet.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Júlia
minha gata está com um comportamento estranho já a alguns dias miando muito , vomitando e perdeu bastante peso, além de estar caindo bastante pêlo pode ser cálculo renal?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Júlia! Sem ver a sua gatinha não conseguimos passar nenhum diagnóstico. No entanto, recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Edna
Boa noite. Bom meu gato teve bastante cristãos, o médico esvaziou a bexiga dele umas duas ou três vezes, médico e agora ele está com insuficiência renal. Isso vai passar com um tempo? Ou é pra sempre?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Edna! A insuficiência renal aguda em cães tem cura, embora seja possível que lesões não recuperáveis tenham ocorrido. Dependendo da sua extensão, elas terão mais ou menos consequências para a vida futura do cachorro. Os casos crônicos são incuráveis e progressivos, de modo que o tratamento prescrito só será capaz de controlar a sintomatologia e tentar manter a qualidade de vida do cachorro pelo máximo de tempo possível. Este será o objetivo dos tratamentos que discutimos. Para saber mais sobre insuficiência renal em cães, leia nosso artigo: https://www.peritoanimal.com.br/insuficiencia-renal-em-caes-sintomas-e-tratamento-22820.html
De qualquer maneira, é importante visitar regularmente o médico veterinário.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Danyelle
Meu gato está com problema no trato urinário, descobrimos a pouco que ele têm pedra no rim, demoramos um pouco pois ele não miava e nem chorava quando ia fazer xixi, apenas ia várias vezes ao banheiro, o levamos ao veterinário mais próximo ontem, mas ele não precisou fazer exames nele, só algumas perguntas. Além disso, o veterinário passou três remédios Maxicam, pra anti-inflamatório, Enropet, antibiótico, e o terceiro para dor ou febre (que ele estava com um pouco de frio no horário que o levamos), gostaria de saber se são remédios bons para essas coisas? Marcamos uma consulta com outro veterinário na sexta-feira do dia 1° pra ter certeza que ele está bem mesmo e que poderemos parar de dar remédios, ou se ele vai precisar de alguma cirurgia. Você acha que eu fiz o certo? Ou que eu preciso levá-lo com urgência para um veterinário que o analise melhor? E gostaria de saber se ração de sachê é boa para esses casos normalmente? E como eu descubro quando ele está com febre? Posso dar dipirona quando isso acontecer? (Ps: ele não come e nem bebe nada pelo segundo dia, estamos realmente preocupados com ele e precisamos alimentá-lo. No momento está quieto em um canto fresco, demos o remédio mais cedo, mas não sabemos se ajudou a parar com as dores.)
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Danyelle! Sem ver o seu gato não conseguimos dar nenhum diagnóstico. O melhor é seguir as indicações do veterinário enquanto você não ouve a segunda opinião profissional.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
ramon tigre
meu gato de 15 meses castrado está com dificuldade para urinar desde dia 10/01, está saindo uma carne esponjosa no mijador dele, urina estava escura com pouco de sangue, demos dexagard e dexametasona pra ele, quando ele tenta urinar fica miando alto e gemendo, o único veterinário no interior está viajando, o que podemos fazer?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Ramon! O seu gato precisa de atendimento veterinário o quanto antes. Uma boa dica é buscar ONGs ou Associações próximo da sua região que possam te dar ajuda profissional.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!

Cálculos renais em gatos - Sintomas e tratamento
1 de 6
Cálculos renais em gatos - Sintomas e tratamento

Voltar ao topo da página