Partilhar

Remédio caseiro para gato envenenado

 
Por Anne Caroline Gonçalves, Jornalista. 2 julho 2018
Remédio caseiro para gato envenenado

Ver fichas de  Gatos

Nós, tutores de gatos, sabemos muito bem como esses animais são curiosos. Com um faro bastante aguçado, os felinos têm o costume de sair por aí, cheirando e brincando com objetos que, muitas vezes, podem ser perigosos para a sua saúde.

Uma simples planta doméstica ou um pedacinho de alimento que deixamos caído pelo chão, como o chocolate, pode intoxicar os nossos bichinhos e, por isso, devemos sempre prestar atenção a tudo aquilo que fica ao alcance do gato, garantindo a sua segurança dentro de casa.

Se o seu bichano tem o costume de sair para passear sozinho e acabou ingerindo alguma substância que o fez mal, ou acabou tendo contato com algo que não devia em casa, leve-o rapidamente ao veterinário, pois, nesses casos, cada minuto é crucial para salvar o animal. Nesse artigo do PeritoAnimal indicamos alguns remédios caseiros para gatos envenenados que podem ajudar até que você consiga contato com um médico especializado.

Sintomas de envenenamento em gatos

É importante ressaltar que nem todos os produtos tóxicos são iguais, assim, cada um atingirá o organismo do seu gatinho por vias diferentes e os sintomas, assim como o tratamento, podem variar. Em alguns casos, a substância pode fazer mal para o bichano apenas por estar no ar ou por entrar em contato com a pele, nem sempre entrando no organismo via oral. Os sintomas de envenenamento em gatos mais comuns incluem:

  • Mudanças de comportamento, incluindo apatia e isolamento
  • Urina com sangue ou com coloração mais escura do que o normal
  • Febre e calafrios
  • Convulsões, espasmos e tremores musculares
  • Fraqueza e dificuldade para respirar
  • Língua e gengiva roxas
  • Salivação excessiva e crises de tosse ou espirros
  • Vômito e diarreia
  • Olhar perdido e pupilas dilatadas
  • Desmaios e perda de consciência

Gato envenenado - o que fazer?

Caso o seu animal apresente um ou mais dos sintomas descritos no tópico anterior, entre em contato com um veterinário imediatamente para que ele possa lhe indicar os primeiros cuidados necessários enquanto você aguarda para que ele atenda ao seu gatinho pessoalmente.

Mesmo que nem sempre seja possível, é muito importante tentar descobrir qual foi a substância que intoxicou o animal, pois, assim, o médico saberá mais rapidamente o que fazer para salvar a vida do seu companheiro.

Se o envenenamento tiver ocorrido dentro de casa, afaste o seu animal da área imediatamente, deixando-o confortável em outro cômodo. Não deixe seu bichinho sozinho e preste atenção em sua respiração, mantendo-o acordado. Caso o animal tenda a desmaiar ou comece a convulsionar, enrole-o em um cobertor e leve-o a um hospital veterinário, pois, nesses casos, cada segundo é crucial para salvar a vida do seu amigo.

Veja também o nosso artigo sobre envenenamento em gatos – sintomas e primeiros socorros, caso queira saber um pouco mais sobre os primeiros passos que deve tomar nesses casos.

Remédio caseiro para gato envenenado - Gato envenenado - o que fazer?

Substâncias tóxicas para gatos

A maior parte das substâncias que podem fazer mal para o seu gatinho parecem inofensivas aos nossos olhos, por isso, antes de adotar um animal, faça uma pesquisa extensa na internet, converse com especialistas e se informe sobre os cuidados necessários para garantir a saúde do bichano, evitando os produtos tóxicos ou mantendo-os a uma distância segura do seu novo amigo.

Algumas das substâncias tóxicas que mantemos em casa e que podem fazer mal aos felinos incluem:

  • Chocolate, café, uvas passas, queijo e muitos outros alimentos humanos
  • Plantas como copo-de-leite, azaleia e espada-de-são-jorge, pois contém substâncias tóxicas em sua folhagem
  • Medicamentos como paracetamol e ibuprofeno
  • Produtos de limpeza que contenham álcool ou que sejam extremamente agressivos, como água sanitária
  • Inseticidas

Lembre-se que gatos gostam de pular em lugares altos e fuçam em absolutamente tudo, por isso mantenha esses produtos em armários fechados que eles não consigam abrir. No caso das plantas, garanta que fiquem em um canto da casa que o bichano não tem acesso.

Outro fator importante é não deixar seu amigo dar passeios pela vizinhança sozinho, pois, muitas pessoas podem oferecer-lhes produtos contendo veneno, o que pode ser fatal para o animal. Mantenha-o sempre sobre os seus cuidados!

Gato envenenado - remédio caseiro

Existem alguns remédios caseiros que podem ajudar a desintoxicar um gato envenenado, mas, é importante que você nunca tente nada sem consultar um veterinário antes. Como dito anteriormente, cada veneno age de uma maneira no corpo do seu felino e, caso você aplique o tratamento errado por não saber diagnosticar o animal, pode complicar ainda mais o quadro dele.

O primeiro passo sempre deve ser o contato imediato com um médico. Ligue para ele e explique o quadro do seu bichinho, diga os sintomas e tudo o que souber, assim ele poderá lhe dizer se essas dicas são úteis ou não.

Entretanto, ressaltamos que uma consulta presencial com um médico especializado se fará necessária em algum momento. Só ele poderá fazer os exames e indicar um tratamento adequado para o seu amiguinho.

1. Carvão ativado

Na maioria dos casos em que a intoxicação acontece via oral, seu veterinário pode recomendar o vômito, ainda mais se tiver alguma relação com plantas. Vomitar ajuda o veneno a sair do corpo do animal sem corromper o sistema digestivo ou atingir a corrente sanguínea.

Se essa for a situação do seu bichano, uma pastilha de carvão ativado de uso veterinário pode ajudar. O produto é facilmente encontrado em farmácias veterinárias, mantenha algumas em casa, apenas por segurança.

O carvão age como uma espécie de ímã, puxando o veneno para si, o que impede que as substâncias tóxicas sejam absorvidas e cheguem ao sangue do seu felino. É importante administrar essas pastilhas assim que ocorrer o caso de envenenamento, pois, se a intoxicação passar para a corrente sanguínea o caso se torna mais grave e o carvão ativado não fará mais efeito.

Em casos de envenenamento por substâncias causticas, que atingem diretamente o sistema digestivo, criando queimaduras internas, não se recomenda esse tipo de tratamento, pois o vômito pode irritar ainda mais o organismo do animal.

2. Mel

Um produto natural que pode ajudar, caso o seu animal tenha ingerido alguma substância tóxica é o mel. Ele também tem propriedades ativas que podem servir como uma espécie de protetor gástrico, protegendo o sistema digestivo do animal. Consulte o seu veterinário antes para saber se esse tratamento pode ajudar e, caso ele permita, apenas uma colher de mel é o suficiente.

3. Sabão neutro

Caso você sinta um cheiro forte e característico na pele do animal, é provável que a intoxicação tenha acontecido pelo contato externo. Lave o seu gato com sabão neutro até que o cheiro desapareça e garanta que ele não lamba qualquer região do corpo, pois o contato do veneno com a língua pode piorar o quadro. Em seguida, leve-o ao médico responsável para um diagnóstico apropriado.

4. Vá para o veterinário

Não ofereça sal, óleo ou alguma fruta ao animal como uma opção de remédio caseira. Mesmo que você siga as dicas citadas anteriormente, não esqueça de consultar o veterinário previamente e, assim que possível, corra com seu gato direto para uma clínica médica, assim você terá um diagnóstico e um tratamento rápido, o que é crucial nessas situações.

Entre os tratamentos mais comuns está a lavagem gástrica, banhos quentes com sabonete líquido para retirar o veneno da pele e, em casos mais graves, cirurgias e antibióticos podem ser administrados.

Remédio caseiro para gato envenenado - Gato envenenado - remédio caseiro

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Remédio caseiro para gato envenenado, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Remédios caseiros.

Escrever comentário sobre Remédio caseiro para gato envenenado

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Remédio caseiro para gato envenenado
1 de 3
Remédio caseiro para gato envenenado

Voltar ao topo da página