Partilhar

Remédio caseiro para a infecção urinária em cães

 
Por Anne Caroline Gonçalves, Jornalista. 25 junho 2018
Remédio caseiro para a infecção urinária em cães

Ver fichas de  Cachorros

Os nossos cãezinhos são como uma parte da nossa família e, se tem algo que nos deixa preocupados, é vê-los doentes. Uma das doenças mais comuns, não só em seres humanos, mas em animais também, é a infecção urinária.

Muitos cães desenvolvem este problema em algum momento da vida, sendo, na maioria das vezes, por razões bacterianas. Se o seu animalzinho começar a fazer xixi mais vezes do que o normal e não conseguir segurar a urina nem para chegar ao banheiro, fique atento e veja se não há sangue junto do xixi. Estes são os primeiros sinais de que algo está errado no trato urinário do seu companheiro.

Se esse for o seu caso, é essencial que leve o seu cachorro ao veterinário o mais rápido possível. Neste artigo do PeritoAnimal, damos algumas dicas de remédios caseiros para a infecção urinária em cães, para ajudá-lo enquanto espera pelo atendimento.

Também lhe pode interessar: Infecção urinária em cães

Remédio caseiro para cachorro urinando sangue

Existem diversos tipos de infecções e inflamações que podem levar um cachorro a urinar sangue e, por isso, é muito importante levar o seu companheiro ao veterinário. Ele fará os exames necessários para descobrir qual o problema do animal e qual tratamento é melhor recomendado.

Abaixo, listamos algumas das doenças mais comuns que podem apresentar este sintoma:

  • Infecção urinária
  • Cálculos (pedras) nos rins ou na bexiga
  • Tumores
  • Intoxicação ou envenenamento
  • Traumas (como batidas, quedas ou atropelamentos)

Leia o nosso artigo sobre "cachorro urinando sangue, o que pode ser?" e descubra todas as possíveis causas para esse problema.

É sempre importante ressaltar que não existe nenhum remédio caseiro para cachorro urinando sangue que vá curar o seu animalzinho, mas, existem cuidados e tratamentos homeopáticos que podem ajudar a aliviar a dor e os sintomas.

O primeiro passo é manter o seu cão em um local fresco e limpinho, não deixando que ele tenha contato com a sua própria urina. Garanta que ele esteja bebendo bastante água, assim, a chance de eliminar o causador do problema na urina, como um cálculo ou uma bactéria é maior.

Existem remédios homeopáticos veterinários que ajudam a melhorar a imunidade, contribuindo no tratamento de qualquer tipo de doença. Eles podem ser administrados para restaurar o vigor do animal, não deixando que seu cachorro fique tão fraco ou apático até que um veterinário possa atende-lo.

Remédio caseiro para cistite em cães

Quando uma infecção urinária bacteriana não é tratada a tempo ou os remédios não são administrados de forma devida, o seu cão pode desenvolver uma inflamação na vesícula ou na bexiga, o que é conhecido como cistite.

Existem outras causas infecciosas que podem levar o animal a contrair esse problema e, por isso, é muito importante ficar de olho na urina do seu companheiro. Caso apresente sinais como coloração ou odor forte, além de sangue, leve-o ao veterinário para que possa diagnosticá-lo corretamente. No artigo sobre cistite em cães explicamos um pouco melhor sobre este problema e como detectá-lo.

O tratamento indicado nesses casos costuma incluir antibióticos, mas alguns remédios caseiros para cistite em cães que podem colaborar para a recuperação do animal incluem chás de plantas como a tanchagem.

Erva muito utilizada na Índia, a tanchagem é considerada um dos mais poderosos antibióticos naturais e pode ser usado no auxílio de tratamentos medicinais em cães também. Um chá com as folhas da planta pode ser misturado ao pote de água do seu animal, assim, ajudando-o até a hora da consulta.

Remédio caseiro para a infecção urinária em cães - Remédio caseiro para cistite em cães

Infecção urinária em cães e cadelas

A infecção urinária em cadelas é mais comum do que em machos, uma vez que as fêmeas têm o canal da uretra mais curto, facilitando a entrada de bactérias, o que pode ocorrer, também pelo útero. Por isso, é sempre bom levar a sua cachorrinha com frequência ao veterinário para um check-up e, mesmo que não seja um problema tão recorrente em machos, as consultas de rotinas são aconselháveis para evitar o problema.

Um bom remédio caseiro para infecção urinária em cães é misturar apenas um pouco de suco de laranja na água do animal. A acidez da fruta ajuda a eliminar as bactérias e, por isso, outros alimentos ricos em vitamina c, como o limão ou acerola também podem trazer reações positivas.

O veterinário também pode optar por remédios homeopáticos nesses casos. Esse tipo de medicamento, unido a antibióticos ou químicos medicamentosos podem oferecer uma melhora mais rápida ao animal. A homeopatia prepara o organismo do seu cãozinho para receber antibióticos mais pesados, evitando que outros problemas possam aparecer durante o tratamento.

Seja qual for o caso do seu bichinho, sempre consulte o veterinário antes de iniciar qualquer tipo de tratamento. Vale lembrar que essas dicas servem apenas para ajudar o seu cachorro enquanto você não consegue marcar uma consulta, mas, infecção urinária em cães é um problema sério e merece toda atenção médica possível.

Remédio caseiro para a infecção urinária em cães - Infecção urinária em cães e cadelas

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Remédio caseiro para a infecção urinária em cães, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Remédios caseiros.

Escrever comentário sobre Remédio caseiro para a infecção urinária em cães

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Remédio caseiro para a infecção urinária em cães
1 de 3
Remédio caseiro para a infecção urinária em cães

Voltar ao topo da página