Remédios caseiros

Remédio caseiro para a infecção urinária em cães

Remédio caseiro para a infecção urinária em cães
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Os nossos cãezinhos são como uma parte da nossa família e, se tem algo que nos deixa preocupados, é vê-los doentes. Uma das doenças mais comuns, não só em seres humanos, mas em animais também, é a infecção urinária.

Muitos cães desenvolvem este problema em algum momento da vida, sendo, na maioria das vezes, por razões bacterianas. Se o seu animalzinho começar a fazer xixi mais vezes do que o normal e não conseguir segurar a urina nem para chegar ao banheiro, fique atento e veja se não há sangue junto do xixi. Estes são os primeiros sinais de que algo está errado no trato urinário do seu companheiro.

Se esse for o seu caso, é essencial que leve o seu cachorro ao veterinário o mais rápido possível. Neste artigo do PeritoAnimal, damos algumas dicas de remédios caseiros para a infecção urinária em cães, para ajudá-lo enquanto espera pelo atendimento.

Índice

  1. Remédio caseiro para cachorro urinando sangue
  2. Remédio caseiro para cistite em cães
  3. Infecção urinária em cães e cadelas

Remédio caseiro para cachorro urinando sangue

Existem diversos tipos de infecções e inflamações que podem levar um cachorro a urinar sangue e, por isso, é muito importante levar o seu companheiro ao veterinário. Ele fará os exames necessários para descobrir qual o problema do animal e qual tratamento é melhor recomendado.

Abaixo, listamos algumas das doenças mais comuns que podem apresentar este sintoma:

  • Infecção urinária
  • Cálculos (pedras) nos rins ou na bexiga
  • Tumores
  • Intoxicação ou envenenamento
  • Traumas (como batidas, quedas ou atropelamentos)

Leia o nosso artigo sobre "cachorro urinando sangue, o que pode ser?" e descubra todas as possíveis causas para esse problema.

É sempre importante ressaltar que não existe nenhum remédio caseiro para cachorro urinando sangue que vá curar o seu animalzinho, mas, existem cuidados e tratamentos homeopáticos que podem ajudar a aliviar a dor e os sintomas.

O primeiro passo é manter o seu cão em um local fresco e limpinho, não deixando que ele tenha contato com a sua própria urina. Garanta que ele esteja bebendo bastante água, assim, a chance de eliminar o causador do problema na urina, como um cálculo ou uma bactéria é maior.

Existem remédios homeopáticos veterinários que ajudam a melhorar a imunidade, contribuindo no tratamento de qualquer tipo de doença. Eles podem ser administrados para restaurar o vigor do animal, não deixando que seu cachorro fique tão fraco ou apático até que um veterinário possa atende-lo.

Remédio caseiro para cistite em cães

Quando uma infecção urinária bacteriana não é tratada a tempo ou os remédios não são administrados de forma devida, o seu cão pode desenvolver uma inflamação na vesícula ou na bexiga, o que é conhecido como cistite.

Existem outras causas infecciosas que podem levar o animal a contrair esse problema e, por isso, é muito importante ficar de olho na urina do seu companheiro. Caso apresente sinais como coloração ou odor forte, além de sangue, leve-o ao veterinário para que possa diagnosticá-lo corretamente. No artigo sobre cistite em cães explicamos um pouco melhor sobre este problema e como detectá-lo.

O tratamento indicado nesses casos costuma incluir antibióticos, mas alguns remédios caseiros para cistite em cães que podem colaborar para a recuperação do animal incluem chás de plantas como a tanchagem.

Erva muito utilizada na Índia, a tanchagem é considerada um dos mais poderosos antibióticos naturais e pode ser usado no auxílio de tratamentos medicinais em cães também. Um chá com as folhas da planta pode ser misturado ao pote de água do seu animal, assim, ajudando-o até a hora da consulta.

Remédio caseiro para a infecção urinária em cães - Remédio caseiro para cistite em cães

Infecção urinária em cães e cadelas

A infecção urinária em cadelas é mais comum do que em machos, uma vez que as fêmeas têm o canal da uretra mais curto, facilitando a entrada de bactérias, o que pode ocorrer, também pelo útero. Por isso, é sempre bom levar a sua cachorrinha com frequência ao veterinário para um check-up e, mesmo que não seja um problema tão recorrente em machos, as consultas de rotinas são aconselháveis para evitar o problema.

Um bom remédio caseiro para infecção urinária em cães é misturar apenas um pouco de suco de laranja na água do animal. A acidez da fruta ajuda a eliminar as bactérias e, por isso, outros alimentos ricos em vitamina c, como o limão ou acerola também podem trazer reações positivas.

O veterinário também pode optar por remédios homeopáticos nesses casos. Esse tipo de medicamento, unido a antibióticos ou químicos medicamentosos podem oferecer uma melhora mais rápida ao animal. A homeopatia prepara o organismo do seu cãozinho para receber antibióticos mais pesados, evitando que outros problemas possam aparecer durante o tratamento.

Seja qual for o caso do seu bichinho, sempre consulte o veterinário antes de iniciar qualquer tipo de tratamento. Vale lembrar que essas dicas servem apenas para ajudar o seu cachorro enquanto você não consegue marcar uma consulta, mas, infecção urinária em cães é um problema sério e merece toda atenção médica possível.

Remédio caseiro para a infecção urinária em cães - Infecção urinária em cães e cadelas

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Remédio caseiro para a infecção urinária em cães, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Remédios caseiros.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
20 comentários
A sua avaliação:
Francisco. A.Santos
Exelentes dicas muito util .parabens
A sua avaliação:
Daniela Silva
O que é bom pra infecção urinária em cães

A sua avaliação:
Sulaene
Fluidoterapia pode ser usada para evitar/tratar infecções urinárias?
A sua avaliação:
Ivone Lúcia
Hoje pela manhã meu cachorro urinou, quando foi pelas 9 horas ele não consegue mais urinar ele pela e não consegue de hora em hora eu dou água para ele
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Ivone. Apenas um veterinário ou veterinária pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Anelis Alves Borges
Minha cachorra está só pingando quando vai fazer xixi,e a urina está muita amarela ela mija toda hora, oque pode ser?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Anelis. Apenas um veterinário ou veterinária pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Flávia
Minha cachorrinha faz tratamento com ração para calculo renal.Gostaria de saber se é normal ficar saindo gatinhas de xixi , principalmente quando ela está deitada ou sentada? Será que isso o que pode ser?
A sua avaliação:
Célia
Meu cachorro está com a urina muito amarela e,não tá comendo e tá com secreção no nariz o q pode ser
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Célia. Temos este artigo sobre cachorro com nariz escorrendo: https://www.peritoanimal.com.br/cachorro-com-nariz-escorrendo-causas-e-tratamento-23284.html e também este outro que fala sobre quando um cachorro não quer comer: https://www.peritoanimal.com.br/meu-cachorro-nao-quer-comer-o-que-fazer-22871.html.
Esperamos que seja útil!
A sua avaliação:
Adolisio
Tenho um rotvailer e a urina dele está com cheiro muito forte o que pode ser ?
A sua avaliação:
JESSICA SUELEN DA CRUZ MOREIRA
Boa tarde.. meu cachorro está com dor parte traseira .
Não pode nem encostar será q está machucado ou pode ser infecção urinária.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Jessica. Tudo bem? Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Fernanda santos de oliveira
Minha cachorra urinou um coágulo de sangue. O que posso fazer ?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi,Fernanda. Tudo bem? Temos este post que explica casos de cachorro urinando sangue: https://www.peritoanimal.com.br/cachorro-urinando-sangue-remedios-caseiros-e-causas-22852.html
Esperamos que seja útil! 🐶


A sua avaliação:
Neide Ribeiro lazareti
Minha cachorrinha tem35 dias está barriga roxa chora de dor o que fazer.
A sua avaliação:
Silvana Paraski da costa
Meu cao não tá conseguindo fazer xixi ele está tomando remedio pra tirar pedra da bexiga mais tá difícil
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Maria Aparecida da Silva do Nascimento
Hoje ao acordar e ir olhar meus cães, notei bastante sangue no quintal,e observei que uma de minhas cadeirinhas,ao fazer xixi,só sai sangue.Ela continua bem esperta,mas estou preocupada, pois nunca aconteceu algo assim com eles.
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Luciana
Preciso de ajuda minha cachorra da fazendo xixi com sangue de vez em quando acontece isso
A sua avaliação:
Gislene Neves Barbosa
Boa noite, o meu cachorro esta com sangramento no penis, principalmente quando o orgao fica exposto, começa a pingar sangue, ele vai fazer 6 anos em novembro, e seu nome Bethoven.
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Marialvo Santana de Araújo
Nós demos remédio pra verme pro nosso cachorro ele tinha 2meses e alguns dias e ele evacuou muitas vermes e depois ele não desenvolveu mais e ele ficou com problemas no estômago
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Marialvo! Que problemas de estômago ele tem?

Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu peixe e determinar o que tem de errado com ele para passar um tratamento. Recomendamos que você consulte um veterinário de confiança rapidamente.

A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
João
a dose de tanchagem para se fazer um chá para um filhote? eu ja estou tratando em um vet, mas qual seria a dose?
A sua avaliação:
Nicolly
euh tenho 14 e meu cachorro esta doente mais nao sei oq esta acontecendo com ele o pinto dele esta saindo sangue alguém pode me falar por favor euh
Luísa Savala
Oi Nicolly! Temos um artigo sobre as doenças mais comuns no pênis de cachorro, confira: https://www.peritoanimal.com.br/penis-de-cachorro-anatomia-e-doencas-mais-comuns-22822.html
De qualquer forma, é muito importante que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança o quanto antes para que ele faça um correto diagnóstico e passe o tratamento mais indicado.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Sílvia Cristina Teles de Queiroz
Meu cachorro está com infequicao urinária oque fazer
Luísa Savala
Oi Sílvia! Você devele levar o seu cachorro a um médico veterinário de confiança o quanto antes.
De qualquer maneira, temos um artigo com informações sobre infecção urinária em cães que pode te ajudar, confira: https://www.peritoanimal.com.br/infeccao-urinaria-em-caes-21114.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Rita de Cássia Gomes Cerqueira
Gostaria de saber remédio caseiro para cachorro com infecções
1 de 3
Remédio caseiro para a infecção urinária em cães