Remédios caseiros

Remédios caseiros para incontinência urinária em cães

 
YourVetPlanet (Pablo M.S.)
Por YourVetPlanet (Pablo M.S.), Veterinário. Atualizado: 13 dezembro 2023
Remédios caseiros para incontinência urinária em cães
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

A incontinência urinária em cães é definida como a perda de urina de forma passiva e inconsciente, ou seja, o nosso cão não tem a intenção de urinar, mas o faz sem perceber. Em muitos casos, a incontinência urinária é confundida com um aumento da frequência e/ou volume de micção. No entanto, durante o diagnóstico da doença, é necessário descartar outras patologias frequentes do aparelho urinário, como urolitíase (presença de cálculos no trato urinário), infecções urinárias, problemas renais ou patologias sistêmicas com sintomas relacionados (diabetes mellitus, Cushing, etc). O exame de urina, assim como o exame de sangue e outros mais, podem ajudar no diagnóstico dessa doença.

Cães com incontinência urinária costumam apresentar noctúria, ou seja, urinam à noite. Isso ocorre porque passam muitas horas sem sair para passear e, sem perceber, podem acabar urinando dentro de casa. A funcionalidade do esfíncter uretral, bem como um funcionamento correto da medula espinhal lombar, são essenciais para que nossos animais de estimação possam controlar a micção. Portanto, as principais causas da incontinência urinária são problemas neurológicos e não-neurológicos (alterações anatômicas ou funcionais).

O tratamento depende da causa, mas se estiver relacionado à problemas do esfíncter uretral, alguns tratamentos hormonais podem ser eficazes. Se houver alterações estruturais, a cirurgia costuma ser a melhor opção.

No entanto, podemos ajudar a melhorar a qualidade de vida com tratamentos naturais para a incontinência urinária em cães. Se quiser saber mais sobre o tratamento natural para a incontinência urinária em cães, continue lendo este artigo do PeritoAnimal.

Índice

  1. Dieta
  2. Suplementos caseiros
  3. Fisioterapia
  4. Exercício
  5. Aumentar a frequência de passeios
  6. Entender a situação
  7. Prevenção

Dieta

No caso de incontinência urinária em cães, alguns problemas, como infecções urinárias, tendem a ser recorrentes. Para evitá-las, existem rações específicas para atender às necessidades básicas do nosso cão e fornecer substâncias que melhoram o funcionamento do sistema urinário, como aminoácidos ou ácidos graxos essenciais.

Dessa maneira, não apenas melhora a integridade do sistema urinário, mas também ajuda a prevenir infecções urinárias que podem levar a doenças mais graves. Há muitas marcas de ração que oferecem dietas específicas para cuidar do sistema urinário. Se estiver interessado em alguma delas, recomendamos que consulte o seu veterinário de confiança para obter orientação.

Confira nosso artigo "Incontinência urinária em cães: causas e tratamento" para mais informações.

Remédios caseiros para incontinência urinária em cães - Dieta

Suplementos caseiros

Existem algumas plantas, como o arando, o dente-de-leão ou a uva-espim, que podem ser benéficas para a saúde urinária e, portanto, para a incontinência urinária em cães adultos e filhotes. Isso ocorre porque são uma fonte importante de glicosaminoglicanos, proteínas que compõem as células do sistema urinário e ajudam a manter seu funcionamento, protegendo esses órgãos contra condições adversas. No entanto, é necessário continuar realizando estudos sobre a eficácia real desses suplementos em pacientes com incontinência urinária.

Você também pode se interessar em nossoa artigo sobre "Suplementos caseiros para cachorros".

Fisioterapia

No caso de pacientes geriátricos que apresentem incontinência urinária, a fisioterapia como terapia alternativa pode ser benéfica, pois pode ajudar a melhorar o funcionamento da musculatura dorsal.

Atualmente, existem centros especializados em reabilitação canina com base em fisioterapia, sendo uma boa opção para pacientes com problemas de motricidade. De fato, a fisioterapia é frequentemente utilizada em cães com artrose. No entanto, esse tratamento deve sempre ser recomendado por um veterinário, pois eles geralmente sabem quais fisioterapeutas caninos estão capacitados e trabalham da melhor maneira para atender às necessidades do seu cão.

Exercício

No caso de a incontinência estar relacionada a problemas musculares ou articulares, o exercício pode ajudar a fortalecer as regiões anatômicas responsáveis pelo controle da micção. Além disso, se o nosso cão estiver em um estado de saúde que permita aumentar sua atividade física, isso pode ser benéfico para evitar muitas patologias relacionadas ao excesso de peso ou ao sedentarismo.

Aumentar a frequência ou o tempo dos passeios geralmente é uma maneira de adicionar atividade física de forma moderada aos nossos animais de estimação, especialmente indicado em pacientes que não têm boa resistência ao exercício, como cães idosos.

Remédios caseiros para incontinência urinária em cães - Exercício

Aumentar a frequência de passeios

O próximo tratamento natural para a incontinência urinária em cães está relacionado com a frequência dos passeios que vocês fazem juntos. Passear não só auxilia no exercício físico, mas também proporciona ao nosso animal a oportunidade de urinar fora de casa. Dessa forma, um cão com incontinência urinária reduzirá seus esforços para evitar urinar em casa, além de nos poupar de uma das partes mais tediosas dessa condição, isto é, limpar a sujeira deixada pela urina.

Confira nosso artigo sobre 10 motivos para passear com o seu cachorro.

Entender a situação

Ao chegarem em casa e verem que seu animal de estimação urinou no corredor, muitos tutores decidem repreendê-lo para que isso não aconteça novamente. No entanto, está comprovado que o reforço negativo não é eficaz e não traz boas consequências para o cão. Portanto, é importante evitar punir verbalmente o cachorro, não apenas por questões de integridade moral e bem-estar animal, mas também porque ele não compreenderá a situação, podendo levar à frustração, estresse e comportamentos negativos.

Assim, lidar com a doença com paciência é uma boa opção para o bem-estar de todos, visto que, em muitos casos, o animal já está ciente de que urinar em casa está errado e tenta evitá-lo, mas com essa condição, isso se torna uma ocorrência habitual. No PeritoAnimal, condenamos qualquer tipo de técnica de treinamento baseada em castigo físico.

Não deixe de ler nosso artigo sobre reforço positivo em cães para compreender melhor o assunto.

Prevenção

Todos os tratamentos naturais para a incontinência urinária em cães que discutimos anteriormente podem ajudar a prevenir a sua ocorrência. No entanto, um dos fatores mais predisponentes a essa patologia é a castração precoce em fêmeas. Os padrões veterinários atuais recomendam a idade ideal para a castração antes do primeiro cio ou entre o primeiro e o segundo cio, com o objetivo de evitar doenças influenciadas por hormônios no futuro.

No entanto, a castração muito precoce pode levar a um prejuízo no desenvolvimento da fêmea, incluindo do esfíncter uretral. Portanto, se estiver considerando castrar sua fêmea, recomendamos que procure orientação com seu veterinário de confiança, pois ele fornecerá todas as informações sobre as vantagens e desvantagens dessa prática, bem como a idade ideal para realizá-la.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para incontinência urinária em cães, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Remédios caseiros.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Remédios caseiros para incontinência urinária em cães