PARTILHAR

Cistite em gatos - Causas, sintomas e tratamento

Equipe editorial do PeritoAnimal
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. Atualizado: 14 junho 2023
Cistite em gatos - Causas, sintomas e tratamento
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Os gatos, assim como nós, podem sofrer de doenças que afetam o seu trato urinário. A cistite é um dos problemas mais comuns sofridos pelos gatos e pode causar grande desconforto se não for tratada adequadamente.

Trata-se uma doença comum, porém, potencialmente perigosa, por isso, todo dono deve conhecer os sintomas da cistite felina para agir o mais rápido possível e evitar grandes problemas. Às vezes, uma cistite mal curada pode se tornar crônica e fazer com que o seu gato tenha uma recaída ocasionalmente. Além disso, essa condição gera muito estresse ao animal.

Neste artigo do Perito Animal você vai saber mais sobre cistite em gatos, as causas, sintomas e tratamentos para agir rapidamente e evitar que o quadro clínico se agrave.

O que é cistite?

A cistite é uma doença que causa inflamação da bexiga, por isso, é muito semelhante à cistite humana. Pode ser provocada por diferentes fatores, porém, as consequências são as mesmas. Causa problemas ao urinar, dor e pode deixar o gato que está doente, bastante nervoso. Ele vai até a caixa de areia uma e outra vez, no entanto, mal pode urinar. Portanto, é importante ir ao veterinário assim que observamos os primeiros sintomas.

A cistite felina é uma doença comum que, com os devidos cuidados, pode ser superada. Contudo, se surgirem complicações, pode causar graves problemas. Se ocorrer uma obstrução da uretra, por exemplo, e não for tratada, causará a morte do animal.

Causas da cistite felina

A cistite felina pode ser causada por vários fatores, entre eles, os principais são:

  • Infecção bacteriana, viral ou parasitária: o veterinário determinará, pelo exame de urina, a origem da infecção. As infecções bacterianas são as mais comuns e são tratadas com antibióticos.
  • Câncer de bexiga: o câncer de bexiga ou outros tumores podem causar problemas urinários que ocasionam a cistite. Outros sintomas também estarão presentes.
  • Obesidade: a obesidade, isoladamente, não é uma causa, entretanto, pode predispor o seu gato a infecções do trato urinário.
  • Cistite idiopática felina: é muito difícil diagnosticar esta doença. Possivelmente tem uma origem neurológica. Em geral, quando um gato tem problemas urinários e não provem de um processo infeccioso normal, se trata de uma cistite idiopática felina. Antes do diagnóstico, o seu veterinário descartara outras causas. Os sintomas não são causados ​​por uma bactéria ou um patógeno. Este tipo de cistite é causado principalmente pelo estresse. Por esse motivo, pode ser difícil diagnosticar e tratar. É importante fiscalizar o ambiente do animal, evitar o estresse e controlar que o consumo de água seja suficiente.
Cistite em gatos - Causas, sintomas e tratamento - Causas da cistite felina

Sintomas de cistite em gatos

Em princípio pode ser difícil determinar os sintomas de cistite em gatos. No entanto, à medida que a doença avança, seu gato mostrará os sinais com mais clareza. Por isso, é importante observar o felino assim que ele se comportar de maneira suspeita. Quanto mais cedo agir, melhor.

Os sintomas de cistite em gatos mais comuns são os seguintes:

  • Dor ao urinar: mia ou mostra sinais de dor quando tenta urinar.
  • Ele(a) lambe a área genital mais do que o habitual.
  • Polaquiúria: urina muitas vezes, ainda que pequenas quantidades, ou até, apenas algumas gotas.
  • Disúria: urina com esforço.
  • Urina para fora da caixa de areia.

Se você perceber que o seu gato não urina, pode significar uma obstrução da uretra. Esta é produzida pela formação de cristais na uretra e, geralmente, ocorre com mais frequência em machos. Quando isso acontece, embora o seu gato tente e se esforce, não consegue urinar nada. Nestes casos, você deve ir imediatamente ao seu veterinário.

Cistite em gatos - Causas, sintomas e tratamento - Sintomas de cistite em gatos

Como tratar cistite em gatos

Assim que você levar o seu gato ao veterinário, este realizará um exame de sangue e urina para determinar a origem te dirá exatamente como tratar cistite em gatos.

Se for uma infecção bacteriana ou viral, será tratada com um remédio para cistite em gatos, que na maioria dos casos é um antibiótico. Respeite a duração do tratamento recomendado pelo veterinário e não medique o seu gato por conta própria. É muito importante não deixar o tratamento pela metade, mesmo que o gato já esteja bem. Se a infecção não curar totalmente, podem ocorrer recaídas.

Durante este período, você deve cuidar da dieta do seu amigo peludo e mantê-lo hidratado até que ele se recupere.

Cistite em gatos - Causas, sintomas e tratamento - Como tratar cistite em gatos

Cistite em gatos: prevenção

A higiene é essencial para evitar problemas infecciosos como a cistite felina. A caixa de areia deve estar o mais limpa possível e você precisa observar, cada vez que trocar os grânulos, se os depósitos e a micção estão corretos. Por outro lado, o local onde a caixa de areia está localizada deve ser arejado, acessível, com pouca umidade e longe de outros animais.

Os gatos com cistite podem ter problemas com caixas de areia. O ideal é uma bandeja ampla e de preferência aberta. As caixas fechadas com portas são, geralmente, mais difíceis de limpar e alguns gatos não gostam de se fechar para urinar. Você conhece o seu gato melhor do que ninguém, então, escolha a caixa de areia que melhor se adapte a ele e mantenha o mais limpa possível.

A hidratação é igualmente importante para evitar problemas urinários. Os animais devem sempre ter água fresca e limpa à disposição. Deixar um gato sem acesso à água por longos períodos pode danificar os seus rins.

Se o seu gato sair e ficar fora por horas, coloque um recipiente com água do lado de fora. Embora os gatos procurem alternativas para se hidratar, é melhor beber a água limpa que colocamos.

Se você quiser saber mais sobre outras doenças que podem afetar o seu gato, leia nosso artigo: Doenças mais comuns dos gatos.

Cistite em gatos - Causas, sintomas e tratamento - Cistite em gatos: prevenção

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cistite em gatos - Causas, sintomas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças bacterianas.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
A sua avaliação:
Alexandre Corrêa Rodrigues
Excelentes orientações. Muito útil a descrição de sintomas para que tutores levem imediatamente o bichano ao Médico Veterinário.
É de grande valia também, as sugestões sobre manejo do ambiente, rotina nos cuidados e sobre tudo dos remédios caseiros.
Parabéns a todos!
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Ficamos muito felizes em ajudar, Alexandre!
A sua avaliação:
Lídia DasVestes
Minha gata, uma "sialata" achada na rua, não se curou da cistite porque vomitou sistematicamente os comprimidos receitados, que por vezes eram "devolvidos" inteiros. Agora voltou a ter os sintomas, apenas 15 dias depois do tratamento e voltar ao veterinário é quase impossível por conta da pandemia. Sou grupo de risco e as consultas frequentes ficam ainda mais caras com uso de táxis.
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Caso seja impossível, contate um profissional pelo telefone.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Erisson Soares De Sousa
meu gato esta urinando com uma especie de muco parce uma baba levei ao veterinario ficou 3 dias la e voltou do mesmo jeito ele falou que era cistite e que essa baba e dos calculo isso precedi pode me ajudar
passou tramadol e muita agua nada de antibiotico

RAMON PIRES
BOA TARDE.MEU GATO TEM 3 ANOS E ESTA URINANDO SANGUE DEI UM ANTIBIOTICO BAYTRIL E NAO RESOLVEU AGORA TA URINA EM TODA A CASA DURANTE A NOITE .
QUAL ANTIBIOTICO POSSSO DAR PRA ELE.
Administrador PeritoAnimal
Oi Ramon! Recomendamos que você leve o seu gato num veterinário de confiança e não automedique em casa. Rápidas melhoras!
Gatos
Talvez ele esteja com obstrução no canal urinário. Vi um vídeo no YouTube de uma moça, que tratou o animal dela disso.
A sua avaliação:
Rebeca Machado
Vocês recomendam algum antiinflamatório para cistite em gatos?
Cistite em gatos - Causas, sintomas e tratamento
1 de 5
Cistite em gatos - Causas, sintomas e tratamento

Voltar ao topo da página ↑