Partilhar

Cachorro urinando sangue: remédios caseiros e causas

Cachorro urinando sangue: remédios caseiros e causas

Ver fichas de  Cachorros

A presença de sangue na urina de um cachorro é chamada de hematúria e, em geral, está associada a diferentes condições que podem afetar o seu trato urinário. Os problemas urinários se desenvolvem com bastante frequência entre animais de estimação, principalmente nas fêmeas, e precisam ser tratados rapidamente para preservar a boa saúde do animal.

Você notou que o seu cão está com sangue na urina? Evidentemente, você deve ter claro que observar qualquer anormalidade na urina ou nas fezes do seu melhor amigo requer atenção imediata de um veterinário. No entanto, neste artigo do PeritoAnimal sobre cachorro urinando sangue: remédios caseiros e causas.

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para gato urinando sangue

Meu cachorro está urinando sangue: o que pode ser?

Se você quer saber os problemas que pode ter um cão que urina sangue, estas são as causas mais comuns da chamada hematúria:

  1. Infecção urinária;
  2. Cistite;
  3. Cálculos urinários;
  4. Infecção uterina (piometra);
  5. Infecção da próstata;
  6. Envenenamento;
  7. Doenças transmitidas por carrapatos;
  8. Adenocarcinoma;
  9. Lesão ou feridas do trato urinário;
  10. Intervenções cirúrgicas.

Cachorro urinando sangue: remédios caseiros e causas - Meu cachorro está urinando sangue: o que pode ser?

Cachorro urinando sangue por infecção urinária

Geralmente, a presença de sangue na urina do cão está relacionada a uma infecção urinária. Desse modo, um cão desenvolve esse quadro clínico quando certas bactérias entram pelo ânus ou pela vulva, são "transportadas" pela uretra para então se alojarem na bexiga. Nestes casos, a hematúria é acompanhada por outros sintomas, como:

  • Necessidade de urinar com mais frequência;
  • Dificuldade ou esforço excessivo ao urinar;
  • O cão lambe os genitais constantemente;
  • Febre.

As fêmeas são mais vulneráveis ​​às infecções do trato urinário que os machos, já que possuem uma uretra mais curta, facilitando o acesso das bactérias aos órgãos do sistema urinário. No entanto, todos os animais entram em contato com um grande número de microrganismos diariamente, de modo que o desenvolvimento de uma infecção geralmente está associado a uma fraqueza no sistema imunológico. Portanto, a melhor maneira de prevenir que uma infecção urinária afete o seu cão é através de uma medicina preventiva adequada, uma dieta balanceada e hábitos de higiene reforçados que estimulem o sistema imunológico do seu melhor amigo.

Usualmente, o tratamento de uma infecção urinária consiste na administração controlada de antibióticos, segundo a indicação do veterinário. Além disso, terapias paliativas podem ser estabelecidas para aliviar o desconforto causado pelos sintomas e proporcionar uma sensação de bem-estar ao animal, por exemplo o consumo de laranja, um bom remédio caseiro para cachorro urinando sangue.

Saiba mais: Remédio caseiro para infeção urinária em cães

Cachorro urinando sangue por cistite

A cistite é um dos distúrbios urinários mais comuns entre os cachorros, afetando principalmente as fêmeas. É caracterizada pela inflamação da bexiga que, geralmente, aparece como um sintoma de outra doença. Em geral, os casos diagnosticados como cistite estão relacionados com uma infecção subjacente do trato urinário. Portanto, os seus sintomas são muito semelhantes.

O tratamento imediato para controlar o progresso da inflamação na bexiga pode consistir na administração controlada de anti-inflamatórios. No entanto, é essencial diagnosticar a causa subjacente da cistite, de modo a projetar um tratamento específico e eficaz para cada animal. Portanto, mais uma vez reafirmamos a necessidade de ir à clínica veterinária imediatamente após observar a presença de sangue na urina do seu cachorro.

Também existe remédio caseiro para cachorro urinando sangue mas não pode ser usado sem antes visitar um veterinário.

Cachorro urinando sangue por cálculos urinários

A formação de cálculos urinários é uma consequência do acúmulo excessivo de certas substâncias na urina, como oxalato de cálcio, estruvita, cistina ou ácido úrico. Essas formações podem se alojar nos rins, na bexiga ou na uretra, além de migrar através do trato urinário, causando dor intensa. O movimento das pedras e a sua fricção com os tecidos produzem lesões e causam hematúria. Além disso, o cachorro geralmente faz um grande esforço e sente dor ao urinar.

Os cálculos na bexiga e nos rins são patologias renais razoavelmente comuns entre os cães e as principais causas são, a falta de hidratação (baixo consumo de água) e uma dieta desequilibrada, geralmente com alto teor de oxalatos e cálcio. Além disso, os cachorros da raça Dálmata mostram uma predisposição à formação de cálculos urinários.

Em geral, o tratamento para essa condição consiste em mudanças na dieta do animal e no reforço da sua hidratação. O veterinário orientará o cuidador a oferecer uma alimentação específica para um cachorro com problemas urinários. Além disso, se o animal apresentar pedras de tamanho significativo, a intervenção cirúrgica pode ser necessária para removê-las e prevenir novas lesões do trato urinário.

Cachorro urinando sangue por infecção uterina (piometra)

A piometra é uma infecção uterina que afeta um grande número de cadelas e gatos não esterilizados. O padrão infeccioso provoca o acúmulo de secreções e material purulento dentro do útero. Como consequência, a fêmea apresenta em sua vulva uma secreção acompanhada de sangue. Além disso, é comum observar que a fêmea apresenta cansaço constante, perda de apetite e desidratação.

É muito importante saber distinguir a hematúria do cio nas fêmeas. Para isso, é essencial controlar os períodos de fertilidade de nossos cachorros. Se a gata ou cadela urinar sangue fora do seu período de cio, não hesite em levá-la imediatamente ao veterinário de confiança. Além disso, a castração é recomendada para evitar inúmeros problemas do sistema reprodutivo. As cadelas não castradas são mais vulneráveis ​​não só à piometra, como também aos tumores uterinos.

O tratamento da piometra dependerá da evolução do quadro clínico e do estado de saúde de cada animal. Em geral, o veterinário pode prescrever a administração de antibióticos. Embora existam remédios caseiros para cachorro urinando sangue, nenhum deles deve ser ministrado sem supervisão médica.

Se a cadela tem desidratação e/ou desnutrição, é provável que ela receba terapia intravenosa de soro rico em eletrólitos e/ou glicose. Em muitos casos, o útero deve ser removido para prevenir a progressão da doença.

Cachorro urinando sangue por infecção da próstata

Assim como a infecção uterina afeta fêmeas não esterilizadas, a infecção da próstata é bastante comum em machos adultos não castrados. Os sintomas mais frequentes desta condição, são:

  • Sangue na urina (hematúria);
  • Aumento da próstata;
  • Esforço e dor ao urinar;
  • Perda de apetite;
  • Febre (pode não aparecer em muitos casos).

O tratamento das infecções da próstata nos machos também é muito semelhante ao da piometra nas fêmeas. O veterinário, ao examinar o animal, pode prescrever antibióticos e optar por terapia intravenosa em caso de desidratação e / ou desnutrição. A intervenção cirúrgica pode ser necessária em casos mais avançados, desde que o estado de saúde do animal seja adequado para a cirurgia.

Cachorro urinando sangue por envenenamento

Muitos cachorros chegam à clínica veterinária com sangue na urina (hematúria), como resultado de envenenamento, geralmente, pela ingestão de venenos para roedores. Esses produtos contêm uma substância chamada varfarina, que interfere no processo de coagulação do sangue.

O consumo de venenos tem uma alta taxa de letalidade entre animais de estimação. Portanto, se você desconfia que o seu cão pode ter consumido qualquer substância tóxica, leve-o imediatamente à clínica veterinária. Os sintomas mais comuns de um envenenamento são:

  • Vômitos e diarreia, geralmente acompanhados de sangue;
  • Hematúria;
  • Salivação excessiva;
  • Tossir e espirrar;
  • Pupilas dilatadas;
  • Tremores e espasmos musculares involuntários;
  • Convulsões;
  • Nervosismo ou hiperatividade;
  • Rigidez muscular;
  • Desorientação;
  • Paralisia parcial ou geral;
  • Letargia;
  • Colapso e inconsciência.

O consumo de qualquer produto não comestível é altamente perigoso para crianças e animais. Desde cosméticos e produtos de higiene pessoal até produtos de limpeza, medicamentos e principalmente venenos. Portanto, devemos ter muito cuidado com as substâncias que deixamos ao alcance das crianças e dos animais de estimação, acidentes domésticos podem ser facilmente evitados ao adotar e organizar conscientemente a casa.

Cachorro urinando sangue por doenças transmitidas por carrapatos

A infestação por ectoparasitas é muito perigosa para os nossos animais de estimação. A relação de parasitismo estabelecida por carrapatos é altamente prejudicial para os animais hospedeiros. Além de desviar nutrientes do seu corpo, favorecendo o surgimento de um quadro de desnutrição, pode causar inúmeras doenças graves, como a babesiose e a erliquiose. O sangue na urina é um sintoma frequente dessas doenças associadas aos carrapatos. Para evitá-lo, lembre-se de respeitar o calendário de vacinação e a desparasitação interna e externa do seu amigo peludo, além de fazer visitas ao veterinário a cada 6 meses.

Cachorro urinando sangue por adenocarcinomas ou tumores

Um adenocarcinoma é caracterizado pelo acúmulo de células cancerosas em tecidos que revestem diferentes órgãos e glândulas do corpo. Quando esse quadro clínico se desenvolve nos rins ou na bexiga, a probabilidade de ocorrer sangue na urina do cão e outras complicações graves, é alta. No entanto, os adenocarcinomas do trato urinário são muito raros, representando menos de 1% dos diagnósticos de neoplasias caninas.

Um adenocarcinoma renal, mais conhecido como câncer renal, comporta-se como um tumor maligno agressivo que se expande rapidamente, com alto risco de metástase. Geralmente afeta cães idosos, causando sintomas como perda de peso acelerada, falta de apetite, cansaço e letargia, bem como a presença de sangue na urina.

Cachorro urinando sangue por lesão ou feridas do trato urinário

Uma lesão ou ferida no trato urinário pode ocasionar uma ruptura total ou parcial dos vasos sanguíneos nessa região. Como resultado, o sangue dentro desses vasos será eliminado junto com a urina do animal. Em geral, essas lesões aparecem como resultado de um episódio de trauma, como um golpe, queda ou acidente. No entanto, bloqueios e aneurismas arteriais também podem ferir gravemente os vasos sanguíneos do trato urinário.

Cachorro urinando sangue por intervenções cirúrgicas

Se o seu cachorro passou por uma cirurgia no trato urinário, ele também pode apresentar sangue na urina durante as primeiras semanas de recuperação. No entanto, se o sangramento persistir, não hesite em consultar, imediatamente, o veterinário de confiança.

Meu cachorro está urinando sangue: o que devo fazer?

Ao observar sangue na urina do seu cachorro, a primeira coisa a fazer é visitar imediatamente a clínica veterinária. Não devemos oferecer medicamentos ou remédios caseiros para um cachorro urinando sangue, sem a orientação médica adequada. Diagnosticar a causa exata da hematúria e estabelecer um tratamento eficaz requer a experiência e o conhecimento de um veterinário devidamente treinado.

Levando imediatamente o seu melhor amigo ao veterinário, você contribuirá para um diagnóstico precoce que quase sempre oferece um melhor prognóstico. Isso significa que o seu amigo peludo terá maior probabilidade de recuperar a qualidade de vida e aproveitar a longevidade ideal.

Como tratar cachorro urinando sangue

Em muitas oportunidades, podemos usar remédios naturais para ajudar a combater os problemas urinários em cachorros. Se o animal sofre de uma doença grave, um tumor ou trauma grave, apenas o tratamento veterinário pode curá-lo. Agora, se o veterinário em quem você confia, após proceder com o diagnóstico do animal, considerar apropriado o uso de soluções caseiras para facilitar a recuperação do seu cão, você poderá escolher as seguintes receitas de remédios caseiros:

Hidratação reforçada

A solução doméstica mais segura para prevenir problemas urinários e promover o desaparecimento dos seus sintomas, é fornecer hidratação adequada ao seu cachorro. Além disso, um pet que já tenha sido diagnosticado com uma infecção do trato urinário deve aumentar a sua ingestão de líquidos para favorecer a eliminação de bactérias através da urina.

Vinagre de maçã

As propriedades antissépticas do vinagre são muito apropriadas para evitar a proliferação de micro-organismos no trato urinário e o acúmulo de toxinas, tornando-se um excelente remédio caseiro para cachorro urinando sangue. Você pode adicionar 1 colher de sopa de vinagre à água do seu melhor amigo, 3 a 4 vezes por semana. Lembre-se de não exagerar nas quantidades, porque as substâncias ácidas podem danificar a estrutura dos dentes do cachorro.

Alimentos ricos em vitamina C

O consumo de alimentos ricos em vitamina C (ácido ascórbico) diminui levemente o pH da urina, tornando-a um pouco mais ácida. Os meios ácidos não controlam apenas a reprodução de bactérias, mas também promovem a sua eliminação. Entre as frutas que os cães podem comer estão a laranja, os mirtilos e morangos que oferecem um excelente suprimento de vitamina C. Para incorporá-los facilmente na dieta do seu cão, recomendamos preparar um suco com a fruta que você escolher e misturá-lo em seu bebedor. Devemos enfatizar que, em grandes quantidades, essas frutas podem causar diarreia, então você deve oferecer ao seu cão somente ½ xícara de suco por dia, uma boa opção de remédio caseiro para cachorro urinando sangue.

Veja também: Remédio caseiro para diarreia em de cachorro

Cachorro urinando sangue: remédios caseiros e causas - Como tratar cachorro urinando sangue

Cachorro urinando sangue: tratamento veterinário

Embora os remédios caseiros para cachorro urinando sangue possam ajudar a melhorar a sua condição e aliviar certos sintomas, eles nunca devem ser a única solução, já que certas causas só podem ser tratadas com cirurgia ou fármacos como antibióticos. Uma infecção uterina, um tumor na bexiga ou uma infecção avançada da próstata, por exemplo, só podem ser resolvidos por extirpação se o especialista considerar apropriado, ou através de medicamentos e, como complemento, remédios naturais. Desta forma, os remédios agem como um reforço ao tratamento veterinário, eles não são a solução definitiva.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro urinando sangue: remédios caseiros e causas, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Remédios caseiros.

Escrever comentário sobre Cachorro urinando sangue: remédios caseiros e causas

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
DUCLEA CAMOPOZANA
Meu cão é paraplégico, já teve 2 infecções urinárias, a 2a foi a pior, está completamente debilitado, está internado, não come nada e vomita qd bebe água. Fiz soro caseiro, mas nada adiantou. Vc pode me ajudar?
Eduardo cordeiro
Olá bom dia,
Depois da castração meu pet começou a urinar sangue preciso de ajuda!
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Eduardo! É importante observar as evacuações pois, se seu cachorro urinar sangue e a urina for abundante e se repetir, você deve entrar em contato com o veterinário.
Temos um artigo sobre as possíveis causas de cachorro sangrando depois de ser castrado que pode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/meu-cachorro-foi-castrado-e-esta-sangrando-causas-22845.html
De qualquer forma, busque ajuda de um médico veterinário o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Zenaluz
Boa tarde! Tenho uma Yorkshire de 5 anos e 7 meses, e foi diagnosticada com cálculos obstruindo parcialmente o Ureter, já está em tratamento fazendo uso de ração especial, antibiótico injetável e 2 homeopáticos (fígado e Cist). Bem... o problema é que estou tendo uma certa dificuldade para alimentá-la por ser muito seletiva. Foi liberado 1 colh, sopa de peixe tilápia c/salsa picadinha, também já não está querendo comer. A minha pet ama banana prata e da terra e alguns legumes. Quais os legumes Não prejudicial a saúde de um cão com cálculos renais? Grata.
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Zenaluz! Temos um artigo sobre dieta caseira para a insuficiência renal do cachorro que pode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/dieta-caseira-para-a-insuficiencia-renal-do-cachorro-20528.html
No entanto, é importante consultar um médico veterinário antes de começar qualquer dieta.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Luciana
Boa noite ontem minha cachorra de 3 meses começou a vomitar um líquido branco. Ficou muito abatida aí hj começou a urinar com sangue e um cheiro muito forte. Preciso de ajuda .
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Luciana! Temos dois artigos que podem te ajudar a entender o que está acontecendo com a sua cachorra:
https://www.peritoanimal.com.br/cachorro-vomitando-espuma-branca-causas-sintomas-e-tratamento-21589.html
https://www.peritoanimal.com.br/cachorro-urinando-sangue-o-que-pode-ser-22480.html
No entanto, o mais indicado é buscar um médico veterinário o quanto antes para que ele possa dar um diagnóstico preciso e o tratamento adequado de acordo com o quadro da sua cachorra.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!

Cachorro urinando sangue: remédios caseiros e causas
1 de 3
Cachorro urinando sangue: remédios caseiros e causas

Voltar ao topo da página