Partilhar

Cachorro urinando sangue: o que pode ser?

Por Aline Kitamura Prata, Estudante de Medicina Veterinária. 11 janeiro 2018
Cachorro urinando sangue: o que pode ser?
Imagem: boxerforuns.com

Ver fichas de  Cachorros

A presença de sangue na urina do cachorro recebe o nome de hematúria e trata-se de um sintoma grave que pode parecer desesperador para o tutor se ele não souber tomar as devidas providências, pois as causas para o cachorro urinar sangue podem ser as mais diversas, desde uma doença que pode ser facilmente resolvida, até sua evolução em um quadro mais grave.

Aqui no PeritoAnimal, te indicamos quais as possíveis causas para o seu cachorro estar urinando sangue e o que pode estar acontecendo com ele.

Também lhe pode interessar: Infecção urinária em cães

Causas para o cachorro urinar sangue

As causas para o aparecimento de sangue na urina dos cães podem ser as mais diversas e este sintoma jamais deve ser ignorado pelo proprietário, já que pode se tornar uma complicação mais grave se não tratado corretamente. Portanto, a primeira providência a se tomar, nestes casos, mesmo que seu cachorro não esteja apresentando nenhum outro sintoma além da hematúria, é levá-lo ao médico veterinário para uma consulta completa e exames complementares, que apontarão em qual órgão está o problema, afinal, além da doença que está acometendo o órgão em questão perder sangue diariamente, mesmo que em pequenas quantidades e por meio da urina, pode levar a uma série de outros problemas e inclusive à morte do cão.

As causas para o cachorro urinar sangue, portanto, podem ser as seguintes:

  • Cistite: inflamação na bexiga, que pode ser causada por bactérias, pedras na bexiga, tumores, ou até mesmo má formação genética.
  • Infecções diversas no trato urinário, em geral causadas por bactérias.
  • Tumores.
  • Pedra (cálculos) na bexiga ou nos rins.
  • Envenenamento.
  • Intoxicações.
  • Traumas diversos: atropelamento, queda ou batida.
  • Doenças infecciosas como a Leptospirose e outras.

Por isso, é necessário que seu cachorro tenha acompanhamento veterinário para que a causa primária do problema seja descoberta e seu cachorro possa iniciar o tratamento o mais rápido possível.

O aparecimento de sangue na urina, dependendo da causa do problema, também se dá de diversas formas:

  • O sangue na urina pode aparecer diluído, mas também pode ser que o cachorro esteja urinando puro sangue.
  • O cachorro pode estar pingando sangue ao urinar, ou seja, urinando em gotas com sangue.
  • O cachorro pode estar urinando sangue coagulado que adquire coloração escura.

Como a hematúria, muitas vezes, pode estar seguida de vômitos, fique atento aos outros sintomas que o cachorro possa vir a apresentar e reporte ao médico veterinário do seu cãozinho.

Cachorro pingando sangue na urina

Quando o cachorro está aparentemente normal, ou seja, come, brinca e faz suas necessidades normalmente, donos hesitam de levar o animal logo de cara em uma clínica veterinária, até mesmo porque o único sintoma é a urina com uma leve coloração avermelhada, deixando a dúvida no tutor se aquilo se trata realmente de sangue ou se é apenas a coloração da urina.

Independente da alimentação, a coloração da urina deve sempre apresentar coloração amarelada, sendo que qualquer alteração é indicativo de que algo não anda bem com a saúde do seu cão.

Casos em que o cachorro está com dificuldade para urinar e o tutor perceber gotas de sangue na urina, em geral, estão associados com problemas no trato urinário inferior, que compreende as regiões da bexiga e uretra, que é o canal por onde a urina é eliminada, e quase sempre são problemas que envolvem obstrução ou cálculos na bexiga, que lesionam a mucosa do órgão fazendo-o sangrar, o que por sua vez, altera a coloração da urina para um leve avermelhado. Tumores também podem ser a razão para o sangramento da mucosa, portanto é necessário o correto diagnóstico junto a um veterinário.

Há, também, algumas doenças infecciosas como a Leptospirose e a doença do carrapato que causam hematúria. Para saber mais sobre a Leptospirose Canina - sintomas e tratamento veja esse outro artigo do PeritoAnimal.

Cachorro urinando sangue puro

Outra forma para o sangue aparecer na urina é quando o cachorro está urinando sangue puro. Isso significa que o quadro clínico do cãozinho tornou-se mais grave, e o socorro deve ser imediato, pois o cachorro pode estar com alguma hemorragia intensa por ter sido vítima de atropelamento, queda ou ter sofrido alguma pancada. Ou ainda, pode ter sido vítima de envenenamento, e nestes casos apenas o médico veterinário saberá quais os procedimentos a serem tomados, o que pode incluir até mesmo uma transfusão sanguínea dependendo da quantidade de sangue que o animal perdeu até o momento do atendimento.

Cachorro urinando sangue: o que pode ser? - Cachorro urinando sangue puro

Cachorro urinando sangue coagulado e escuro

É sempre importante ficar atento às alterações de comportamento do seu cachorro e as mudanças em sua alimentação, urina e fezes. Nos casos em que a urina do cão aparece com aspecto vermelho, fique atento a outros sinais como apatia, falta de apetite e gengivas brancas, pois são fortes indícios de que o cão está com alguma hemorragia interna, ou doença infecciosa grave.

Outras causas podem ser intoxicações ou envenenamentos.

O sangue coagulado na urina do cachorro adquire aspecto pegajoso e escuro. Procure também por sinais de sangramento ou hematomas em outros lugares no corpo do seu cachorro e leve-o a um veterinário imediatamente.

É importante não confundir sangue na urina com a coloração da urina, pois algumas desordens na coloração da urina, como urina bem escura mais para o marrom ou preto, nem sempre significa que seja sangue. Estas desordens podem indicar uma doença renal grave, portanto há exames laboratoriais que procuram elucidar esses fatores.

Cachorro urinando sangue e vomitando

Um dos grandes vilões para os tutores de cães é a Parvovirose canina. Trata-se de uma doença provocada por um parvovírus e pode ser letal se não tratada adequadamente e a tempo.

Os sintomas mais marcantes da parvovirose canina são vômitos e sangue na urina do cachorro. É uma doença altamente contagiosa, que infecta animais saudáveis em poucos dias, porém, devido aos sintomas iniciais serem comumente confundidos com outras doenças ou apenas mal-estar, o tutor acaba por demorar em procurar o auxílio de um médico veterinário, tornando a cura do animal mais difícil, já que a doença provavelmente estará em estágio avançado.

Para saber mais sobre a Parvovirose canina - sintomas e tratamento, veja esse outro artigo do PeritoAnimal.

Cachorro urinando sangue: o que pode ser? - Cachorro urinando sangue e vomitando

Tratamento para o sangue na urina do cachorro

Visto que as causas podem ser as mais diversas, o tratamento dependerá de qual órgão foi afetado pela doença, e apenas o médico veterinário poderá prescrever o tratamento mais adequado.

O animal pode, inclusive, necessitar de cirurgia para os casos de obstrução na bexiga e uretra ou em casos de hemorragia. E, até mesmo, uma transfusão sanguínea se a perda sanguínea tiver sido muito grande.

Remédio para o cachorro urinando sangue

O remédio para o cachorro urinando sangue será prescrito de acordo com o tratamento que o veterinário lhe passar. Portanto, jamais medique seu animal por conta própria, visto que mais problemas podem decorrer de intoxicações por remédios.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro urinando sangue: o que pode ser?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças infecciosas.

Escrever comentário sobre Cachorro urinando sangue: o que pode ser?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
8 comentários
Sabrina
Minha cachorra acabou de passar por uma Cesária e castração. Busquei na veterinária e chegando em casa vi que ao urinar, sai um pouco de sangue e a urina ta bem escura. É normal?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Sabrina! O mais indicado é buscar ajuda de um médico veterinário de confiança. A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Helena Cecília Ferreira Scaldini
Minha cachorrinha foi achada na rua e passou por 2 lares diferentes até chegar a mim. Por isso não sei dizer ao certo se ela é filhote ou possui mais de 1 ano.
Hoje meu irmão percebeu que além de ela ter feito xixi no jornal (o que não fazia antes)que a urina estava vermelha.
Não sei se pode ser algum sintoma de doença ou algo normal como menstruação(perdoe-me pela ignorância caso eu esteja falando algum absurdo).O que posso fazer?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Helena! Se está urinando sangue é porque algo se está passando e precisa de tratamento. Como referimos no artigo, existem diferentes possibilidades. Apenas um médico veterinário consegue fazer as provas necessárias para chegar a um diagnóstico e iniciarem um tratamento.
A sua avaliação:
maria ap spadoto
o xixi do meu ilhasa esta meio cor de rosa ele tem 1 ano e meio tomou as 3 vacinas emportadas ea da raiva comessou hoje fazer xixi rosa?
Vania
Minha cachorrinha foi atropelada por um carro e ela está urinando com um pouco de sangue , uns pedacinhos com coagulação, a Veterinária está medicando com antibióticos e inflamatório e remédio para tirar a dor , estou muito triste e preocupada, o que pode ser ?
Vera
Minha poodle tem 10 anos. Percebi que ela no final da urina faz um pouquinho de sangue. Exatamente como na foto acima.
que remédio devo dar.
Marizete de jesusi
Minha cachorrinha..de vez em qdo urina vermelho..ela esta normal brinca .nao esta triste ..mais de vez em qdo a urina parece sangue!!.
Nena
Aminha cachorra esta com sangue na urina ela está cumedo direitinho fazendo Cocó normal que eu Fasso
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Nena! Como referimos no artigo, existem diferentes possibilidades para o que está passando. Sem um exame físico e respectivas provas, não é possível chegar a um diagnóstico. O tratamento a fazer depende desse diagnóstico e por isso é imprescindível que você visite um médico veterinário. Rápidas melhoras para a sua cachorra!
rosemary lopes dos santos
qual que tipo de de ração é melhor para filhote. e diarreia com poco sangue após a primeira injeção e remédio de verme.
Aline Kitamura Prata
Olá, Rosemary. Procure sempre por marcas de rações premium ou super premium, pois estas não contém corantes.
Quanto a diarreia com pouco sangue após vacinas não é comum, devendo-se procurar um médico veterinário para uma melhor avaliação. Após o remédio de verme, pode acontecer de o filhote ter uma leve diarreia com bem pouco sangue se a quantidade de vermes for muito grande, o que deve passar em poucos dias. Se não melhorar, deve-se procurar um veterinário.

Cachorro urinando sangue: o que pode ser?
Imagem: boxerforuns.com
1 de 3
Cachorro urinando sangue: o que pode ser?

Voltar ao topo da página