menu
Partilhar

Como evitar que os gatos subam nas coisas?

 
Por Karoline Schneider, Adestradora e tosadora canina. 29 abril 2021
Como evitar que os gatos subam nas coisas?

Ver fichas de  Gatos

Os gatos gostam de alturas, subir em móveis, cortinas e até subir pelas paredes. Mas por que fazem isso? Devemos evitar isso? Em caso afirmativo, como evitar que os gatos subam em lugares que não devem? O comportamento felino nos intriga e é muito importante aprender a compreendê-lo para oferecer aos nossos gatinhos o que eles realmente precisam. O fato de subir ou pular faz parte deste comportamento e a seguir você resolverá muitas de suas dúvidas.

Descubra neste artigo do PeritoAnimal como evitar que os gatos subam nas coisas sem prejudicar seu bem-estar nem entorpecer sua natureza.

Também lhe pode interessar: Como evitar que os gatos subam no muro

Por que os gatos gostam de subir nas coisas?

Para entender como evitar que os gatos subam nas coisas, por exemplo, móveis, cortinas, paredes e árvores, precisamos saber primeiro por que ele faz isso. É normal pensarmos que os gatos têm isso no sangue, que sentem necessidade de subir em qualquer lugar alto, para depois sentar e ficar olhando para nós. Bem, a verdade é que não estamos no caminho errado porque eles escalam por instinto.

Os ancestrais dos gatos já escalavam porque seu corpo era projetado para isso. Eles têm garras retráteis para agarrar, uma cauda longa que os mantém equilibrados e um corpo ágil e furtivo para caçar em alturas que parecem perigosas para nós.

Além disso, suas clavículas são diferentes das nossas e das de outros animais. São clavículas de flutuação livre, ou seja, que não estão unidas às articulações dos ombros, o que lhes permite mover as patas dianteiras com grande liberdade em quase todas as direções. Esta é a razão pela qual eles quase sempre caem sobre as quatro patas. Como podemos ver, o gato sobe e salta por instinto e é um comportamento natural nessa espécie.

Talvez você possa se interessar neste outro artigo com os 10 animais que saltam mais alto.

Deve-se evitar que os gatos subam nas coisas?

Para um gato, subir nas coisas é algo muito natural e ele não faz isso porque quer incomodar, mas porque para ele é a coisa mais normal do mundo. Os gatos domésticos precisam sentir a adrenalina das alturas como qualquer gato selvagem e felinos que vivem nas ruas. Para satisfazer seu desejo de subir e satisfazer o instinto ancestral, seu comportamento pode ser direcionado para um espaço vertical construído para ele. Se o gato subir sempre que quiser em lugares permitidos, poderá queimar energia e também evitaremos a possibilidade de ele subir pelas paredes ou pelas cortinas.

Não esqueça que os gatos também ficam entediados devido à falta de movimento e isso pode levá-los a desenvolver depressão, sobrepeso ou comportamentos destrutivos, como arranhar os móveis ou arrancar o próprio pelo. Portanto, não é bom evitar que um gato escale, o que devemos fazer é proporcionar espaços adequados para esta atividade.

Dicas gerais para evitar que o gato suba onde não deve

Agora que sabemos que os gatos necessitam subir, pular e sentir a adrenalina em lugares altos, como evitar que os gatos subam em lugares que não devem? Como comentamos, oferecendo um enriquecimento ambiental adequado para redirecionar este comportamento para os espaços permitidos. Portanto, tenha estas dicas em mente:

Arranhador com várias alturas

Como você sabe, os gatos adoram estar nas alturas. Preferem observar seu ambiente a partir de um ponto de vista elevado, de modo que sentem que está tudo sob controle. Além disso, eles gostam de dormir no alto, pois a altura lhes dá segurança. Portanto, é imprescindível oferecer-lhes um espaço com diferentes alturas para descansar e evitar que queiram subir por paredes ou móveis, como um arranhador. Quanto mais alto for o arranhador para gatos, melhor!

Esta estrutura representa uma parte importante do habitat do gato. Os arranhadores são enrolados com cordas para que os gatos possam arranhar e lixar as unhas, de modo que não sejam apenas para subir e descansar no alto. Estes arranhadores permitem que o animal libere energia e realize mais um dos comportamentos típicos da espécie: a marcação de território. Então, se você notou que seu gato aranha os móveis, coloque arranhadores!

Mas mesmo assim, o arranhador deve ser interessante para ele, divertido, seguro e oferecer a possibilidade de pular, subir, arranhar e deitar no topo.

Obstáculos nos lugares proibidos

Por mais que os gatos gostem de subir, também existem algumas coisas que eles não gostam. Por exemplo, eles não gostam que algo grude em suas patinhas ou texturas desagradáveis. Portanto, além de enriquecer seu ambiente, para evitar que os gatos subam nos móveis e em outros lugares, temos que conseguir que esse comportamento se torne pouco interessante para eles nos lugares que consideramos proibidos. É claro, sempre sem prejudicar o animal.

Portanto, uma solução eficaz e inofensiva é colocar fita adesiva de dupla-face nos locais onde não deve subir. Se ele pisar, perceberá que é um lugar onde não pode subir porque a textura será desagradável e, portanto, perderá o interesse.

Outra opção é colocar um objeto que se move quando o gato sobe. Isso o ensinará que não vale a pena continuar. Se seu gato sobe na bancada, no sofá ou na mesa, tente não acariciá-lo, mas diretamente descê-lo. Do contrário, ele se aproveitará da atenção que você está dando.

Como evitar que os gatos subam nas coisas? - Dicas gerais para evitar que o gato suba onde não deve

Como evitar que um gato suba nas cortinas?

Alguns gatos sobem nas cortinas e outros se escondem atrás delas, mas por que eles gostam tanto disso? Para eles, elas são fascinantes porque se movem furtivamente e às vezes até têm uma corda intrigante pendurada. Todos esses fatores são um convite à brincadeira para esses animais.

Para evitar que os gatos subam nas cortinas é necessário torná-las pouco interessantes para os gatos. Assim, coloque-as de tal modo que não alcancem o chão ou peitoril da janela, de forma que a bainha termine pelo menos 10 centímetros acima dele. Você também pode amarrá-las, especialmente se o seu gato fica sozinho em casa e evitar que ela se mova.

Por outro lado, não se esqueça de verificar se há muitas outras opções alternativas de brinquedos para que seu gato possa se entreter. Descubra 10 brinquedos para entreter seu gato neste outro artigo.

Como evitar que o gato suba por nossas pernas?

O seu gatinho já subiu pelas suas pernas? Na primeira vez pode ser divertido ver como o gato se agarra com suas unhas afiadas no jeans, mas se isso se torna um comportamento habitual, devemos descobrir por que ele faz isso e como evitar, pois pode nos machucar.

O fato de um gato subir pelas nossas pernas tem a ver com a busca de alimentos. Desde muito jovens, os gatos aprendem a subir em árvores para ficar em segurança enquanto sua mãe vai caçar. Além disso, também pode ser que ele veja suas pernas como uma forma de chegar à altura que deseja, assim como faria com uma árvore.

Pelos motivos anteriores, é comum o gato subir por nossas pernas quando preparamos sua comida. Portanto, é uma boa ideia que o gato espere em outro cômodo enquanto preparamos a comida. No entanto, também não é tão simples porque é necessário criar um ambiente tranquilo para evitar que o gato se estresse ou sofra de ansiedade por sentir que "o proibimos" de entrar na cozinha. Com reforço positivo, constância e, sobretudo, coerência, conseguiremos que o animal entenda que quando preparamos sua ração não é necessário que suba.

Quando dizemos que é necessário ser coerentes, queremos dizer que não devemos permitir que suba por nossas pernas em hipótese alguma, pois o animal não entenderá por que às vezes pode e outras não. Assim, se, por exemplo, estamos no sofá e o gato escala por nossas pernas para subir, é necessário oferecer-lhe uma alternativa adequada, como um arranhador com várias alturas, uma rampa ou uma escada. Sob nenhuma circunstância repreenda o gato, simplesmente ofereça a alternativa e recompense-o quando a utilizar.

Como evitar que um gato suba em árvores?

Se você quer evitar que seu gato suba em árvores porque tem medo que não consiga descer de novo, você pode ficar tranquilo, é normal que ele fique na árvore um pouco antes de descer. Subir em árvores é um comportamento natural para caçar e observar o ambiente ao redor, mas às vezes pode ser difícil para um gato descer de volta porque a posição inclinada é rara para ele. Isso o deixa inquieto, mas depois de aprender, descer da árvore não será mais um problema.

Agora, se você se preocupa com o fato de que seu gato pode escapar do jardim e, portanto, não quer que ele suba nas árvores, você pode colocar uma cerca na árvore que impeça seu acesso ou na altura que você deseja que seu gato deixe de subir. Além disso, você pode cobrir o tronco com papel de alumínio para evitar que suba, pode usar fita adesiva de dupla face ou papel filme porque já sabemos que eles não gostam dessas texturas.

Agora que você já sabe como evitar que os gatos subam nas coisas, talvez possa se interessar por este vídeo em que explicamos por que o gato dorme nos seus pés:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como evitar que os gatos subam nas coisas?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Como evitar que os gatos subam nas coisas?
1 de 2
Como evitar que os gatos subam nas coisas?

Voltar ao topo da página