Partilhar

Plantas de Natal tóxicas para gatos e cães

Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. Atualizado: 13 março 2018
Plantas de Natal tóxicas para gatos e cães

Durante o Natal a nossa casa fica cheia de objetos perigosos para os nossos pets, incluindo a decoração da própria árvore de natal. No entanto, as plantas também podem ser um perigo para eles.

Na verdade, existem plantas de Natal tóxicas para gatos e cães, por esse motivo, o PeritoAnimal convida você a prevenir uma possível intoxicação mantendo essas plantas fora do alcance dos seus animais de estimação.

Não sabe quais são?

Não se preocupe, em seguida dizemos-lhe!

Também lhe pode interessar: Propriedades da erva do gato ou catnip

Planta de Natal

A planta de Natal ou Poinsétia é uma das plantas mais oferecidas nestas datas. A sua cor vermelha intensa e a sua fácil manutenção fazem com que seja uma das primeiras opções para decorar a nossa casa. No entanto, como muitos já sabem, trata-se de uma planta tóxica para cães e gatos, que além disso parece causar-lhes uma atração inata.

Veja quais são os primeiros socorros caso o seu cachorro coma a planta de Natal.

Plantas de Natal tóxicas para gatos e cães - Planta de Natal

Visco

O visco é outra das plantas típicas de Natal que podem chamar a atenção dos nossos pets pelas suas pequenas bolinhas. Embora o seu nível de toxicidade não seja especialmente elevado, o certo é que pode supor um problema se o nosso cão ou gato ingerir uma quantidade suficiente. Deve situá-la em um lugar de difícil acesso para prevenir acidentes.

Plantas de Natal tóxicas para gatos e cães - Visco
Imagem: hogarmania.com

Azevinho

O azevinho é outra das plantas típicas de Natal. Podemos reconhecê-lo pelas suas características folhas e bolinhas vermelhas. Pequenas doses de azevinho podem ser muito prejudiciais causando vômitos e diarreia, trata-se de uma planta muito tóxica. Em grandes quantidades pode afetar de forma muito negativa os nossos animais. Tenha muita precaução com o azevinho.

Plantas de Natal tóxicas para gatos e cães - Azevinho

Árvore de natal

Embora não pareça, o típico abeto que utilizamos como árvore de Natal pode ser perigoso para os nossos animais de estimação.Especialmente no caso dos cachorros, pode acontecer que engulam as folhas. Estas são muito prejudiciais por serem pontiagudas e rígidas e podem perfurar o seu intestino.

A seiva da árvore e inclusivamente a água que se pode acumular no seu vaso também é perigosa para a saúde. Descubra como evitar que o cachorro como a árvore de Natal.

Plantas de Natal tóxicas para gatos e cães - Árvore de natal

Outras plantas tóxicas para cães e gatos

Além das plantas típicas do Natal, existem muitas outras plantas que também são tóxicas para o nosso cão ou gato. É fundamental que as conheça antes de as comprar. Recomendamos que visite os seguintes artigos:

Depois de ter em conta quais são, deverá colocá-las em um lugar seguro, fora do alcance de cães e gatos. Alguns dos sintomas que podem alertar você de uma possível intoxicação devido ao consumo de plantas são: transtornos digestivos (diarreia, vômitos ou gastrite), transtornos neurológicos (convulsões, salivação excessiva ou falta de coordenação), dermatite alérgica (coceira, dormência ou perda de pelo) e inclusivamente uma falha renal ou transtornos cardíacos.

Plantas de Natal tóxicas para gatos e cães - Outras plantas tóxicas para cães e gatos

Artigos relacionados com o natal

Além de ter em conta as plantas tóxicas para os cachorros, o PeritoAnimal ajuda você a se preparar nesta época tão especial como é o Natal, por esse motivo não perca os seguintes artigos:

Por fim, queremos lembrar que o Natal é um momento de solidariedade e amor para com os outros e para com os animais. Se está pensando em ter um novo amiguinho, não se esqueça: existem muitos animais para serem adotados!

Plantas de Natal tóxicas para gatos e cães - Artigos relacionados com o natal

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Plantas de Natal tóxicas para gatos e cães, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Prevenção.

Escrever comentário sobre Plantas de Natal tóxicas para gatos e cães

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
lais
oi ,
boa noite eu gostaria de saber se a tuia (um pinheiro de natal ) e venenoso para gatos

Plantas de Natal tóxicas para gatos e cães
Imagem: hogarmania.com
1 de 7
Plantas de Natal tóxicas para gatos e cães

Voltar ao topo da página