Remédios caseiros para gastrite em cães

Remédios caseiros para gastrite em cães

Como acontece com os humanos, quando falamos sobre o organismo dos amigos peludos, os cães, nota-se que o aparecimento de inúmeras doenças está diretamente relacionado à alimentação, encontrando na nutrição tanto a causa quanto a solução mais natural para inúmeros transtornos. A gastrite é uma doença digestiva que pode afetar os cachorros e também ser causada por vários fatores, no entanto, uma dieta adequada, bem como outras medidas a adotar, serão a parte fundamental do tratamento. Se você quiser tratar seu animal de uma maneira mais natural, neste artigo do PeritoAnimal, falamos sobre remédios caseiros para gastrite em cães.

Gastrite em cães: o que é?

A gastrite em cães é uma inflamação da mucosa gástrica que causa distúrbios e disfunções no sistema digestivo, já que essa importante mucosa tem a função de proteger o estômago da ação dos sucos digestivos, incluindo o ácido clorídrico.

Sintomas de gastrite em cães

Quando a mucosa está inflamada, o funcionamento da mesma é alterado e isso dá origem a múltiplos sintomas, entre os quais devemos destacar os seguintes como os mais importantes:

  • Dor abdominal;
  • Vômito;
  • Diarreia;
  • Desidratação;
  • Fraqueza;
  • Perda de apetite;
  • Perda de peso.

A gastrite em cães pode ter várias causas, quando aguda, é geralmente devido à ingestão de substâncias nocivas, desde alimentos estragados a objetos tóxicos ou não digeríveis.

No entanto, a gastrite crônica pode ter causas sistêmicas, ou seja, afeta todo o organismo e manifesta-se por gastrite, como as infecções bacterianas e virais, câncer, doenças hepáticas ou renais, ou exposição prolongada a toxinas ambientais

Gastrite em cães: o que fazer?

Se observar sintomas em seu cachorro que podem corresponder à gastrite, é muito importante ir ao veterinário o mais rápido possível, pois, como vimos, a gastrite pode mascarar doenças tão graves quanto o câncer.

O veterinário irá diagnosticar gastrite e deve estabelecer a causa oculta, algo que será feito através de um exame físico completo, tendo em conta todos os sintomas presentes, bem como o histórico médico do paciente.

As medidas terapêuticas a serem adotadas irão variar dependendo da causa da gastrite, no entanto, as medidas dietéticas são partes específicas do tratamento de gastrite em cães. O veterinário pode recomendar que o animal de estimação realize um jejum entre 12 e 48 horas, além disso, pode dar indicações específicas sobre a quantidade de água necessária e a frequência com que deve ser ingerida, da mesma forma, a alimentação do cachorro deverá ser frequente e, em quantidades moderadas.

Com o jejum e essas mudanças na dieta, você conseguirá uma melhor regeneração e funcionalidade da mucosa gástrica.

Remédios caseiros para gastrite em cães

Abaixo mostraremos vários remédios caseiros que podem ser usados para melhorar a gastrite em cães. Como pode ver, muitos deles são alimentos, mas, tratam-se de alimentos com uma poderosa ação terapêutica, que permite ajudar o animal de forma não apenas eficaz, como também profunda.

Antes de usar qualquer um desses remédios, recomendamos que consulte o veterinário antecipadamente para poder adaptar esses recursos às necessidades individuais do seu cachorro:

  • Abóbora: a abóbora é um vegetal que possui muitas propriedades procinéticas (melhora todos os processos do aparelho digestivo), obviamente, deve ser fervida, devidamente preservada e ser completamente natural. Você deve adicioná-la à comida do seu animal de estimação, administrando uma colher de sopa para cada 5 kg de peso corporal, uma vez por dia.
  • Alho: embora seja verdade que o alho pode ser tóxico para os cachorros, isso só acontece quando administrado grandes quantidades. Por outro lado, se você der ao seu cachorro um dente de alho picado junto com a comida habitual, o alho ajudará a combater qualquer agente infeccioso que esteja causando gastrite, já que este é um dos melhores e mais potentes antibióticos naturais.
  • Cranberry: o cranberry americano ajudará em caso de gastrite infecciosa ou quando ela aparece como resultado de uma patologia renal. Isso porque esse tipo de arando é rico em proantocianidinas, substâncias com comprovada atividade antibiótica. Você deve adicionar dois arandos descascados e cortados para cada 5 kg de peso corporal na comida do seu cachorro.
  • Beterraba assada: a beterraba é um vegetal com uma composição nutricional interessante e muito rica em fitoquímicos com propriedades importantes. A beterraba ajudará a reduzir a inflamação da mucosa gástrica e, também permitirá mais facilmente a evacuação de qualquer substância tóxica. Você deve administrar uma colher de chá por 5 kg de peso corporal.
  • Aloe vera: o suco puro de aloe vera é um remédio excepcional para os animais de estimação, esta planta contém mais de 75 nutrientes com propriedades medicinais e será ideal para regenerar e curar a mucosa gástrica. A dose é de 1 mililitro por kg de peso corporal, e deve ser dividida em 3 doses diárias que serão dadas pela manhã, ao meio-dia e à noite. Comece com uma dose baixa e aumente progressivamente até atingir a dose necessária.

Gastrite em cães: como prevenir?

Tão importante como tratar a gastrite da maneira mais natural possível, será preveni-la, por isso, recomendamos que siga estas dicas:

  • Faça qualquer alteração na alimentação progressivamente;
  • Impeça o seu cachorro de comer grama contaminada ou alimentos em más condições;
  • Não dê ao seu animal uma quantidade excessiva de comida, é melhor que seja pouco e mais frequente;
  • Mantenha o programa de vacinação atualizado;
  • Verifique o seu jardim e elimine plantas tóxicas para cães.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para gastrite em cães, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas intestinais.