Problemas intestinais

Remédios caseiros para cachorro defecar

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. Atualizado: 5 julho 2023
Remédios caseiros para cachorro defecar
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Problemas intestinais em cães são uma preocupação frequente dos tutores. Tanto a diarreia quanto a constipação são distúrbios que devem ser tratados com muito cuidado, pois vários fatores podem estar envolvidos, sendo necessário o auxílio do veterinário para diagnosticar corretamente e prescrever o tratamento adequado.

Enquanto a diarreia é o aumento da frequência de eliminação das fezes ou da quantidade de água no conteúdo fecal, a constipação é caracterizada pela formação de fezes excessivamente firmes e ressacadas, com defecações infrequentes. A estagnação prolongada de fezes no cólon resulta em desidratação progressiva da matéria fecal, que se torna muito ressecada, dura e difícil de ser eliminada[1]. Mas o que é bom para soltar o intestino do cachorro? Há diversas opções de alimentos que atuam neste sentido.

Se o seu amigo peludo já passou por esse problema, continue lendo este artigo do PeritoAnimal para conhecer os remédios caseiros para cachorro defecar

Também lhe pode interessar: Remédio caseiro para a diarreia de cachorro

Índice

  1. Causas de prisão de ventre em cães
  2. Alimentos para soltar o intestino do cachorro
  3. Qual fruta solta o intestino do cachorro?
  4. Posso dar laxante para o meu cachorro?
  5. Cenoura solta o intestino do cachorro?
  6. Azeite ajuda o cachorro a defecar?
  7. O que fazer quando o cachorro não consegue defecar?
  8. Remédios caseiros para cachorro defecar

Causas de prisão de ventre em cães

Assim como as pessoas, os animais também estão sujeitos a alterações orgânicas com a mudança de ambiente. Cães acostumados a defecar na grama, por exemplo, podem ter constipação caso se mudem para um apartamento e tenham que utilizar um tapete higiênico. Para que isso não aconteça, é necessário que o tutor tenha o cuidado de passear várias vezes ao dia com o cãozinho, até que ele se acostume à nova rotina.

Dietas de baixa qualidade e com pouca fibra também podem ser responsáveis pela prisão de ventre nos cães. Algumas rações apresentam uma grande quantidade de carboidratos, além de utilizarem proteínas de baixa qualidade e pouca fibra, resultando em problemas intestinais nos cachorros. Procure sempre adquirir dietas balanceadas, e, caso o animal utilize dieta caseira ou natural, lembre-se de colocar alimentos com fibras em todas as refeições.

A ingestão adequada de líquidos é extremamente importante para o bom funcionamento intestinal. Fornecer fibras sem uma boa quantidade de líquidos pode piorar a constipação, pois as fibras formarão um bolo no intestino, podendo causar até mesmo uma obstrução. Sempre forneça água limpa e fresca ao cãozinho, em vasilhas higienizadas e em locais de fácil acesso. Uma boa alternativa para fazer o peludo ingerir mais líquidos é fornecer dietas úmidas, como as latinhas e sachês próprios para cães.

Algumas causas da constipação em cães podem ser mecânicas, como fratura de bacia, tumores e hérnias perineais. A ingestão de corpos estranhos (brinquedos, espumas de almofadas, cordas e outros objetos) também pode causar uma obstrução intestinal. Sempre leve seu amigo para um veterinário avaliar e realizar exames diagnósticos antes de tentar medicá-lo.

Remédios caseiros para cachorro defecar - Causas de prisão de ventre em cães

Alimentos para soltar o intestino do cachorro

Alguns alimentos podem ajudar a soltar o intestino do cachorro, atuando como verdadeiro remédios caseiros para o cachorro defecar. No entanto, devem ser administrados em pequenas quantidades e com orientação do veterinário, para que a constipação não se transforme em diarreia.

Assim, um dos remédios caseiros para o cachorro defecar e que é um alimento muito utilizado nesses casos é o leite. Alguns estudos mostram que tanto os cães como os gatos adultos não produzem lactase, enzima degradadora da lactose (um açúcar natural presente no leite). Apenas os filhotes conseguem digerir o leite sem ter diarreia. No caso da constipação, pode ser utilizada uma pequena quantidade de leite. Mas cuidado! A quantidade deve ser mínima!

Outro alimento que ajuda a regular o intestino do cachorro é a abóbora. Para cães que utilizam alimentação caseira ou natural, basta acrescentar um pouco do alimento na dieta de costume. Os cães habituados com ração podem resistir um pouco, o que pode ser resolvido se a abóbora for cozida, amassada e misturada com um sachê especial para cães.

A aveia é um excelente alimento para o cão, especialmente para aqueles que precisam regular o intestino. Pode ser misturada à ração, no alimento úmido ou na dieta natural. Deve-se ter o cuidado de não colocar mais de uma colher de chá, para cães pequenos, em cada refeição (para cães de médio e grande porte, usar a medida de uma colher de sopa), pois contém uma grande quantidade de calorias, podendo causar um desbalanço nutricional no seu amigo, resultando em obesidade a longo prazo.

Remédios caseiros para cachorro defecar - Alimentos para soltar o intestino do cachorro

Qual fruta solta o intestino do cachorro?

Várias frutas podem ajudar o cachorro que está com o intestino preso, também servindo como remédios caseiros para o cachorro defecar:

  1. Mamão: pode ser oferecido puro ou misturado na ração. Mas lembre-se: sempre em pequenas quantidades!
  2. Melancia: além de muita água, essa fruta possui uma grande quantidade de fibras. Ofereça a melancia gelada ao seu amigo, ele vai adorar, já que é outros dos alimentos que soltam o intestino do cachorro.
  3. Manga: rica em fibras e vitamina C, pode ser oferecida para o cão quando descascada e em pequenos pedaços. Sempre deve ser tirado o caroço para evitar engasgamentos. Essa é a fruta preferida dos cachorros.

Posso dar laxante para o meu cachorro?

Os laxantes devem ser prescritos pelo médico veterinário, pois caso haja uma obstrução intestinal, o uso desses medicamentos pode agravar o quadro clínico do cachorro, resultando em até mesmo óbito.

Cenoura solta o intestino do cachorro?

Sim! A cenoura é um dos alimentos que soltam o intestino do cachorro, é rica em fibras e pode ser oferecida ao peludo sem problemas. Por ser pouco calórica, pode ser ingerida sem muitas preocupações quanto à obesidade. O ato de roer um pedaço de cenoura ainda vai ajudar a limpar os dentes do cãozinho.

Azeite ajuda o cachorro a defecar?

Outra opção considerada um remédio caseiro para o cachorro defecar é o azeite de oliva, um alimento muito bom para os cães. Também considerado um remédio caseiro para soltar o intestino do cachorro, ele pode ser adicionado à ração ou à dieta natural. Rico em vitamina E e polifenóis (antioxidantes), fortalece o sistema imunológico do cachorro e melhora sua pelagem, além de ajudar a regular o intestino. Mas tenha calma quando for usar o azeite, tudo em excesso faz mal!

O que fazer quando o cachorro não consegue defecar?

Cachorros com constipação costumam apresentar fezes ressecadas e tenesmo (fazem força para defecar e ficam muito tempo agachados). Primeiramente, devem ser oferecidos líquidos para o animal, como água fresca, alimentos úmidos (latinhas e sachês) e caldos de carne (você pode cozinhar um pedaço de carne em água e oferecer a ele o caldo dessa preparação).

Caso a maior ingestão de água não seja suficiente para melhorar a prisão de ventre, o animal deve ser levado ao veterinário para que seja diagnosticada a causa. Nunca tente administrar laxantes ou utilizar supositórios sem a indicação do veterinário, pois pode ser perigoso para o animalzinho. Em caso de obstrução intestinal, o uso de laxantes pode estimular o peristaltismo e causar um dano irreversível ao intestino.

Agora que você já conheceu os melhores alimentos para soltar o intestino do cachorro, não perca este outro artigo sobre a importância e quais alimentos têm mais fibra para cães.

Remédios caseiros para cachorro defecar

Como você viu, diferentes alimentos atuam como remédios caseiros para cachorro defecar. Lembramos que você nunca deve medicar o pet, a não ser que seja recomendação de um veterinário, após realizar o diagnóstico adequado. Assim, reforçamos que algumas das melhores opções de remédios naturais para ajudar o cachorro a defecar, são:

  • Aumentar a ingestão de água, pois a hidratação adequada é essencial para a saúde intestinal. Certifique-se de que seu cachorro tenha água fresca e limpa disponível em todos os momentos e encoraje-o a beber mais água, se necessário.
  • Adicionar fibra à dieta, pois a fibra pode auxiliar na formação adequada das fezes e no funcionamento regular do intestino. Consulte o veterinário para obter orientações sobre a quantidade e o tipo de fibra que é adequado para o seu cachorro, pois diferentes rações e alimentos têm composições variadas.

No entanto, é crucial lembrar que esses remédios caseiros não substituem a avaliação e o tratamento veterinário adequados. Se o problema persistir ou piorar, é fundamental buscar atendimento profissional para o seu cachorro.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para cachorro defecar, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas intestinais.

Referências
  1. Nogueira, S. P. Constipação em cães: como a alimentação pode ajudar? Disponível em: https://s3-sa-east-1.amazonaws.com/vetsmart-contents/Documents/DC/RoyalCanin/Constipacao_Caes_Como_Alimentacao_Pode_Ajudar.pdf. Acesso em 06/09/2022.
Bibliografia
  • Giannico, A.T. et al. Alimentos tóxicos para cães e gatos. Colloquium Agrariae, v.10, n.1, 2014. Deisponível em <file:///C:/Users/alvar/Downloads/ana,+revis%C3%A3o+alimentos+c%C3%A3o+e+gato+(1).pdf> Acesso em 06/09/2022.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Remédios caseiros para cachorro defecar