Partilhar

Cadela com mama inchada: causas e tratamentos

Cadela com mama inchada: causas e tratamentos

Ver fichas de  Cachorros

O inchaço das mamas em cadelas é um sinal visível de inflamação, que pode ser causada por vários fatores. Isso nem sempre significa que a cadela está doente, porque suas mamas também aumentam em tamanho durante o cio, a gestação e a amamentação, que são fases naturais pelas quais um fêmea não esterilizada pode passar. No entanto, uma cadela com mama inflamada também pode ser sinal de certas patologias, como a mastite canina.

Você tem uma cadela com mama inchada? Lembre-se de que é essencial consultar o veterinário de sua confiança para descartar qualquer causa patológica e verificar o estado de saúde da sua amiga peluda. No entanto, neste artigo do PeritoAnimal, vamos te ajudar a entender porque as mamas de sua cadela incham, apresentando as causas mais frequentes e as possibilidades de tratamento.

Também lhe pode interessar: A mastite em cadelas - Sintomas e tratamento

Cadela com mama inchada durante o cio

Fêmeas que não foram esterilizadas desenvolvem uma leve inflamação nas mamas e na vulva durante o período de cio. As mamas podem parecer mais inchadas do que o normal alguns dias antes e durante o cio. Esse inchaço geralmente não deve ser acompanhado por nenhum tipo de secreção.

É importante controlar e registrar os períodos de cio da sua cadela durante toda a sua vida fértil. Dessa forma, será mais fácil diferenciar o inchaço das mamas e o sangramento natural do cio de um possível quadro de hematuria (presença de sangue na urina) acompanhada de inflamação mamária.

Gestação e amamentação

Se ela teve contato sexual com um macho durante seu último período fértil, a cadela com mama inchada pode ser um sintoma de gravidez. As fêmeas de mamíferos passam por grandes alterações hormonais durante a gravidez, e essas mudanças são responsáveis por prepará-las para o parto e o período de amamentação. À medida que a gestação avança, nota-se a cadela com mama inflamada e aumentadas para permitir a produção de leite, e sua barriga aumenta para permitir o crescimento de seus filhotes.

Uma cadela prenha deve ter acompanhamento veterinário durante toda a gestação. Também é importante oferecer uma dieta especial, com maior ingestão calórica e proteínas de alta qualidade, além de todos os cuidados adequados para preservar sua saúde e a de seus filhotes.

Quando chegar a hora de dar à luz, sua peluda já estará física e mentalmente preparada para alimentar seus filhotes. Durante o período de amamentação, as mamas e os mamilos da cadela ficam maiores e inflamados, mas esse quadro melhora à medida que a hora do desmame se aproxima. Muitas cadelas nunca recuperam o tamanho original das mamas depois de serem mães. Geralmente, as mamas são maiores e mais flácidas do que nas fêmeas que nunca tiveram uma gravidez.

Cadela com mama inchada: causas e tratamentos - Gestação e amamentação

Cadela com mama inchada por gravidez psicológica

A pseudociese (ou gravidez psicológica) é muito comum entre cadelas férteis. Normalmente, o quadro se manifesta quando uma fêmea teve contato sexual com um macho, mas a fecundação não foi concluída. No entanto, também pode se desenvolver sem acasalamento prévio.

Os sintomas de uma gravidez psicológica são praticamente idênticos aos de uma gravidez real: a cadelas com mama inchada, a barriga e os mamilos aumentam de tamanho e o apetite cresce. Também costumam produzir e eliminar pelos seios um soro mais leve e menos espesso que o leite materno. Portanto, não é surpreendente observar a cadela com mamas inchadas após o cio, bem como ver que a cadela tem leite mas não está grávida. Para evitar que isso aconteça, a melhor opção é a esterilização, pois o prolongamento da gravidez psicológica pode levar a sérios problemas de saúde. Fazer a cadela ter uma cria não a impedirá de experimentar esse tipo de gravidez novamente no futuro.

Cadela com mama inflamada por alergia

As alergias são reações imunológicas anormais ou exageradas que o corpo desenvolve após o contato com algumas substâncias, alimentos, hormônios, produtos ou agentes patogênicos. Essa reação inicia um processo inflamatório que pode se manifestar topicamente ou se expandir para outras regiões do corpo, podendo também afetar o sistema respiratório.

Se você utilizou um novo produto na higiene de sua amiga peluda, suas mamas podem ter inchado devido a uma reação alérgica. As picadas de pulgas também podem, bem como alguns medicamentos e substâncias naturais, como pólen ou mofo, causar um processo alérgico mais intenso em áreas sensíveis, como as mamas, olhos e ouvidos. Se esse for o caso, sua cadela pode sentir muita coceira, tentar se arranhar ou lamber sua barriga com muita intensidade. Nos dois casos, é importante suspender o uso de qualquer produto e levá-la ao veterinário para realizar alguns exames de alérgenos.

Traumatismos ou acidentes

Se sua cadela sofreu um acidente ou foi golpeada recentemente, as mamas podem inchar como resultado do trauma. É um processo natural que permite a recuperação da área lesionada. Nesse caso, é mais provável que apenas uma das mamas esteja inflamada, pois um golpe normalmente gera uma reação tópica. Também é possível que você identifique uma contusão ou lesão perto da região inchada.

Novamente, lembramos que é essencial levar sua cadela ao veterinário para verificar sua saúde após um golpe ou acidente.

Mastite canina

A mastite canina é um processo infeccioso que afeta as mamas de cadelas e gatas de maneira muito semelhante, gerando uma inflamação visível das mamas. Além da cadela com mama inchada, as fêmeas afetadas geralmente apresentam grande sensibilidade e dor ao toque nas mamas, com presença de secreção purulenta.

Normalmente, a mastite aparece no final do período de amamentação ou após uma gravidez psicológica que não foi tratada adequadamente. O quadro progride rapidamente e afeta seriamente a saúde da cadela, por isso requer atenção médica imediata. Além disso, é essencial prevenir a mastite oferecendo os devidos cuidados durante a gestação ou diante de um quadro de gravidez psicológica.

Cadela com mama inchada: causas e tratamentos - Mastite canina

Neoplasias e cistos mamários (tumor na mama da cadela)

Se, ao tocar nos seios da sua cadela, você sentir algum nódulo ou massas estranhas, deve ir imediatamente à clínica veterinária com o sua peluda. Geralmente, uma palpação anormal nas mamas de uma cadela revela cistos ou tumores mamários, que podem ser um sintoma de câncer. Nos dois casos, a atenção médica imediata é essencial para a realização de exames apropriados e o diagnóstico precoce da presença de tumores malignos. Lembre-se de que um diagnóstico precoce do câncer de mama costuma melhorar o prognóstico da doença.

Cadela com mama inflamada e outros sintomas

Em geral, o sinal mais visível da inflamação mamária em cadelas é realmente o aumento das mamas. No entanto, é importante que os tutores conheçam e saibam como reconhecer os outros sintomas que podem acompanhar esse quadro inflamatório. A seguir, vamos resumi-los para facilitar o seu conhecimento:

  • Crescimento dos mamilos;
  • Vermelhidão nos mamilos ou em toda a mama;
  • Secreção de soro, leite materno (ou pseudoleite, no caso da gravidez psicológica) ou pus;
  • Sensibilidade ou dor nas mamas ou na região abdominal (a cadela costuma mostrar desconforto e expressão de dor ao ser tocada);
  • Nódulos ou massas anormais palpáveis nas mamas.

Portanto, se você notar que sua cadela tem a mama inflamada e vermelha, um mamilo inflamado ou várias mamas inchadas, procure um especialista imediatamente.

Se a cadela chora muito e você desconfia de outras causas, o vídeo a seguir pode ser útil:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cadela com mama inchada: causas e tratamentos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças infecciosas.

Vídeos relacionados com Cadela com mama inchada: causas e tratamentos

1 de 3
Vídeos relacionados com Cadela com mama inchada: causas e tratamentos

Escrever comentário sobre Cadela com mama inchada: causas e tratamentos

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
sandra regina miranda
preciso, com urgencia saber o que fazer com a minha cadela que não amamenta mais e está com as tetas enormes, ela anda quase arrastando-as no chão. obrigada
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Laura
Minha cachorra tem um ano e tem uma semana que seus mamilos estão inchados o que pode ser
João
nem sei tô tentando fazer compressa resolveu em algumas tetas outras não:/
Clair
Minha pet está no cio já 20 dias, tem 1 ano e 1 mês de idade e agora as mamas tbem incharam e faz parte do cio pois não castrei . É normal este inchaço pois é hormonal como em nós mulheres...rsss..mas passará se ela não cruzar e efetivar uma gestação. É so cuidar pois é um período sensível para ela....boa sorte amiga

Cadela com mama inchada: causas e tratamentos
1 de 3
Cadela com mama inchada: causas e tratamentos

Voltar ao topo da página