menu
Partilhar

Vantagens de ter um golden retriever

 
Por Maria Besteiros. 21 abril 2021
Vantagens de ter um golden retriever

Ficha do animal: Golden Retriever

É muito difícil não conhecer um cachorro golden retriever. Muito populares em várias partes do mundo, os exemplares desta raça ganharam espaço nas nossas casas graças a suas excelentes qualidades. Não se trata somente de seu porte ou beleza, mas, também, porque possuem uma personalidade excepcional e equilibrada, além de uma grande inteligência.

Neste artigo do PeritoAnimal, vamos te explicar todas as vantagens de ter um golden retriever como companheiro no lar. Por isso, se você está pensando em adotar um cachorro dessa raça ou mestiço, independente se é filhote, adulto ou idoso, a seguir mostramos os motivos para fazê-lo. Você também descobrirá se, talvez, é melhor adotar outro cachorro com outras características se ele não se encaixa com seu estilo de vida. Lembre-se que o mais importante, sempre, é garantir que podemos cuidar de um animal como ele merece.

Características básicas do golden retriever

O primeiro passo para descobrir as vantagens de ter um golden retriever é conhecer quais são suas características básicas, já que são as que permitirão que tenhamos ideia do que podemos esperar do cachorro. Suas origens estão no Reino Unido no século XIX. Eram cachorros caçadores de aves aquáticas, ainda que realizassem um monte de funções como companhia e assistência. Os primeiros golden retriever se apresentaram à exibição já em 1908.

São tranquilos, amáveis, nada agressivos e especialmente bons com crianças, com as quais mostram-se tolerantes e pacientes. Adaptaram-se à vida nas grandes cidades, sendo igualmente felizes em casas de campo. Por outro lado, são muito bons alunos na hora de aprenderem tanto ordens básicas como comandos mais complexos. Além do mais, são capazes de estabelecer boas relações com outros cachorros e, em geral, com outas espécies animais.

Quanto ao seu aspecto físico, destaca-se a coloração de sua pelagem, com tonalidades que variam entre creme e dourado. O pelo vai clareando com a idade. Além do mais, possuem uma camada interna densa e impermeável. Têm uma expectativa de vida relativamente grande para os cachorros de seu porte, podendo alcançar os 15 anos de vida. Outros dados básicos são o peso, entre 27 e 36 kg, ainda que tenham tendência ao sobrepeso e a medida até a cernelha oscila entre os 51 e os 61 cm.

Vantagens de ter um golden retriever

As características mencionadas já nos dão pistas das possíveis vantagens de conviver com um cachorro desta raça ou mestiço. A seguir, mostramos os principais motivos que justificam por que ter um golder retriever.

Sua personalidade é equilibrada

A primeira das vantagens de ter um golden retriever que podemos destacar é a personalidade equilibrada que demonstram os exemplares desta raça. A maior prova disso é seu trabalho como cão de assistência, participando em terapias ou facilitando a vida das pessoas com alguma necessidade especial. Obviamente, podem haver exceções, mas estamos nos referindo aos cachorros dessa raça em geral.

São cachorros dóceis, o que facilita muito tanto a educação como a convivência. Além do mais, também costumam mostrarem-se carinhosos, ainda que neste ponto há que levar em conta que este carinho é bidirecional, isto é, também têm uma grande necessidade de receber carinho, algo a considerar antes de adotar um.

Lembre-se que estas indicações não são válidas somente para os exemplares de raça pura. A adoção de mestiços de golden é outra opção também vantajosa. Por outro lado, sempre recomendamos a adoção de cachorros já adultos. Entre as vantagens dessa alternativa podemos incluir que já contam com o caráter formado, portanto sabemos como é o golden que levamos para casa. Não há surpresas nem tanto trabalho como supõe o cuidado com um cachorro.

É um cachorro muito adaptável

Se a grande vantagem de ter um golden retriever está em sua excelente personalidade, não menos importante é sua grande capacidade de adaptação. Isso quer dizer que podemos fazer um golden feliz independentemente de como seja nossa família. Estará feliz em uma casa com crianças ou com uma pessoa sozinha de hábitos tanto sedentários como ativos.

Nesta mesma linha, pode adaptar-se perfeitamente à vida em um apartamento, sempre, claro, que suas necessidades básicas sejam atendidas. Também será muito feliz em uma casa com possibilidade de desfrutar de um pátio, jardim ou terreno.

Além do mais, a adaptabilidade que apresentam também ajuda que se integrem ao novo lar quando são adotados. Por isso, podemos considerar escolher um exemplar de idade avançada com total tranquilidade. Inclusive, se em casa existem outros animais ou podem chegar a vir depois, a convivência costuma desenvolver-se sem nenhum problema, sejam outros cachorros ou animais de diferentes espécies. Não são nada agressivos, briguentos, nem mostram tendência a morder.

Tem uma grande inteligência

Na década de 1990, o psicólogo Stanley Coren elaborou uma lista classificando um bom número de raças caninas de maior a menor inteligência. Vale ressaltar que por inteligência referia-se a inteligência relativa à capacidade de aprender ordens e à obediência.

O golden retriever se situa em um destacado posto número quatro de um total de 79. Portanto, podemos dizer que os exemplares desta raça têm facilidade para aprender ordens com poucas repetições e, além do mais, as obedecem em uma alta porcentagem das vezes que se pede.

Sua destacada inteligência conta como de uma das vantagens de ter um golden retriever e facilita seu treinamento, mas também implica a necessidade de proporcionar a ele uma boa estimulação a nível mental para que não se entedie. Um cachorro entediado pode manifestar problemas de comportamento.

Descubra a lista completa dos cachorros mais inteligentes segundo Stanley Coren.

É o melhor companheiro para crianças

Como dissemos quando falamos de suas características básicas, uma das vantagens de ter um golden retriever é a boa relação que eles estabelecem com os pequenos da casa. Não somente se tem crianças em casa, mas essa vantagem também permite que não surja nenhum problema com as visitas de crianças ou no encontro com elas durante qualquer passeio. De todas as formas, há que se educar os pequenos para que tratem o cachorro com respeito e cuidado, além de vigiar suas interações, por via das dúvidas.

Possui tamanho justo

A última das vantagens de ter um golden retriever que podemos ressaltar é seu tamanho. São cachorros grandes, mas não tanto a ponto de dificultar no dia a dia da maioria dos cuidadores. Isso permite que possamos conviver com eles em apartamentos ou em casas e que tenham a oportunidade de nos acompanhar em saídas e deslocamentos.

Por outro lado, não há que descartar a adoção de cachorros grandes como o golden somente por seu tamanho, já que também é fundamental avaliar as características como as que mencionamos, que são as que facilitam a convivência, independente do tamanho.

Desvantagens de ter um golden retriever

Ainda que o golden seja um dos cachorros que melhor se adaptam a qualquer situação, não são tudo vantagens para todas as pessoas. De todas as formas, antes de mencionar as "desvantagens", queremos esclarecer que o correto ao falar sobre os animais, que são seres vivos com sentimentos e emoções, é nos referirmos a características que não coincidem com nossa rotina ou estilo de vida. Assim, antes de adotar um golden é importante também lembrar que é um cachorro que tende a perder uma grande quantidade de pelo, por isso temos que dedicar tempo para escová-lo para mantê-lo saudável.

Por outro lado, lembre-se que destacamos como uma das vantagens de ter um golden retriever, o fato de serem cachorros carinhosos, que também necessitam de atenção e carinho por parte dos humanos, o que pode resultar um problema para aquelas pessoas que não tenham tanto tempo. Nesses casos, igualmente, recomendamos reconsiderar a ideia de adotar um cachorro, já que todos requerem tempo e carinho. Por último, devemos ressaltar também, que se trata de um animal que também necessita receber estimulação física e mental devido a sua grande inteligência e predisposição ao sobrepeso. Neste outro artigo você verá o que deve levar em conta antes de adotar um golden retriever.

Quando se decide adotar um cachorro, seja ou não de raça, é fundamental avaliar tudo a fim de proporcionar a ele a melhor vida possível.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Vantagens de ter um golden retriever, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de O que precisa saber.

Bibliografia
  • FOGLE, Bruce. (1995). The Encyclopedia of the Dog. London. Dorling Kindersley.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Vantagens de ter um golden retriever
Vantagens de ter um golden retriever

Voltar ao topo da página