Partilhar

Causas de vômito em cães

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 28 janeiro 2019
Causas de vômito em cães

Ver fichas de  Cachorros

Os vômitos são algo que mais tarde ou mais cedo todos os cachorros irão sofrer. Ocorrem normalmente de forma isolada por diversos motivos. Pode ser que encontre vômito no solo mas o seu cachorro aja de forma normal, esteja ativo e coma normalmente. Por vezes, os vômitos podem ocorrer devido a mudanças na dieta ou por comerem algo em mau estado.

No entanto, devemos prestar atenção ao nosso cachorro para determinar o que provocou os vômitos e descartar problemas mais graves. A ingestão de objetos pode obstruir o seu sistema digestivo ou pode ser que algum novo alimento tenha causado alergia.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos lhe explicar os motivos que causam vômitos nos cães. Assim, como dono, saberá o que os pode causar e como pode atuar para evitar problemas maiores.

Também lhe pode interessar: Remédio para cachorro com diarreia e vômito

Causas mais comuns

As causas que podem provocar vômito em cães são diversas. Todas provocam uma inflamação ou irritação do estômago ou intestino que dificulta o normal trânsito digestivo. É recomendável que todos os donos as conheçam para agir com rapidez.

Gastroenterite

A gastroenterite afeta os cachorros da mesma forma que os humanos. Os vômitos são constantes, o cachorro fica apático e com dores abdominais. Esta doença pode se tratar em casa e em dois dias o nosso cachorro ficará recuperado. Se os vômitos persistirem por mais de 2 dias e não se observarem melhorias, consulte o seu veterinário.

Ingestão de corpos estranhos

A ingestão de algum objeto pode provocar obstruções no estômago ou intestino do cachorro, provocando-lhe vômitos para o expulsar. Em muitos casos não o conseguirá expulsar e, os vômitos irão se repetir. É importante que, se observar o seu cachorro ingerindo qualquer objeto consulte de imediato o seu veterinário.

Parasitas intestinais

A presença de parasitas intestinais como as tênias ou vermes redondos podem provocar alterações gastrointestinais, podendo chegar a provocar vômitos.

Infecção viral

A parvovirose ou a cinomose podem provocar vômitos. Os cachorros são muito mais susceptíveis às infecções, ambas são doenças muito contagiosas entre cachorros e podem chegar a ser mortais se não for de imediato ao especialista. Informe-se adequadamente e se suspeitar que se pode tratar de alguma destas causas não hesite em consultar o veterinário.

Alimentos tóxicos ou alergias

Algumas plantas ou alimentos podem ser tóxicos e causar indigestões no nosso cachorro. Neste artigo sobre plantas venenosas para cachorros poderá conhecer tudo sobre o tema. As alergias variam em cada cachorro, por isso deve conhecer o seu cachorro e controlar o que come. Assim poderá eliminar da dieta o causador da alergia.

Tumores

Os cachorros de idade avançada são mais propensos a sofrer de tumores, como consequência do câncer de pele. Neste caso, os vômitos estariam acompanhados de outros sintomas evidentes que não demonstram a presença de uma doença. Confira todo o pelo do seu cachorro em busca de anomalias físicas.

Doença inflamatória intestinal

Esta doença crônica provoca inflamação dos intestinos. Causa vômitos após esforços intensos ou após realizar exercício após as refeições. Com uma dieta especial e exercício controlado, qualquer cachorro pode seguir uma vida normal.

Causas de vômito em cães - Causas mais comuns

Outras causas

Já vimos que várias doenças e problemas podem provocar vômitos no nosso cachorro. No entanto, existem outras situações que podem provocar no nosso cachorro vômitos isolados.

Mudanças na alimentação

Uma mudança brusca na alimentação pode provocar problemas intestinais e como consequência vômitos. É importante que introduza as mudanças de forma gradual, especialmente se o alimentar com comida caseira.

Comer muito rápido

Por vezes certos cachorros se excitam muito no momento de comer e ingerem os alimentos demasiado rápido. Nestes casos expulsam um vômito que pode estar acompanhando de espuma branca. É um problema pontual, não devemos ficar preocupados mas tentar que o nosso cachorro melhore o seu comportamento. Se comer demasiado depressa, divida a sua comida em dois recipientes e não lhe dê o segundo até não ter terminado o primeiro. Espere uns minutos para confirmar que não vomita e dê-lhe a restante comida.

Causas de vômito em cães - Outras causas

Quando consultar o veterinário

Os vômitos podem ser provocados por diferentes causas. Em muitos casos não conhecemos com exatidão o motivo. Se o cachorro vomita uma ou duas vezes, mas não fica apático e come com normalidade, então de certeza que foi algo passageiro. Por isso, é importante conhecer o nosso cachorro e os seus hábitos. Devemos saber distinguir entre um vômito isolado e por exemplo uma gastroenterite.

Se for um vômito isolado, alguns remédios caseiros para cachorro vomitando podem ajudar.

Regra geral, se os vômitos forem contínuos e forem acompanhados de outros sintomas devemos nos preocupar. O melhor é retirar a comida durante as primeiras 24 horas e assegurar a hidratação do seu cachorro.

Neste casos depois dos cuidados adequados, em 2 ou 3 dias o nosso cachorro já comerá com normalidade.

Se os vômitos se prolongarem durante 2 ou mais dias, consulte um veterinário para determinar o que está causando os vômitos. Se o seu cachorro é de idade avançada ou um filhote deve ter mais cuidado. São mais propensos à desidratação e em um cachorro novo uma gastroenterite grave pode ser fatas.

Se observar sangue nos vômitos ou nas fezes, consulte de imediato o seu veterinário.

Causas de vômito em cães - Quando consultar o veterinário

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Causas de vômito em cães, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas intestinais.

Escrever comentário sobre Causas de vômito em cães

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
9 comentários
Manuela
Faz uns 4 dias que minha cachorra tosse muito, ainda mais a noite. E as vezes sai essa gosma transparente com a espuma, está se alimentando e brinca normalmente só estou preocupada com a tosse e os vômitos, oq posso fazer??
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Manuela! Temos um artigo sobre cachorro tossindo e vomitando gosma branco, confira:https://www.peritoanimal.com.br/cachorro-tossindo-e-vomitando-gosma-branca-o-que-fazer-22735.html
De qualquer forma, é importante buscar ajuda de um médico veterinário de confiança o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
MARIA DO SOCORRO SANTOS SILVA
Meu cachorro tem 2 meses dei o lombrigueiro pa ele acabou ontem o devo fazer qual remédio devo dar a ele
Ele é um pudool
Jonathan William
ola, meu dog da raça shih tzu tem quatro anos ultimamente ele vem vomitando com frequência apos horas de ter feito a refeição. quando posso o controlo para que ele coma devagar, pra que possa mastigar bem, mas ele tem o costume de come muito rápido, mal mastiga e a cada dois dias ele sempre vomita praticamente tudo que comeu na refeiçao anterior. no vomito a raçao vem inteira praticamente isso depois de varias horas que ele fez a refeiçao .
ex: ele janta as 21:00 no dia seguinte quando acordo pra ir trabalhar ele vomita no entanto se passou horas e a refeição ingerida deveria ter diluído durante essas horas. sabe dizer oque posso fazer nesse caso?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Jonathan! Sem ver o seu cachorro não conseguimos dar nenhum diagnóstico, no entanto, recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário o quanto antes.
A equipe do PeiroAnimal deseja rápidas melhoras!
Abreu
meu cachorrinho tem 2 meses,só bebe leite de caixa,hoje ele vomitou muito,fiz um chá de boldo e dei,mas ele só se alimenta com leite de vaca em caixa,o que devo fazer?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Abreu! Não recomendamos dar leite de vaca para cachorro pois, um cachorro adulto pode ser intolerante e apresentar transtornos gastrointestinais, os filhotes de cachorro têm um estômago muito fraco e vão ter muita dificuldade para digerir um leite de uma espécie tão diferente como a vaca, o que pode causar problemas bem graves e até a morte.
Se você quiser saber mais informações se pode dar leite para filhote de cachorro, veja nosso artigo: https://www.peritoanimal.com.br/pode-dar-leite-para-filhote-de-cachorro-22838.html
No entanto, o mais indicado é buscar ajuda de um médico veterinário o quanto antes.
LUCIANA BARROSO DE PAULA
Minha cadela tomou ibuprofeno está vomitando muito,passou o dia todo vomitando . Levei ao veterinário e ela disse que minha cadela teve intoxicação por causa do ibuprofeno, está sendo medicada e pediu para fazer Ultra som
Eliane
Gostaria de saber se tem algum medicamento caseiro para dar para minha cadelinha q está vomitando a ração, ela come tudo q vê no chão de porcaria ,tenho q está sempre atenta,ela está com dermatite, levei no ver terça feira, deu remédio para dermatite ,oque faço levo de novo novo no vet ou médico em casa?É o q posso fazer estou preocupada, obrigafo
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Eliane! Temos um artigo que pode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/remedio-caseiro-para-cachorro-vomitando-22489.html
No entanto, recomendamos que volte ao veterinário.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Marli
Minha cachorrinha engoliu um osso de galinha e não está na garganta ela tem apetite mas está vomitando toda a ração que come emagreceu bastante de um dia para o outro o que posso fazer.
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Marli! O mais indicado é buscar ajuda de um médico veterinário de confiança. A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Suze
Ela perdeu peso nao tem apetite e comecou vomitar
Sabrina
Olá! Meu cãozinho tem 8 meses, faz duas semanas que se recuperou de uma virose, e de ontem pra hoje vem apresentando vomito forçado, com movimentos brutos no abdome. O vômito as vezes sai um liquido pastoso branco, ou as vezes com resto de comida da ultima refeição. Ele geme de dor, parece estar febril. O que pode ser? Será que tem como tratar em casa?
Liliana Ramos (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Sabrina! Pelo que descreve parece ser grave e o seu cachorro precisa de atenção veterinária.

Causas de vômito em cães
1 de 4
Causas de vômito em cães

Voltar ao topo da página