menu
Partilhar

Raças de cachorros que parecem leões

 
Por Paula Martinez, Auxiliar técnica Veterinária e psicóloga mestra em neurociência cognitiva. 22 abril 2021
Raças de cachorros que parecem leões

Ver fichas de  Cachorros

Há tantas raças de cachorros que às vezes é fácil obter semelhanças até mesmo com outras espécies de animais. Existem algumas raças de cães que se parecem com os leões, por causa de seu pelo, sua estrutura física e outras características. Mas será que essa semelhança ocorre porque algumas raças vêm dos leões ou é mera coincidência? Na verdade, um leão está geneticamente mais próximo de um gato do que de um cachorro. Portanto, qualquer semelhança entre eles não se deve a uma relação de parentesco, mas a outros fatores.

As raças de cachorros que são frequentemente comparadas a um leão compartilham uma série de características. Uma das mais decisivas é sua pelagem, pois em praticamente todos eles há uma camada longa ao redor da cabeça, como a juba de um leão. Quanto ao tamanho, existe uma grande variedade, embora logicamente, quanto maior o cachorro, mais semelhante ele é a um leão. Se você quer descobrir mais sobre eles, continue lendo este artigo do PeritoAnimal sobre as raças de cachorros que parecem leões!

Também lhe pode interessar: Cachorros que parecem lobos: 15 raças

1. Mastim tibetano

O Mastim Tibetano chama a atenção por causa de sua incrível aparência. Dependendo do comprimento do pelo, este cachorro que parece leão também pode ficar semelhante a um urso, embora seja mais comum encontrá-lo com uma crina abundante que envolve toda a cabeça, como a juba do rei da selva. Por conta de sua popularidade, na China o preço de um Mastim Tibetano já ultrapassou os 2 milhões de dólares[1], valor exorbitante pago em 2010.

No PeritoAnimal sempre incentivamos a adoção, por isso desencorajamos fortemente a compra e venda de animais. É importante lembrar que eles não são um brinquedo, devemos ser responsáveis e adotá-los pensando que seremos capazes de cobrir todas as suas necessidades, não apenas sua beleza.

Dito isto, e fora da moda, o Mastim Tibetano é muito mais que uma raça popular. Conhecido por muitos como cão-leão, ele é um cachorro com uma longa história que trabalha há séculos como cão pastor para as populações nômades do Himalaia. Recebe seu nome de seu papel exemplar como cão de guarda nos mosteiros tibetanos. A raça é tão antiga que já é mencionada pelo grande filósofo Aristóteles em 384 AC.

O Mastim Tibetano é um cachorro de raça gigante e pode atingir 90 quilos no primeiro ano de idade. Isso, somado à sua abundante pelagem, especialmente longa na cabeça, faz com que pareça de fato um leão doméstico. Como suas cores mais típicas são camelo e bege, isso o torna ainda mais semelhante ao leão.

Raças de cachorros que parecem leões - 1. Mastim tibetano

2. Chow chow

À primeira vista, é impossível não apreciar como o Chow chow é um cachorro que parece leão. É um cão robusto, volumoso e de corpo largo, com uma pelagem tão parecida com a de um leão selvagem que pode até nos fazer duvidar se eles, de fato, não têm parentesco. Mas não, como já indicamos, não há relação parental entre os cachorros e os leões.

Além de seu pelo, o Chow chow tem outras características que poderiam se assemelhar às de um leão, como suas orelhas pequenas e arredondadas e seu focinho curto e achatado. Outra das curiosidades desta raça, e que nada tem a ver com sua semelhança com o leão, é sua incrível língua azul.

Raças de cachorros que parecem leões - 2. Chow chow

3. Keeshond

Outro cachorro que parece leão é o Keeshond, e não para menos, já que esta raça é o resultado de cruzamentos entre o Chow chow, o Elkhound e o Samoiedo. Portanto, o resultado é um cachorro que se parece com um Chow Chow prateado com orelhas um pouco mais pontudas. É um cão de porte médio com um pelo longo e denso, que se destaca por tê-lo ainda mais longo na área do rosto, sendo esta a principal razão pela qual se assemelha ao leão.

A raça, da Alemaha e cuja origem é datada no século XVIII, tem servido como cão de companhia desde seu início. Ele se destaca por ter uma personalidade alegre e sempre alerta.

Raças de cachorros que parecem leões - 3. Keeshond

4. Löwchen ou Pequeno-cão-leão

Esta é uma raça de cão que sofre um sério declínio, portanto, há cada vez menos exemplares que podem ser encontrados. Entretanto, acredita-se que suas origens sejam antigas, pois encontraram pinturas do século 16 nas quais aparecem retratados cães muito semelhantes, embora não esteja claro se são da raça Löwchen ou se são de outra raça semelhante com um corte de pelo característico como o de um pequeno leão, o apelido oficial da raça.

Embora seu lugar de origem seja desconhecido, atualmente onde este cão é mais apreciado é na Europa, especificamente na Bélgica, França, Alemanha e Áustria, onde são criados desde o século XIX. A raça foi reconhecida por praticamente todos os organismos oficiais, incluindo a Federação Cinológica Internacional (FCI).

Naturalmente, o pequeno-cão-leão não poderia faltar nesta lista de cachorros que parecem leões por razões óbvias: o corte de pelo que caracteriza a raça. Embora possamos vê-lo com a pelagem inteira comprida, o mais comum é encontrá-lo com o corte do tipo leão, que consiste em deixar curto o manto de todo o corpo exceto a cabeça, a ponta da cauda e os patas. Então, se você está procurando um cachorro que parece leão, aqui você tem um de pequeno porte!

Raças de cachorros que parecem leões - 4. Löwchen ou Pequeno-cão-leão

5. Lulu da Pomerânia

Embora o Lulu da Pomerânia tenha um tamanho muito pequeno, especialmente comparado a um leão, há características semelhantes entre eles. Por exemplo, no Lulu da Pomerânia também aparece um manto de pelos mais longos na área do rosto, envolvendo-o e dando-lhe a imagem de um leão em miniatura. É, ainda, a menor raça que mencionamos neste artigo. Portanto, aqui temos outro dos cachorro que parece um leão pequeno.

No entanto, há diferenças que "descaracterizam" esta raça como um leão, pois não há leões com orelhas e focinhos pontiagudos, características distintivas desta raça de cachorros. Estes cães pequenos e inquietos podem parecer um leão, mas sua natureza nervosa e brincalhona os torna bem diferentes destes felinos selvagens.

Raças de cachorros que parecem leões - 5. Lulu da Pomerânia

6. Shih tzu

Você sabia que "shih tzu" é a tradução de "cão leão" em chinês? Na verdade, também é conhecido pelo nome de "pequeno-leão-oriental" devido às suas características físicas, que podem ser relacionadas às de um leão, mas em um tamanho muito pequeno.

O shih tzu é uma raça de cachorro originária da região do Tibet, onde era utilizado como cão de guarda para casas e famílias, que cuidavam dele com cuidado e dedicação. O fato de parecer um leão não é mera coincidência, pois esta característica foi reforçada com cruzamentos bem controlados, pois se parecessem pequenos leões poderiam defender os lugares com a ferocidade e simbolizando a fortuna dos leões guardiões da cultura chinesa.

Raças de cachorros que parecem leões - 6. Shih tzu

7. Leonberger

O leonberger vem do país germânico, sendo originalmente da cidade alemã homônima de Leonberg. É uma raça da categoria dos molossos que surge de cruzamentos entre cães da raça São Bernardo e de cachorros das montanhas dos Pireneus. É, portanto, um cachorro de grande porte, com uma pelagem longa e marrom, o que o torna outro cachorro que parece leão. Na verdade, a cor mais frequente de sua pelagem é o chamado "lion", em inglês, que significa leão.

Não só na aparência ele se assemelha aos leões, porque apesar de seu enorme tamanho, esta raça é muito ágil. Ele se move com facilidade a grande velocidade, o que é surpreendente em um cão tão grande.

Raças de cachorros que parecem leões - 7. Leonberger

8. Yorkshire terrier

O yorkshire terrier também pode parecer um leão em miniatura, especialmente quando é feito um corte característico no qual o pelo de seu corpo é cortado, mas não a cabeça, sendo este muito mais longo e mais proeminente.

Seu temperamento também é leonino, pois é um cão com um personalidade muito forte. Tanto que tende a ser um cachorro dominante quando conhece outros cães, assim como possessivo e territorial, algo muito típico dos leões. Portanto, se você está procurando um cachorro que parece leão tanto fisicamente como pela sua personalidade, o yorkshire é uma execelente opção.

Raças de cachorros que parecem leões - 8. Yorkshire terrier

9. Pastor-do-cáucaso

Quando você vê um Pastor-do-cáucaso, seja pessoalmente ou em fotografias ou vídeos, é fácil encontrar as semelhanças com os leões. São cachorros de raça gigante, com um tamanho imponente, atingindo quase 80 centímetros de altura na cernelha.

É claro que, embora com aparência robusta, com pelo e tamanho que podem se assemelhar ao de um animal selvagem como o leão, em personalidade eles não se assemelham em nada. Isso porque a raça do Pastor-do-cáucaso é considerada uma das mais tranquilas, amáveis e amorosas que existem. Sim, eles compartilham com os leões sua coragem e bravura, enfrentando tudo sem temer praticamente nada.

Raças de cachorros que parecem leões - 9. Pastor-do-cáucaso

10. Eurasier

O último cachorro que parece leão da nossa lista é o eurasier, da família dos spitz, como o Lulu da Pomerânia. Esta raça também pode se assemelhar a um leão devido ao seu pelo, bastante denso e especialmente longo e volumoso ao redor de sua cabeça, com uma cauda também coberta por uma longa pelagem e olhos castanhos muito expressivos.

O eurasier é um cachorro originado do cruzamento entre o chow chow e o wolfpitz, razão pela qual ele tem semelhanças com ambos os cães. Assim, este cachorro que parece um leão se destaca não apenas por sua beleza, mas também por sua personalidade bem equilibrada, é bastante afetuoso e sociável.

Agora que você já conhece as raças de cachorros que parecem leões, não perca este outro artigo em que mostramos quais são os cachorros que parecem lobos!

Raças de cachorros que parecem leões - 10. Eurasier

Vídeo de cachorros que parecem leões

Se você quer ver ainda melhor as semelhanças entre esses animais, confira o vídeo que fizemos mostrando os 10 cachorros que parecem leões:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Raças de cachorros que parecem leões, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Comparações.

Referências
  1. G1. 'Cão leão' é vendido por R$ 4,4 milhões em evento na China. Disponível em: <http://g1.globo.com/planeta-bizarro/noticia/2014/03/cao-leao-e-vendido-por-r-44-milhoes-em-evento-na-china.html>. Acesso em 2 de março de 2021.
Bibliografia
  • American Kennel Club. Leonberger. Disponível em: <http://www.akc.org/breeds/leonberger/>. Acesso em 20 de abril de 2021.
  • Junehall, Petra Breed Standard: Leonberger, page 5. 08-tryck, 2005.
  • The Löwchen Club UK (2004). Disponível em: <http://www.thelowchenclubuk.com/>. Acesso em 20 de abril de 2021.
  • Federación Cinológica Internacional (FCI) (2015). Dogo del Tíbet. Disponível em: <http://www.fci.be/Nomenclature/Standards/230g02-es.pdf>. Acesso em 20 de abril de 2021.
  • Federación Cinológica Internacional (FCI) (2004). Pequeño perro león. Disponível em: <http://www.fci.be/Nomenclature/Standards/233g09-es.pdf>. Acesso em 20 de abril de 2021.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Raças de cachorros que parecem leões
1 de 11
Raças de cachorros que parecem leões

Voltar ao topo da página