Problemas de alimentação

Remedios caseiros para abrir apetite de cachorro

Remedios caseiros para abrir apetite de cachorro
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Um cachorro sem apetite pode ter diversas causas, desde doenças até o uso de alimentos de baixa qualidade para alimentar o cachorro. Independente do motivo é algo que não pode ser ignorado porque em pouco tempo a saúde de seu amigo peludo se deteriorará.

Seu cachorro não quer comer? Quer saber o que dar para o cachorro quando ele não quer comer? Os cuidados veterinários são essenciais nesses casos, especialmente em caso de doença. Aqui no PeritoAnimal vamos apresentar alguns remedios caseiros para abrir apetite de cachorro como tratamentos complementares que você pode somar aos prescritos pelo profissional.

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para abrir apetite de gato

Índice

  1. Causas de cachorro sem apetite
  2. Remédios caseiros para abrir apetite de cachorro
  3. Remédios caseiros para abrir apetite de cachorro que não quer comer ração
  4. O que fazer com filhote cachorro sem apetite
  5. Como engordar cachorro?

Causas de cachorro sem apetite

Antes de conhecer quais são os remédios caseiros para abrir apetite de cachorro você precisa determinar a causa que está provocando esse comportamento. A falta de apetite é normal em cachorros, por isso, preste atenção aos seguintes motivos que podem explicar por que seu cachorro não quer comer nada.

Estresse

O estresse pode ser um gatilho para o cachorro parar de comer, além de causar diversas doenças ou comportamentos destrutivos. As causas que o provocam são variadas, desde alterações na rotina (uma mudança de casa, a adoção de outro animal de estimação, a chegada de um bebê, entre outros) até a ansiedade por tédio ou falta de exercício.

Indigestão

Indigestão é outro motivo que pode reduzir o apetite do seu amigo peludo, seja porque o desconforto o impede de comer ou porque ele prefere se privar de comida durante um período prudencial (um dia no máximo) para melhorar.

Outros problemas do estômago, como prisão de ventre, gases ou diarreia, também podem reduzir o desejo de comer do seu cachorro.

Doenças respiratórias

Desde uma simples gripe até doenças respiratórias mais sérias, como a bronquite, podem provocar a perda de apetite em cachorros. O muco impede que o cachorro perceba corretamente o odor da comida e por isso ela não o atrai.

Parasitas

Um cachorro infectado com parasitas intestinais também se recusará a comer, além de apresentar sinais de mal-estar geral, vômitos, vermes nas fezes, entre outros, dependendo do tipo de parasita que está causando o problema.

Consumo de medicamentos

Mais uma das causas para um cachorro sem apetite pode ser o tratamento para alguma doença pois é possível que um dos efeitos colaterais dos medicamentos seja diminuir o apetite. Não se desespere! Pergunte ao seu veterinário o que você deve fazer de acordo com o medicamento que está sendo administrado.

Traumatismos

A dor causada por golpes, quedas e feridas pode fazer com que você tenham um cachorro com falta de apetite. Diante de qualquer lesão que provoque uma mudança de comportamento é necessário ir ao veterinário imediatamente.

Velhice

Cachorros idosos geralmente comem menos. Isso acontece porque eles fazem menos atividade física, portanto economizam energia e não precisam reabastecê-la tão rapidamente.

Problemas no ducto oral

As cáries, tumores na boca e obstruções (um objeto preso nas gengivas ou na garganta) não retiram o apetite do cachorro, mas a dor ou o desconforto causados por esses problemas impedem que ele mastigue a comida.

Ração

É muito comum que cachorros parem de aceitar a ração, principalmente quando estão recebendo comida de baixa qualidade. Isso não significa que estão cansados da comida, mas se ela não cobre suas necessidades nutricionais, se você o acostumou a comer a mesma comida que você ou se fornece uma dieta baseada apenas em ração seca, é muito possível que em algum momento o cachorro possa rejeitá-la.

Outros motivos

Outras possíveis razões que podem provocar a falta de apetite em cachorros são as seguintes:

  • Pancreatite;
  • Tumores;
  • Insuficiência renal;
  • Vacinas.

Se seu cachorro passar mais de 24 sem comer você deve levá-lo ao veterinário para determinar a causa.

Remédios caseiros para abrir apetite de cachorro

Ter um cachorro doente em casa implica em vários cuidados e atenções, entre eles garantir que não pare de comer. A comida é importante para a recuperação pois um cachorro que não come tem menos energia e se sente fraco, o que é contraproducente durante qualquer doença.

Como abrir apetite de cachorro doente?” é uma pergunta frequente nesses casos, mas não você precisa se desesperar. Existem várias opções e remédios caseiros para estimular o apetite em cachorros que você pode utilizar nesses casos. No entanto, lembre-se que nenhum desses remédios substituem os cuidados veterinários.

Esses são métodos alternativos que você pode usar juntamente com aqueles recomendados pelo profissional, desde que ele aprove. Da mesma forma, essas recomendações são igualmente aplicáveis a cachorros saudáveis que não desejam comer. Certamente, nesses casos, é importante determinar se o problema está em uma dieta incorreta ou de baixa qualidade, já que o melhor remédio para esses cachorros não é outro senão oferecer uma dieta adequada.

1. Comida apetitosa

Ofereça ao cachorro uma refeição diferente, que chame a atenção dele. Você pode servir sua comida favorita na tigela ou experimentar com pedaços mornos de frango ou de peru. Outra opção é molhar a ração com caldo de galinha ou adicionar um pouco de iogurte.

O caldo e a carne devem ser aquecidos e oferecidos ao cachorro quando estiverem quentes pois a comida quente exala cheiros mais intensos que atraem sua atenção. Além disso, se o cachorro estiver gripado ou com muco, isso ajudará o catarro a amolecer e a expulsá-lo.

2. Escolha bem os alimentos

Um cachorro sem apetite e doente precisa de alimentos diferentes, que forneçam a energia extra necessária para que possa se recuperar. Portanto, você deve oferecer comidas de acordo com cada problema. Para cachorros com problemas de prisão de ventre, por exemplo, oferecer refeições ricas em fibras. Os cachorros com diarreia precisam de proteínas e hidratação, portanto, um caldo de galinha é ideal para eles, enquanto alimentos ricos em fósforo são recomendados para cachorros com doenças respiratórias.

Os cheiros são muito importantes para os cachorros. A adição de novidades nos alimentos chamará a atenção do cachorro que perdeu o apetite. Adicione à comida usual algumas folhas ou pedaços de hortelã, alfafa, endro, erva-doce ou gengibre, pois esses novos aromas serão agradáveis.

Você também pode adicionar hortelã e gengibre à água para que seu cachorro se hidrate, outro elemento essencial durante a recuperação.

Remédios caseiros para abrir apetite de cachorro que não quer comer ração

Cachorro sem apetite? Depois de descartar a possibilidade de alguma doença, trauma ou problema dentário, é hora de revisar a comida que você fornece a ele para saber o que fazer se seu cachorro não come ração.

3. Compre uma ração de qualidade

A qualidade da ração que você oferece ao seu cachorro é muito importante. Não se trata apenas de comprar o sabor que ele mais gosta, mas de adquirir marcas de qualidade que fornecem todos os nutrientes que ele precisa e nas quantidades certas.

Qualquer mudança na comida deve ser feita gradualmente, nunca passar repentinamente de uma marca de ração para outra.

4. Experimente a comida úmida

Outra opção é alternar a ração seca com comida úmida para cachorro. Alimentos úmidos oferecem odores mais intensos e podem servir para dar algo a mais ao seu cachorro. Nunca misture alimentos úmidos e secos na mesma porção, é melhor alterná-los durante a semana.

Se o seu cachorro não gosta de enlatados, tente umedecer a ração com caldo de galinha ou óleo de salmão. Ele vai adorar esse sabor extra!

5. Varie os ingredientes

Para abrir o apetite de cachorro você pode oferecer outros alimentos. Para fazer isso, recomendamos adicionar carnes magras, como frango e peru, pedaços de presunto sem sal, cenoura, iogurte desnatado e frutas na dieta de seu amigo peludo. Não só estará fornecendo nutrientes extras, como ele também gostará de experimentar coisas novas.

6. Siga uma dieta caseira

Por outro lado, e em relação ao ponto anterior, uma dieta natural não apenas permite garantir a qualidade dos produtos que você oferece ao seu cachorro como também possibilita a variadade do menu, o que aumenta a riqueza da sua dieta. Da mesma forma, a comida caseira, desde que o cardápio seja bem estabelecido, promove a digestão, regula o trânsito intestinal, melhora a condição da pele, pelos e a saúde em geral.

Portanto, se o seu cachorro não quer comer e você não sabe o que fazer, ou nenhuma das opções acima funcionar, tente esse tipo de dieta e veja se seu apetite retorna. Novamente, lembre-se de fazer a alteração gradualmente pois mudanças repentinas na alimentação podem causar vômitos e/ou diarreia. Quanto ao melhor tipo de comida caseira para cachorros, você tem duas opções. A primeira é seguir uma dieta BARF baseada em alimentos crus ou cozinhar os produtos. Ambas são válidas, tudo depende da origem da comida, do tempo que você tem e das necessidades específicas de cada cachorro. A seguir, no nosso vídeo no YouTube compartilhamos como fazer comida natural para cachorro:

O que fazer com filhote cachorro sem apetite

Existem várias razões pelas quais um filhote pode se recusar a comer, desde alguma doença até o próprio processo de transição entre leite materno ou em pó e os alimentos secos, ou mesmo uma dose recente de vacina. De qualquer forma, não se esqueça de consultar o seu veterinário primeiro. Depois de fazer isso, experimente alguns desses remédios caseiros para filhotes que não querem comer.

7. Exercício

Um cachorro cansado terá mais apetite, por isso recomendamos que você leve seu cachorro para passear e brinque com ele para gastar toda a energia. Bolas, corridas e jogos de rastreamento são alguns dos mais divertidos. Além disso, este pode ser um bom momento para começar o treinamento.

8. Rações diferentes

Se o seu filhote está começando a experimentar alimentos secos, é possível que ele não goste da marca que você comprou ou ela não seja adequada para ele. Lembre-se de comprar apenas rações formuladas para filhotes, você pode comprar sacos de meio quilo de vários sabores diferentes até encontrar o que seu amigo peludo gosta.

9. Comida úmida

Para alguns filhotes, a transição entre o leite e a ração seca costuma ser complicada, então tente oferecer latas de comida para filhotes. O sabor é mais intenso e marcante, além da textura macia poder ser exatamente o que seu filhote precisa. Além disso, umedecer a ração com água ou caldo de galinha também pode ajudar o filhote a querer comer.

10. Comida caseira

A comida caseira é outra opção se o seu cachorro não se adapta a comer ração. Para isso, como dissemos na seção anterior, existem dietas diferentes, como a BARF que se baseiam na adição de ingredientes de diferentes grupos alimentares até encontrar um equilíbrio que forneça ao seu filhote todos os nutrientes necessários e, ao mesmo tempo, seja delicioso. Pergunte ao seu veterinário sobre a melhor maneira de alimentar seu filhote com uma dieta caseira.

Como engordar cachorro?

Se o problema é que seu cachorro come bem mas não engorda ou é muito magro, é necessário visitar o veterinário para determinar porque ele não está ganhando peso. Depois que o especialista for visitado, se o cachorro estiver completamente saudável, verifique a quantidade de comida diária que você dá e aumente para ver se esse é o motivo que faz com que o cachorro não engorde. Além disso, verifique as calorias que ele come e as que gasta pois consumir menos do que deve ou gastar mais do que come também pode ser o que está deixando o cachorro muito magro.

Por outro lado, um remédio muito eficaz para cachorros que não querem comer ou não engordam é aumentar o número de refeições diárias. Ou seja, oferecer pequenas quantidades de comida várias vezes ao dia. Isso fará o cachorro querer comer mais, melhorando também a digestão e metabolismo dos nutrientes.

Depois de recuperar a normalidade da rotina alimentar de um cachorro que estava sem apetite, alguns veterinários poderão recomendar algumas vitaminas para engordar o cachorro, se ele tiver perdido peso durante a fase que não queria comer. Entre as vitaminas para o cachorro engordar, estão a ômeta 3, a vitamina B e os multivitamínicos.

Para mais dicas, nosso artigo sobre como engordar cachorro.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Remedios caseiros para abrir apetite de cachorro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de alimentação.

Vídeos relacionados com Remedios caseiros para abrir apetite de cachorro

1 de 3
Vídeos relacionados com Remedios caseiros para abrir apetite de cachorro

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
18 comentários
A sua avaliação:
Paloma
Meu cachorro não quer comer,moro no litoral no momento,será que é por causa das altas temperaturas?
A sua avaliação:
Dinoralva
Gostaria de saber o remédio para abrir apetite de pitbull filhote
A sua avaliação:
Jéssica
Meu cachorro não que comer e tá querendo vomitar, o que faço?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Jéssica. Neste artigo explicamos o que fazer com um cachorro que não quer comer e está vomitando: https://www.peritoanimal.com.br/meu-cachorro-nao-quer-comer-o-que-fazer-22871.html
A equipe do PeritoAnimal te deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Meu cachorro está muito doente, não come nada, está muito magro, está muito debilitado não quer comer nada, mim ajuda
Mim ajuda quero salvar meu cachorro



A sua avaliação:
Soraia Bergamo
Boa noite, o meu cachorro já está idoso é não quer mais comer ração é ele está magrecendo
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Soraia. Temos este artigo em que falamos o que fazer quando um cachorro não quer comer e está triste: https://www.peritoanimal.com.br/meu-cachorro-nao-quer-comer-e-esta-triste-o-que-fazer-22498.html.
De qualquer forma, apenas um veterinário ou veterinária pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Fábio Moraes De Medeiros
Meu cachorro pegou carrapato e consegui o remédio de Carrapato só que ele ficou ruim perdeu quase todos os movimentos ficou alguns dias sem fazer fezes e urina só que ontem ele fez e urinou. O que devo fazer? Tô dando o remédio doxiciclina. Como devo alimentá-lo?
A sua avaliação:
Tatiana
Meu cachorro de 5 meses comecou a vomita e defecar sangue e passou um dia ele faleceu dai passo 2 dias meu cachorro de 2 anos ta triste e não que come oque eu faco estou desesperada
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Tatiana. Tudo bem? Temos este artigo em que falamos o que fazer quando um cachorro não quer comer e está triste: https://www.peritoanimal.com.br/meu-cachorro-nao-quer-comer-e-esta-triste-o-que-fazer-22498.html.
Um abraço,
A sua avaliação:
Kaia
SE EU SAIR E MEUS 2 PINCHERS FICAREM SOS ELES NÃO COMEM NADA ATÉ O OUTRO DIA.ISSO É NORMAL?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Kaia. Tudo bom? Por seu relato, talvez eles sofram de ansiedade por separação, veja este artigo: https://www.peritoanimal.com.br/ansiedade-de-separacao-em-cachorros-3083.html. Recomendamos averiguar esta questão se ela persistir por muitas semanas. E, se continuar, é melhor procurar um profissional.
A sua avaliação:
Izalina
Minha cachorra não quer comer tá vomitando e com diarréia oq eu faço ela é uma pitibull
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Izalina. Tudo bem? Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. E é melhor que isso seja feito pessoalmente. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
André
Tenho um shytzu e está com a doença do carrapato, ela fica muito sem força nas patas traseiras, e sem apetite?, dou sopa as vzs a força com Seringa, está tomando doxitec, com glutamina, mais não esta tendo muito resultado, ela as vzs anda e cai, está muito difícil ver ela assim, não vomita e nem evacua sangue, me ajuda
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Lisangela
Deve estar desidratada. Dê soro caseiro (2,5 ml na seringa direto na boca), de 10 em 10 min pelo menos. Faça comida com ferro, tipo arroz e fígado, arroz e frango, arroz com ovo, bem molhadinho, senão ela pode morrer de anemia. A minha teve e foi uma luta uns 20 dias assim.
Udelmides França
Tenho um rottweiler de 4 meses foi diagnosticado com a doença do carrapato, peguei ele com 46 dias de vida, dei logo no dia seguinte o comprimido simparic e esses dias fui fazer o hemograma completo deu essa doença, a veterinária passou doxitec (doença do carrapato: babiose canina e erliquiose canina e duprafer (para a anemia), ele está bem disposto, brinca muito. A única coisa que está ocorrendo é sobre o apetite diminui, mas é normal porque muitas das vezes as medicações fazem isso.
Sugiro sempre consultar um(a) veterinário (a), para sempre realizar exames e dar a medicação de forma correta.
carol
tbém tenho um shytzu que esta com o mesmo problema ...mas ele esta com uma bacteria viral ... minigite sentia muita dor e parou de andar premeiro com a dianteira depois com a traseira ...no começo os medicos avaliaram como hernia de disco e queria opera-lo ...eu recusei ....fiz todos os exames e nao tinha nada ate tomografia eu fiz e nao deu nada .....por fim os medicos passou bactrim ...homeprazol para proteger o estomago dele e de suplemento glicopan pet ....agora ele dá sinal de melhora ....em relaçao a comida vc tem que ter paciencia porque como ele nao se movimenta nao come muito ...mas tem que dá bastante agua ou agua de coco que eles gosta muito kkk....e sopa de legumes e outras variedades para estimular eles a comer ...porque eles nao podem engordar muito senao dificulta eles a andar ....espero que seu caozinho tenha melhoras .....tenha fé .....fica com Deus ....
Anderson
Olha, meu Shitzu teve a doença do carrapato também, ele foi consultado e medicado por uma veterinária da clínica Focinho e Cia, os profissionais dessa clínica São muito bons, ele se curou rápido e a clínica parcelou o tratamento que ficou por volta de 1.300
A sua avaliação:
Cida Lima
Meu dog é saudável, come ração de boa qualidade, porém ele não come nada além da ração seca e passou a comer apenas uma vez ao dia. Já levei ao vet, nada anormal e mesmo assim ele não aceita outras opções de alimentos naturais.
A sua avaliação:
Mimi
O meu cachorro comeu fezes e agora não tem apetite o que faço?
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Dalva Alves
Caldo de galinha
Idjane
Como seria esse caldo??
A sua avaliação:
Luiza
Minha cachorrinha tem um apetite péssimo, ela come as melhores rações, e ainda assim não come bem nem engorda. Toma vitamina, vermífugo... O que eu faço?
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Relton
Minha cadeia de 3 anos não quer comer ração nem comida só quer comer carne ou frango o que pode ser
A sua avaliação:
Valdir oliveira carvalho
Meu cachorro nao quer comer a raçao eu coloco pedaços de frango mais mesmo assim ele não come que vitamina devo dar a ele?
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Aintzane Morguia
Ela fis um anotuvo e sido dejo de comer as poços si ração comia comia nossa Pero come muito poço emagrecido não a umas vitaminas para darla
A sua avaliação:
Terezinha Rosa Camilo
Quero receber mais informações
Sobre cachorros que não quer comer ração.
Remedios caseiros para abrir apetite de cachorro