Partilhar

Por que meu filhote de cachorro não quer comer?

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 15 outubro 2019
Por que meu filhote de cachorro não quer comer?

Ver fichas de  Cachorros

Exercita seu cachorro, brinca com ele, ensina-o a ir procurar comida, oferece-lhe pratos saudáveis e deliciosos e já experimentou vários tipos de alimentos, mas ainda assim, ele continue não comendo?

Se o seu filhote de cachorro não está comendo, é normal que você se preocupe, pois o normal é que eles tenham um apetite voraz. Este comportamento pode ser um sinal de que o organismo físico ou emocional do seu cachorro não se está comportando da forma adequada. O seu filhote pode não estar comendo por vários motivos, entendê-los é essencial para a sua saúde e futuro.

Se se está perguntando o porquê seu filhote de cachorro não quer comer, convidamos você a ler o seguinte artigo do PeritoAnimal em que lhe vamos dar alguns conselhos para o seu cachorro voltar a ter o seu apetite normal.

Também lhe pode interessar: Por que o meu gato não quer comer

As causas mais comuns

Um filhote de cachorro sem apetite, não quer dizer necessariamente que tem algum problema de saúde que precise de atenção médica. Alguns filhotes rejeitam a comida porque não gostam do sabor ou da textura, outros porque são mais exigentes ou porque podem estar sofrendo de ansiedade, por se habituar a novo membro da família ou casa. Nestes casos simples, varie o tipo de comida e tente manter as dinâmicas para o seu organismo estabilizar.

Para saber se o seu cachorro não gosta da comida ou é um pet complicado com seus gostos e, para fazer com que se interesse novamente pela comida experimente o seguinte: esqueça por um segundo a ração e tente dar-lhe um pouco de carne, como frango. Se ele correr para este tipo de comida e rejeitar a outra, é porque é um cachorro com um paladar exigente e, por isso terá que o tentar habituar à comida que lhe proporciona.

Por que meu filhote de cachorro não quer comer? - As causas mais comuns

A anorexia canina

A anorexia em cachorros é muito diferente à doença que ocorre em humanos. A canina não é do tipo de transtorno alimentar no qual o cachorro se verá no espelho com excesso de sobrepeso e por isso irá se obrigar a não comer.

Nos cachorros a anorexia e a falta apetite total, deve-se a outros motivos. É importante consultar o veterinário para analisar todo o quadro porque também acontece o filhote não sofrer de anorexia, mas ter outro problema de saúde ou, simplesmente ser um cachorro exigente para comer. Preste atenção, pois o seu filhote de cachorro poderá não quer comer devido às seguintes causas:

  1. Ansiedade por separação ao se afastar da sua mãe.
  2. Mudanças no meio ambiente onde nasceu ou permaneceu por uns meses.
  3. O filhote pode estar passando pela troca de dentes.
  4. Efeitos secundários de vacinas recentes.

Se o seu filhote se recusar a comer por mais de dois dias, leve-o ao veterinário de imediato para descartar qualquer outra doença que lhe possa estar causando anorexia. A anorexia pode ser o sintoma de um problema de saúde maior como:

  • Infecções respiratórias
  • Insuficiência em algum órgão
  • Dor em alguma parte do corpo
  • Câncer

Doenças que limitam o seu apetite

Se o seu filhote não quer comer por nada deste mundo, pode ser que esteja sofrendo de alguma doença em que a falta de apetite faz parte do quadro de sintomas:

  1. Tratamentos veterinários nos quais lhe tenham sido prescrito medicamentos (efeitos colaterais) ou cirurgias que lhe causem muito mau-estar pós-operatório.
  2. Dor por alguma ferida ou golpe. O filhote pode deixar de comer com medo de se ferir mais na lesão. Lembre-se que é um bebê e, que relaciona uma coisa com a outra.
  3. Perda de apetite por parasitas. O seu filhote de cachorro pode ter uma infecção por parasitas ou os vermes de cachorro como a tênia, ancilostomíase, parasita do coração e tricuríase. A maioria dos filhotes nascem com lombrigas que podem causar diarreia, perda de peso e perda de apetite. Também pode sofrer de uma infestação de parasitas externa que o incomode. Eliminar as pulgas e carrapatos é fundamental.
  4. Problemas intestinais como a gastrite, o refluxo ou o desiquilíbrio hormonal, assim como a febre e as doenças orais, tiram a fome a qualquer filhote.
  5. Se o seu pet tem alguma doença renal, nas mucosas, nos olhos, no sistema digestivo ou na pele, o incômodo e o mau-estar vão fazê-lo deixar de comer.
Por que meu filhote de cachorro não quer comer? - Doenças que limitam o seu apetite

Soluções para o ajudar a comer

  • Aqueça um pouco a ração seca no microondas, 15 segundos deverá ser suficiente. Isto pode liberar o cheiro e chamar sua atenção e, ao mesmo tempo, fazer com que a ração não esteja dura. Mantenha o seu nariz limpo para o cheiro da comida entrar melhor e possa estimular-lhe o apetite.
  • Adicione um pouco de água do caldo de vegetais, frango ou azeite de oliva à comida do seu cachorro. Isto irá suavizar os alimentos e tornar a mastigação mais fácil se se encontrar na fase de troca de dentes, pois pode ser que a ração seja dura demais para ele.
  • Dê-lhe algum suplemento vitamínico que contenham uma boa quantidade de ômega 3 para estimular seu apetite.
  • Foque-se na dieta ser da melhor qualidade possível. Varie nos tipos de alimentos: secos, úmidos, snacks e enlatados de diferentes sabores. Quando já comer melhor, mantenha com o tempo os mesmos grupos de alimentos.

Não se esqueça que os filhotes são animais muito sensíveis, pois encontram-se em período de desenvolvimento. A falta de água e alimento pode desidratá-los e enfraquecê-los com facilidade, conduzindo a doenças e inclusive a morte.

Se vir que está fraco, tente dar-lhe a comida com a mão para o ajudar e leve-o ao veterinário. Se nenhuma das opções anteriores funcionar e o seu filhote de cachorro continuar não querendo comer, é possível que tenha alguma doença, por isso leve-o ao veterinário o quanto antes.

Por que meu filhote de cachorro não quer comer? - Soluções para o ajudar a comer

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que meu filhote de cachorro não quer comer?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de alimentação.

Escrever comentário sobre Por que meu filhote de cachorro não quer comer?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
40 comentários
A sua avaliação:
jenifer
tenho u,ma cachorrinha que vai fazer um mes dia 20\9 a mae faleceu .eu to dando o desmame da premeir mais ela nao come so dorme e a noite fica acordada chorando ;nao sei mais o que fazer to desisperada
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Regina
Minha cachorrinha não tá querendo comer e tá injoada o que fazer ela tá tomando medicação mais até agora nada
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Thamires
Oie!
Tenho um shitzu de 1 mês e 20 dias, ele estava comendo normalmente até ontem a ração para filhotes, porém hoje ele já acordou desanimado, não quer comer de jeito nenhum e seu coco está líquido. O que eu faço?
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Angela Luiza
Adorei um filhote de cachorro e ele não quer comer , dei pedigree pra ele e até agora nada , oq faço ?
A sua avaliação:
Jaqueline
Bom, "roubei" duas filhotes de Pit Bull que estavam passando por mal trato, as duas chegaram graças aqui, uma preta e outra marrom, não foram vermifungadas durantes seus 15 dias de vida, o cara que cuidava era horrível, a situação era muito brutal onde estavam, a mãe delas estava magra (mandarei fotos) e bom agora passou um tempo, a preta nós doamos e ela estava comendo bem já está grandinha e bem alimentada, já a marrom nós ficamos com ela, minha família adorou muito ( O pai dela é meu cachorro, nós colocamos pra dar cria com a cadela do moço mais depois vimos que ele criava muito mal, fomos enganados, de 12 filhote sobrou essas duas) nós primeiro dias ela passou mal, vomitou e estava com diarréia, preparei soro pra ela e ela mostrou melhoras, mais depois aconteceu tudo de novo, e soro de novo.. e bem ela come as vezes um pouco bem até, só que no outro dia já parece estar seca de novo, ela não está engordando de jeito algum, nós misturamos carne de pedigree com cenoura batata doce as vezes (tudo com moderação) e ela come bem, só que não come várias vezes ao dia, ela come uma vez ou outra, e está muito magra, o que pode ser? As vezes ela fica sem come o dia quase! (Mandarei a foto dela e da mãe dela)
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Sariane
Meu cachorro n quer comer ND teve uns dias q comeu farelo d milho d passarinho ele só tem 10 mês fz um ano em janeiro
A sua avaliação:
Nicolas costa
Meu cachorrinho tem 60 dias
E a 2 ele não come e só fica dormindo mal bebe água direito . O que pode ser
A sua avaliação:
Lorena Pereira Maia
Minha cadela de 3 meses, não quer comer nem com a ajuda das mãos, e olha q antes ela comia muito. Ela está com gengiva pálida, as vezes tosse, está com diarréia com odor mt forte,, quer está exposta no sol, msm o clima estando quente, anda MT triste e só bebe água.. o que será q ela tem?
Luísa Savala
Oi Lorena! Sem ver a sua cadela não conseguimos passar um diagnóstico. No entanto, recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Anônimo
Meu Beagle de 4 meses está com exatamente os mesmo sintomas, pode me informar o que fez para resolver??? Os pet shops estão fechados devido a pandemia do coronavírus, sstou assustado, não quero que ele morra...
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Daiany
Meu filhote nao come nada à 5 dias só esta bebendo água
Luísa Savala
Oi Daiany! Você deve levar o seu pet em um médico veterinário o mais rápido possível.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Bethoven
Porque meu cachorro não que comer só vomita e tá triste não bebe nem agua

Por que meu filhote de cachorro não quer comer?
1 de 4
Por que meu filhote de cachorro não quer comer?

Voltar ao topo da página