Problemas de alimentação

Remédios caseiros para abrir apetite de gato

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. 6 fevereiro 2024
Remédios caseiros para abrir apetite de gato
Gatos

Ver fichas de  Gatos

A intensidade do apetite é um excelente indicativo de saúde nos animais. Gatos saudáveis se alimentam várias vezes ao dia, em pequenas porções, podendo chegar a 30 refeições diárias! Sim! O bichano come de pouquinho em pouquinho, pois seu estômago é pequeno e não cabe muito alimento ali. Para resolver o problema, ele divide a sua alimentação diária em várias refeições pequenas, como se passasse o dia inteiro “beliscando” a comida.

Nem toda perda de apetite é iniciada por alguma doença, podendo ser um fator emocional o gatilho para isso, como a introdução de um novo gatinho na família, mudança de casa, colocar a bacia sanitária em um lugar diferente, trocar o tipo de areia sanitária, de ração ou qualquer outra coisa que altere a rotina do gato.

E como contornar esse problema? Como fazer o gato voltar a comer? É possível utilizar algum medicamento para isso? Se você ficou interessado nesse assunto e quer saber mais sobre remédios caseiros para abrir apetite de gato, acompanhe este artigo que o PeritoAnimal escreveu especialmente para os tutores de gato. E fique atento aos sinais de alerta que o seu gato pode dar sobre a sua saúde! Boa leitura!

Índice

  1. Por que meu gato não come?
  2. O que fazer para o gato comer mais?
  3. Devo forçar a ingestão de alimentos pelo gato?
  4. Quando devo procurar ajuda do veterinário?

Por que meu gato não come?

Existem alguns motivos para o gato perder o apetite, e a maioria deles indica que algo não está funcionando bem no corpo do bichano. Um indivíduo saudável precisa de combustível para manter seu corpo funcionando perfeitamente, o que o faz sentir fome, para repor seus estoques de energia. Se o corpo não pede comida para produzir energia é porque algo não está funcionando corretamente. Às vezes o gato até sente fome, mas alguma situação está fazendo com que ele evite a comida, dando a falsa aparência de que ele não quer comer.

Doenças que causam náusea ou dores são as principais causas de falta de apetite. O gato com vontade de vomitar não vai querer comer, e se estiver sentindo dor, não se interessará por mais nada. Problemas no fígado causam muita náusea e indisposição, e gatos possuem várias peculiaridades na função hepática. Doenças periodontais, fraturas dentárias, cáries, gengivite, úlceras na língua e no palato e outros problemas que prejudiquem a mastigação e a deglutição também inibem o animal de se alimentar bem. Eles podem até sentir fome, mas não conseguirão comer devido à dor.

O que fazer para o gato comer mais?

Existem algumas dicas que você pode utilizar para tentar fazer o gato comer um pouco mais. Dependendo da causa da falta de apetite, elas podem funcionar ou não. Vamos listar as principais para auxiliar o leitor nessa tarefa:

  1. Esquentar o alimento para que fique morno e exalte o cheiro, estimulando o paladar do bichano;
  2. Utilizar alimentos úmidos e mais palatáveis, que podem ser oferecidos misturados na ração seca ou puros;
  3. Oferecer uma ração nova (para os casos em que o gato possa estar enjoado da ração atual);
  4. Oferecer petiscos de que ele goste. Cuidado com essa opção! O gato pode ser muito esperto e começar a querer somente os petiscos, fazendo uma “greve de fome” com a dieta seca usual;
  5. Manter a ração bem vedada na embalagem original ou colocá-la em um pote com tampa, bem vedado, para que não perca o aroma e os seus nutrientes. Os gatos costumam ser atraídos mais pelo cheiro do que pelo sabor da comida, por isso ficam tão felizes quando abrimos um saco novo de ração;
  6. Você pode usar vitaminas do complexo B (em gotas) para estimular o apetite do gato;
  7. Utilizar o medicamento mirtazapina (Mirtz, da Agener União), na dosagem indicada pela bula;
  8. Colocar as vasilhas de água e comida sempre em locais calmos e sem muito trânsito de pessoas e outros animais;
  9. Não deixar a ração ficar muito tempo no comedouro, pois perde o cheiro e causa desinteresse no gato.
Remédios caseiros para abrir apetite de gato - O que fazer para o gato comer mais?

Devo forçar a ingestão de alimentos pelo gato?

Em alguns casos, a alimentação forçada é necessária. Mas para isso, é preciso saber a causa da falta de apetite. Por exemplo, se o gato tiver engolido algum objeto que esteja causando náusea nele, não vai adiantar forçar a ingestão de alimentos. Ele vomitará tudo que ingerir até o problema ser resolvido.

Já nos casos de lipidose hepática, onde o fígado mobiliza a gordura corpórea para usar como energia, a alimentação forçada ajudará a melhorar o quadro clínico. Ao ingerir o alimento, o corpo irá utilizá-lo como fonte de energia, parando de usar a gordura, diminuindo a sobrecarga nas células do fígado. Na maioria dos casos, o gato não aceita a alimentação, sendo necessário o uso de sonda nasogástrica ou esofágica, por onde o alimento será inserido diretamente no esôfago.

De qualquer forma, a decisão sobre forçar ou não a alimentação deverá ser orientada pelo veterinário, que saberá a causa da falta de apetite e fará as recomendações corretas, além de indicar a melhor dieta a ser utilizada naquele momento. Nunca tente tratar seu gato sozinho, pode ser perigoso para ele.

Quando devo procurar ajuda do veterinário?

Sempre que o gato reduzir ou parar sua ingestão de alimentos deverá ser aceso o sinal de alerta. A falta de apetite pode ser um primeiro sinal de que o animal não está bem de saúde. Caso ele não volte a comer no outro dia e apresente comportamento diferente do habitual, será necessário levá-lo para ser acompanhado pelo veterinário.

Quanto antes for descoberta a causa da falta de apetite, mais chances o bichano terá de receber o tratamento correto e ficar bem. Não tente utilizar remédios sem a orientação profissional, pois isso pode mascarar sintomas de doenças graves e retardar o diagnóstico e o tratamento.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para abrir apetite de gato, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de alimentação.

Bibliografia
  • Machado, R.D. Uso de orexígenos na clínica de cães e gatos: revisão de literatura. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Veterinária, 2022. Disponível em https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/257264/001165751.pdf?sequence=1/. Acesso em 31/01/2024.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Remédios caseiros para abrir apetite de gato