Partilhar

Como fazer o meu cachorro engordar

Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. Atualizado: 8 fevereiro 2019
Como fazer o meu cachorro engordar

Ver fichas de  Cachorros

Embora a obesidade seja um problema demasiado frequente nos cachorros de hoje em dia, também existem cachorros com o problema contrário: o seu cachorro pode ser fraco porque não come o suficiente, porque queima muita energia ou porque vem de um lugar onde não foi tratado e alimentado corretamente.

Ajudar o seu cachorro a ter um peso saudável é uma tarefa importante dos donos, mas um cachorro demasiado magro é um problema delicado e fazer com que ganhe peso pode ser uma tarefa difícil, não se preocupe, existem soluções para que os seu cachorro engorde.

Neste artigo do PeritoAnimal, vamos explicar-lhe como fazer o seu cachorro engordar.

Também lhe pode interessar: Porque o meu cachorro não engorda

Consulte o veterinário

A primeira coisa a fazer se os seu cachorro está fraco é pedir ao veterinário que faça um exame físico completo do seu cachorro. Muitas doenças podem causar uma perda de peso e perda de apetite: a diabetes, um câncer, uma hepatite ou um problema digestivo podem causar uma diminuição do peso. Se o seu cachorro tem uma doença, é importante diagnosticá-la o quanto antes para a tratar e melhorar.

Também pense em pedir ao seu veterinário que faça uns exames fecais para verificar se o seu cachorro tem parasitas intestinais, se assim for terá que administrar uma vermifugação ao seu cão. Assim que o veterinário tiver descartado uma doença, peça que lhe diga qual é o peso ideal para o seu cachorro. Esse peso será o seu objetivo em uma programa de aumento de peso.

Como fazer o meu cachorro engordar - Consulte o veterinário

Faça um diário do seu peso

Agora que sabe que o seu cachorro não tem nenhuma doença, pode começar a fazer umas mudanças na sua alimentação e no seu modo de vida, para o ajudar a engordar. Entretanto, é muito aconselhável fazer um diário com as suas refeições diárias, as guloseimas, o exercício físico e o peso de casa dia. Desse modo, se o peso baixar ou subir poderá vê-lo e analisar objetivamente as razões dessas mudanças, para melhorar o seu programa de aumento de peso.

Como fazer o meu cachorro engordar - Faça um diário do seu peso

Comida de qualidade

Melhorar a alimentação do seu cachorro não se baseia apenas em aumentar as calorias, trata-se também de uma alimentação equilibrada e adequada para ele.

Verifique a qualidade da ração, e certifique-se de que no rótulo de composição a primeira coisa da lista sejam as proteínas tipo "cordeiro", "boi" ou "frango" em vez de começar com cereais como o milho ou o trigo. Efetivamente, a melhor comida para o seu cachorro baseia-se em carne, ovos e verduras.

Como fazer o meu cachorro engordar - Comida de qualidade

Aumentar as calorias na sua dieta

Uma das chaves para que o seu cachorro engorde é aumentar as calorias na sua dieta, para que ingira mais calorias das que gasta durante o dia, mas é importante saber que demasiadas calorias demasiado rápido, podem acarretar problemas digestivos provocando vômitos ou diarreia. Da mesma forma, acrescentar demasiada gordura pode provocar problemas digestivos como uma pancreatite.

Para acrescentar calorias pode começar aumentar em 30% da sua comida diária e ver se o seu cachorro engorda, se vir que não aumenta de peso, acrescente mais quantidade progressivamente.

Como fazer o meu cachorro engordar - Aumentar as calorias na sua dieta

Refeições pequenas mas frequentes

Ao aumentar a quantidade, é importante que acrescente uma refeição para que o seu cachorro coma durante o dia regularmente. Se o seu cachorro estava acostumado a comer uma vez por dia à noite, acrescente uma refeição pela manhã, se o seu cachorro tinha duas refeições, acrescente uma terceira refeição a meio do dia.

Se puder é melhor que receba 3 ou 4 refeições diárias em vez de 2 muito grandes. Desse modo digere mais facilmente a comida e metaboliza melhor os nutrientes ao comer poucas quantidades, mas mais frequentes. O ideal é que não passem mais de 6 horas entre as refeições. Quanto mais magro estiver o cachorro mais importante é que receba refeições pequenas mais frequente.

Tenha em conta que ao aumentar a quantidade de comida que o seu cachorro ingere e os seus horários de refeição, muda também as suas necessidades de eliminação de fezes, isso pode requerer um pequeno ajuste nos passeios diários. Esta prática é muito útil para prevenir a torção gástrica.

Como fazer o meu cachorro engordar - Refeições pequenas mas frequentes

Torne a comida mais apetitosa

Se você costuma dar ração seca ao seu cachorro e notou que ele não gosta muito, pode experimentar colocar água quente por cima da sua ração, em seguida espere que esfrie e dê ao seu cachorro. Muitos cães acham mais apetitoso a ração seca utilizando este truque.

Se vir que continua sem gostar muito, mude a ração para um alimento úmido que ele goste mais para incitá-lo a comer, de forma a que o seu cachorro possa engordar.

Se ainda assim continua sem comer não duvide em visitar o nosso artigo sobre porque o meu cachorro não quer comer e utilize alguns truques que lhe mostramos.

Como fazer o meu cachorro engordar - Torne a comida mais apetitosa

Exercícios físico

À primeira vista pode parecer contraproducente recomendar exercício físico para um cachorro que precisa de engordar, no entanto, o exercício físico queima calorias mas é benéfico porque permite ao seu cachorro criar músculo em de apenas aumentar o peso com gordura.

Além disso a atividade física aumenta o apetite do cachorro. Aconselhamos que aumente o exercício físico muito progressivamente, sem exagerar, e à medida que aumenta as calorias das suas refeições. Mas lembre-se o seu cachorro tem que comer mais calorias das que gasta, para assim poder engordar.

Lembre-se que fazer com que o seu cachorro engorde é um processo que pode levar algum tempo e que requer paciência e que faça pequenas mudanças nos seus hábitos e nos hábitos do cachorro, tudo isso para o ajudar a chegar a um peso saudável.

Como fazer o meu cachorro engordar - Exercícios físico

Outros conselhos

Pode complementar tudo o que foi dito anteriormente e oferecer pequenas guloseimas ao seu cachorro de forma ocasional. Praticar obediência será uma forma fantástica de dar pequenos prêmios ao seu cachorro quando este realizar corretamente as ordens que lhe der.

Como fazer o meu cachorro engordar - Outros conselhos

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como fazer o meu cachorro engordar, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas para engordar.

Escrever comentário sobre Como fazer o meu cachorro engordar

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
A sua avaliação:
Elisete
Cão pode comer fubá????
Joaquina Aparecida de Moraes
Meu cachorro não quer comer, estou dando vitaminas, ele estava com um pouco de anemia, ele come de vez em quando uns pedacinhos de frango, não sei mais o que fazer pq ele e muito magro a vitamina que ele toma e eritros dog tava
Nicete
Como fazer uma cachorra da raça labradora engorda ?
alessandra
achei um cachorro na rua ele ta tão magro que da dó de ver ,ele parece um labrador,ja dei o remedio de verme mas ele come e logo faz coco bem mole e o pior ele come logo que faz,não dou ração dou arroz de cachorro com fuba e batata,não posso levar no veterinario pois estamos desepregado mas não vou deixar o bichinho na rua me de uma dica pra que posso ajudar ele a ficar melhor obrigada
ELCIO
gostaria de fazer minha cachorra Lola da raca bodercoli pesar aproximadamente 18 quilos e possível pois ela esta muito magra e muito ativa
Salvadora Medeiros
Yorkshire femea,filhote, 9 meses, com menos de 2kg. O que fazer?
Passo o dia todo fora de casa, não sei se isso tem haver; porém deixo comida suficiente e antes de sair para trabalhar, ela j´pa tem comido aproximadamente 100gr de ração, ou leite.
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Salvadora! A sua cadela está abaixo do peso para o tamanho dela? Existem yorkshires com menos de 2 kg que estão perfeitamente saudáveis porque são de tamanho pequeno. É importante que consulte o seu médico veterinário de confiança para confirmar se de facto ela precisa de ganhar peso. Relativamente ao que ela come, o leite deveria ser evitado.

Como fazer o meu cachorro engordar
1 de 9
Como fazer o meu cachorro engordar

Voltar ao topo da página