Dietas caseiras

O que as galinhas não podem comer?

 
Maria Besteiros
Por Maria Besteiros, Auxiliar técnica veterinária. 17 outubro 2023
O que as galinhas não podem comer?
Galos e galinhas

Ver fichas de  Galos e galinhas

As galinhas são animais onívoros, o que permite que elas incluam uma grande variedade de alimentos em sua dieta, que vão desde cereais a vegetais, passando por frutas, sementes, carnes, peixes, legumes e até ovos. No entanto, isso não significa que podemos dar a elas qualquer comida, já que existem alguns alimentos comuns para as pessoas que não são recomendados para elas. Isso se deve principalmente ao fato de que sua composição contém substâncias que podem ser tóxicas, especialmente se consumidas regularmente ou em grandes quantidades. Em outras ocasiões, são alimentos que podem ser consumidos, mas com moderação.

Neste artigo do PeritoAnimal, explicaremos o que galinhas não pode comer e por quê. Dessa forma, podemos elaborar uma dieta saudável e segura para as galinhas com as quais convivemos como animais de estimação, o que é cada vez menos incomum.

Também lhe pode interessar: Os cachorros podem comer ossos cozidos?

Índice

  1. Cebola
  2. Alho
  3. Abacate
  4. Cítricos
  5. Plantas de tomateiro e outras solanáceas
  6. Ruibarbo
  7. Feijão vermelho cru
  8. Laticínios
  9. Sementes de frutas
  10. Chocolate
  11. Comida mofada
  12. Sal, açúcar e gorduras
Ver mais >>

Cebola

É sabido que a cebola, quando consumida crua e em grandes quantidades, pode ser tóxica para animais como os cães, devido à presença de uma substância chamada tiossulfato, que pode afetar os glóbulos vermelhos. As galinhas também podem ser afetadas e, por esse motivo, recomenda-se moderação ao oferecer cebola a elas.

Alho

Outro alimento que gera grande controvérsia é o alho. O alho cru também contém tiossulfato, embora em quantidades menores do que a cebola. Pequenas quantidades de alho têm sido tradicionalmente usadas para desparasitação interna. Portanto, é pouco provável que seu consumo seja prejudicial em quantidades "normais", mas em quantidades elevadas, pode causar danos e, portanto, é necessário controlar o consumo.

Tanto no caso da cebola quanto no caso do alho, é aconselhável consultar um veterinário antes de oferecer uma pequena quantidade.

Abacate

O abacate é um alimento muito apreciado em dietas saudáveis para humanos, mas pode ser altamente tóxico para as galinhas. Além de ser rico em gorduras, contém uma substância chamada persina, que afeta as aves domésticas, desencadeando:

  • Dificuldade em se manterem em pé;
  • Alterações na respiração;
  • Acúmulo de líquido no pericárdio e na pleura, ou seja, ao redor do coração e dos pulmões;
  • Insuficiência hepática e renal;
  • Morte súbita.

A ave pode falecer em questão de 24-48 horas devido aos danos causados. É importante observar que a persina está presente em todas as partes da fruta e da planta, portanto, o abacate é um dos alimentos que as galinhas não podem consumir de jeito nenhum.

Cítricos

Os cítricos geram alguma controvérsia quando se trata de fazer ou não parte da alimentação das galinhas. A princípio, não são tóxicos, mas geralmente essas aves não demonstram interesse em consumi-los, talvez devido ao seu sabor ácido. A rejeição também pode estar relacionada ao fato de que essa acidez possa ter um efeito negativo em seu organismo.

Portanto, se a galinha não tenta comer nenhuma dessas frutas, como o limão, a lima ou a laranja, não devemos forçá-la. Existem outros ingredientes mais agradáveis ao seu paladar que podem fornecer os mesmos nutrientes, como explicado neste post: "O que as galinhas comem".

Plantas de tomateiro e outras solanáceas

As solanáceas, que incluem as plantas de tomateiro, de pimentão, de batata e berinjela, contêm em suas folhas uma substância que pode desencadear problemas nos rins das aves, daí a necessidade de evitá-las. Essa substância é a solanina.

Como o perigo está na planta, as galinhas podem consumir os frutos sem problemas, ou seja, podemos oferecer a elas tomate, pimentão, batata ou berinjela, mas não as folhas nem os caules das plantas. No entanto, no caso de batatas e berinjelas, se tiverem partes verdes, é necessário removê-las ou cozinhá-las para eliminar o risco da solanina que contêm.

Ruibarbo

Todas as partes desta planta contêm quantidades potencialmente tóxicas para as galinhas de ácido oxálico, especialmente nas folhas. Essa substância pode ser prejudicial para o fígado e os rins. Portanto, é importante evitar que as galinhas consumam qualquer parte da planta, e podemos classificá-la como um alimento proibido para as galinhas.

O que as galinhas não podem comer? - Ruibarbo

Feijão vermelho cru

Feijões vermelhos podem fazer parte da alimentação das galinhas, assim como outras leguminosas, mas a recomendação é que sejam sempre oferecidos bem cozidos. Quando crus ou pouco cozidos, eles contêm uma substância que pode ser prejudicial para nossas galinhas, e, portanto, é melhor evitá-los.

Essa substância é a fitohemaglutinina, que também é prejudicial para os humanos, causando distúrbios gastrointestinais, como náuseas, vômitos e dor abdominal. Ela está presente em outras leguminosas, por isso é aconselhável, por precaução, cozinhá-las bem se quisermos que as galinhas as consumam.

O que as galinhas não podem comer? - Feijão vermelho cru

Laticínios

Os laticínios não são tóxicos para as galinhas, mas elas não conseguem digerir seu açúcar, que é a lactose. Isso pode levar a problemas digestivos, como diarreia após o consumo. Nem todos os laticínios contêm a mesma quantidade de lactose, por isso os efeitos prejudiciais podem variar dependendo se a galinha consome leite, iogurte ou queijo.

Se desejamos oferecer laticínios, podemos optar por variedades comercializadas sem lactose, mas, em qualquer caso, esses alimentos devem ser consumidos ocasionalmente. Portanto, em caso de dúvida, a melhor recomendação é evitá-los e incluí-los na lista de alimentos que as galinhas não podem consumir.

Sementes de frutas

As sementes ou caroços de frutas, como as de maçãs, cerejas, ameixas, pêssegos, etc., contêm cianeto, razão pela qual não se deve permitir seu consumo. As galinhas podem se beneficiar do consumo de todas essas frutas, mas sempre devemos oferecê-las após remover as sementes.

O que as galinhas não podem comer? - Sementes de frutas

Chocolate

O chocolate contém várias substâncias potencialmente perigosas para aves e outros animais, como a cafeína e a teobromina. O dano causado por essas substâncias pode variar dependendo de fatores como a quantidade ingerida e o tipo de chocolate. O chocolate que contém maior quantidade de cacau é o mais perigoso.

Também é importante considerar a presença de outros ingredientes, como leite, que também podem ser prejudiciais para o animal. Os sintomas que o consumo de chocolate pode desencadear incluem agitação, taquicardia, convulsões e até mesmo a morte. Portanto, se você está se perguntando quais alimentos as galinhas não podem consumir, o chocolate está na lista de alimentos proibidos.

Comida mofada

Embora seja uma afirmação um tanto quanto óbvia, não se deve dar às galinhas qualquer alimento que apresente mofo. Alimentos nesse estado podem ser perigosos para elas devido à presença de micotoxinas. O resultado da ingestão pode ser o aparecimento de vômitos, nervosismo, problemas de coordenação, tremores, convulsões e aumento da temperatura corporal. Naturalmente, é importante verificar os comedouros e bebedouros para mantê-los sempre livres de mofo.

Sal, açúcar e gorduras

Para concluir, é importante destacar que os alimentos que oferecemos às galinhas não devem ser ricos em sal, açúcar ou gorduras. Não é que esses alimentos sejam tóxicos para elas, mas em excesso podem causar problemas de saúde. Portanto, devemos oferecer alimentos o mais "limpos" possível, evitando adicionar sal, açúcar ou gordura, e, é claro, evitando produtos ultra processados. Evitar que as galinhas consumam alimentos desse tipo é uma preocupação adicional no caso da galinha como animal de estimação.

Agora que você conhece os alimentos tóxicos para as galinhas e que, portanto, não devem ser consumidos por elas (ou alguns em moderação com certas recomendações), lembre-se de que restos de comida para galinhas provenientes de nossa alimentação não são recomendáveis. Você deve estabelecer sua dieta com ingredientes de qualidade projetados exclusivamente para elas.

O que as galinhas não podem comer? - Sal, açúcar e gorduras

Se deseja ler mais artigos parecidos a O que as galinhas não podem comer?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas caseiras.

Bibliografia
  • Pet Poison Helpline. Disponible en https://www.petpoisonhelpline.com/
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
O que as galinhas não podem comer?