Dietas caseiras

Pé de galinha para cachorros - Benefícios e como dar

Cristina Pascual
Por Cristina Pascual, Veterinária. 19 abril 2023
Pé de galinha para cachorros - Benefícios e como dar
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Os pés de galinha são subprodutos de origem animal que não são consumidos com muita frequência nos países ocidentais. No entanto, esses subprodutos contêm uma série de compostos bastante benéficos para os cães, especialmente para a saúde de suas articulações.

Então, sim, você pode dar pé de galinha para cachorro, por ser um alimento adequado e seguro para os peludos.Neste artigo do PeritoAnimal, falaremos sobre os benefícios dos pés de galinha e como dá-los corretamente aos cães. Boa leitura.

Também lhe pode interessar: Cachorro pode comer osso de galinha?

Índice

  1. Pode dar pé de galinha para cachorro?
  2. Quais são os benefícios do pé de galinha para cachorros?
  3. Pé de galinha para cachorros: cru, cozido ou congelado?
  4. Como preparar pé de galinha para cachorros
  5. Como dar pé de galinha para o cachorro

Pode dar pé de galinha para cachorro?

Os pés de galinha não contêm nenhum composto que seja tóxico para o organismo dos cães, por isso são considerados um alimento adequado para estes animais. Além disso, o seu consumo oferece uma série de benefícios muito interessantes para os cachorros, especialmente para manter a sua saúde articular. No seguinte parágrafo, explicamos com mais detalhe quais benefícios o pé de galinha proporciona aos cães.

Quais são os benefícios do pé de galinha para cachorros?

Os pés de galinha são compostos principalmente por tecido conjuntivo, pois contêm pele, cartilagem, tendões e ossos. Isso faz com que eles não tenham um grande valor nutricional em relação ao seu conteúdo de carboidratos, gorduras e proteínas. No entanto, os pés de galinha, quando oferecidos para cachorros, são benéficos por possuírem:

  • Colágeno: quase 70% do seu conteúdo de proteína é colágeno, um dos principais componentes das articulações. Ele está presente em ligamentos, tendões e cartilagens e sua função é fornecer flexibilidade, elasticidade e suporte.
  • Glucosamina: é um amino açúcar presente naturalmente no organismo, que estimula a formação e reparação da cartilagem articular.
  • Sulfato de condroitina: um glicosaminoglicano, também presente naturalmente no organismo, que previne a degradação dos componentes da cartilagem articular.

Em conjunto, todos esses componentes fazem com que os pés de galinha sejam um alimento ideal para manter a saúde articular dos cachorros, pois ajudam a prevenir e tratar doenças crônicas e degenerativas das articulações, como a artrose.

Além disso, quando o pé de galinha é dado corretamente, também contribui para a saúde bucal dos cães, pois ajuda a limpar os dentes e previne o acúmulo de tártaro. Neste outro artigo damos algumas dicas sobre como remover o tártaro em cachorros.

Pé de galinha para cachorros - Benefícios e como dar - Quais são os benefícios do pé de galinha para cachorros?

Pé de galinha para cachorros: cru, cozido ou congelado?

Agora que conhecemos os benefícios que os pés de galinha oferecem, vamos analisar qual é a melhor maneira de oferecer este alimento aos cães: será que é melhor dar pé de galinha cru, congelado, cozido ou desidratado para o cachorro? Vamos ver a seguir.

Provavelmente você já leu ou ouviu que a melhor forma de oferecer pé de galinha para cachorro é cru. A verdade é que oferecer pés de galinha crus traz benefícios extras para os cães. Além de fornecer uma boa dose de glicosamina e condroitina, os pés crus auxiliam na limpeza dos dentes, prevenindo o aparecimento de doenças periodontais. No entanto, oferecer pés de galinha crus traz um risco considerável.

A carne de frango/galinha pode conter microorganismos patogênicos como Salmonella e Campylobacter, responsáveis por várias intoxicações alimentares. Embora alguns afirmem que o congelamento elimina esse risco, isso não é verdade. O congelamento paralisa a multiplicação desses microorganismos e pode destruir uma pequena parte da população bacteriana do alimento, mas não a totalidade. Portanto, mesmo congeladas, as patas de frango podem representar um perigo microbiológico para nossos cães. A única maneira de eliminar esses patógenos é aplicando um tratamento térmico acima de 65-70°C. Então, seria melhor oferecer pés de galinha cozidos? Vamos te contar a seguir.

Ao cozinhar os pés de galinha, eliminamos o risco de intoxicação alimentar nos cães. No entanto, com o cozimento, aparece um novo perigo. Os ossos presentes nos pés, quando cozidos, podem lascar facilmente e causar danos graves, como úlceras na cavidade oral, lesões no trato digestivo, sufocamentos, etc. No entanto, há uma alternativa para evitar esses riscos.

Em vez de oferecer pés de galinha cozidos inteiros, você pode triturá-los e usá-los para fazer petiscos caseiros para o cachorro. No próximo parágrafo, explicamos em detalhes como fazer isso. Descubra "Os melhores petiscos para cães?" no próximo post do ExpertoAnimal.

Por fim, vamos falar sobre os pés de galinha desidratados, que são nada mais, nada menos do que os pés de galinha levados a um tratamento térmico em baixa temperatura, por um longo período de tempo. Esse tratamento térmico é suficiente para eliminar os perigos microbiológicos que mencionamos anteriormente e, além disso, como é feito em baixa temperatura, não altera os benefícios nutricionais das patas de frango.

Além disso, sua textura crocante e ligeiramente dura ajuda na limpeza dos dentes, prevenindo o aparecimento de doenças periodontais. Por tudo isso, podemos concluir que uma das melhores maneiras de incluir pés de galinha na alimentação de um cachorro é em sua versão desidratada, pois assim eliminamos os riscos de oferecer este alimento cru ou cozido, mas sem renunciar a nenhum de seus benefícios.

Como preparar pé de galinha para cachorros

Como vimos, dar pé de galinha cru para cachorro traz certos riscos para sua saúde. Portanto, é preferível optar por outras alternativas mais seguras, como a preparação de petiscos com caldo de pés de galinha ou desidratar os pés de galinha. Nesta seção, explicamos detalhadamente como você pode preparar os pés de linha para cachorros dessas duas maneiras.

Como fazer caldo de pé de galinha para cachorro?

Os passos a seguir para elaborar petiscos caseiros com caldo de pés de galinha são os seguintes:

  1. Lave os pés de galinha: geralmente, os pés são vendidos escaldados, descascados e lavados. No entanto, é aconselhável lavá-los com água antes de cozinhar para garantir que estejam completamente limpos.
  2. Coloque os pés de galinha em uma panela, cubra com água e cozinhe até ficarem bem macios (cerca de 40-45 minutos). Não adicione sal à água de cozimento.
  3. Depois de cozidos, triture os pés junto com a água de cozimento.
  4. Coloque a mistura em moldes pequenos ou em bandejas de cubos de gelo.
  5. Por fim, deixe esfriar os moldes na geladeira até que a mistura solidifique.

Embora esses petiscos possam ser usados em cães de qualquer idade, são especialmente recomendados para filhotes. Os pés de galinha inteiros podem ser difíceis de mastigar para cães que ainda não desenvolveram completamente seus dentes permanentes, portanto, esses petiscos são a melhor maneira de oferecer pés de galinha para cachorros filhotes.

Eles também são uma boa alternativa para oferecer patas de frango a cães pequenos ou com dificuldade para mastigar (por falta de dentes, gengivite, doença periodontal, etc.)

Como desidratar os pés de galinha?

Os pés de galinha podem ser desidratados de duas maneiras:

  • Ou em um desidratador elétrico: é um eletrodoméstico especialmente projetado para desidratar alimentos.
  • Ou no forno, a cerca de 70ºC por 8 horas.

Como você pode ver, a desidratação é um processo bastante longo. Portanto, se preferir, pode optar por comprar diretamente os pés de galinha desidratados, pois existem algumas marcas no mercado que comercializam esse produto dessa forma, como um petisco para cães.

Como dar pé de galinha para o cachorro

Para finalizar, vamos explicar a quantidade e a frequência com que este alimento pode ser dado aos cães.

  • Quanto à frequência, os pés de galinha são um alimento seguro para os cães, portanto, podem ser oferecidos regularmente. Se você quiser, pode fornecê-los 2 ou 3 vezes por semana.
  • Em relação à quantidade, o adequado é fornecer um pé de galinha para cada 10 kg de peso do cachorro.

Em qualquer caso, lembre-se sempre que, ao incorporar um novo alimento na alimentação do peludo, é importante que você observe a possível ocorrência de efeitos adversos.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Pé de galinha para cachorros - Benefícios e como dar, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas caseiras.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Markus Brandl
Boa tarde,

Sobre os pés de galinhas desidratados por tratamento térmico a baixa temperatura, o que vem a ser o "longo período de tempo" mencionado na matéria? Dois, três, quatro dias, uma semana, duas? Longo período de tempo é muito vago.
1 de 2
Pé de galinha para cachorros - Benefícios e como dar