Partilhar

Pode dar leite para cachorro?

 
Por Giselly Lillmans. 7 outubro 2019
Pode dar leite para cachorro?

Ver fichas de  Cachorros

A alimentação do cachorro é um dos fatores em que você deve prestar mais atenção se quiser garantir que está dando a ele os melhores cuidados. Independentemente do tipo de alimentação que der a ele, a inclusão de alimentos naturais é mais do que o recomendada pelo valor nutricional. Assim, dar carnes, peixes, frutas e vegetais ao cachorro não só permitirá que ele aprecie comidas deliciosas, mas também trará grandes benefícios, como a qualidade dos produtos, as vitaminas, minerais, fibras, proteínas e muito mais.

Especialmente se você acabou de adotar um filhote, durante o processo de escolha da melhor comida para ele, é comum ter dúvidas e se perguntar coisas como, por exemplo, se você pode dar leite para cachorro recém-nascido. Neste artigo do PeritoAnimal, vamos falar sobre esta bebida tão consumida em todo o mundo, explicando se cachorro pode tomar leite e, se sim, de que maneira.

Também lhe pode interessar: Os gatos podem beber leite?

Dar leite para cachorro faz bem?

Ao nascer, os cachorros se alimentam exclusivamente do leite materno durante as primeiras semanas de vida. À medida que crescem e passam os primeiros meses, ocorre o desmame, que deve ocorrer natural quando a mãe o considera apropriado. Assim, nesta primeira fase da vida do filhote, o leite é essencial para garantir seu desenvolvimento adequado. Então por que é comum ouvir dizer que o leite para cachorros adultos é ruim?

Na composição do leite, é possível encontrar a lactose, um tipo de açúcar presente nos leites que todos os mamíferos produzem. Para degradar a lactose e transformá-la em glicose e galactose, todos os filhotes, incluindo os de cachorros, produzem uma enzima chamada lactase em grandes quantidades. Essa enzima tem sua produção reduzida à medida que o filhote cresce e adquire novos hábitos alimentares. O sistema digestivo da maioria dos animais muda constantemente para se adaptar às diferentes etapas do crescimento. Por esse motivo, quando um animal para de beber leite, o organismo considera que não precisa mais produzir tanta e pode até desenvolver intolerância à lactose como parte do processo de adaptação natural. Esse é o principal motivo pelo qual não se recomenda dar leite para cachorros adultos.

Agora, nem todos os filhotes param igualmente de produzi-la, portanto, nem todos serão intolerantes à lactose. Especialmente aqueles que continuam bebendo o leite de vaca após seu desmame, podem continuar produzindo uma certa quantidade de lactase para digerir essa lactose. Assim, é possível ver cachorros que bebem leite sem que isso os afete negativamente. Mas afinal, dar leite para cachorro faz bem ou mal? Tudo depende do organismo do próprio animal, se ele tolera a lactose ou não. Em caso afirmativo, o consumo de leite pode ser positivo desde que este seja oferecido adequadamente, de forma moderada e considerando que pode ser dado apenas como complemento da dieta, mas não como base principal.

Pode dar leite para cachorro recém-nascido?

Os filhotes podem tomar o leite materno sem problemas. Em geral, o desmame começa a ocorrer naturalmente após 3-4 semanas de vida, momento em que você pode começar introduzir a ingestão de alimentos sólidos para que eles se acostumem. No entanto, nesse período, eles continuam bebendo o leite materno, de modo que apenas cerca de dois meses de vida a amamentação será de fato interrompida. Dessa forma, não é recomendável separar os filhotes da mãe antes de oito semanas, não apenas porque isso impediria a amamentação como também porque, durante essas primeiras semanas, os filhotes começam seu período de socialização. Uma separação prematura dificultaria esses primeiros relacionamentos e poderia causar problemas comportamentais no futuro.

Pode dar leite de vaca para filhote de cachorro?

Ocasionalmente, pode acontecer da cadela não produzir leite suficiente ou você pode encontrar uma ninhada de filhotes órfãos. Nestes casos, os filhotes podem beber leite de vaca? A resposta é NÃO. É necessário adquirir um leite para filhotes em lactação, formulado especialmente para atender às necessidades dessa espécie de animal pois, embora todos os mamíferos produzam leite, a composição varia, uma vez que nem todos os sistemas digestivos são iguais. O leite de vaca contribui com metade das calorias do leite da cadela e, portanto, as necessidades nutricionais dos filhotes não podem ser cobertas por ele. O problema de dar leite de vaca a um filhote de cachorro, como o único alimento, não é se ele consegue ou não digeri-lo, é que simplesmente não é suficiente para alimentá-lo.

No entanto, se não for possível ir a uma clínica veterinária para comprar o leite, existem algumas receitas de fórmula para amamentação de emergência que podem ser preparadas para alimentar os pequenos até a visita a um especialista. Essas receitas podem incluir leite de vaca, ovelha ou cabra, além de outros ingredientes para simular o valor nutricional do leite da cadela.

Até quando dar leite para cachorro?

O ideal é começar a introduzir alimentos sólidos a partir de 3-4 semanas de vida, alternando com doses de leite para filhotes em lactação. À medida que eles crescem, a ingestão de leite será reduzida e a quantidade de alimentos sólidos aumentará. Dessa forma, após dois meses de vida, eles já poderão comer apenas alimentos sólidos. É importante destacar que, para favorecer a mastigação, recomenda-se umedecer o alimento sólido em água até os dois ou três meses de vida.

Pode dar leite para cachorro filhote se ele já come comida sólida?

Se o filhote não tiver sintomas de intolerância à lactose, pode tomar leite ocasionalmente. De qualquer forma, é sempre aconselhável optar pelo leite sem lactose ou por leites vegetais com baixo índice de açúcar.

Para saber mais informação sobre se pode dar leite para filhote de cachorro leia esse artigo do PeritoAnimal.

Pode dar leite para cachorro? - Pode dar leite para cachorro recém-nascido?

Cachorro pode tomar leite?

Os cachorros adultos produzem pouca ou nenhuma quantidade da enzima lactase, por isso, é possível que tenham desenvolvido intolerância à lactose e, neste caso, é totalmente contraproducente dar leite para cachorros adultos. No entanto, se o animal não apresentar sintomas desse distúrbio, é possível oferecer o leite como um complemento alimentar.

Intolerância à lactose em cachorros

Para saber se pode dar leite para cachorro adulto, você precisa saber um pouco mais sobre esse distúrbio. Quando o intestino delgado do cachorro para de produzir a enzima lactase, a lactose do leite não pode ser decomposta, passando automaticamente para o intestino grosso sem ser digerida, o que faz com que ela fermente e, como consequência, desenvolva uma série de reações no corpo para ser eliminada. Assim, nesses casos, o corpo não é capaz de digerir a lactose, não a tolera e mostra os seguintes sintomas de intolerância à lactose em cachorros:

  • Diarreia;
  • Vômitos;
  • Dor abdominal;
  • Gases;
  • Inflamação abdominal.

Alergia à lactose em cachorros

A intolerância e a alergia são condições diferentes, por isso é importante aprender a diferenciá-las. A intolerância afeta apenas o sistema digestivo, enquanto a alergia afeta o sistema imunológico. Isso ocorre porque uma alergia é causada por uma hipersensibilidade do organismo ao contato com uma determinada substância. Dessa maneira, ao entrar no corpo, uma série de reações é desencadeada, como as seguintes:

  • Dificuldade respiratória;
  • Tosse;
  • Coceira e vermelhidão na pele;
  • Otite;
  • Inflamação da área das pálpebras e do focinho;
  • Urticária.

A dermatite por alergia alimentar costuma ser um dos primeiros sintomas, juntamente com o desconforto respiratório. Portanto, se algum desses sintomas aparecer, é necessário retirar o leite da dieta e procurar o veterinário.

Benefícios do leite para cachorros

Quando o cachorro tolera o leite sem problemas, há muitos benefícios que esta bebida pode trazer para o seu corpo. O leite de vaca é rico em proteínas de alto valor biológico, carboidratos, magnésio, fósforo, potássio, sódio, vitamina C, vitaminas do grupo B, vitamina A, vitamina D e lipídios. No entanto, se há algo que se destaca na composição nutricional do leite, é o seu alto teor de cálcio. O consumo desse mineral é muito importante em todas as etapas da vida do cachorro, mas se torna ainda mais relevante durante a fase do filhote, pois estimula o crescimento ósseo adequado. Da mesma forma, sendo o leite de todas as espécies animais rico em gorduras e açúcares, seu consumo promove um desenvolvimento adequado em geral.

Os filhotes precisam ingerir essas gorduras, açúcares, vitaminas e o cálcio que o leite de sua mãe contém. Quando ocorre o desmame, se o filhote conseguir tolerar leite de vaca, ovelha ou cabra, ele pode ocasionalmente tomá-lo para aproveitar seus benefícios. Durante a idade adulta e a velhice acontece o mesmo, desde que não mostre sinais de intolerância ou alergia, pode dar leite para cachorro.

Cachorro pode tomar leite de soja, aveia ou amêndoas?

Os leites vegetais não contêm lactose, por isso, são uma boa opção ao dar leite para cachorro. Agora, qual tipo de leite vegetal é melhor? Aqueles que contêm menos açúcar e, portanto, são menos calóricos. Assim, o leite de soja, o leite de arroz, o leite de aveia e o leite de amêndoa são os mais recomendados, desde que o rótulo indique "sem adição de açúcar". Então, os cachorros podem beber leite de coco? Este é um dos leites vegetais mais calóricos, por isso não é um dos mais adequados para os cachorros. No entanto, se introduzido em uma receita ou oferecido muito ocasionalmente, não terá efeitos negativos. O problema está no abuso.

Como dar leite para cachorro?

Agora que você já sabe que pode dar leite para cachorro de forma ocasional e, apenas para aqueles cachorros que não são intolerantes, é hora de saber como oferecer o leite, se for o caso. Bem, a primeira coisa é escolher o tipo de leite. Para filhotes, o leite integral não representa um problema, porque as gorduras e açúcares que o compõem são boas para eles. No entanto, quando falamos de cachorros adultos ou idosos, é melhor optar pelo leite desnatado ou semidesnatado. Esse tipo de leite não contém menos cálcio. Na verdade, a quantidade é a mesma que a oferecida pelo leite integral, a diferença entre eles reside nas gorduras e vitaminas lipossolúveis. Durante o processo de desnatação do leite, as gorduras presentes são eliminadas e, como consequência, também são eliminadas as vitaminas dissolvidas nessas gorduras, que são a D, A e E. No mercado, também é possível encontrar leites desnatados enriquecidos com essas vitaminas perdidas.

Se você adotou um cachorro adulto ou idoso e prefere não correr riscos, recomendamos o uso de leite sem lactose ou qualquer um dos leites vegetais mencionados na seção anterior. Quanto às formas de dar leite para cachorro, a maneira mais fácil e rápida é despejar um pouco de leite na sua tigela e simplesmente deixá-lo beber. A quantidade de leite varia de acordo com a idade e o tamanho do cachorro, mas é sempre bom observar e começar com pequenas doses.

Se você está acostumado a fazer comida para cachorro, veja opções de sorvetes para cachorro nesse vídeo do PeritoAnimal, que também podem ser feitos com leite, caso o seu cachorro não seja intolerante. Confira:

Os derivados de leite fazem bem para os cachorros?

Já vimos que pode dar leite para cachorro, mas e quanto ao iogurte e o queijo? Os cachorros podem comer iogurte sem problemas, porque este é um derivado do leite com uma quantidade muito pequena de lactose. Além disso, é um dos melhores alimentos para cachorros, graças à sua composição, pois o iogurte natural é uma excelente fonte de probióticos que favorecem a flora e regulam o trânsito intestinal. Obviamente, é necessário que seja um iogurte natural sem açúcar.

Por outro lado, o queijo também é benéfico, desde que seja fresco. Queijos curados, semi-curados ou azuis não são recomendados. Assim, um bom café da manhã para um cachorro pode ser um iogurte natural misturado com uma colher de chá de flocos de aveia e pedaços de queijo fresco. Completo, nutritivo e delicioso!

Por outro lado, o kefir de leite ou leite kefirado é outro alimento para cachorros altamente recomendado pelos nutricionistas caninos. Este produto contém ainda mais probióticos que o iogurte natural e suas propriedades são ainda melhores. O kefir é bom tanto para filhotes como para cachorros adultos e idosos.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Pode dar leite para cachorro?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas caseiras.

Bibliografia
  • Knwoles, G. Cocina sana para tu perro. ¡No más piensos! Con recetas caseras y fáciles. 2016. La Esfera de los Libros, S. L.
  • United States Departament Of Agriculture. USDA Food Composition Databases. Milk, buttermilk, dried.
  • Camps, J. Nutrición y alimentación del cachorro. Universidad Autónoma de Barcelona.
  • Gallén Sánchez, C. Avances en nutrición funcional. Leche maternizada para cachorros lactantes. Centro Veterinario.

Vídeos de Pode dar leite para cachorro?

1 de 3
Vídeos de Pode dar leite para cachorro?

Escrever comentário sobre Pode dar leite para cachorro?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Pode dar leite para cachorro?
1 de 2
Pode dar leite para cachorro?

Voltar ao topo da página