menu
Partilhar

Como engordar um gato magro

 
Como engordar um gato magro

Ver fichas de  Gatos

Infelizmente, muitas vezes nos deparamos com gatos de rua que visivelmente estão desnutridos. Se quisermos adotá-los ou ajudá-los a ganhar peso para chegar a um nível ideal, devemos estar cientes de que durante semanas teremos que cuidar com bastante atenção do nosso amigo felino.

Outra situação com a qual também podemos nos deparar é a de adotarmos um gato adulto de uma organização protetora dos animais, mas que o gatinho ainda está desnutrido por ainda não ter se recuperado da vida que tinha antes.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos falar sobre os motivos que levam a termos um gato desnutrido e daremos algumas dicas sobre como engordar um gato magro. Esperamos que seja útil!

Também lhe pode interessar: Vitaminas para cachorro engordar

Vá ao veterinario

Pode até parecer que falar para procurar um veterinário é "chover no molhado", mas a verdade é que, assim como nós, humanos, precisamos cuidar da saúde com acompanhamento de especialistas, os gatos também têm essa necessidade.

Portanto, a primeira coisa que você deve fazer ao adotar qualquer animal de estimação é levá-lo ao veterinário. O profissional administrará as vacinas relevantes, fará uma exploração para descartar possíveis doenças e emitirá um diagnóstico apropriado de acordo com a situação do gato.

Se você adotou um gato magro e possivelmente desnutrido, o veterinário estabelecerá uma dieta ideal a ele. Entretanto, enquanto você não leva o gatinho ao veterinário, devemos, antes de tudo, desparasitar o animal e fornecer alimentos ricos em proteína e sem excesso de gordura para ajudar a fortalecer seus músculos.

O presunto, as fatias de peru e o frango cozido (sempre sem sal) serão aceitos de bom grado pelo gato magro e vão proporcionar benefícios ao seu corpo, se você ainda não tiver comprado ração.

Como engordar um gato magro - Vá ao veterinario

Principal causa da desnutrição em gatos

A falta de alimentos é a principal causa de desnutrição em gatos. Entretanto, esta causa geralmente ocorre em gatos de poucos meses, e não é tão comum em gatos adultos.

Se a causa da desnutrição for a falta de alimentos, será conveniente fornecer alimentos e água para o felino o mais rápido possível. Você deve ser cauteloso e administrar os alimentos em pequenas quantidades, mas muito regularmente, para não criar uma mudança muito brusca em seu ritmo intestinal.

Se a única causa da desnutrição for a falta de alimento, em poucas semanas o gato magro estará perfeitamente recuperado e com o peso ideal.

Talvez você também possa se interessar por este outro artigo: por que meu gato não quer comer.

Como engordar um gato magro - Principal causa da desnutrição em gatos

Bolas de pelo no estômago do gato

Outra causa comum e mais perigosa do que a falta de comida ocorre quando nosso gato aloja bolas de pelo no estômago ou no intestino, o que pode fazer com que ele emagreça progressivamente.

Se este for o caso, teremos de aplicar vaselina em uma de suas patas. O gato vai lamber a pata para remover a matéria viscosa e certamente vai ingerir o produto. A vaselina ajudará o gato a evacuar efetivamente as bolas de pelo. Saiba que as bolas de pelo desidratam o animal e o impedem de comer regularmente. Se isso não for tratado, pode se tornar um problema perigoso para a saúde do companheiro felino.

Quando as bolas de pelo ou outros objetos (cordas, fios, etc.) obstruem o intestino do gato, vários sintomas ocorrem:

  • Tosse seca repetida;
  • Refluxo;
  • Apatia;
  • Falta de apetite e desinteresse pelos alimentos;

Às vezes, parasitas como pulgas podem fazer com que o gato lamba o pelo com mais frequência, o que acaba auxiliando a formação de bolas de pelo no trato intestinal.

Como engordar um gato magro - Bolas de pelo no estômago do gato

Otras causas para a desnutrição em gatos

A desnutrição em gatos também pode ocorrer como resultado de outras doenças que podem afetar e, assim, causar essa situação de um gato magro:

É por esta razão que enfatizamos a importância de ir ao especialista, somente ele pode descartar doenças que causam desnutrição no gato.

Como engordar um gato magro - Otras causas para a desnutrição em gatos

Alimentos que você pode oferecer para um gato magro e ou desnutrido

Saber engordar um gato desnutrido é complicado porque cada caso é diferente e único. Para que todo o processo tenha sucesso e atinja um nível de peso adequado para seu gato, siga nossas dicas:

  1. Para captar sua atenção e fazê-los começar a comer, você deve oferecer alimentos saborosos em pequenas porções, desta forma o sistema digestivo do gato não será surpreendido por um grande influxo de alimentos. Como mencionamos antes, você pode usar fatias de peru ou presunto.
  2. Uma vez que você veja que o gato aceita o alimento que você oferece, você pode ir a uma loja e obter ração úmida que, ao contrário da ração balanceada, desperta mais apetite e hidrata você graças a seu alto teor de água.
  3. Para uma melhor aceitação do alimento você pode escolher o alimento gastrointestinal (essencial se você observar diarreia). Existem algumas opções deste tipo de alimento no mercado
  4. Uma vez que você veja como o gato começa a recuperar seu peso, você pode mudar para uma ração balanceada. Este tipo de ração é a mais recomendada porque contém todas as proteínas, gorduras e óleos necessários para o desenvolvimento adequado do gato.

Não deixe de acessar este outro artigo sobre o que os gatos comem - guia de alimentação felina, em que detalhamos uma série de informações importantes que podem ajudar na recuperação do seu amigo peludo.

Vitaminas para gatos desnutridos

Uma outra forma de complementar o tratamento de um gato magro e desnutrido é oferecer a ele vitaminas específicas. Esse suplemento para gato engordar pode ser prescrito por veterinários e, se você quiser mais detalhes sobre o tema, não deixe de conferir este outro artigo do PeritoAnimal sobre vitaminas para gatos desnutridos.

Agora que você já sabe como engordar um gato magro e que estamos falando de alimentação dos felinos, confira o vídeo a seguir com 7 frutas que os gatos podem comer, bem como as quantidades e benefícios que proporcionam:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como engordar um gato magro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas para engordar.

Bibliografia
  • Aveaca. Requerimientos nutricionales en perros y gatos. Disponível em: <https://aveaca.org.ar/wp-content/uploads/2019/03/Nutrición-Sección-02.pdf>. Acesso em 4 de março de 2021.
  • R. Elices. (2010). Atlas de nutrición y alimentación práctica en perros y gatos. Servet.
  • Ateuves. (2017). La nutrición en las distintas etapas de la vida de un gato. Disponível em: <https://ateuves.es/caracteristicas-nutricionales-las-distintas-etapas-la-vida/>. Acesso em 4 de março de 2021.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Como engordar um gato magro
1 de 5
Como engordar um gato magro

Voltar ao topo da página